31 de janeiro de 2012

“TESTEMUNHA FAZ REVELAÇÃO BOMBÁSTICA SOBRE MORTE DE SARGENTO DO GATE EM ESMERALDAS

CABO JÚLIO TINHA RAZÃO QUANTO À IMPORTÂNCIA DE UM  ESCLARECIMENTO ISENTO DOS FATOS QUE CULMINARAM NA MORTE DO SGT RAFAEL DO GATE.
VEJA DECLARAÇÃO DO DEPUTADO DURVAL ÂNGELO
“TESTEMUNHA FAZ REVELAÇÃO BOMBÁSTICA SOBRE MORTE DE SARGENTO DO GATE EM ESMERALDAS"
Uma testemunha ocular pode ajudar a desvendar a morte do sargento do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), Rafael Augusto dos Reis Rezende, 23 anos, ocorrida no dia 15 de janeiro deste ano. A testemunha foi encaminhada pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Durval Ângelo (PT), ao Ministério Público e à Corregedoria da Polícia Civil do Estado.(...)
(...)Segundo a Polícia Civil, o militar teria efetuado os disparos primeiro contra os agentes, mesmo tendo sido informado que eles eram policiais civis, mas a nova testemunha afirma que ele foi executado com tiros à queima-roupa, na cabeça. Os policiais civis envolvidos, Allan César Ribeiro, 21 anos, Alan dos Santos, 30, David Thiago Santos, 30, e Isaías Barbosa, 32, já foram ouvidos na Corregedoria da Polícia Civil, mas o depoimento da testemunha que procurou a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas pode alterar o rumo das investigações. “

NO DIA 03 DE FEVEREIRO, ÀS 09H30M, NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA ALMG, ACONTECE AUDIÊNCIA PÚBLICA COM A FINALIDADE DE OBTER ESCLARECIMENTOS SOBRE A MORTE DO SGT RAFAEL AUGUSTO DOS REIS REZENDE, SUPOSTAMENTE ASSASSINADO POR QUATRO POLICIAIS CIVIS EM ESMERALDA, NO DIA 15 DE JANEIRO.

SAIDINHA DE BANCO: Operação Saque Seguro


PM fecha o cerco contra crimes em caixas eletrônicos e saidinhas de banco
Polícia mineira monta Operação Saque Seguro que já combate crimes em bancos em outros estados brasileiros. Viaturas da PM vão ficar paradas na porta de bancos e nos pontos onde há caixas eletrônicos
A Polícia Militar (PM) vai fechar o cerco contra os criminosos que estão arrombando caixas eletrônicos em Belo Horizonte e cometendo assaltos na porta de agências bancárias. Somente entre os dias 1º e 20 janeiro de 2012, foram registradas 72 saidinhas de banco, sendo 61% delas ações planejadas pelos bandidos. A Região Noroeste da capital foi a que registrou mais golpes - 18 somente este ano. Em seguida estão as regiões Central (17), Sul (13), Leste (10), Norte e Barreiro (5), Venda Nova (3), Oeste (1).

CONTINUE LENDO NO UAI 
NOTÍCIAS RELACIONADAS

SEGURANÇA PÚBLICA: Projetos de lei do Vereador CABO JÚLIO viram lei em BH

Três projetos de lei de autoria do Vereador CABO JÚLIO que viraram lei estão relacionados à segurança pública
Desde o início dos trabalhos (2009) na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), o Vereador CABO JÚLIO (PMDB) - Secretário-Geral, tem se preocupado, como sempre, com as questões relativas à segurança pública do município.
Prova disso foram os três projetos de lei de sua autoria, ligados à proteção do cidadão belorizontino, sancionados em junho e setembro de 2011 e que viraram lei na capital. O primeiro deles, o projeto de lei 421 de 2009, torna obrigatória a instalação de detector de metal nas escolas municipais com mais de 500 alunos. O objetivo da nova lei (10.204) é garantir a segurança da comunidade escolar e evitar a entrada de armas de fogo ou brancas, responsável pela violência constantemente noticiada pelos meios de comunicação.
A segunda lei (10.205) originária do projeto 479/09, disciplina a concessão de alvará de funcionamento para estabelecimentos bancários e financeiras que instalarem em suas entradas porta de segurança giratória com dispositivo de alarme, com detector de metais, cabine blindada ou escudo com respectiva segurança e alarme com comunicação com a central da polícia. Embora muitos estabelecimentos já contem com o procedimento, há ainda na capital, instituições financeiras que não adotaram esses dispositivos de segurança, deixando o usuário vulnerável à ação de bandidos, sobretudo, com relação ao crime popularmente conhecido como “saidinha de banco”.
Ainda preocupado com esta questão, o Vereador CABO JÚLIO é autor do PL 471/09 que deu origem à lei 10.269 que torna obrigatória a instalação de vidros laminados resistente a impactos e a disparos de armas de fogo, em instituições financeiras da capital.
Para CABO JÚLIO, as agências financeiras possuem fachadas constituídas por vidros lisos, visíveis e simples, o que facilita a observação e expõe clientes e funcionários.

PM LONGE DOS CAMPOS DE FUTEBOL


Deputado quer PM fora dos estádios pelo Brasil
Relator da Lei Geral da Copa-2014, o deputado federal Vicente Cândido tem projetos ambiciosos para o futebol brasileiro. Em evento nas obras da Arena Corinthians nesta segunda-feira, o parlamentar disse que vai lutar para tirar a Polícia Militar de dentro dos estádios.
- Quero conversar no Congresso para que gente tire a segurança pública de dentro dos estádios. Que seja segurança privada contratada pelo organizador. Ou seja, temos de jogar a responsabilidade para os organizadores do evento - disse.
Questionado se acha possível que as entidades que organizam o futebol brasileiro aceitem ser os responsáveis pela segurança nos estádios, o petista mostrou confiança:
- Vamos fazer o debate, acho que é defensável. O Andrés (Sanchez, diretor de Seleções da CBF) conversou na CBF, eu falei na Federação Paulista de Futebol. O mundo caminha para isso e o Brasil não pode ser diferente - explicou.
A ideia de Cândido é fazer essa mudança na legislação o quanto antes, para que já entre em vigor durante os campeonatos regionais a nacionais, antes mesmo da Copa do Mundo de 2014.
- Em se alterando o Estatuto do Torcedor, seria imediato. A não ser que a gente dê um prazo, ate pela assimilação de custos. Hoje, o que os organizadores pagam para a força pública é muito pouco. Para a privada seria maior. Mas vale lembrar que, fora dos estádios, continuaria a competência da segurança pública - finalizou.
FONTE: GAZETA ESPORTES

TAXA DE SEGURANÇA

Isentos de pagamento 
A taxa de segurança pública cobrada de organizadores de eventos esportivos especializados foi abolida pelo governo do Estado. A medida, que beneficiava apenas os times de futebol, foi comemorada por clubes que investem em esportes como vôlei, basquete, futsal e boxe.
Para o gerente esportivo do Minas Tênis Clube, Luiz Eymard, as taxas prejudicavam o orçamento do clube. Entidades representativas também se dizem satisfeitas com a decisão. "Essa economia vai melhorar muito o esporte em Minas", disse o vice-presidente da Federação Mineira de Boxe, Luiz Delmindo.

30 de janeiro de 2012

CIDADÃO COMUM PODERÁ USAR ARMA "NÃO LETAL"

Proposta autoriza cidadão a usar arma de incapacitação neuromuscular
Está em análise na Câmara o Projeto de Lei 2801/11, do deputado Luiz Argôlo (PP-BA), que autoriza o uso de armas de incapacitação neuromuscular pelo cidadão comum para fins de defesa pessoal.
Segundo a proposta, arma de incapacitação neuromuscular é qualquer dispositivo dotado de energia autônoma que, mediante contato ou disparo de projétil de mínima lesividade, acarrete, em pessoa ou animal, supressão momentânea do controle neuromuscular que não produza sequela nem altere a consciência.
Para o autor, a proposta vai preencher uma lacuna legal deixada pelo Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03). “Entendemos que, diante da dificuldade para aquisição de armas de fogo por parte dos cidadãos, a compra de armas de incapacitação neuromuscular é uma alternativa inteligente, menos custosa e menos arriscada, tanto para quem vai usá-la como pelas eventuais vítimas”, defende Argôlo.
CONTINUE LENDO NA AGÊNCIA CÂMARA

MORRE MILITAR DO BPE NO PARANÁ


Faleceu em 29 de janeiro de 2012, no Estado do Paraná, o nº 117.873-0, Cb PM Nedison Anastácio da Silva, lotado no BPE, estando à disposição da Guarda Nacional, em decorrência de doença contraída (dengue hemorrágica). O Velório será no PAX de Minas, à rua Domingues Vieira, nº 366 - Santa Efigênia, BH, a partir das 16:00 horas. O sepultamento será informado posteriormente.
Assessoria de Comunicação Organizacional e BLOG DA RENATA

"FESTA DO PÓ" AO LADO DE QUARTEL?

Quem seria o autor deste cartaz? Cidadão revoltado ou bandido?

Cartazes anunciam festa com som alto, mulheres e drogas. Evento seria realizado ao lado de batalhão da Polícia Militar
Drogas liberadas, mulheres e carros com som alto eram as promessas dos cartazes que anunciavam a festa "Domingueira do pó", em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte. Para deixar o evento ainda mais peculiar, ele seria realizado ao lado da 58ª Companhia da Polícia Militar. A Polícia Civil investiga o caso e fez, na noite deste domingo(29), uma operação para evitar que o evento, se fosse real, não acontecesse.
Segundo o delegado Márcio Castro, é grande a possibilidade de os cartazes não anunciarem uma festa real e serem uma forma de protesto - principalmente porque os policiais não encontraram nenhum sinal de comemoração no local. "Não descartamos a hipótese de a festa existir, mas nossa principal suspeita é que o autor dos cartazes seja um morador insatisfeito com as festas na cidade e esteja reclamando também da falta de segurança", afirmou.
Incômodo. Os cartazes foram afixados em postes e muros da região. Foram os próprios moradores e comerciantes que procuraram a polícia para contar do anúncio da festa. Segundo eles, os cartazes devem ter sido colocados na madrugada do último sábado. Muitos foram retirados ontem por policiais civis. "Ninguém anunciaria uma festa assim. E anunciar que seria ao lado da sede da polícia é praticamente uma chacota", disse o delegado.
De acordo com os dizeres, a festa seria na avenida Bernardo Guimarães, no bairro Londrina, onde fica a sede da polícia. Ao lado, há apenas um lote vago. Na mesma avenida, há três bares. Os policiais foram neste domingo (29) ao local e ouviram os moradores, que reclamaram dos problemas causados pelos estabelecimentos. "O barulho aqui incomoda muito, o pessoal não respeita nada. Além disso, falta segurança", contou a aposentada, Maria Antonieta, 60.
Segundo o delegado, a polícia vai ouvir moradores e comerciantes para tentar descobrir o autor dos cartazes e sua motivação. "Agora, o mais importante é descobrir o real motivo para esse anúncio", disse. Até ontem, a polícia ainda não tinha encontrado nenhum suspeito.
FONTE: O TEMPO

Motorista que atropelou e matou policial vai a júri popular

Na época do acidente, Felipe Judice Lunardi disse que tudo foi muito rápido (Sidney Lopes/D.A Press - 20/04/2009 )O jovem, que na época tinha 24 anos e estudava direito, bateu em quatro carros e atropelou o militar perto do BH Shopping. Ele será julgado por homicídio doloso (dolo eventual) 
O motorista Felipe Judice Lunardi vai a júri popular pela morte de uma policial rodoviário em 20 e abril de 2009. O jovem, que na época tinha 24 anos e estudava direito, bateu em quatro carros e atropelou o militar perto do BH Shopping, no Bairro Belvedere, Região Centro-Sul de BH. O condutor aceitou soprar o bafômetro no local, segundo ele por acreditar que não estava alcoolizado. Apesar da confiança do universitário, o equipamento registou 0,60 mg de álcool por litro de ar expelido, quase duas vezes o limite máximo tolerado para que o motorista não seja preso.
O juiz sumariante do I Tribunal do Júri de Belo Horizonte acatou a denúncia do Ministério Público contra o estudante Felipe e determinou o julgamento por homicídio doloso, considerando que ele assumiu o risco pelo resultado morte, dolo eventual, por meio de sua conduta ao conduzir o veículo. Na acusação, o MP argumentou que o estudante conduzia o automóvel em alta velocidade, com faróis apagados e, após a batida, foi constatada embriaguez.
Para a pronúncia, o juiz concluiu que não havia provas, apresentadas pela defesa, “suficientes para afastar liminarmente” a configuração do dolo eventual, requerida pelo Ministério Público. Para o juiz, compete ao Tribunal Popular decidir com exclusividade sobre a existência ou não do “dolo eventual”. 
FONTE: UAI

Como o jovem respondeu ao processo em liberdade até essa fase, é réu primário, indica residência fixa e ocupação lícita, o juiz manteve seu direito de se manter solto até realização de seu julgamento. Essa decisão, por ser de Primeira Instância, está sujeita a recurso.

Culto ecumênico em memória do Sgt Rafael Augusto do GATE

Camaradas de Operações Especiais, 
O Ten Cel Vladimir, Cmt do GATE, convida a participar, no dia 30jan12-seg, no pátio do GATE, às 18 horas, de um culto ecumênico em memória do Sgt Rafael Augusto, falecido na madrugada do dia 15jan. A celebração será presidida por um padre e um pastor e contará com a presença de familiares e amigos do graduado. 

Contamos com vossa presença e participação. 
Força e Honra! 
Assessoria de Comunicação Organizacional do GATE

29 de janeiro de 2012

Policiais e bombeiros fazem protesto no Rio e ameaçam entrar em greve

Categorias reivindicam melhores condições de trabalho e reajuste salarial.
Protesto reuniu cerca de 5 mil pessoas neste domingo (29), segundo a PM.
Manifestação em Copacabana (Foto: Jadson Marques/AE)
Policiais militares, civis e bombeiros realizaram uma manifestação em Copacabana, neste domingo (29)
(Foto: Jadson Marques/AE)
Policiais civis, militares e bombeiros realizaram neste domingo (29) uma manifestação na Avenida Atlântica, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo o Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (Sinpol-RJ), as categorias reivindicam melhores condições de trabalho e reajuste salarial.
A Polícia Militar informou que o grupo vai aguardar quais medidas serão tomadas pelo governo. Caso as reivindicações não sejam atendidas, os manifestantes das três categorias afirmam que poderão entrar em greve no próximo dia 10 de fevereiro.
De acordo com o 19º BPM (Copacabana), cerca de 5 mil pessoas participaram do protesto, que seguiu pacífico.
FONTE: G1

28 de janeiro de 2012

Dupla é presa em Ribeirão das Neves com projétil antiaéreo usado na Guerra do Vietnã


Foto Ilustrativa

Um homem de 35 anos, conhecido no meio policial por envolvimento com a "Guangue do Pó", na região de Ribeirão das Neves, na Grande BH, foi preso com projétil capaz de derrubar avião, nesta sexta-feira (27). O tipo de munição era usada na Guerra do Vietnã (1959 - 1975.), conforme os policiais do 40º Batalhão da Polícia Militar. 
 
O suspeito foi preso em um bar na rua Minas Gerais, no bairro Menezes. Ele estava com um colega, de 25 anos, e se assustou ao ver os policiais fazendo uma ronda na região. Os militares perceberam a reação do homem e abordaram a dupla. Eles estavam com uma porção de cocaína e, no susto, deixaram parte da droga cair no chão. Os policias encontraram com a dupla cerca de R$ 1.200 em dinheiro. 
 
Após uma busca na casa do homem de 35 anos, os militares encontraram o projétil antiaéreo. Os policiais ficaram assustados com a capacidade e tamanho do projétil que tem 30 cm de altura e 20 de diâmetro. 
 
O suspeito contou aos policiais que ganhou o projétil de presente de um amigo. Os dois foram encaminhados para a delegacia de plantão de Ribeirão das Neves. O homem que tem ligação com a Guangue do Pó já tinha passagem pela polícia por tráfico de drogas e porte ilegal de munição de uso restrito do Exército. 
FONTE: O TEMPO

Preso traficante que derrubou helicóptero da Polícia Civil no Rio de Janeiro


Dois policiais morreram depois de helicóptero
 ter sido atingido por traficantes

Foto: Henrique Esteves/Futura Press
















Um dos traficantes mais procurados pela polícia: Fabiano Atanázio da Silva, conhecido como FB, foi preso por policiais da 25ª Departamento de Polícia do Engenho Novo em São José dos Campos, em São Paulo. Pelo Disque-Denúncia, eram oferecidos R$ 10 mil de recompensa por informações que levassem à prisão do traficante.
 
Perfil FB. Considerado pela polícia o ex-líder do tráfico na Vila Cruzeiro, que pertence ao Conjunto de Favelas da Penha, ocupada pela polícia desde o final de 2010. É apontado como o responsável pela queda de um helicóptero da Polícia Civil, durante uma operação no Morro dos Macacos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, em 2009. Na ocasião, três policiais morreram.
FONTE: O TEMPO
 

27 de janeiro de 2012

1ª PARCELA DO PP NA SEGUNDA-FEIRA (30/01)

O Governo de Minas deposita na segunda-feira (30), na conta de 397.381 funcionários públicos estaduais, a primeira parcela do Prêmio por Produtividade relativo a 2010. Para o pagamento do prêmio, que será feito em duas parcelas, o governo está destinando mais de R$ 507 milhões. A segunda parte será quitada no dia 28 de fevereiro.
O pagamento não é uniforme para todos os servidores. Os valores variam conforme a pontuação obtida pelas equipes no Acordo de Resultados. A média do pagamento corresponde a 85,3% do salário recebido pelo funcionário em dezembro de 2010.
CONTINUE LENDO NO TEMPO

PONTOS DE ATRITO ENTRE PM E PC

Vários conflitos de competência entre Polícia Militar e Polícia Civil têm provocado atritos na rotina das corporações. A apuração dos crimes dolosos (com intenção de matar) contra a vida cometidos por militares é um deles. Nos tribunais tem prevalecido o entendimento de que esses casos deveriam tramitar na justiça comum. Os policiais militares entendem que esses crimes sejam  investigados pela própria corporação e julgados pelo Tribunal de justiça.
O cumprimento do mandado de busca e apreensão é outro ponto de atritos. A Constituição Federal define que o cumprimento do mandado de busca e apreensão é de competência da Polícia Civil. Mas alguns juízes tem concedido a tarefa a policiais militares. Além disso, a Diretoria de Inteligência da PM (P2) tem investigado crimes, incomodando a Polícia Civil.
A carreira jurídica para militares, aprovada no ano passado pela Assembleia Legislativa, com a exigência de formação em direito para os oficiais militares, foi mais um motivo de mal-estar. O entendimento dos policiais civis é de que a carreira jurídica é de delegado, de procurador, de juiz, não de policiais militares. As associações de classe da Polícia Civil propuseram ação de inconstitucionalidade (Adin) junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a exigência. 
(publicado no jornal impresso Estado de Minas desta 6ª feira (27/01/2012).

"HÁ CONFLITOS INSTITUCIONAIS" ADMITIU O NOVO COMANDANTE GERAL DA PMMG

Anastasia dá posse ao novo comandante
geral da Polícia Militar
Embora o governador Antonio Anastasia tenha negado ontem a existência de uma crise na segurança pública, durante a posse do comandante geral da Polícia Militar do Estado, o novo chefe da corporação, coronel Márcio Martins Sant’ana, admitiu que há "conflitos institucionais". Na última sexta-feira, dias após um militar ser assassinado por policiais civis em Esmeraldas, na região metropolitana, a subsecretária de Integração e Avaliação da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Geórgia Ribeiro Rocha, responsável pelo trabalho em conjunto das duas polícias, foi exonerada do cargo. Desde então se intensificaram rumores de crise no comando da Defesa Social.
"Temos aparentes conflitos institucionais, mas é próprio do trabalho que se presta. Isso é matéria para a gente ir à mesa, de forma conjunta, transparente, solidária, tolerante, para que venhamos buscar soluções", afirmou o comandante. Ainda segundo o coronel, a explicação para os problemas seriam "possíveis atritos e conflitos de anseios naturais e compreensíveis."
Anastasia caracterizou os conflitos como "crises míticas que não existem na realidade". No entanto, o governador afirmou que existem pontos a serem corrigidos. "Há deficiências. É um processo gradual".
Também presente à cerimônia, o secretário de Defesa Social, Lafayette Andrada, afirmou que as mudanças no alto escalão da corporação são "rotina" e, como Anastasia, negou que haja uma crise em sua pasta. "Nossas metas continuam as mesmas, será uma continuidade". Sobre novas mudanças na cúpula da Seds, Andrada apenas confirmou o que já foi anunciado: irão deixar a pasta o secretário adjunto de Defesa Social, Genilson Zeferino, e o subsecretário de Atendimento às Medidas Socioeducativas, Ronaldo Pedron.
Durante seu pronunciamento de posse, Sant’ana fez elogios ao coronel Renato Vieira de Souza, que completou ontem 30 anos de serviços prestados à PM e se aposentou. "Houve grandes avanços, como a criação de novas unidades da PM, diminuição da criminalidade, aumento no efetivo e na frota da polícia", disse. No entanto, as estatísticas não foram apresentadas. Sant’ana deixa o cargo de chefe do Estado Maior. Em seu lugar, assume o coronel Divino Pereira Brito.
A cerimônia da troca de comando da PM durou duas horas e foi marcada pelo ritual tradicional da corporação. Várias autoridades estavam presentes, entre eles secretários de Estado, prefeitos e representantes do poder Judiciário. O comandante que deixou o posto, coronel Renato Vieira de Souza, recebeu um espadim Tiradentes, em reconhecimento aos serviços prestados a Minas. Apesar da homenagem, deixou o evento discretamente e evitou falar com a imprensa.
Efetivo só será aumentado para a Copa
A intenção da polícia é aumentar o efetivo até a Copa do Mundo de 2014. Apesar do aumento da criminalidade em várias cidades - em Passos, no Sul de Minas, o número de homicídios triplicou entre 2010 e 2011, indo de 14 para 46 -, o aumento no efetivo da Polícia Militar em 2012 foi descartado pelo novo comandante geral da PM, coronel Márcio Martins Sant’ana.
"Estamos planejando a inclusão e visando principalmente a Copa para satisfazer as demandas de segurança pública", afirmou o coronel. (RRo)
FONTE: O TEMPO

26 de janeiro de 2012

BANDIDOS MATAM MULHER POR SER POLICIAL (SP)

Policial Militar é morta durante tentativa 
de assalto na Grande São Paulo
Após descobrir profissão, os bandidos atiraram contra ela e o pai, que também morreu
Uma tentativa de roubo a residência terminou na morte da policial militar Ligia Maria Mendes Machado dos Santos e do pai dela, em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, por volta das 9h desta quinta-feira (26). A ocorrência acontece na rua Belmont no bairro Jardim Piaçã. 
Segundo a Polícia Militar, quatro homens armados invadiram a casa da policial, de 36 anos, e anunciaram o roubo. Pouco depois, colocaram Ligia e o pai dela no carro da vítima para sacar dinheiro de caixas eletrônicos, crime conhecido como sequestro relâmpago. Cerca de 400 m à frente da casa, os dois foram executados.
CONTINUE LENDO NO R7

MORTE SGT GATE: CABO JÚLIO E REPRESENTANTES DE CLASSE PEDEM QUE MP ACOMPANHE O CASO

 
Procurador Geral de Justiça, Dr. Alceu José Torres Marques, Vereador CABO JÚLIO, representantes das entidades de classe - CSCS/PMBM, COPM, UMM, ASPRA/PMBM, AOPMBM e ASCOBOM, Deputado Sargento Rodrigues  


Em reunião, nesta quarta-feira (25/01), com o Procurador Geral de Justiça, Dr. Alceu José Torres Marques, o Vereador CABO JÚLIO, juntamente com representantes de classe e o deputado Sgt Rodrigues, entregaram documento solicitando o acompanhamento do inquérito policial em que se investiga às circunstâncias da morte do 3º Sargento PM Rafael Augusto Reis de Resende do GATE. 

LEIA O DOCUMENTO - CLIQUE PARA AMPLIAR
 


DEPOIMENTO DE ESPOSA DE MILITAR INTERNADO NA CLÍNICA SERRA VERDE

"Não quero que saia da clínica pior que ele entrou!"
Esta Clínica Serra Verde tá uma vergonha. Sou esposa de um militar que está internado nela. Hoje 25/01/12, quarta feira, estive lá. Meu marido está reclamando muito da clinica. Ele falou que até estão racionando comida. Semana passada ele passou mau porque não sabe como trocaram os remédios dele e muitas coisas estão acontecendo.
Os militares estão revoltados! Nos dias de visitas, vejo meu marido cada vez mais deprimido. Não quero que saia da clinica pior que ele entrou; pois parece que isso que vai acontecer, não só com ele, mas também, com seus colegas. 

OBRIGADA!

CRISE ENTRE AS POLÍCIAS MINEIRAS

Novo comandante geral da PM,coronel Márcio San'Ana defende integração
 (Beto Novaes/EM/D.A PRESS)
Novo comandante geral da PM,coronel
Márcio San'Ana defende integração
Coronel assume comando da PM para tentar aplacar crise entre polícias mineiras. Novo comandante defende integração dos órgãos da segurança pública.
Em meio à crise institucional entre as polícias Civil e Militar, agravada com o recente homicídio do sargento do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), Rafael Augusto dos Reis Rezende, de 23 anos, cometido por policiais civis, assumirá nesta quinta-feira o comando da Polícia Militar de Minas Gerais o coronel Márcio Martins Sant’Ana, de 49 anos, em substituição ao coronel Renato Vieira de Souza, transferido para a reserva com 30 anos de serviços efetivos à corporação. Classificando os casos de confronto entre as polícias como episódios “pontuais”, Sant’Ana defendeu o processo de integração dos órgãos da segurança pública. Em entrevista ao Estado de Minas, Sant’Ana considerou ser esse um processo “sem volta”, que, segundo ele, depende da habilidade dos gestores para conduzi-lo. 
“As instituições não podem ser um fim em si mesmas. Está comprovado que são mais efetivas trabalhando juntas”, disse o coronel, que fez a carreira na Polícia Militar ao lado do coronel Renato Vieira de Souza e participou com ele de toda a implantação da integração a partir de 2003.
Ainda que evitando chamar de “crise” os embates entre as duas corporações, questionado sobre qual seria o calcanhar de aquiles do processo de integração, Sant’Ana afirmou: “Esse foi um processo exitoso, referência em todo o país. Mas há alguns desgastes. O calcanhar de aquiles disso tudo é a busca de satisfação de anseios institucionais. A Polícia Civil procurando os seus caminhos e a Polícia Militar procurando os seus avanços”. O novo comandante se referiu ao fato de ter sido aprovada, no ano passado, na Assembleia Legislativa, a carreira jurídica para os policiais militares, com a exigência de formação em direito para os oficiais militares, o que tem sido duramente contestado pela Polícia Civil. 
O entendimento dos policiais civis é de que a carreira jurídica é de delegado, de procurador, de juiz, não de policiais militares. A Associação de Delegados da Polícia Civil propôs uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a exigência. “Há tendência mundial, irreversível, de qualificação cada vez maior das polícias”, afirmou. Segundo ele, o modelo em Minas, que é referência para o país, é de integração. “Essa integração teve como princípio uma paridade entre as instituições, coincidindo territórios, tendo política remuneratória equivalente. Há sempre uma busca de manter essa paridade, essa isonomia, no que diz respeito às conquistas, no que diz respeito aos avanços”, afirmou, considerando que a estratégia da PM em relação à exigência da carreira jurídica para os oficiais foi coerente com esse sentimento. 
Ao defender o grau de bacharel em direito para os oficiais, o novo comandante disse ainda ser fundamental para a política de integração que oficiais militares que trabalham ao lado dos delegados tenham discernimento para a solução das ocorrências. “O discernimento para a solução dos problemas de incidência criminal requer conhecimento jurídico também. A nossa qualificação e exigência de terceiro grau para a admissão aos nossos quadros e uma carreira jurídica para oficiais foi uma intenção afirmativa de melhor qualificação da instituição”, disse.
FONTE: UAI

25 de janeiro de 2012

CAOS NA CLÍNICA SERRA VERDE - POLICIAIS INTERNADOS COM PSICOPATAS

CLÍNICA ONDE POLICIAIS COM PROBLEMAS DE DEPRESSÃO E ALCOOLISMO  ESTÃO INTERNADOS, QUE É CONVENIADA COM IPSM, VAI FECHAR E SE TRANSFORMAR EM UMA FÁBRICA.
NOSSO GABINETE RECEBEU DENÚNCIA DE QUE O LOCAL VIROU UM VERDADEIRO PANDEMÔNIO. ONDE MILITARES ESTÃO JUNTO COM ESTUPRADORES, MANÍACOS E PSICOPATAS.
ONTEM, UM DOS ESTUPRADORES INTERNADOS NO LOCAL, JÁ MATOU UMA PESSOA NA CLÍNICA, TENTOU AGARRAR UMA ENFERMEIRA. OS POLICIAIS REAGIRAM NA HORA E QUASE HOUVE MORTE.

FILHO DE MILITAR BALEADO NO STA TEREZA

Filho de militar é baleado na porta de baile funk no bairro Santa Tereza 
O filho de um policial da 128ª Companhia do 22º Batalhão da Polícia Militar sofreu uma tentativa de homicídio na madrugada desta quarta-feira (25) no bairro Santa Tereza, na região Leste de Belo Horizonte. De acordo com a Polícia Mlitar, a vítima, de 19 anos, foi baleada no momento em que estava acompanhada de um amigo e parada em cima de uma motocicleta na porta de uma casa de shows localizada na Praça Duque de Caxias, onde todas as terças-feiras é realizado um baile funk.
O jovem foi atingido por um tiro na região das costas e socorrido por populares. O filho de militar foi encaminhado ao Hospital Pronto Socorro João XXIII, de onde a polícia foi acionada. O jovem não corre risco de morte.
Segundo testemunhas informaram aos policiais do 16º batalhão, o jovem foi baleado depois que houve uma briga entre gangues seguida de troca de tiros na saída do baile funk.
Nenhum outro frequentador do evento foi baleado.
Até a manhã desta quarta, nenhum suspeito havia sido identificado ou preso.
FONTE: O TEMPO

24 de janeiro de 2012

"A PM INCOMODA"

Moradores da Vila Pinho, na região do Barreiro disseram que a 
"PM incomoda". 

A PM incomoda bandido. A PM incomoda quem anda fora da lei. Quem apoia bandido. E quem perde odiando a PM, é a própria sociedade.

Moradores depredam ônibus na Vila Pinho, em Belo Horizonte, durante protesto contra apreensão de adolescente. TV ALTEROSA


NOS JORNAIS: CRISE ENTRE AS POLÍCIAS DERRUBA COMANDO DA PM

Crise com a Polícia Civil leva à mudança no comando da PM em Minas
Coronel Renato Vieira vai para a reserva. Assume o coronel Márcio Sant'Ana, atual chefe do Estado-Maior, com a missão de ajudar a conter as brigas da corporação com a Polícia Civil
Dentro do conjunto de mudanças que vai anunciar nos próximos dias para a Defesa Social, o governador Antonio Anastasia formalizou ontem a troca do comando da Polícia Militar de Minas Gerais. O coronel Renato Vieira de Souza deixará o cargo depois de amanhã, quando completará 30 anos de serviço público, e será transferido para o quadro de oficiais da reserva. O novo comandante geral da PM será o coronel Márcio Martins Sant’Ana, atualmente chefe do Estado-Maior. Para o lugar de Sant’Ana, está cotado o assessor institucional da PM, coronel Divino Pereira de Brito. 
Em meio a uma crise institucional entre a PM e a Polícia Civil, esta é a segunda troca promovida nos últimos dias. Na sexta-feira, Geórgia Ribeiro Rocha, responsável pela integração das polícias, um dos cargos mais importantes dentro do sistema, foi exonerada pelo secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada (PSDB). Embora Lafayette tenha anunciado que o fez a pedido dela, a exoneração ocorreu numa tentativa de segurar o próprio cargo, ameaçado pelas dificuldades de relacionamento com o seu secretário adjunto, Genilson Ribeiro Zeferino, e pelo agravamento dos embates entre policiais militares e civis. Zeferino também deixará o governo. Tem afirmado aos interlocutores: “Estou limpando as gavetas”. 
Anastasia gostaria de colocar à frente da Secretaria de Estado da Defesa um perfil mais técnico para levar adiante a unificação das polícias. O processo está em momento delicado, em decorrência da escalada de incidentes com morte no confronto entre as polícias. O nome de sua preferência é o do procurador de Justiça Rômulo de Carvalho Ferraz. O procurador nega que tenha sido convidado. 
Se ocorrer a mudança na Defesa Social, Lafayette Andrada retornará à Assembleia Legislativa, onde há novo problema político a ser aplainado. A função de liderança do governo na Casa tem sido cogitada para prestigiar Lafayette Andrada, uma vez que o atual líder, Luiz Humberto Carneiro (PSDB), é pré-candidato à Prefeitura de Uberlândia. Mas há grande resistência entre deputados da base aliada ao nome de Lafayette Andrada. Os parlamentares preferem Bonifácio Mourão (PSDB) na função, considerado afável e um firme negociador. 
CONTINUE LENDO NO UAI

Integração das polícias a passos lentos em Minas
Alta fonte da Seds diz que processo é 'igual casamento': tem que falar todo dia que gosta um do outro, mesmo sem ser verdade
“A integração das polícias Civil e Militar em Minas é igual casamento. Tem de falar todo dia que gosta um do outro, mesmo sem ser verdade”. É assim que uma alta fonte da Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) define a difícil tarefa de buscar a sintonia entre as duas corporações. Impulsionado quando o governador Antonio Anastasia (PSDB) era secretário de Defesa Social durante o governo Aécio Neves, o processo de reunir as ações das duas corporações estaria, hoje, praticamente paralisado.
O motivo seria a falta de continuidade de etapas importantes do processo de integração na gestão do atual secretário, Lafayette Andrada. A avaliação é do sociólogo Robson Sávio Reis Souza, integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e professor da PUC Minas, que atuou na implantação desses programas durante o governo Aécio Neves.
“Naquela época, Anastasia tinha o conhecimento necessário, o prestígio e suporte político por parte do governador. No entanto, essa situação mudou. O secretário Lafayette Andrade tem mais um perfil político, e não técnico. Por desconhecer detalhes, programas importantes ficaram inertes”, diz Robson Sávio.
Segundo o especialista, com Anastasia, a Seds estabeleceu metas, como as Áreas de Integração de Segurança Pública (Aisps) e outros parâmetros, mas não teria havido a continuidade. O reflexo tem sido ocorrências evidenciando o clima de rixa entre as duas corporações, que teria resultado na saída da subsecretária de Integração, Geórgia Ribeiro Rocha, na última sexta-feira. A Seds não admite que os incidentes sejam o motivo da troca de Geórgia pelo ex-superintendente de Integração, Frederico César do Carmo.
A subsecretária deixou o cargo logo depois do incidente em Contagem, na última sexta-feira, que terminou com a execução do policial civil Sérgio Barbosa Toledo, o “Serjão”, de 51 anos. No local, havia mais de cem policias civis e diversas viaturas da Polícia Civil. Curiosamente, não havia uma única viatura ou integrante da Polícia Militar.
Outro sinal da instabilidade nas cúpulas policiais teria sido a troca do comando-geral da Polícia Militar. Após três anos no cargo, o coronel Renato Vieira de Souza anunciou, ontem, que passa a função ao coronel Márcio Martins Sant’Ana.
Outra informação não confirmada é que o chefe da Polícia Civil, Jairo Lélis, também deverá passar o bastão em breve. Um dos contados para assumir o cargo seria o atual diretor do Detran-MG, Oliveira Santiago. Lafayette Andrada é outro que deve deixar a Seds para retomar uma cadeira de deputado na Assembleia Legislativa.
CONTINUE LENDO NO HOJE EM DIA

23 de janeiro de 2012

ILEGALIDADE DA POLÍCIA CIVIL EM UBERABA

Funciona assim:
1 - Policiais Militares prendem bandidos, vão a delegacia e pegam uma senha para o "flagrante legal".
2 - A guarnição leva o bandido preso para a sede da AISP onde outros policiais militares fazem a guarda do preso.
3 - Depois de horas, a delegacia liga para os PMs e dizem que chegou a vez na senha e recebem a ocorrências, as vezes em até dez horas depois do fato.
4 - Quem faz a condução do preso (dependo do atraso) é uma outra guarnição diferente da que fez a prisão.
ISSO É LEGAL? ESTÁ DENTRO DA LEI?
SOMOS SOLIDÁRIOS A TODOS OS PLEITOS DOS POLICIAIS CIVIS, MAS NÓS É QUE SEREMOS PREJUDICADOS?
 A PM QUE VAI PAGAR O PATO?

OPERAÇÃO NOTA 10: MILITAR MATA SUSPEITO DE ROUBO NO SAGRADA FAMÍLIA

Homem tenta assaltar duas mulheres e é morto por policial no Bairro Sagrada Família. Elas estavam em uma bica quando foram abordados pelo suspeito
Um homem morreu ao ser baleado por um policial militar, na tarde desta segunda-feira, depois de tentar assaltar duas mulheres que recolhiam água em uma bica, no Bairro Sagrada Família, Região Leste de Belo Horizonte.
De acordo com a Polícia Militar (PM), as vítimas estavam com o carro estacionado na Rua Petrolina, altura do número 241, onde há uma bica, quando um homem armado anunciou o assalto. Um militar que passava pelo local na hora do ocorrido viu a ação do suspeito e o abordou. O assaltante ameaçou atirar contra ele, mas acabou atingido pelo policial. Ele deixou a arma no local e, mesmo baleado, fugiu em um Fox prata. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu.
Militares do Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam) cercaram o local e encontraram o corpo do suspeito, ainda não identificado, próximo a bica. Ainda não há informações se outra pessoa o ajudou a fugir.
FONTE: UAI

COMANDANTE-GERAL DA PMMG PEDE AFASTAMENTO

Em comunicado, Coronel Renato Vieira de Souza solicita transferência para o Quadro de Oficiais da Reserva

Caro Integrante da PMMG,
Comunico que, no mês de novembro de 2011, solicitei ao Excelentíssimo Senhor Governador Antônio Anastasia minha transferência para o Quadro de Oficiais da Reserva, em razão de estar prestes a completar, em 26/01/2012, o tempo regulamentar de serviço na ativa da PMMG. Outra razão apresentada foi por entender como necessária a rotatividade na cúpula da Instituição, haja vista que servi, por quatro anos, como Comandante de Policiamento da Capital, oito meses, como Chefe do Estado-Maior e por três anos, como Comandante-Geral. 
Diante desse meu pedido, o Senhor Governador nomeou para ser meu substituto o Cel PM Sant’Ana. O Cel PM Brito assumirá a Chefia do Estado-Maior. Não haverá mudanças na Chefia do Gabinete Militar do Governador, permanecendo o Cel Martins. As passagens oficiais de comando ocorrerão no dia 26/01/2012.  
Nesta oportunidade, quero agradecer a cada integrante da valorosa PMMG, pelo apoio, dedicação e lealdade, mediante os quais recebi sugestões vindas das mais diversas posições hierárquicas e fui assessorado sempre com alto nível de propostas e de respostas, no exercício de minhas atribuições. Isso me permitiu desenvolver a consistência estratégica, técnica e jurídica para buscar conquistas para a nossa Organização, junto ao Governo do Estado. Foi essencial a união de forças e a qualidade do trabalho prestado por todos. Disso resultou uma série de avanços que representaram um salto de qualidade e progressos em áreas como remuneração, progressão na carreira, aquisição de inúmeros direitos estatutários, articulação operacional, educação profissional, valorização do corpo docente dos Colégios Tiradentes, dos funcionários civis, programa habitacional, previdência social, além de outros. 
O sucesso dos empreendimentos visados ao longo de meu Comando deve-se, sobremaneira, ao modo atencioso e compreensivo com que os traços culturais, as expectativas e os aspectos identitários da PMMG foram tratados pelo Excelentíssimo Senhor Governador Antônio Anastasia, que recebeu cada demanda a ele apresentada e se esforçou ao máximo possível para concretizá-la, enviou projetos de lei de interesse da Polícia Militar ao Legislativo estadual e não descansou até que todos estivessem concretizados. 
Por tudo isso, despeço-me com a alegria do dever cumprido, e a honra de haver comandado uma tropa leal, dedicada e altamente comprometida com o sucesso da melhor Polícia Militar brasileira e com a segurança do povo mineiro, em todas as atividades administrativas e operacionais dessa gigantesca Organização, a segunda maior do país. 
Inobstante o quanto ainda ficou por fazer, entrego uma Polícia Militar honrada, da mesma forma que a recebi, coesa, determinada e sem crise. 
Desejo aos novos Comandante-Geral e Chefe do EMPM êxito nessas desafiadoras missões, e reitero o meu muito obrigado a todos! 
Foi muito gratificante trabalhar com cada um de vocês! 
Atenciosamente, 

Renato, Cel PM 
Comandante-Geral

NOVO UNIFORME DO COLÉGIO TIRADENTES: $USTO

$usto
Pais de alunos do Colégio Tiradentes estão preocupados com a introdução de novos modelos de uniforme no estabelecimento criado e mantido pela Polícia Militar. Mais identificadas com a própria PM, as peças serão obrigatórias a partir de 2012, mas começarão a ser comercializadas pela Citerol – empresa especializada em uniformes da Polícia Militar e sediada em Belo Horizonte – em março deste ano. Fala-se em valores de até R$ 1 mil 200 por estudante, o que deixa muita gente sem dormir.

Por wellingtoncardoso@terra.com.br/Jornal da Manhã

E, mais! Há pais de alunos acreditando que, com o novo modelo de uniforme, os estudantes correm riscos, com relação à segurança, por serem filhos de militares.

Governo mineiro “endoidou” de vez: Querem acabar com a "P2"

Vai piorar
Governo mineiro “endoidou” de vez: quer acabar com o serviço de inteligência da Polícia Militar. Essa seria a missão do novo superintendente da Integração e Avaliação dos Órgãos de Segurança Pública, Frederico Cesar do Carmo, a ser empossado nesta segunda-feira. Sempre houve pressão de setores da Polícia Civil contra a investigação de crimes feita pela PM e, aparentemente, ao invés de melhorar o serviço, o Estado quer piorá-lo ainda mais. A quem isso pode interessar de fato? Em Uberaba, por exemplo, são inúmeros os casos resolvidos pela “P2”.

SÓ NESTE FINAL DE SEMANA DOIS BOMBEIROS SE FORAM: Perícia sobre atropelamento de bombeiro na BR-135 vai apontar causas do acidente

 (Divulgação Corpo de Bombeiros )
Claudionor da Silva Cordeiro, de 32 anos
foi sepultado com honras militares


Alanderson Alcântara Soares, de 37 anos, morreu após ser baleado e bater o carro ANGELO PETTINATI/O TEMPO
O militar do Corpo de Bombeiros Alanderson Ancântara Soares de 37 anos, morreu na manhã deste domingo (22) após ser atingido por um tiro de origem ainda não identificada e Claudionor da Silva Cordeiro, de 32 anos, morreu atropelado  no sábado (21) enquanto fazia o resgaste de um outro acidente na BR 135.

Uma carreta carregada de bois desceu a serra desgovernada, bateu em vários carros e atropelou várias pessoas que acompanhavam um salvamento dos bombeiros em outro acidente 
Está sendo aguardada para os próximos dias a divulgação do resultado da perícia, que vai apontar as causas do acidente ocorrido na BR 135, na entrada de Montes Claros (Norte de Minas), na manhã de sábado, quando uma carreta carregada de bois desceu a serra desgovernada, bateu em vários carros e atropelou várias pessoas que acompanhavam o trabalho dos bombeiros e das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que salvavam a vítima de um outro acidente que ficou preso às ferragens. 
Quatro pessoas morreram e outras seis ficaram feridas. A carreta carregada de bois era dirigida por Willian Roberto Freire, de 27 anos,que, ao perceber que os freios não funcionavam, pulou do veículo, ao passar em um trevo, a 100 metros do local do acidente. Ele fraturou um dedo da mão direita. Foi levado pela Policia Rodoviária Federal (PRF) para a delegacia, onde prestou depoimento e foi liberado. Vai aguardar em liberdade o resultado da investigação do acidente. 
Um dos mortos na tragédia foi o soldado do Corpo de Bombeiros Claudionor da Silva Cordeiro, de 32 anos. O corpo dele foi sepultado no final da tarde deste domingo, no Cemitério Parque Jardim da Esperança, em Montes Claros (Norte de Minas), com honras militares e salva de tiros. Além do bombeiro, morreram no acidente três curiosos: o motorista Nilon Pascoal Cordeiro, de 24; Sandro Roberto de Jesus, de 63, e o pedreiro José Aparecido Lopes da Silva, de 33 anos, a última vitima da tragédia a ser identificada. Os corpos de Sandro e José Aparecido também foram sepultados, ontem, em Montes Claros. O corpo de Nilon foi sepultado em Campo Mourão (PR), sua terra natal.
CONTINUE LENDO NO EM

Viatura com três policiais é atingida por moto no Anel Rodoviário

 Nenhum dos militares se feriu. O motociclista fraturou o tornozelo
23 de janeiro de 2012 - Uma viatura Grupo Especial de Resgate (GER) foi atingida por uma moto no KM 26 do AnelRodoviário, sentido Belo Horizonte, no início da noite deste domingo. A veículo ficou com a porta lateral amassada. Três militares estavam dentro e iam para uma operação de patrulhamento no bairro Castanheira. O carro parou para fazer o retorno, mas acabou atingido pela moto que vinha no mesmo sentido.
João Paulo dos Santos contou que viu a viatura, mas não teve como parar. Ele reclamou da localização do retorno. O promotor de vendas fraturou o tornozelo. Na viatura, ninguém se feriu.
FONTE: TV ALTEROSA

Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial