11 de novembro de 2009

JORNAL DO CLUBE DOS OFICIAIS DEFENDE A VOLTA DO RDPM


No jornal do COPM, de Novembro de 2009, no encarte com título Código de Ética da PMMG - Uma Árvore Estéril, o autor afirma que "o RDPM em seu rigor não prejudicava os cidadãos de bem, prejudicando somente as ações perniciosas dos maus profissionais".

Continuando o seu artigo,o autor que a mudança do RDPM para o Código de Ética foi um capricho pessoal. Que o Código de Ética não trouxe nenhuma contribuição para a evolução e fortalecimento da hierarquia e disciplina.

Comentário de nosso blog - Cabo Júlio:

Infelizmente o autor do artigo no Jornal do Cluibe dos Oficiais parece ter parado no tempo, não vislumbra que os códigos e regulamentos não são maiores do que a Constituição Brasileira.

O Código de Ética em sua essência trouxe dignidade aos militares quando estendeu a eles os mesmos direitos e garantias individuais que qualquer cidadão tem.

O RDPM foi durante muitos anos, sinônimo de abuso e exclusão de direitos básicos.

Mas, esperar o que daqueles que usavam desse artificio para fazer do quartel a sala de estar de suas maldades corroboradas por um regulamento absurso, ditador e anti-democratico.

Bola fora do COPM!!!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

11 comentários:

Anônimo disse...

O artigo 5º da constituição brasileira estabelece os direitos e garantias indidividuais. Aquele antigo RDPM tirava alguns direitos, pois, inclusive o de ir e vir. Uma pessoa só pode ser presa em duas situações: Em flagrante delito e mediante Mandado de prisão expedido por autoridade competente. E aquele RDPM punha o PM na cadeia ilegalmente.Todas aquelas prisões fsoram ilegais. EU FICO PENSANDO O QUE TEM NA CABEÇA ESTE QUE ESCREVEU ESTE ARTIGO.Hô a gente não está mais vivendo no tempo de Hitler não. Ele já morreu há muito tempo.Um cmt não é autoridade competente para tirar o direito de ir e vir de ninguém. Aquilo era uma arbitrariedade, um abuso de poder. Quem cometeu estas arbitrariedades é que poderia ser preso, porque cometeu o crime de abuso de poder

Anônimo disse...

É impressionante como alguns elementos da PM nunca pensam em melhorar a prestação de serviço à população, que a finalidade única da PM, como prestadora de serviços de segurança à população. Mas pensam é em ressuscitar práticas e usos inadequados para o estado democrático de direito em que vivemos. Estas pessoas que sempre usaram do poder que tinham para humilhar os servidores. Me lembro muito bem da leitura do Boletim Interno e quando saia aquelas punições com restrição de liberdade lá estava o praça na revista geral ouvindo a leitura do BI e logo em seguida antes de mandar "fora de forma" dava-se o comando: "PRESOS E DETIDOS, COBRIR A GUARDA". Lá ia ia o pobre praça para o XADREZ (atras das grades meses) e ali ficava durante 30 dias sua familia trazendo comida para o preso. QUE VERGONHA !!! SEM TER COMETIDO NENHUM, CRIME? Isto é justiça? É isto que este Cel quer ressuscitar? Eu nuca vi nenhum oficial ficar preso. Não somos iguais perante a lei? Gente a PM é uma organização que pratica AINDA muitas injustiças com os servidores da segurança pública. Devíamos pensar era em melhorar nossa prestação de serviço. NÃO PENSAR EM RESSUSCITAR RDPM. Isto está morto e supultado.!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Cb Júlio.

Entendo que o RDPM era ruim, mas este código de ética também não é dos melhores.
Tem que ter algumas mudanças.
Mas,enfim, quem reclama de regulamentos, leis e afins são aqueles que ficam incomodados, pois gostam de transgredir e não querem ser punidos, querem ter direitos e não deveres.

Anônimo disse...

Tem merda na cabeça!....regogam-se as disposições em contrário.

Anônimo disse...

tem merda na cabeça!....revogam-se as disposições em contrário.

Anônimo disse...

ESSE CARA ERA O REI DA DIÁRIA NA ÉPOCA DELE.VEJAM O PATRIMÔNIO DELE HOJE...ACHO ATÉ QUE ERA AMIGO DO BENÉ DO BAMERINDUS JUNTO COM EDMAR MOREIRA (o do castelo). PENA QUE O BENÉ SUMIU OU MORREU DEIXANDO UM ROOOOMMMMMMMMMMMMMMBO.

Anônimo disse...

Este ai que falou que quem reclama de leis e regulamentos, são aqueles que gostam de transgredir.......Não se trata disso companheiro, trata-se de observarmos uma lei maior que é a CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, que em seu art. 5º declara os direitos e garantias dos cidadãos....e lá está escrito que ninguém está obrigado a fazer ou deixar de fazer qualquer coisa senão em virtude de lei......e uma lei insconstitucional niguém é obrigado a cumprir. Certamente, companheiro, você é daqueles que achava bonito alguém estar lá detras de grades sem ter cometido nenhum crime.Além do mais ninguém poderá ser preso a não ser em flagrante delito ou mediante mandado expedito por autoridade judiciária competente. E cmt de batalhão não é autoridade judiciária e nem é competente para aplicar punição restritiva de liberdade. Aqueles que querem ficar a margem da lei são marginais.

Anônimo disse...

Eu gostaria de saber quem foi punido disciplinarmente com pena de prisão ou detenção e ficou atrás das grades?
Isto nunca aconteceu em unidade alguma.
Aliás quando o RDPM existia na capital só o 1o/16o BPM e RCAT tinham xadrez e mal dava para colocar quem estava preso a disposição da justiça.
Então a pena de prisão e detenção impunha uma obrigação de ficar no quartel, mas nem isto era cumprido.
Lembro que na minha unidade na época (13o BPM) o comandante ao término do expediente mandava os presos e detidos para casa e retornavam no dia seguinte.
Hoje grande parte dos punidos reclamam da suspensão que afeta gravemente o seu salário e ficam em situação econômica difícil.
Então temos que mudar algumas coisas, pois o atual CEDM também não é bom.
Os recursos fazem o transgressor ser punido 1 ano depois e ele nem lembra mais o que tinha feito.
Mas volto a dizer: quem não gosta de regulamento é quem transgride e pode ter certeza que não sou oficial.
Tenho meu ponto de vista que difere de alguém.
Vou fazer o CHO (pretendo, quero ser oficial), mas nem por isto mudarei minhas opiniões.
Abraço a todos.

Anônimo disse...

Este coronel que escreveu esta matéria não tem legitimidade alguma para opinar sobre o assunto.
Ele se destacou tanto que não foi coronel na ativa, só quando reformou.
Se fosse o tal provavelmente teria sido promovido a coronel na ativa e assumido uma posição de destaque, mas isto não aconteceu.
Alguém se lembra dele comandando um importante batalhão da capital ou interior.
Não?
Nem eu.
Agora uma reflexão: o clube dos oficiais deve estar jogando dinheiro fora para gastar a grana de seus sócios com uma coluna desta.
Ou então não tem assunto para publicar neste jornalzinho.

Anônimo disse...

olha minha gente este codigo de etica e excelente,para os cmts que cumprem ele,agora aqui em uberlandia tropecou e caiu vc nao e preso vc demitido por decoro da classe. o cel robson nogueira no seu mandatario ele gritou em praca publica que tinha uma lista de 50 ,30 ele mandou pra rua sem mesmo chegar nas suas maos ele ja entmidava as comissoes pra exculir, se vcs fizerem um levantamento nehum caso seria caso para exclusao,ele excluiu varios pracas que ja tinha de 20 25 anos de policia no comportamento A50 ai vcs tiram as conclusoes... ou manda fazer um breve levantamento que vcs iram ver tamanho sao as injusticas que este homem comteu ele tinha que ser preso ok ele com tantos pais de familia que agora se quer arruma trabalho pois a idade ja nao permite..tirem conclusoes...

Anônimo disse...

tem que por as claras e estes cmt que agiram fora do amparo legal, ser responsabilizado penalmente e civil assim quando se descontar no seu salario o que se acha rei se recordaria das sua manselinhas fim aos Hitler fórum da ONU neles