30 de abril de 2010

MILITARES FAZEM EMPRÉSTIMOS PARA CUSTEAR DIÁRIA EM DILIGÊNCIA

Comando do 11º RPM obriga policiais a se deslocarem até Jaíba
sem nenhum apoio financeiro
Nos dias 23 a 27 de abril, policiais do 51º Batalhão de Policia Militar, em Janaúba, foram convocados para fazerem reforço policial na 16º Festa Nacional da Banana em Jaíba, região do norte de Minas, durante os cinco dias do evento. O valor acordado da taxa de segurança pública, entre a PMMG e a Prefeitura local, foi de 26 mil reais, com efetivo de 30 policiais, segundo a denúncia.
Mas, dos 30 policiais previstos, apenas 16 foram recrutados para a festa, além de terem que arcar com as despesas decorrentes dos dias que iriam permanecer no município.
Segundo as denúncias, o comando foi questionado sobre o fato de que militares não teriam como arcar com alimentação e hospedagem. Mesmo assim, foram mandados para a cidade sem qualquer garantia de acomodação e condições mínimas de higiene e limpeza.
A Resolução 3559 de 28 de novembro de 2000, da Lei Delegada nº 43 de 07 de junho de 2000, que dispõe sobre a concessão de diárias aos integrantes da PMMG, em seu artigo 9º, parágrafo 1º, diz que as diárias serão pagas antecipadamente até o limite de 10 (dez). Ou seja, os cinco dias da diligência, segundo informações, dariam aos militares o direito de receber as diárias antecipadas.
E, ainda, no artigo 14, diz que a concessão e o pagamento de diária condicionam-se à existência de crédito orçamentário e disponibilidade financeira, e cabe ao comando procurar recursos no Comando Intermediário. Somente em caso excepcionais, conforme o parágrafo 3º do mesmo artigo, em casos de “interesse para a segurança pública ou iminente prejuízo para o serviço público”, é que a diligência deverá ser executada, mesmo sem os recursos financeiros.
A Festa Nacional da Banana está na sua 16ª edição. Portanto, não se trata de um evento novo, excepcional e de última hora. É um evento de conhecimento de todos, inclusive das autoridades competentes, há pelo menos 16 anos. Deste modo, a organização e tudo que se refere à realização da mesma podem e devem ser antecipados. Neste caso, o comando teria previsão de disponibilidade financeira sem nenhum problema.
Outra denúncia diz que o comandante da 11º RPM estipulou que as diárias decorrentes dos cinco dias deverão ser pagas parceladamente.
É comum no meio militar, segundo policiais, que pagamentos de diárias se arrastem, até mesmo, por anos. Ou seja, se “percam de vista”. Há militares na capital que nunca receberam as diárias devidas. “A forma arbitrária de pagamento de diárias é inerente as atividades de um comando ditador”, afirma um militar.
O outro Lado
Segundo informações da P/1 da unidade do 51º BPM, as diárias não foram antecipadas por causa da burocracia no empenho, que pode chegar a oito dias. Ainda segundo a P/1, a prioridade é cumprir a diligência conforme resolução. Quanto ao pagamento posterior das diárias, a P/1 informou que os valores são recebidos em folha de pagamento, direto no contracheque.
Afirmação negada por um policial da capital, segundo ele, o ressarcimento das despesas de viagem é feito direto na conta do policial.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

14 comentários:

Anônimo disse...

MOTORISTA DO CPU DISSE E DIZ:

Diária é bobagem para praça. Praça sabe como derrubar uma coxinha e um tubaína. Transporte e pousada não é preocupação. É só entrar pela porta da frente nos ônibus, ajeitando com o motorista e a ZB está sempre disponível para uma pousada. Quando eu saia em diligência, procurava ir atrás dos responsáveis em pagar diárias,para que não faltasse para os Srs Oficiais , principalmente o Comandante, Subcomanante, e chefes das Seções.O dinheiro já ficava reservado. Eu não tinha pressa em receber, pois tinha meus esquemas. Essa polícia ainda não acabou graças a nós, motoristas de CPU. Dentro de todos nós sempre houve e há um motorista do CPU ostensivo ou velado. Tenho ou não razão!

Anônimo disse...

Vergonha!!!
Falta de planejamento.
E realmente o dinheiro devido pela diária é depositado na conta do PM.

Anônimo disse...

Isto deve ser uma pratica comum na Instituição, pois tive que apresentar na JME falaram que não tinha ninguem suprido com dinheiro de passagens, falaram que poderia ir que depois iriam depositar em minha conta. Já se passaram 08 meses e nada, sabe quando irei receber? Qdo o Sgt Garcia prender o Zorro.Fui pois era interesse meu, pois se não fosse não iria.

Anônimo disse...

Cansei de ouvir:
-Apresente-na na AJME no dia...!
-!@#$$$$$
- Não tem dinheiro!
-Mas $%¨%$$$$
- Mas o interesse é seu, se vire!.
Ninguém mandou você se envolver em "rolo"....

Somos ou não somos uma tropa?

Anônimo disse...

to cansado de fazer isso fazem o tal previo empenho vc viaja gasta do bolso e depois nao recebe.segundo os chefes e falta de recurso e com isso vamos pagando para tarbalhar.oficial nunca sai da sua origem sem dinheiro para suas deligencias

Anônimo disse...

Aqui vai uma dica.Quando algúm militar do interior tiver que apresentar na AJME, faça uma solicitação por escrito antecipada a quem de direito, e solicite o empenho para o pagamento da diária.Caso algúm "COMANDANTE ARBITRÁRIO", alegar que não há verba para tal,informe-o por escrito da impossibilidade do deslocamento e "NÃO COMPAREÇA À QUALQUER LUGAR QUE SEJA".Vamos ver se tem algúm comandante peitudo pra segurar isto. Algúm tempo atrás aconteceu comigo e o tal COMANDANTE ARBITRÁRIO, foi chamado pra justificar a minha ausência.OK!Devemos nos unir e reivindicarmos nossos direitos, mesmo que pra isto, tenhamos que informamos CD.Sei de "COMANDANTE" que no ano passado recebeu mais de trinta mil em diárias.

Policial Justo disse...

A respeito de diária é muito simples. Tem um deputado estadual da PM na ALMG, é só ele elaborar um requerimento que passará pelo plenário, solicitando informações do governador, quantas diárias cada oficial da PM recebeu em 2009,depois é só publicar em um bloque para que todos tomem conhecimento. Agora é preciso ter peito. Okei galera.

Anônimo disse...

Os PM que foram na diligência sem as diárias são uns "manés", bobos. Agora não adianta ficar reclamando. Foram porque quizeram e agora ficam reclamando. "manés" são todos eles. Era só não terem ido. Agora reclamar é bobeira, e ainda mais anomimamente. Duvidos que algum dos que foram se têm coragem de identificar ser ele o autor da denúncia. Além de medroso(s) é (são) covarde(s) pois só agem no anonimado, senão teriam apresentado a denúncia e assinado embaixo.

Anônimo disse...

Num caia nessa de se identificar não!
Quem mandou postar a última mensagem foi o chefe da P1.

Anônimo disse...

É mesmo....Se fosse um praça, sabendo das retaliações que sofre quem denuncia na PM, não escreveria tal bobagem! Foi o P1 e o P2.

Anônimo disse...

Viu, não falei. São covardes mesmo. Que P/1 ou P/2 que nada (não sou não). Além dos PM da diligência e ainda quem escreveu as duas mensagens acima são também medrosos e covardes declarados. Se houve alguma irregularidade quem for prejudicado tem que manifestar, pois a "Lei não protegem os que dormem" e nem os covardes e omissos, até consigo mesmo. O que custa queixar/denunciar formalmente, se o denunciante tem a convicção que está agindo dentro da legalidade. Enquanto as coisas continuarem desse jeito, ou seja, enquanto as pessoas obedecerem ordens manifestamente ilegais continuaremos nessa merda que aí está. Abraços.

Anônimo disse...

Veja o aumento da Polícia Militar do Estado do Tocantins

CORONEL: 12.000,00

TENENTE- CORONEL: 10.800,00

MAJOR: 9.720,00

CAPITÃO: 8.748,00

PRIMEIRO TENENTE: 6.993,38

SEGUNDO TENENTE: 6.500,22

ASPIRANTE A OFICIAL: 5.361,73

SUBTENENTE: 5.361,73

PRIMEIRO SARGENTO: 4.572,41

SEGUNDO SARGENTO: 4.113,51

TERCEIRO SARGENTO: 3.643,27

CABO: 3.521,96

SOLDADO: 2.850,00

CADETE III(CFO): 3.600,00

CADETE II(CFO): 3.249,67

CADETE I(CFO): 2.878,18

ALUNO SOLDADO(CFSd): 1.416,86.

Também foi aprovado o auxílio alimentação, no valor de até 300,00 aos policiais das viaturas, que trabalham 12 horas ininterruptas, e a promoção imediata de quase 1000 soldados que já estavam com mais de 15 anos como soldado e ainda não haviam sido promovidos. Parabéns à PMTO!

Agora veja a classificação no RANKING DO PIB (PRODUTO INTERNO BRUTO) brasileiro:

Fonte: Abordagem Policial http://abordagempolicial.com/2010/04/aumento-e-melhorias-na-pm-do-tocantins/

PIB:
PERNAMBUCO: 7º (SÉTIMO)
SERGIPE: 22º (VIGÉSIMO SEGUNDO)
TOCANTINS : 23º (VIGÉSIMO TERCEIRO)

Anônimo disse...

Esse oficial p/1 ou p/2 tá pensando que todo mundo é bobo!
Quem vai se manifestar e dar o seu nome? só se for otário.
Quem falou que estar dentro da legalidade é suficiente para não sofrer retaliações ou perseguições?
Vai bobo!!! faça seus comentários e dê o seu nome e número para ver quem vai segurar depois. !!!!!!!!!!

Anônimo disse...

ALÉM DE DESCUMPRIR A (Resolução 3559 de 28 de novembro de 2000, da Lei Delegada nº 43 de 07 de junho de 2000, que dispõe sobre a concessão de diárias aos integrantes da PMMG, em seu artigo 9º, parágrafo 1º, diz que as diárias serão pagas antecipadamente até o limite de 10.) A P1 DO 51º BPM DE JANAUBA FOI MENTIROSA AO INFORMAR QUE AS DIÁRIAS SERIAM PAGAS POSTERIORMENTE, TENDO EM VISTA QUE SOU MILITAR DESTACADO E PARTICIPEI DA DSP,PODENDO, PORTANTO, INFORMAR QUE OS MILITARES RECEBERAM APENAS PARCELA DE ALIMENTAÇÃO NUM TOTAL DE R$ 200,00 PARA PERMANECEREM NA CIDADE DE JAIBA POR CINCO DIAS CONSECUTIVOS, SEM DIREITO A HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO E TRANSPORTE DA FRAÇÃO SEDE PARA O DESTINO. SE A PMMG FOSSE UMA INSTITUIÇÃO SÉRIA COMO SE APRESENTA, INSTAURARIA UMA SINDICÂNCIA SOBRE O ASSUNTO PARA AVERIGUAR OS FATOS E PARA ONDE FORAM OS R$ 26.000,00 PAGOS PELA PREFEITURA DE JAIBA COMO TAXA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO EVENTO.
Obs: Quanto àquele que considera covarde quem não se identifica, entende-se que ele também seja um, já que não teve coragem de dar a cara a tapa também!