7 de janeiro de 2010

Guardas Municipais são alvo de tiros no interior de São Paulo

Houve tiroteio, tendo de um lado quatro policiais e de outro, cinco bandidos; é o segundo atentado naquela região - Em um ano, foram registradas pelos menos três ações contra a GM

Indignação. Esse era o sentimento dos guardas municipais de Sorocaba após mais uma madrugada de ataques à base comunitária da corporação instalada no Jardim Nova Esperança. O incidente aconteceu por volta das 4h, quando dois GMs que faziam patrulha à pé, próximo à unidade, foram surpreendidos com um tiro em sua direção, provavelmente saído de uma espingarda calibre 12. A situação teve como consequência o início de um tiroteio, tendo de um lado quatro policiais e de outro cinco bandidos. Ninguém ficou ferido e nenhum dos agressores foi detido.
Essa não foi a primeira vez que uma base da GM - e a própria unidade do Nova Esperança - foi alvo de ataques. Em um ano, foram registradas pelos menos três ações de bandidos contra a Guarda Municipal. A primeira, no início de 2009, foi quando uma bomba caseira foi jogada na janela do prédio do Jardim Nova Esperança. Em fevereiro, no mesmo bairro, os policiais que faziam a guarda foram surpreendidos por dez tiros, disparados por ocupantes de uma motocicleta. Ninguém ficou ferido. Já o caso mais grave foi registrado em setembro último, quando a base móvel instalada no Conjunto Habitacional Sorocaba H - já desativada - foi atacada e quatro GMs ficaram feridos, dentre eles Tânia Marçal, que atingida na coluna ainda não recuperou o movimento das pernas. “O que vamos fazer? Esperar o próximo ataque?”, questionou o GM Charlles Celestino da Silva, presidente da Associação dos Guardas Municipais de Sorocaba (AGMS). “Insegurança pessoal não combina com segurança pública. Como podemos dar segurança para as pessoas se temos que estar preocupados em garantir nossa segurança pessoal?”, emendou ele, que defende uma ação integrada entre a GM e as polícias Civil e Militar para combater a violência nos bairros.

Leia Mais
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: