30 de julho de 2010

OFICIALATO DA PM: CEMITÉRIO DE BACHARÉIS FRUSTRADOS E MAL REMUNERADOS?

Como é cediço, por força do Art. 42 da Constituição da República, os integrantes das Polícias Militares, força auxiliar e reserva do Exército, são militares dos Estados, incumbindo-lhes , respectivamente a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública.
Assim, verifica-se que a atividade-fim das Polícias Militares está afeta ao exercício da Polícia Ostensiva e a preservação da ordem pública, sendo o exercício da polícia judiciária militar, apenas uma atividade secundária, no campo das diversas atribuições destes profissionais de segurança pública.
Nesta toada, é preciso considerar que o ingresso no Curso de Formação de Oficiais (CFO), resultava de um objetivo institucional de selecionar jovens que seriam preparados, através do ensino profissionalizante, não apenas para o exercício das atividades típicas da organização policial militar, mas principalmente, para o desenvolvimento de uma carreira na profissão.
Convém ressaltar que, com as vantagens que o CFO oferecia, as condições para selecionar pessoas mais capacitadas neste grau de escolaridade, eram bastante favoráveis.
Agora, com a exigência específica do bacharelado em direito para ingresso no Oficialato, o perfil da profissão, poderá sofrer uma mudança cultural significativa, uma vez que, não serão jovens que concluíram o segundo grau, que se submeterão ao CFO, mas bacharéis em direito, que já se encontram numa faixa etária superior a 24 anos.
Emergem, então, os seguintes questionamentos: Estes bacharéis em direito, irão se adaptar a cultura e aos valores militares, ou haverá uma tendência de rejeição, uma vez que a cultura adquirida no curso de direito, privilegia a dialética e o conflito, como características essenciais desta ciência?
Os Bacharéis em direito mais qualificados, irão concorrer ao Oficialato da Polícia Militar para depois de formados, exercerem atividades de polícia ostensiva, ou, serão atraídos para as profissões, que os possibilitem exercerem na sua essência atividades jurídicas, tais como: Magistratura, Ministério Público, Defensoria Pública e Delegados de Polícia?
O Oficialato da PM será uma profissão inicial dos bacharéis em direito, possibilitando-lhes estudar, para posteriormente, migrarem para o Ministério Público, Magistratura ou outros cargos que lhes possibilitem o exercício, na plenitude, de atividades - fins típicas de carreira jurídica, e , obtenção de salários melhores, ou, um cemitério de bacharéis frustrados e mal remunerados, que não lograram êxito nos concursos precitados?
Respeitadas as opiniões em contrário, este “projeto de carreira jurídica militar”, para a Polícia Militar, foi, na verdade, um tiro no pé, uma vez que, a par de não contemplar nenhuma previsão de equiparação de salarial com os defensores públicos ou qualquer outro cargo das intituladas carreiras jurídicas, serviu para desvirtuar por completo a carreira de Oficial da Polícia Militar.
No entanto, se o objetivo não declarado ou oculto, deste projeto visava fornecer combustível para aceleração da desmilitarização das Polícias Estaduais como parte de uma estratégia para viabilizar a Unificação das Polícias Estaduais, dificultarem o acesso de praças no CFO, ou, simplesmente, obstar melhoria no salário dos Delegados da Polícia Civil, ao nosso cuidar, os objetivos certamente serão alcançados, razão pela qual, seremos obrigados a render as devidas loas aos seus idealizadores.
Domingos Sávio de Mendonça
OAB/MG 111515
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

42 comentários:

Anônimo disse...

O que nos casua perplexidade é tal matéria ser de autoria de um Oficial da PM. Não quer dizer que tenha algum fundamento ou importância, pois quem conhece o autor e sua carreira constata que REALMENTE HAVIA FALHAS GRAVES no processo de Seleção dos antigos Oficiais da PM.
Que permitiam até que alguns passassem 30 anos de serviço sem nada de útil realizarem ou pior: não ficavam um semestre sem tomar uma cadeia por indisciplina ou excesso de boçalidade tomando como bíblia aos seu subordinados o RDPM, mas tomando tabmém ao pé da letra o "faça o que mando mas não faça o que eu faço". POIS É AGORA CRITICAM O AVANÇO E MELHORIA INTELECTUAL E VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO e o método devidamente estudado e avaliado por pessoas competentes e importantes. A PM não é subprofissão ou bico e quem disse que os melhores não são bons para Pm e somente para o Judiciário e Ministério Público é imbecil. Votos não podem valer tanto e a inteligência alheia não pode ser tão ignorante a ponto de não perceber o oportunismo do momento político e a puliticagem da matéria. Em 2010 PM vota em PM limpo.

Anônimo disse...

Lamentamos que o militar independentemente de posto, graduação ou qualificação sempre irão ganhar uma miséria.

Anônimo disse...

Quem é o autor?

ixi..

Agora olha quem ta publicando esse texto tb: SINDPOL.

Putz grila

Anônimo disse...

é um discalabrio vossa colocação, Vossa Senhoria não é policia para afirmar tal coisa, existe outra forma do praça ser oficial, falou do que não sabe e quem deu um tiro no pé foi vossa Senhoria. Há muitod Bachareis dentro da propria PMMG V, Senhoria sabiá? Isso é valor agregado a profissão, realmente tinha admiração por Vossa Senhoria, mas depois dessa . Um abraço. Deus toma conta de tamanha burrice.

Anônimo disse...

SENHOR DOMINGOS SAVIO DE MENDONÇA.. EI EI EI VAI TOMAR NO CU... TE PEGO EM UMA BLITZ SEU OTÁRIO VC VAI VER FDP, SEU CORNO, SUA MAE TA NA ZONA.. CHUPA FDP. GENTE COMO VC É VERME QUE SO FAZ PESO NA TERRA. VIVA A PM, E POR CAUSA DE GENTE COMO VC QUE ESTE PAIS TA COMO ESTA. FDP, CORNO

Anônimo disse...

PRO MENDONÇA PM SEMPRE FOI SUBEMPREGO. BOM É A ASCO BÃO. EEEEE MENDOÇA.

Anônimo disse...

1. Esqueceraqm de dizer que o autor da PM é um Oficial PM da reserva e pelo teor de seu texto, é um FRUSTRADO;

2. Este texto é mais politicagem. Causa-me estranheza o autor, com seu pensamento, querer que a PM fique presa em senzalas, nas mãos dos "senhores feudais", conduzidos a ferro e fogo;

3. Se pensarmos como o autor, o civil que tiver concluído o 3º grau não vai querer ser Soldado da PM. Será que ele tem acompanhado os concursos da PM? Por gentileza, informem a ele que grande maioria dos candidatos ao cargo de Soldado já são formados em cursos superiores, inclusive direito. Duvida? Então mande fazer um levantamento na Corporação para ver quantos Soldados, Cabos e Sargentos e inclusive Oficiais já detêm o curso de Direito. Já temos inclusive PM com doutorado. Esse "coronel" pensa que só ele é capaz de concluir um curso superior e fica aí jogando "m...." na corporação que o sustenta, pois se fosse depender do que ele ganha como advogado certamente estaria na "m....";

3. Agora, se o Oficial quizer ser Juiz, Delegado, Promotor de Justiça, que vá. São realmente profissões valorizada, respeitadas, bem remuneradas e todos nós temos que realmente buscar o melhor.

4. Agora vai uma pergunta ao Sr Coronel Domingos Mendonça: será que este pensamento passará depois da campanha política? Vou acompanhar!

Anônimo disse...

Ahhhhhhhhhhh de novo. Vai gostar de escrever. Tá com tempo demais.

Anônimo disse...

Mas que horror, este Senhor fica ai vomitando asneiras, esquecendo, ou até mesmo intencionalmente, que na PMMG existem muitos praças bachareis em direito e que esperavam por esta valorização no âmbito institucional. Agora, tachar os futuros Oficiais de frustrados, é de uma maudade sem precedentes, típico dos ADORADORES DO RDPM, DOS INIMIGOS DA PRAÇA, que só de pensar que há grande chance de muitas praças galgarem o oficialato, tenta denegrir a qualquer preço a imagem e auto estima das mesmas. PRAÇAS NÃO SE ILUDAM A DISPUTA VAI SER PESADA....NÃO SE ABATAM COM O DEMÉRITO OUTORGADO PELO TAL CEL. MENDONÇA, VCS SACRIFICARAM E PAGARM O PREÇO PARA HOJE PODEREM CONCORRER NO NOVO MODELO DE PM. Este Sr. não passa de pau mandado, que tem demonstrado grande fobia em ver uma praça igualar ao mesmo em posição hierarquica, pois, como ser humano estão anos luz......

Anônimo disse...

Parabenizo o Sr. Cel. Mendonça pelo comentário, principalmente quando há o questionamento em relação aos futuros confltos. E acrescento mais: se o Alto Comando de 1978 tivesse implementado tal medida, a maioria do Alto Comando de hoje não estaria aí.
Não tenho vontade de votar em ninguém, pois nenhum presidente de associação fez-se contra tal medida ou foi procurar as vozes insatisfeitas nos quartéis.

Hamurabi disse...

Também parabenizo o Sr. Ten Cel Mendonça pelo texto. É lamentável que oficiais oportunistas, interesseiros e vaidosos postem para criticá-lo. Logo ele, que foi um dos principais, se não o principal responsável por inserir no oficialato uma visão critica e idealizadora, abrindo campo para o questionamento, pois até então ouviam tudo e só diziam "sim senhor". Infelismente, o comando deu um tiro no pé, achando que estava "abafando" e fazendo média c/ o oficialato, em razão do descrédito para com estes, chutou o balde. O futuro dirá. Os vaidosos se arrempederão. Aí já será tarde. A instituição PMMG tomou rumos que só o futuro dirá o seu destino.

Anônimo disse...

Passa Mendonça.. seu tempo já passou. Só sabe criticar mas quando teve chance saiu da Associação com o rabinho entre as pernas com medo do alto comando. Não passa de um aparício. O que está querendo ganhar? Está preparando a cama para as eleições para Vereador? Quem te conhece sabe que é um manipulador e quer com certeza alguma coisa. Uma hora aparece.

Anônimo disse...

Vai queimar caixão Mendonça. Quem te conhece sabe que antes de idealista você é fogueteiro e orgulhoso. Adora holofotes. Já foi candidato cinco vezes e levou cinco pancadas. Não te levam a sério por que maior que sua moral é sua vaidade.

Anônimo disse...

Brilhante !!! Tenente-Coronel Mendonça fez uma brilhante carreira na PM. Fez uma brilhante atuação como Presidente de Associação. Era um brilhante comandante desde o CFO. Agora é um brilhante advogado que quer ser sempre brilhante. Brilhante assessor da ASCOBOM. NÃO PODERIA SER MENOS: BRILHANTE TEXTO.

Anônimo disse...

Parabéns Cel Mendonça, vc é o cara, escreveu, e escreveu bem, sei que uns não gostam que vc escreve,e são na mairia oficiais, mas se esquecendo que vc é um deles, e foi um brilhante oficial, eles não gostam de apanhar, mas continue batendo neles, até eles aprenderem, que oficial não é ninguem, só dos portões dos quartéis pra dentro, fora deles são mortais como todos.

Anônimo disse...

Brilhante Oficial. Tá vendo que vc não trabalhou com ele e sequer o conheceu na ativa.

Anônimo disse...

o julio,;;;; voçe bondao.esqueça dos nossos votos e falhia covardia nos estamoos tratados---------------niguem~~~~~~~~

Anônimo disse...

ai esto morto ,,,,,,ou mostro

Anônimo disse...

Conheci o Cel Mendonça dos tempos de BPFlo, trabalhei com ele por isso posso falar, agora vcs que só criticam pq ele não escreve oq vcs gostam, ele bate e com razão, nem todos oficiais são iguais, tem uns q ainda presta.

Anônimo disse...

Se jogar o Coronel mendonça em um vazo de banheiro (privada) e dar descarga, o mesmo não afunda. É uma rolha. Sempre foi assim. É um paraquedista de plantão. Quer entrar na pólítica às custa de alguns otários que o têm como líder. Líder de que? O que esse senhor fez na PM nos 30 anos em que serviu nela? Se alguém souber, pelo amor de Deus, postem pois eu já sou aposentado, conhecí essa escória e não sei de nada de concreto que ele fez. Já ouvir dizedr que criticar é fácil, agora FAZER.......

Anônimo disse...

Vamos votar no Tenente Coronel Mendonça para "veriador", que é aquele que agarra nas virilhas do prefeito. kkkkkkkkk

Anônimo disse...

Meu caro, não é Veriador que gruda nas virilhas do prefeito. É "VIRIADOR".

Anônimo disse...

Pra "viriador" CORONEL MENDONÇA. Nesse eu voto. Só pra ver ele grudado nas virilhas de alguém.kkkkkkk

Anônimo disse...

Não é só o Cel Mendonça que não fez nada pra PM não, ainda não vi um oficial de saco roxo fazendo algo pra PM, são todos uns aproveitadores que só sabem ver os seus lado, e criticar, mais nada, ainda bem que a sociedade não sabe diferenciar quem é quem ela quer saber é de segurança. Alguem sabe enumerar oque algum oficial fez em beneficios de todos na PM?.

Anônimo disse...

Esse tomou uma canetada daquelas e agora tá revoltadinho.

Anônimo disse...

Tá cheio de graduado no curso de Soldado da PM. No CFO não vai ser diferente. Tá na hora de entrar pessoas de bom senso na PM. Não que os jovens não tenham bom senso. Mas são pessoas moldaveis e com alto potencial para serem persuadidos. Já os bachareis, em tese, poderiam ser mais tupetudos com esse governo cara de pau.

Anônimo disse...

O que o Mendonça fez durante su carreira além de queimar caixões? E o que resolveu? Não sei por que quer tanto fazer média com praças. Será para fazer média com a Ascobom e garantir o bom emprego? Então é caso de quem paga mais. Sou praça e não voto nele.

Anônimo disse...

Não levei canetada não pq na vida civil não existe essas bobeiras de canetadas, cadeia falar mal dos outros como anonimo, me pai quem diga foi militar, tinha dó dele.È só estudar mais um pouco encontrar um bom emprego e ficar livre disso, meu pai sofreu por isso tomei ele como exemplo pq na vida militar cada superior se acha Deus, outros tem certeza.

Anônimo disse...

Então vai mandar curriculo vai! Não conseguiu passar no comcurso da PM para seguir o bom exemplo do pai e agora fica aqui no blog de PM dando pitaco errado e criticando algo que sequer faz parte. Pm de Minas tem brio, orgulho e satisfação em ser policial militar apesar de tudo, não é frustrado e revoltado com a vida. É PM de verdade. Se seu pai não foi um desses desviados, tem que ter é orgulho dele e não criticar a sua vida. Vai estudar vadio.

Agente Esclarecido disse...

SENHORES MILITARES VEM PRA CÁ, AQUI NÃO TEM ESSA BOBEIRA DE MILITARISMO. MILITARISMO É COISA ULTRAPASSADO.

Anônimo disse...

TRISTEZA... MUITA TRISTEZA DE BLOG... SÓ PUTREFAÇÃO ESCRITA... TENHA DEUS, PIEDADE DESSA GENTE PEQUENA... FARISEUS...

Anônimo disse...

"Não é só o Cel Mendonça que não fez nada pra PM não, ainda não vi um oficial de saco roxo fazendo algo pra PM, são todos uns aproveitadores que só sabem ver os seus lado, e criticar, mais nada, ainda bem que a sociedade não sabe diferenciar quem é quem ela quer saber é de segurança. Alguem sabe enumerar oque algum oficial fez em beneficios de todos na PM?."

Os oficiais deram aula no CTSP para que vc fosse Polícia de verdade, já que não sabia m... nenhuma e até hoje parece que não sabe nada.
Oficial gerencia, vc praça (se for mesmo) cumpre bonitinho ou toma uma suspensão para ficar em casa refletindo sobre seu papel.

Anônimo disse...

Arrotam arrotam que dão aulas, fazem isso aquilo, mas algo de concreto para q a PM saia do marasmo até agora nada, não é só oficial que dão aulas fazem acontecem , não estão fazendo mais que sua obrigação, e não continuo vendo oficial de saco roxo, são todos um grupinho de baba ovos, que só sabem desfilar iguais a pinguim no pátio dos quarteis pra que todos possam ver as suas estrelas. Vão trabaia sô...

Anônimo disse...

Chamar as pessoas de vadia sem as conhecer é muito fácil, se as provas da PM fossem tão dificies assim, não teriamos tantos policiais mal preparados, era pra ser a melhor PM do mundo. Pq pelo seu palavriado vc deve ter passado nas coxas, pq seus palavriados são chulos não digino de Pm de verdade, e não somos obrigados a ficar lendo asneiras, vc sim é mal preparado então vai estudar mais.Pq se sair da PM vai passar fome.

Anônimo disse...

Agente esclarecido realmente vcs devem ser mais iteligentes mesmo pois andam de carro importado ganhando o mesmo que nos

Ana disse...

Não conheço o autor mas não me interessa. Concordo com ele em tudo.
E muitos comentários dizem que muitos praças tem curso superior. Isso é verdade. E todos que eu conheço querem sair da polícia.
Concordo que com a exigência só vai dar bacharel frustrado. Ninguem entra no curso de direito querendo ser policia não.
Pelo menos nos proximos 5 anos, o nivel dos aprovados no CFO vai ser muito mais baixo do que nos ultimos anos.
Fico na torcida pra que os praças que são bachareis, sejam aprovados.
Agora, ja perguntei antes: como fica a situação dos que já são oficiais mas não tem curso de direito? Pq não vão poder pleitear o reconhecimento como carreira jurídica pq meia dúzia são formado em direito. E como fica a promoção deles? Mesmo sem curso de direito eles serão promovidos?
E o curso ainda será de 3 anos? Vc fica na faculdade 5 anos e depois ainda tem q fazer um curso de 3 anos????

Anônimo disse...

O Governador da Bahia, Jaques Wagner, que é candidato a reeeleição para o referido cargo, durante pronunciamento no Palácio de Ondina, disse que, os policiais militares, são semelhantes a burros de carroça, têm que trabalhar recebendo chicotadas, pois se assim não for, não comparecem ao local de trabalho,
"Burro de carroça, trabalha muito, e ganha quase nada, não tem direito de reclamar. Se um policial militar na Bahia, não ganha tão mal e não trabalha o suficiente, está reclamando de que e porque?. Perguntou o Governador da Bahia.E em MG como será q é.

Anônimo disse...

Leia ae pessoal. "Foi publicada hoje, dia 04AGO2010, no Diário do Legislativo a Emenda à Constituição nº 83, que reconhece como carreira jurídica a dos oficiais da Polícia Militar e exige o título de bacharel em Direito para o ingresso no quadro de oficiais da corporação. A emenda teve origem na Proposta de Emenda à Constituição 59/10, que tramitou na Assembleia no primeiro semestre. A solenidade de promulgação aconteceu na tarde de ontem (3), no Salão Nobre da Assembleia, e contou com a presença de todo o alto comando da PM, além de praças e oficiais da RMBH. Ahhhh que pena, porque não fizeram lobyyyyyyy contra antessssssssss. Agora num tem jeito mais. Engula.

Anônimo disse...

Parabéns ao coronel Mendonça...é isso ai; Seu raciocinio é lógico e muito apreciado por todos os militares que são sensatos...sensatês é oque interessa para valorização da corporação; se alguém da corporação quizer servir na carreira juridica, que vá lá e faça inscrição para delegados, promotores, juiz e outros...
Há ! só que deixou muito a desejar, deveria ter lançado sua candidatura como deputado federal ou estadual, nós da PM sensata, lhes garantiriamos os votos que precisaria...para vereador é muito pequeno para sua grandeza de conhecimento...um abraço ao amigo cel.Mendonça...

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o autor. Estou concluindo o curso de Direito e, na minha turma, coloquei o assunto em discussão um dia desses. Entre várias opções acerca do que cada formado irá fazer com o curso de Direito, vários disseram que iriam advogar, outros prestar concurso pra MP, Magistreatura, Delegado Civil e Federal, etc. Entretanto, mesmo cientes de que a carreira de Oficial da PM mineira agora é considerada "jurídica", NENHUM dos colegas disse querer entrar pra PM. Eu, particularmente, vou prestar pra Delegado Federal, que é um sonho de infância, mas sinceramente, depois de tanto sofrimento e empenho num curso de 5 anos numa UFMG, nem cogito usar farda. Com todo o respeito à PM mineira, que acho ótima entre todas as pms, essa é minha opinião.

SHALOM AGAPE disse...

As afirmações do Coronel e advogado Mendonça são passiveis de entendimento, ou seja, discordo que a carreira juridica tenha sido um retrocesso em sua plenitude, porém seria mais viavel apenas exigir curso superior para o oficialato, passando para carreira juridica, percebemos que estamos sendo preparados para uma transição na junção com a Policia Civil para criação futura de uma nova instituição unica com um só linguajar. O fato é que mudanças precisam ocorrer e desde que o Sgt Rodriguês se tornou parlamentar elas começaram vir. Só Deus sabe quantas perseguições ele sofreu para nos rerpresesentar e hoje sem rancor senta-se a mesa com todos os seguimentos da sociedade e discuti as mudanças e melhorias para tdos nós. DEVEMOS SEGUIR O EXEMPLO ÉTICO E PROFISSIONAL DO SGT RODRIGUÊS: NÃO NOS ENVOLVERMOS COM PESSOAS MAS COM IDÉIAS. PARABÉNS A TODOS OS ENVOLVIDOS NAS DISCUSSÕES É PRECISO MUDAR. O TEMPO PASSA. SGT SIDNEY.

SDPM_ PB Luciano disse...

Fico triste em ver tanta briga dentro de uma corporação. Os oficias querendo ser sempre semi-Deus, como era na ditadura, as praças que só agora estão vendo o seu valor dentro da corporação não sabe reivindicá-los, e fica essa briga de vaidades e poder, nunca seremos uma policia forte e valorizada com essas diferenças. Todos esquecem que o homem mas poderoso que já andou nesses terras também foi o mais humilde entre eles “ Jesus Cristo”, oficias e praças de todo Brasil sejam um pouco mas humilde e não pensem só no próprio umbigo.
Por quando formos, praças e oficiais um corpo só, não tem governo que nos humilhem, que nos desvalorizem.. pensem um pouco nisso.........