1 de março de 2010

A DITADURA E A ARBITRARIEDADE CONTINUAM EM TEÓFILO OTONI

PARECE QUE O COMANDO DO 19º BPM MORRE DE MEDO DE SEUS MILITARES SE EXPRESSAREM. O BATALHÃO É COMANDADO COM RESQUICIOS DA DITADURA E ARBITRARIEDADES.
ABAIXO A DITADURA NO 19º  BPM
COMANDO MANDA ABRIR IPM PARA DESCOBRIR QUEM POSTOU MENSAGEM NO SITE DA APNM.
Em 1988 entrou em vigor a Constituição Federal, a chamada Constituição Cidadã. A exemplo das constituições democráticas contemporâneas, a Constituição Federal de 1988 proíbe qualquer espécie de censura, seja de natureza política, ideológica ou artística (art. 220,§2°).
Do ponto de vista do direito constitucional, censura significa todo procedimento do Poder Público visando a impedir a livre circulação de idéias contrárias aos interesses dos detentores do Poder.
Como é fácil ver, democracia e censura são termos antitéticos, antagônicos, inconciliáveis. A democracia é inconciliável com a censura porque a censura obsta o regular funcionamento da democracia.
Pensavámos que a censura imposta pelo regime militar após o golpe de 1964 tivesse sido sepultada com a promulgação da nova Constituição. Devemos nos lembrar a frase dita pelo Deputado Ulisses Guimarães ao promulgar a Constituição: " ESTÁ PROMULGADA O DOCUMENTO DA LIBERDADE, DA DIGNIDADE, DA DEMOCRACIA, DA JUSTIÇA SOCIAL, E QUE DEUS NOS AJUDE".


Verificamos que a tentativa de usar a censura como ferramenta arbitrária está sempre sendo usada por pessoas que desrespeitam os direitos alheios. A censura e arbitrariedades são própios dos facínoras. No 19º BPM as arbitrariedades se avolumam, parece uma terra sem lei. Quem está a frente faz o que quer, a hora que quer e como quer. A cada dia novas queixas vão chegando. Lamentávelmente a culpa é do Comandante-Geral que mesmo sendo informado de tudo que acontece, finge que não vê; a culpa é do RPM que embora gozasse anteriormente de um certo respeito por este parlamentar, mostra que não consegue freiar as arbitrariedades em sua região.
A tentativa de censura e de calar o instrumento legitimo que é a liberdade de expressão viola um direito dos mais caros ao homem, a liberdade de expressão e informação (hoje considerada uma instituição fundamental para o funcionamento da democracia), a censura torna-se incompatível com a democracia.
A liberdade de expressão e informação, consagrada em textos constitucionais, sem nenhuma forma de censura prévia, constitui uma característica das atuais sociedades democráticas. Essa liberdade é, inclusive, considerada como termômetro do regime democrático.
O Comando do 19º BPM parece não saber que a Constituição Federal está acima de qualquer lei infraconstitucional. Está acima do Código de Ética, dos pareceres internos, das instruções da corregedoria e do Código Penal Militar. Ops!, me esqueci que parece que os alunos do CFO de algum tempo atrás não tinham aula de Direito Constitucional. O tempo era gasto em aulas de RDPM.
A liberdade de expressão e informação encontra-se, outrossim, expressa em vários documentos internacionais: a Declaração dos Direitos Humanos de 1948, aprovada pela ONU (art. 19); o Convênio Europeu para a proteção dos Direitos Humanos e das Liberdades Fundamentais, aprovado em Roma no ano de 1950 (1 e 2); mais recentemente, a Convenção Americana de Direitos Humanos -Pacto San de José da Costa Rica.
A liberdade de expressão e informação compreende a faculdade de expressar livremente idéias, pensamentos e opiniões, bem como o direito de comunicar e receber informações verdadeiras sobre fatos, sem impedimentos nem discriminações.
No âmbito da proteção constitucional ao direito fundamental à informação estão compreendidos tanto os atos de comunicar quanto os de receber livremente informações pluralistas e corretas. Com isso, visa-se a proteger não só o emissor mas também o receptor do processo da comunicação.
Art. 5°, IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a. informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§1° - Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5°, IV, V, X, XIII e XIV;
§2° - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.
Ops!. Esqueci novamente que alguns comandantes nunca leram a Constituição Federal.
Para ilustrar a maneira como os tribunais vêm se comportando quanto ao exercício da liberdade de expressão e informação nas sociedade democráticas, onde, evidentemente, não existe censura, vale mencionar a experiência da Suprema Corte Americana que, em grande parte, é seguida por outros tribunais.
O princípio da liberdade de expressão deve ser protegido pela constituição de uma democracia, impedindo que Comandantes arbitrários consigam impor a censura em seus quartéis. Em uma sociedade organizada é permitido o debate, as críticas e a informação.
Com a criação da Organização das Nações Unidas, o direito à liberdade de expressão passou a ser compreendido como base para a consolidação dos regimes democráticos e a efetivação de outros direitos humanos e liberdades fundamentais. Desde então, o direito à liberdade de expressão é garantido por padrões e tratados internacionais e reconhecido por diversos países nas suas legislações domésticas ( menos na PMMG ).
Repudiamos a tentaiva do Comandante do 19º BPM em tentar calar a tropa, que está abandonada, desmotivada e se sentindo aviltada pela abertura do IPM que mostramos a seguir:
CÓPIA DO IPM.
PORTARIA n. 13378/2009-IPM
Ao : n. 110.225-0, 1º Ten PM Anderson Dantas Vieira
Assunto : Instauração de Inquérito Policial Militar.
Anexo : Cópia do mural de recados extraída do site da Associação dos Praças do Nordeste Mineiro (APNM), contendo
02 fls.
O MAJOR PM COMANDANTE DO DÉCIMO NONO BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE MINAS GERAIS, no uso de suas
atribuições legais previstas no artigo 7º, alínea -h- e § 1º, do Decreto-Lei n. 1.002, de 21Out69, que contém o Código de Processo Penal Militar, e,
C O N S I D E R A N D O Q U E:
I - consta do colacionado documento, mensagem enviada por intermédio do mural de recados hospedado no web site da Associação dos Praças do Nordeste Mineiro (APNM), postada em 14Out2009, às 11h04min, extraindo-se de seu teor, crítica formulada por um usuário, suposto militar, em desfavor de um Sgt PM desta Unidade;
II - há a premente necessidade de se apurar o episódio, visando a identificação da autoria e a comprovação da materialidade delitiva castrense;
19 BPM BI NR 5, de 09 Fevereiro 2010 Pág: 23 /28 Visto Scmt:
III - a situação relatada, caso se comprove, configura, em tese, o tipo penal previsto no art. 166 (crítica indevida), do Código Penal Militar, sem prejuízo de outros eventuais delitos militares e/ ou comuns que aflorarem no decorrer da apuração.
R E S O L V E:
a) determinar que seja, com a possível urgência, nos termos do art. 10, alínea -a)-, do CPPM, instaurado o devido Inquérito Policial Militar, delegando-lhe, para esse fim, as atribuições de polícia judiciária militar de competência desta autoridade;
b) recomendar à SRH que colha o recibo formal do encarregado para fins de acompanhamento e controle dos prazos regulamentares;
c) publicar esta Portaria em Boletim Interno.
Teófilo Otoni/MG, 29 de dezembro de 2009
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

19 comentários:

Anônimo disse...

O Júlio o que aconteceu ? O gato comeu sua língua ? Kd o caso do 36 BPM ? Vc não fala nada. Eles te amordaçaram ? Ou é rabo preso ?

Anônimo disse...

ELES FALARAM TANTAS COISAS MAS E O BORDERÔ, AS PRETAÇÕES DE CONTAS? E OLHA QUE AS DENUNCIAS ESTÃO BOMBANDO...DE NOVO, PAREM DE FALAR E MOSTREM AQUI NESTE ESPAÇO JA QUE É DEMOCRÁTIVO AS PRESTAÇÕES DE CONTAS... PÔ.

Anônimo disse...

O pior disso tudo Cb Julio,é que o Presidente da APNM Sgt João Bosco sabia do IPM e nada fez para avisar o amigo, amigo esse, companheiro de acidente, na qual o Walmor virou cadeirante. Foi ouvido no IPM primeiro e não alertou ao Walmor. Muy amigo.

Anônimo disse...

Mostro esse blogue na faculdade onde estudo, mostro pra eles como é que funciona atraz dom muros dos quartéis,, eles leem os comentários, acham um absurdo as coisas que acontece nela, e olha que é fichinha oque o julio mostra aqui, ai falam que a PM ainda continua mais atrazada que o trem das 11, e achavam que ela era uma instituição séria, mas oq v veem é muita arbitrariedade. Essa semana vamos apresentar esse blog em um data show em um auditório pra que todos os alunos estudantes de direito possam dar suas opiniões.

Anônimo disse...

PMMG 200 anos de atrazo e arbitrariedades.

Anônimo disse...

Pelo amor de Deus!!!!
ATRAZADO e ATRAZ é com "S". Atrás e atrasado é o correto. Estes serão nossos futuros "adevogados" do país.
Mas não se preocupem, hoje em dia o corretor de texto do Word corrige tudo, menos a competência de punir os milhares de criminosos soltos nesse país. Ao invés de ficar olhando e criticando os problemas internos da Polícia, por que não analisam que nosso Código Penal não é cumprido na prática em muitas cidades ???
Por que não estudam maneiras eficientes de punir e resolver a criminalidade ?
É, a PM está realmente "ATRASADA" em muitas coisas, mas tenho certeza que não está só.

Anônimo disse...

Pelo amor de Deus!!!!
ATRAZADO e ATRAZ é com "S". Atrás e atrasado é o correto. Estes serão nossos futuros "adevogados" do país.
Mas não se preocupem, hoje em dia o corretor de texto do Word corrige tudo, menos a competência de punir os milhares de criminosos soltos nesse país. Ao invés de ficar olhando e criticando os problemas internos da Polícia, por que não analisam que nosso Código Penal não é cumprido na prática em muitas cidades ???
Por que não estudam maneiras eficientes de punir e resolver a criminalidade ?
É, a PM está realmente "ATRASADA" em muitas coisas, mas tenho certeza que não está só.

Anônimo disse...

Quem tem conpetência pra fazer as modificações necessárias no nosso código penal não somos nós pobres estudantes e sim os nossos politicos,`´e que achamos que pagando nossos impostos teriamos um policia mais eficiente e humana, mas não é isto que estamos vendo, estamos vendo uma Policia arbitrária, onde todos se calam diante dos absurdos que acontece dentro dela, não é corrigindo escrita dos outros q vc vai melhorar a imagem dela, e sim lutar pra uma policia mais humana e mais trasparente. Isso que estamos lendo aqui fico vendo pra onde esta indo nossos suados impostos tambem uma policia que só cresce diante de seus subordinados, ainda bem que são grandões dentro dos quartéis, pq pra sociedade não são nada, ela quer proteção não importa se cheio de estrelas ou divisas.

Anônimo disse...

Essa PM e mesmo um trampolim para malandros..."Queimar o filme da PM, e o seu próprio, na faculdade, isso é o fim da picada...Não quer ser PM mude de profissão...Aposto que trabalhar que é bom nada...

Anônimo disse...

É por isso que dentre em breve haverá uma modificação na estrutura policial do Brasil. Por causa desta fome de punir por parte dos oficiais, nasce ai uma luta de classe que não interessa à sociedade que precisa somente de segurança e esta não aparece. Veja: Há mais ou menos 55 anos que conheço esta PM e até hoje nada mudou, tudo continua na mesma. As maneiras de trabalhar, as ignorâncias, as perseguiçôes, nada muda. A PM trabalha muito mais para si mesma do que para a sociedade. Se um militar sabe fazer continência, posição de sentido, falar senhor e marchar é um ótimo profissional. E não é isto que a sociedade quer. O povo quer eficiência no serviço policial, proteção e o bandido na cadeia e esta eficiência a PM não tem. Esta luta entre of. e praças escurece ainda mais o pouco que a PM faz. O certo seria criar um clima de profissionalismo policial e um clima interno de camaradagem entre todos os segmentos. Não um clima de luta e quer punir "meter o ferro" como é o jargão costumeiro. Isto não acrescenta nada ao serviço policial. Veja só o elemento que não servir para a PM manda ele embora e acabou. pra que ficar brigando com ele a vida toda. Prendendo, dando trabalho para uma justiça também ineficiente. Acorda polícia.!!!!

Anônimo disse...

Co-n-petência é assim que se escreve: CO- "M" -PETÊNCIA, ok ?
Estudante não vota ? Acredito que marmanjo que faz Faculdade vota. Procure se informar, OK ! (isso mesmo, estou sendo irônico).
Essa historinha de pagar impostos já é coisa atra "S" ada, prezado anônimo. Todo policial também paga impostos, seja na alimentação, no transporte (IPVA), moradia (IPTU), em descontos em folha de uma previdência que muitos nem usam com frequência, e tantos outros que existem nesse país. Aliás, ninguém paga meu salário. Eu me pago! Eu trabalho. Eu uso a farda. Eu corro perigo em ocorrências. Eu...etc.... Entendeu? Ou precisa desenhar?
Ah! Para seu conhecimento, não sou nenhum "grandão" nessa Polícia. Sempre trabalhei no serviço operacional e no único item que concordamos é que para a sociedade um soldado é o mesmo que um coronel. Que PM, PC , PRV e PF são todos farinha do mesmo saco. E o policial que não sabe disso, é apenas um idiota vaidoso e alienado em seu mundinho.

Anônimo disse...

a PM ja esta com seus filmesd queimados ja faz tempo só uns retrógados q não enxerga, se o cara na PM e acha alguma coisa melhor tem q sair fora mesmo.

Anônimo disse...

ser irônico é coisa de PM retrógado mesmo, ainda bem que vc escreveu isso tudo e servirá de mais um debate, ai poderão ver mesmo o tipo de pessoas que se esconde atraz da farda, pessoas q acham q dinheiro foram feiro pra se jogar na lama, e ta tudo certo. Seus discuros não enganam ninguem, vc q gosta de corrigir as pessoas deveriam dar aulas quem sabe faria algo mais produtivo. Vc deve ser um desses comandantes ai dos quintos dos infernos bem longe, que fica o dia todo aporrinhando seus subordinados, pq acho q vc não tem nada melhor pra fazer mesmo. e acho q vc não rala não, pões outros pra ralar pra vc, pq pra vc dar seu pitaco o dia todo aki deveria estar nas ruas trabalhando ou dando aulas produzindo e produzindo muito.

Ps, se tiver alguma palavra errado me perdoe, mas pra que me preocupar se tem vc pra corrigir não é mesmo zé mané.

Anônimo disse...

Olha: não conheço ninguém cem por cento puro, mas conheço muitos canalhas irretocáveis.

Anônimo disse...

O COMANDANTE JA ESTÁ FAZENDO PRE-JULGAMENTO AO MENCIONAR NA PORTARIA O ARTIGO 166 COMO CRITICA INDEVIDA, MESMO ANTES DE APURAR OS FATOS. PORQUE NÃO APURA PRIMEIRO O FATO SOBRE A DENUNCIA SOBRE O POSSIVEL DESVIO DO DINHEIRO? AI SIM, PODERIA DEPOIS INDICIAR ALGUÉM CASO NÃO FOR COMPROVADO O TEOR DA DENUNCIA. SE LIGA AI CMT!!!! ( Oficial QOR)

Anônimo disse...

Parabéns a este cmt por apurar tal fato e deixar de apurar a prestação de conta da "festa dos recrutas".
Cabo Júlio, acione seus advogados para impedir que esta apuração continue.

Anônimo disse...

gostaria de saber a respeito do dinheiro dos recrutas do 19º, que até hoje nao tem nada. Até quando viveremos uma ditadura? Libertas Quae sera Tamem..Quando?????????????

Anônimo disse...

Sou Acadêmico de Direito. Pergunto: Onde está o estado democrático de direito? A Polícia Militar de Minas, é sem dúvida, uma das mais arbitrárias do Brasil, nela não existe liberdade de expressão, não prevalece a Democracia, tanto assim, que antes de 1997, muitos PMs, foram punidos injustamente, pois não lhes eram dado o direito de ampla defesa e contraditório. A maioria dos oficiais pensam somente em punir, não preocupam em desempenhar um serviço de qualidade para a sociedade, CPU´entra de serviço para fiscalizar Praças, na verdade tais oficiais recebem até bem pelo que fazem, estão contentes com seu salário. Enquanto eles estão preocupados com hierarquia e disciplina, a saciedade clama por segurança. A CF é clara, onde preconiza que a função da PM é a prevenção e a repressão, portanto, quando ocorre o crime, a falha é da PM. Sabemos que somos uma instituição que está fadada ao fracasso, pois se não melhorar essa cultura desses oficiais, jamais conseguiremos chegar a um lugar de destaque. Para se ter uma idéia, o corporativismo não existe na PM, quando um fato é praticado pelas praças, porém, quando se trata de oficial, não vai nada para frente, aí prevalece o corporativismo. Para se ter uma idéia de como oficiais são mal formados, é só observar IPM feito por eles, uma negação, enquanto que o inquérito feito por um delegado de polícia é totalmente diferente, o nível é outro. Muitos oficiais tem mêdo de fazer até uma sindicância social. Pensem e reflitam, a sociedade clama por segurança, querem profissionais mais qualificados, portanto, para que a PM possa prestar um bom serviço, é necessário, que não seja burlado nenhum direito previsto na CF e que acabem as harbitrariedades que ocorrem nos quartéis. A sociedade agradece.

Anônimo disse...

É lamentável! O desvio de dinheiro ocorre com frequência nos cursos de formação dos CTSP, aqui em Montes Claros, não é diferente. Cadê IPM para punir os culpados?
Olha que isso pode ser formação de quadrilha. Se à justiça militar não funciona, procuraremos à justiça comum. A justiça Militar funciona somente para as praças.