7 de novembro de 2009

Lula diz que PM precisa ganhar mais para não levar "propina da bandidagem"

Segundo ele, sociedade corre risco se policial tiver de "fazer bico". No Distrito Federal, salário inicial de soldado da PM é de R$ 4 mil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (6), após sancionar lei que cria plano de carreira para policiais militares e bombeiros do Distrito Federal, pagar bons salários é o único jeito de evitar que agentes de segurança levem “propina da bandidagem”. No Distrito Federal, cada soldado da PM recebe pelo menos R$ 4 mil de salário inicial.

“A única hipótese de a gente não ter um policial levando propina da bandidagem é o policial ganhar o suficiente para ficar tranquilo”, disse Lula para plateia de policiais e bombeiros do DF.

Falando sobre a questão da segurança pública no Rio de Janeiro, Lula disse ainda que os policiais têm de receber salários que garantam o sustento de suas famílias para não ter que recorrer a outros trabalhos –os chamados "bicos".

“É preciso dar bons salários aos policiais do Rio de Janeiro para a gente exigir que ele cumpram sua função. Se precisar fazer bico, já estamos correndo risco. Se ele ganhar pouco e precisar trabalhar fora já estamos correndo risco”, discursou o presidente.

Lula disse que a lei sancionada em benefício da PM do Distrito Federal deve ter repercussão nacional, mas que é preciso levar em conta que nem todos os estados têm a mesma capacidade financeira da capital federal.

“Eu sei que corremos um risco, porque aprova aqui e os outros estados também querem. Temos que levar em conta o poder dos cofres do estado. Nem todos os estados podem dar o que deu Brasília, que tem uma condição especial. Portanto, não podemos cobrar isso que o DF fez. Não podemos cobrar isso de Roraima, de Alagoas por exemplo”, disse o presidente.

Ele disse ainda que é preciso resolver com as corporações da PM questão dos turnos de trabalho. Segundo ele, não é possível continuar com as escalas de trabalho por 24 horas e 72 horas de folga.

“Essa história de trabalho de 24 horas por 72 horas, temos que discutir. Primeiro, achar que um ser humano pode trabalhar 24 horas sem dar uma cochiladinha é acreditar em Papai Noel. É melhor que os companheiros ganhem melhor e tenham companheiros para trabalhar oito horas por dia, durante todo o dia”, declarou.

Segundo a PM, o novo plano de carreira permitirá a promoção de 12 mil policiais, o que resulta em reajustes salariais. Contudo, a PM não soube informar o impacto sobre a folha de pagamento.

A PM tem um efetivo de 13 mil policiais no Distrito Federal e com a aprovação também poderá contratar até mais 3 mil agentes, 1,5 mil já em janeiro de 2010. O outros serão contratados somente em 2011.

Dilma

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse que a sanção do novo plano de carreira dos PMs do Distrito Federal era a realização de um “sonho” para os policiais. Em clima de campanha, a ministra disse para a plateia de policiais que é o momento permite dizer "que é preciso defender as políticas sociais do governo Lula porque elas levaram para o país mais saúde e mais oportunidades”, afirmou.
FONTE: G1
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

8 comentários:

Anônimo disse...

Pois é, esse é um bom momento para PEC, tudo está se desenhando ao nosso favor. Se o próprio presidente diz que nós precisamos ganhar mais então isto é muito bom. Vamsos aproveitar esta oportunidade. Se perdermos esta oportunidade, talves o cavalo arriado não passe tão cedo outro vez. Eu concito a todos a dar tudo o que puder para não perdermos esta grande oportunidade. A 1ªConseg também está indo nesta mesmma direção: Piso nacional, mais verba para a segurançã, desmilitarização e melhores condições de trabalho para este seguimento de trabalhadores que nunca tiveram nenhum reconhecimento. Só se exige dele sem lhe dar o necessário. PMs moram em favelas, não podendo nem mesmo estenderem suas roupas no varal. Se escondendo "como um criminoso" e os bandidos andando armados nas favelas e impondo toque de recolher. Isto tem que mudar já o pais está mudando em muitas coisas. Sr. Presidente da República !!!! O sr já mudou muitas coisas neste pais, muda isto também que nós vamos achar muito bom e a polução vai ficar agradecida.l Pec 300 para começar a mudar. !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

O Lula pode ser sem estudo, mas não é retardado não.
Sabe que as PMs representam 700 mil homens pelo Brasil afora.
A única (repito única) instituição presente em todo o país e que pode fazer valer uma eleição, estamos em todas as zonas e seções eleitorais.
A hora de juntar todas as associaçoes do país,fretar ônibus, carros, vans e aviões e manifestar em Brasília é agora.
A imprensa com certeza dará visibilidade ao ato e legitimidade.
Lula quer eleger Dilma e se ele der ordens para aprovação imediata da PEC 300 (tem maioria no Congresso) ela será aprovada.

Anônimo disse...

É por isso que voto no cara...LULA LÁ...o país tá melhorando a cada dia...com certeza o nosso presidente vai apoiar a PEC 300...parabéns presidente...

Anônimo disse...

24 por 72 ?????? Aonde aqui na PM tem esta escala ???? Todos sabem que no interior só trabalha 24 por 48 !!!Se não me engano os bombeiros estão na justiça para ter direito á esta escala de 24 por 96 . Como os agentes penitenciarios e servidores da receita estadual e demais orgões ! Só nos militares não temos uma escala justa de serviço que reconheça nosso trabalho ! DEus salve o MILITARISMO !!!!

Anônimo disse...

Respeito muito nosso Presidente e o que ele representa para todos os oprimidos. Mas discordo quanto sua afirmação .."PM precisa ganhar mais para não levar propina...". Caso o salário fosse o fator mais importante para que o servidor público se mantivesse no caminho da virtude, honestidade, não haveria Policiais Federais (Delegados, Agentes...etc..) envolvidos com todos os tipos de crimes. Ou não haveria corrupção por exemplo na PMDF. Corrupção está muito mais ligada a formação familiar, caráter, formação profissional. Mas a aprovação da PEC 300 é bem vinda! Salário compatível realmente é bom para se tentar reativar a tão esquecida DIGNIDADE. Mas não é a panacéia.

Anônimo disse...

gente,

o Lula acha que o salário domilitar tem de ser alto, mas ele não é a favaor da PEC. Inclusive disse que não dá para comparar um o salário do Distrito Federal com o salário de Roraima. Ele acha mesmo que a função de um militar no DF é mais importante que a de um militar em Roraima. O cara acha que está acima de Deus e o que ele fala é verdade absoluta. Se depender dele esta PEC não será votada.

Anônimo disse...

Caro Cb Júlio, a segurança pública no país está para explodir a qualquer momento. Policiais mal remunerados, mal equipados, mal formados e mal tratados interna e externamente. A sua militância é nacional. Sem sombra de dúvida estamos vivênciando um momento singular a história do Brasil e no campo da segurança pública. Estamos em um bom momento de buscar as mudanças que tanto necessitamos. Temos que batalhar pela questão salarial que é vergonhosa mas temos também que urgentemente batalhar por mudanças internas nas PM`s. Falo de escalas pesadas, folgas cassadas, transferências arbitrárias, vaidade militar sobre profissionalismo, falta de respeito com o profissional que trabalha e com a família dele quando esse profissional tem que submeter a jornadas pesadas, sem descanço, sem final de semana. Pq a Adm tem sábado, domingo, feriado e quarta a tarde garantido e o militar da escala tem quer se massacrado? Porque a PM pode não cumprir a Constituição quanto ao descanço? Será que a atividade policial hoje realmente tem que estar sob uma gestão militar? A PM do RJ é militar e, em tese, deveria ser um exemplo. o Militarismo conteve a tropa diante do descaso que ela sofre? A PF, a PRF que é ostensiva não são militares e funcionam. As PM`s estão se tornando enormes aberrações e formando mal profissionais que já nã aceitam defender DH se na instituição não estão protegidos por esses DH. Os novos policiais fazem sim da PM trampolim e quem perde somos todos nós e estão certos em sair. Digo aberrações por que nesse mundo pós-moderno, onde as coisas acontecem muito rápido, o crime é profissional a PM perde seu tempo se vangloriando em marchas, comunicações disciplinares por falta de continência, "falta de apreço para com o superior hierárquico", cancelamento de férias ou folga por "absoluta necessidade do serviço", sem falar na justiça militar que onera a gestão pública e é totalmente parcial. Falta carreira única, dimuniução de cargos, demilitarização, gestão de pessoas, objetividade e adequação da instintuição à atitividade policial pura e não militar. Somo formados como Bachareis em Ciências Militares e não em Polícia, olha a contradição, somos militares na atividade policial e não policiais militares. Militarismo tem o seu lugar nas FFAA não na atividade policial. Espero do companheiro que essa luta interna pela qualidade, que reflete na prestação de serviço seja também uma luta sua em benefícios de todos.

Anônimo

Anônimo disse...

*9 de Novembro de 2009 03:02

Quem disse que o Presidente Lula é contrário a PEC 300?

Infelizmente faz parte da democracia deixar os anti-democratas se manifestarem, inclusive com mentiras deslavadas, com desinformações.
Quem acha que o Presidente Lula é contra a PEC 300 é idiota, ou se faz de idiota ou acha que todos nós somos idiotas.Tem horas que eu acho que todas as PM deveriam ter seus salários equiparados a alguma guarda noturna do nordeste.