De Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia, Governador Valadares, Manhuaçu, Três Corações, de Sergipe, do Espírito Santo, da Bahia, da Paraíba para Belo Horizonte. A reunião da PEC 300 na Câmara Municipal de Belo Horizonte foi representada por todas estas regiões e mostrou que está mais forte do que nunca em Minas.
Cerca de 300 pessoas, entre deputados federais, estaduais, vereadores, representantes de entidades de classe da PMBM e da Polícia Civil, militares da ativa e inativos, pensionistas e lideranças de todo o estado compareceram a audiência pública de ontem (28/10) que marcou a mobilização da PEC em Minas Gerais, por iniciativa do Vereador CABO JÚLIO (PMDB).
A audiência, que teve início às 14horas, foi aberta com o hino nacional. Todos os convidados da mesa discursaram e mostraram a importância que o movimento pela provação da PEC 300 vem tomando em todo país. Foram quatro horas de reunião.
Os membros da comissão especial da PEC 300 falaram das viagens que estão fazendo pelo país desde a constituição da Comissão. Capitão Assumção, muito emocionado, lembrou das dificuldades da infância quando o pai era militar. Hoje, ele afirma que “ser militar ainda é muito difícil, mas as coisas podem ser melhores se todos lutarem pelos mesmos ideais”, disse.
Major Fábio, relator da Comissão Especial, lembrou que todas as divergências políticas devem ser deixadas para trás, assim como as brigas entre entidades de classe e o discurso eleitoreiro nesse momento importante que se encontra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC300). O relator lembra também que há centenas de “PEC´s” paradas há anos no Congresso, diferentemente da PEC 300 que vem tomando dimensões “fora do comum”. Para ele, a PEC está seguindo o curso certo, “é importante que TODOS participem, não há desculpas pela ausência nas reuniões”, ressalta.
O Vereador CABO JÚLIO, durante o discurso do Major Fábio, dirigiu a ele algumas perguntas de anseio da classe militar. O Vereador perguntou sobre a posição dos membros do Conselho Nacional de Comandantes Gerais (CNCG), uma vez que, o próprio CABO JÚLIO tentou inúmeras vezes contatá-los, a pedido dos militares, sobre a PEC 300.
Major Fábio disse que eles, os comandantes, tem se mostrado bastante interessados inclusive participaram da instalação da Comissão Especial. Mas lamentou a ausência dos comandantes de um modo geral, sobretudo, em Belo Horizonte. “Eram para todos estarem aqui”, afirma o Major que atribui a ausência dos Comandantes pelo fato de todos estarem sob os mandos dos governadores, lembrando que já existe um projeto de lei na Câmara Federal propondo a escolha do Comandante-Geral através de lista tríplice votada por toda a tropa.
Ponto concordado pelo Vereador, que citou o fato de que as praças de Minas Gerais não poderem contar com o Comandante Geral do Estado.
CABO JÚLIO colocou-se à disposição para ajudar em tudo que for necessário para agilizar o processo de votação da emenda constitucional. Ele perguntou como os deputados federais estão recebendo a PEC 300.
O relator disse que já existe uma predisposição por parte dos deputados, inclusive do presidente da Câmara, Michel Temer, pela votação da emenda. Durante a audiência pública, foi lembrado também que será preciso mais de 308 votos para que a PEC seja votado.
No dia 04 de novembro, Major Fábio apresentará o relatório preliminar que completa no mesmo dia, um ano desde a constituição da Comissão Especial. Em sua avaliação, muita coisa foi feita em um prazo muito curto.
O relator se diz orgulhoso de estar ao lado de pessoas que fizeram e fazem parte da história da Polícia de Militar de Minas Gerais, desde o movimento de 1997, que mudou a história de todos os militares do Brasil. O Deputado disse que já percorreu quase todos os Estado da Federação para discutir sobre a PEC 300, e que o nome CABO JÚLIO é uma referencia em todo o país na luta pelos policiais.
O próximo encontro da PEC 300 acontece no dia 19 de novembro em Sergipe. Em Minas, o movimento continua em Juiz de Fora, no dia 06, em Manhuaçu, no dia 09 e em Montes Claros no dia 13, todos também em novembro. PARTICIPE.
Participaram da audiência pública o Vereador CABO JÚLIO (PMDB), Vereadora Maria Lúcia Scarpelli (PCdoB), Deputado Federal Major Fábio (DEM/PB), Deputado Federal Capitão Assumção (PSB/ES), Deputado Federal Elismar Prado (PT-MG), Deputado Federal Mendonça Prado (PSB/SE), Deputado Federal Leonardo Monteiro (PT/MG), Deputado Estadual Sargento Rodrigues (PDT/MG), Deputado Estadual Capitão Tadeu (PSB/BA), Deputado Estadual Welinton Prado (PT/MG), Vereador e Presidente da ANPM João Bosco de Teófilo Otoni (MG), Vereador Cabo Gledston de Governador Valadares (MG), Vereador Cássio Luiz Arantes (DEM) - Presidente da Câmara Municipal de Três Corações, O Presidente do CSCS Cabo Coelho, O Presidente da ASPRA SUB TEN Gonzaga, O Presidente da USSESP Cabo Anastácio, o Presidente da ANASP Cabo Gederson, Cabo Alexandre Presidente da ASCOBOM, O Diretor do SindPol Agente de Policia Valente Schettino, e lideranças de Governador Valadares, Teófilo Otoni, Uberlândia e Uberaba.
CABO JÚLIO AGRADECE A TODOS PELA PRESENÇA E PELO INTERESSE NO MOVIMENTO
3 comentários:
Mto bom o movimento. Gostei de ver a câmara municipal cheia.
Só não gostei de não ver nem um Coronel defendendo os interesses de todos nós.
O Sr Ten Cel Mendonça tá precisando emagrecer um pouco (rsrsrsrs).
A todos os policias militares do Brasil...
Acaba de acontecer uma grande covardia que vai de encontro ao principio da igualdade garantido po nossa Constituição.
Foi aprovado nessa semana pelo Senado Federal um PL que elava mais ainda os salários da PM e Bombeiro de Brasília que ja gira em torno de 5.000,00.
Isso é um absurdo, não que eles não mereçam, mas os salários dos Policiais e Bombeiros dos resto do país não chega nem a 45% disso. Temos que mobilizar as polícias para uma cainhada em Brasília pela aprovação da PEC 300. O que precisarem estou em brasília e posso ajudar...
Um abraço a todos e vamos juntos para a aprovação da nossa PEC 300
alexandrecorrea@pop.com
Cabo Julio,mas ultimas semanas ouvimos apenas notícias da Pec300 e PLC,ninguém está percebendo que no Promorar a morosidade,a burocracia e o descaso nos afasta do sonho da casa própria. Não temos a quem recorrer,estamos literalmente nas mãos de pessoas que não conhecemos.
Rogo a voce para não nos deixar desamparados à mercê dessa gente inconsequente.
Postar um comentário