9 de dezembro de 2009

DERRAPAGEM GRAÚDA

Recentemente externei neste espaço minha reprovação quanto ao elevado número de viaturas da Polícia Militar mobilizadas junto ao 5º Comando de Área da PM, órgão administrativo que funciona na rua Capitão Domingos, em Uberaba.
Também reprovei a existência de duas das oito viaturas para uso exclusivo do coronel comandante da RPA, uma delas descaracterizada. Para minha surpresa, soube que o coronel Aquino usou uma destas viaturas – com direito a motorista e combustível pago pelo contribuinte – no deslocamento com o filho para assistir ao jogo Flamengo x Grêmio, no Rio de Janeiro.
Também ontem busquei a versão oficial para os fatos ouvindo o assessor direto do coronel comandante. Conforme me disse o tenente Santiago, seu comandante viajou de avião, com passagem custeada do próprio bolso, embarcando em Uberlândia. Já no retorno, ontem, o coronel Aquino teria enfrentado problema com falta de teto na região, desembarcando no aeroporto de Campinas.
Naquela cidade paulista, ele e o filho tomaram a viatura da PM solicitada em Uberaba, dirigida pelo PM Rodrigues, providência que teria solicitado a título de agilizar sua volta a Uberaba, o que não tinha ocorrido até as 17h de ontem. Embora a coluna tenha informação de que uma viatura também foi utilizada para levá-los até Uberlândia quando do embarque, a assessoria do oficial nega tal fato.
Claro que desaprovo o ocorrido, como também acredito ser exemplo condenável que enfraquece a própria autoridade do comandante, em momento de lazer que nada tem a ver com os interesses da coletividade, aflita com os problemas da criminalidade, incluindo a falta de viaturas.
FONTE: JORNAL DA MANHÃ ON LINE - UBERABA - COLUNISTA Gislene Martins
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

21 comentários:

Anônimo disse...

Outro dia aqui uma guarnição foi presa por foi encontrada fora dizem: "fora de sua área". Foram parar atras das grades. E agora quem vai por o coronel atrás das grades? Com a palavra o nosso zeloso cmt geral, que aplique o mesmo remédio que foi aplicada a guarnição. Estes donos da polícia precisam acordar. Ser líder é dar exemplo, é ser correto e justo. Na Polícia Militar nunca houve justiça. Sempre praças sãos pisados e oficiais são protegidos. Sempre fizeram o que quiseram e nunca tiveram o que merecem. A PM é classista. Praças não pódem pisar fora nem um milímetro, mas os donos, "podem" fazer o que bem entenderem por tem quem os protege. É ASSIM QUE SOMOS TRATADOS, FORA MILITARISMO INJUSTO E PROTETOR de quem devia liderar não MANDAR. Vamos seguir este caso e ver se haverá alguma punição. Mas ele não for parar atrás das grades já tem uma coisa errada qualquer, por que a guanição foi parar atrás das grades.

Anônimo disse...

isso é um absurdo uma vez um oficial me comunicou por que tava dando carona pra um companheiro.fui punido com 03 dias de detenção,na época do rdpm,e agora o que faram como todo podereso cel rpa cel aquino.fiquei sabendo que ele é protegido do cmt geral.é as vtrs são usados como de suas propriedades foi é e se não mudar será. é difícil respeitar uns cara assim.hj funciona assim eles pensam que mandam e nós fingimos que obedecemos.quem perde é a sociedade mas não tem outro jeito.não se pode falar a verdade nos quartéis que os donos de perseguem e levam para o lado pessoal.que venha a DESMILITARIZAÇÃO UU.

Anônimo disse...

O pior disto tudo é que, todos em Uberaba sabem da história, mas ninguém teve coragem de denunciar, são por estas e outras que os praças acabam sempre sendo vítimas do poder opressor e do autoritarismo de comandantes. Cadê as entidades de classe que deveriam se manifestar, cadê os órgãos de repressão disciplinar, como a CPM e outros, que tantos abusos cometem contra os praças.
Cadê o poder legislativo que tem a obrigação de fiscalizar, e o Ministério público, tudo não passa de farinha do mesmo saco.

Anônimo disse...

o pau que dá no chico é o mesmo que dá no francisco?????????????

Anônimo disse...

colegaS VAMOS ACABAR COM AS COVARDIAS,INJUSTIÇA,MORDOMIAS,CORONELISMO,TENENTISMO E OUTRAS MAIS,BATALHAO E PALACIO DE CORONEL ONDE NOS COMANDA COM MAOS DE FERRO.ONDE SOMOS OBRIGADOS A DESFILAR INCASAVELMENTE PARA ELES QUE ESTAO NO AR CONDICIONADO TOMANDO SUA AGUA MINERAL,CAFEZINHO SERVIDO POR UM PRAÇA.ENQUANTO NAS RUAS ESTAMOS COM FALTA DE EFETIVO.ORA VEJAM BEM SAO QUASE 500HOMES SERVINDO NO INTERIOR DO BATALHAO AO COMANDO DE UM CORONEL,QUE AINDA NOS TRATA MAL SEM CONTAR NA BANDA QUE FICA O DIA ENTEIRO NO QUARTEU TREINANDO PARA TOCAR PARA ELES ORA BANDA DE MUSICA NA POLICIA E UM DESFOLQUE ABSUDO CHEGA HA UMA REMUNERAÇAO DE QUASE 300.000.00 MIL REAIS MENSAIS POR BATALHAO.MEDICOS OFICIAS MEU DEUS ISSO E DE MAIS CABIDE DE EMPREGO TRABALHA 20HORAS SEMANAIS E GANHAM UM FORTUNA ENQUANTO NO INSS GANHAM 7 REAIS POR CONSULTA E TRABALHAM MUITO BEM E AINDA SAO OBRIGADO A TER ETICA MEDICA ENQUANTO AQUI O MILITARISMO NAO SE PRECISA USAR SUA PAPELETA VAI PARAR NA MAO DE QUALQUER OF QUE NAO SABE NADA DE MEDICINA E TE JULGA PRONTO PARA O SERVIÇO.ENTAO COM O FIM DO MILITARISMO VAI ACABAR COM ESSE CABIDE DE EMPREGO.POLICIAL PEDREIRO E DINHEIRO JOGADO FORA.POIS SOMOS FORMADOS PARA O COMBATE"MILITARISMO"E VAMOS TRABALHAR DE PREDREIRO OU SERVENTE,ENQUANTO UM PAI DE FAMILIA ESTA PRECISANDO E RECEBERIA DIGUINAMENTE 1000 REAIS E MUITO BURRICE NOSSA.ENTAO COLEGAS VAMOS NAS UNIRMOS AGORA E PEDIR UM PLEBICITO PARA O FIM DO MILITARISMO E NAO SE PREOCUPEM NAO PERDEREMOS O UNIFORME,TODO PAIS PRECISA DE SUA POLICIA OSTENSIVA.SO NAO PRECISA DE QUARTEU.ONDE O FILHO CHORA E MAE NAO VE.CHEGA BASTA VAMOS A LUTA.

Anônimo disse...

fim do militarismo ja agora e avez estamos muito fortes temos apoio de todos os estado vamos nos unimos agora para acabar com as injustiças.FIM DO MILITARISMO JA

Anônimo disse...

No Bombeiro isso acontece tanto que parece ser normal já...quantas e quantas vezes vi o ex cob corenel teixeira com a viatura cheia de parentes no fim de semana....

Anônimo disse...

Este pais é pais das maracutaias. Vai chegar ao ponto de ter que colocar um fiscal para fiscalizar outro fiscal. Nos brasileiros precisamos de deixar deste mau costume de homem mandar na lei. Porque o correto é a lei mandar no homem. No militarismo existe uma lei chamada: "lei do coronel quer". Faça isto. Fulano existe uma lei que proibe. "Mas o coronel quer". Então precisa acabar, e só acabará com o fim do militarismo. Este militarismo que existe nas PMs ele é injusto e previlegia uma classe e vitupera a outra. Esta classe privilegiada não quer apear de maneira nenhuma. Mas a classe vituperada que logo fim do militarismo conforme foi proposto na lª CONSEG. Aquele forum teve o direcionamento certo. A atividade de policiar não tem nada a ver com militarismo. Vejam de capitão para cima não faz mais nada nas ruas. E contam nas policias todas em todo o Brasil para ver quantos mil oficiais existem nestes postos que não prestam serviços para a sociedade, mas ficam enquartelados trabalhando em serviços administrativos. Vejam em cada Batalhão existe uma banda de música cujos componentes não trabalham nas ruas para a sociedade. Tem que haver uma reformulação porque do contrário esta instituição chegará a falência.

Anônimo disse...

fui punido porque dentro da minha area de serviço, dei carona a minha esposa e minha filha de 1 ano e seis meses, porque estava chovendo muito em bh, a carona foi de 3 quarteiroes ate o ponto de onibus, passou um parasita de um capitao que se esconde atras de uma mesa em um setor administrativo, seguiu a viatura e me abordou, fazendo a comunicaça...

Anônimo disse...

è por estas e outras que quando esta gente reforma se tornan nada de nada , são só uns manés perdidos na multidão. alguns vão até para igreja evangelica chamar as pessoas de irmãos. otários.

Anônimo disse...

É a desgraça do tratamento desigual, já sofri punição pelo RDPM por que uma vez estava numa cidade vizinha e peguei uma carona num caminhão para chegar até a cidade onde trabalhava, mas o caminhão era muito lento e ainda tomou um rumo que passava longe do quartel. Pedi que alguém me buscasse para não chegar com atraso ao serviço, levei comunicação e teve a punição.

Anônimo disse...

Acho que acabar com o militarismo talvez nem seja a solução para os problemas, pois quem é folgado vai continuar folgado e usando a máquina administrativa para benfício próprio e da família. Eu acho que está precisando com urgência é acabar com o quadro de saúde militar, pois quando a gente vai ao médico e ele é militar, não tem liberdade para dialogar e nem pode ter tanta liberdade assim pois eles acabam contando tudo para os superiores, inclusive dando palpites. Por isso que prefiro mil vezes ir aos médicos e dentitas conveniados, além de trabalhar melhor, eles são mais éticos e educados.

Anônimo disse...

Está precisando é unir de novo o Corpo de Bombeiros à Polícia militar, pois tudo piorou para os bombeiros após a separação, só ficou bom para os coronéis, pois a cada dia abre uma nova diretoria, umas que não servem para nada, só para dar função. Sem contar que dentre outras coisas, a legislação BM é em tudo pior que a PM. Só para ilustrar, a PMMG tem uma resolução que dá à mãe nutriz o direito a dois períodos de meia hora por dia, nos primeiros anos de vida do Bebê. O Bombeiro fez uma que taxativamente estipulou um prazo de 06 meses apenas, indo contra a recomendação do próprio Ministério da saúde. Então, em que está melhor para a maioria dos bombeiros. a lei do efetivo foi aplicada rapidamente pela Polícia militar, já no Corpo de Bombeiros precisou até intervenção política. O primeiro prêmio de produtividade que foi pago, o bombeiro não deu conta de fazer a folha, pagou integralmente a todo mundo e depois começou a pegar o dinheiro de volta. Aposto que se o PLC 53 for sancionado e publicado ainda este ano, no bombeiro vão criar entraves para concerder os 25 dias úteis de férias anuais, alegando que o plano de férias 2010 já foi concluído. Vamos torcer para que isto não aconteça, senão o que vai ter de mandado de segurança....

Anônimo disse...

Na verdade, defendo a desmilitarização, porque este modelo facilita e até colabora com os desmandos, abusos, ilegalidades e injustiças. O modelo é excessivamente verticalizado, piramidal e autoritário, características inerentes a estrutura militar, o que acaba por possibilitar a impunidade dos superiores, em especial os que detém cargo de comando, direção e chefia. Outro fator também importante é que o poder se concentra nas mãos do coronéis, o que lhes dá plenas condições de interferir, ingerir, influenciar, e às vezes até decidir, mesmo nos casos que não são de sua jurisdição hierárquica.
Exemplos não nos faltam para desejar e querer a desmilitarização, para um modelo de organização com estrutura horizontalizada e desconcentração de poder, ou com a instituição de um organograma com o empoderamento dos membros da corporação, sem o fetiche da hierárquia e disciplina, que invariavelmente é sempre usada como âncora para inutilmente tentar-se a manutenção do modelo militarista de organização.
De outro norte, é imperioso também admitir que uma força militarizada, é incompatível com o estado democrático de direito, por sua natureza total,e sua difícil impermeabilidade, que é fundamental para o controle social, pela via dos cidadãos.

Anônimo disse...

A grande vantagem da queda do militarismo é que nos dá o direito de greve, sindicalização e acaba com tal de justiça militar o Código Penal Militar, que é um absurdo aplicar isto no serviço policial. Isto é para Exército, Marinha e Aeronáutica. Polícia não precisa disto. O FBI funciona muito bem, a PF também funciona sem este tal de milistarismo.

Anônimo disse...

Chegará o dia, em que os comandados sentirão vergonha de seus comandantes!
Este dia chegou, são tantos os atos ilegais, eivados de orgulho e vaidade pessoal, que já a muito tempo, sentimos vergonha de nossos comandantes.

Anônimo disse...

Na PM isto sempre aconteceu. Os cmts (não são todos, mas uma grande maioria) pensam que podem fazer o que quiserem. Mão precisa respeitar lei nenhuma. Eles se julgam acima da lei e até da CF, muitas vezes. Isto envergonha nossa polícia. Esta reportagem ali ao lado, veja que coisa, uma simples jornalista de uma cidade do interior "tapar a boca de um cmt" e ele não pode dizer nada, porque é verdade. Se fosse uma calúnia que ele se manifestasse, movesse uma ação de danos morais contra ela e contra o jornal. Mas cadê até agora ele não se manifestou. Ele teria o direito de resposta na mesma coluna. Mas cadê? Isto é uma desmoralização para a nossa PM. E além do mais cadê os superiores dele para repudiar este ato púnindo-o e mandando dizer ao jornal que ele foi punido.Na PM o calor nasceu pra todos, mas a sombra só para poucos.

Anônimo disse...

Sou contra o militarismo acho uma forma brutal de menosprezar os subordinados, como se estrelas seguranssem balas... então temos que fazer igual é na Policia Rodoviária Federal, existe sim hierarquia e não militarismo, e funciona que é uma beleza.

Anônimo disse...

Aposto que não vão nem apurar o que houve.
Claro: como coronel ele jamais teria coragem de fazer isto.
E como hoje a PM está cheia de oficiais no MP e ALMG carregando malas e abrindo porta de autoridades ninguém vai fazer nada.

Anônimo disse...

Anônimo disse...
Olhe onde pisa amigo, nos controlamos a PM e estamos enrraizados em fortes bases politicas , se e que vc entende, somos varias aranhas e nossas teias sao longas , recheadas de fortes politicos, cmo um grande centro financeiro tudo tem seu preco, o Julio ja foi derrubado uma vez e quando quizermos sera de novo,porq voces pracas sao desunidos e fracos , manipulaveis., O julio caiu porq nao compactuou com nosco mas nao precisamos dele, nos temos outros que ja servem a nosso proposito,voces so podem gritar mas no final nos controlamos tudo : suas vidas seus destinos . , voces sao como Mudos Gritando em um tunel de vento onde ninguem quer ouvir , para sobreviver neste mundo , vc tem que escolher um lado, seje a presa ou predador, voces sao as pressas, nao fiquem tristes , isto e a realidade , do Brasil e do Mundo .

14 de dezembro de 2009 07:10

Anônimo disse...

Olá, caros colegas. Posso dizer com certeza absoluta que o último comentário não foi escrito por um oficial. Para ser bem sincero, parece não ter sido feito por qualquer policial militar, oficial ou praça, já que hoje é exigido no mínimo 2º grau para ingressar na corporação. Não existe qualquer oficial na Polícia Militar que escreva coisas como "seje", "com nosco" e "quizermos" ou que não saiba redigir uma mensagem inteligível (já que os erros de ortografia são ainda menores que os de concordância e coerência do texto). Isso sem contar que o texto foi escrito sem acentuação e com apenas um ponto final colocado no fim do extenso parágrafo (ou melhor: existem outros dois pontos finais, colocados erroneamente antes de vírgulas). Não é difícil perceber que se trata de alguém tentando se passar por oficial, como se os oficiais fizessem parte de alguma conspiração maquiavélica. Acredito que o autor desse comentário nem praça seja, já que o blog é aberto a qualquer um que queira acessá-lo e colocar sua mensagem, mesmo que seja uma mensagem mal intencionada como essa. Essa mesma pessoa postou esse mesmo comentário em várias outras postagens, não apenas nesta. Espero, realmente, que sejamos capazes de identificar esse tipo de discurso, que somente serve para criar desunião. A estratégia de "dividir para controlar" somente interessa a quem quer ver nossa corporação fraca e controlada. Nenhum oficial pensa dessa forma. Trata-se apenas de um mal intencionado querendo semear a discórdia. Um abraço e até mais.