Culturalmente, os integrantes da chamada “classe média”, sempre resistiram em ingressarem nas fileiras da PMMG, para “serem soldados”.
Parte desta resistência, ao nosso cuidar, decorre de certo preconceito em relação ao trabalho policial, vez que ao soldado, a Corporação atribui funções de execução das atividades de Polícia Ostensiva, enquanto para os Oficiais reservam-se as funções de Comando.
Noutra vertente, o ingresso direto no Oficialato, permite que o civil, faça uma carreira, em sua grande parte, nas atividades burocráticas, sem uma maior exposição nas atividades operacionais. Isto também é considerado um atrativo.
No entanto, após a greve de 97, e diante da crescente demanda da sociedade por Segurança Pública, os Soldados passaram a perceber uma remuneração um pouco melhor, situação que passou a atrair para os Cursos Técnicos de Segurança Pública, civis possuidores de ensino de nível superior.
Surgiu então, a grande oportunidade para acabar com duas carreiras na Polícia Militar, através da vedação do ingresso de civis direto no Oficialato, e, implantação da exigência de nível superior na profissão, como uma forma de atingir a valorização da profissão, para todos.
Este processo poderia ser realizado através de um período de transição, conforme foi aprovado recentemente pela Assembléia Legislativa, em relação à exigência de nível superior de escolaridade para o CTSP.
Convém ressaltar que a carreira única não prejudica quem já está na PMMG, quer seja como Oficial ou praça.
No entanto, é certo que haveria a necessidade de uma reestruturação. A guisa de sugestão, inicialmente, propomos a extinção da graduação de Soldado de 2ª classe, pois ao nosso sentir, esta expressão parece-nos bastante pejorativa, e inadequada, para acolher um civil que consegue aprovação em um concurso para ingresso na Corporação.
Assim, o civil faria concurso para Soldado. Após um ano de curso e dois de estágio, com aproveitamento, seria considerado aprovado e estável na carreira, sendo então, promovido a graduação inicial da profissão, no caso, de Cabo PM.
Adquirida a estabilidade, e após a promoção, poderia concorrer a graduação de Sargento, e, posteriormente, ao Oficialato, através de sistemas de antiguidade e merecimento.
Nesta toada, ao chegar ao nível gerencial, o militar teria experiência mínima de três anos na execução do trabalho policial, e também nas funções de Sargento. Outra vantagem é que já estaria mais maduro, pois teria no mínimo, trinta anos, quando atingisse o Oficialato.
Ademais, seria sepultada definitivamente a segregação histórica entre Oficiais e praças, que atualmente já foi bastante mitigada, mas ainda não erradicada, de forma a criar condições efetivas para o fortalecimento da profissão como um todo.
Esta é a reforma que precisa ser empreitada. Chega de remendos. E, para conseguir atingir este objetivo, é preciso que os policiais da base comecem a exigir dos candidatos aos cargos executivos e legislativos, bem como dos dirigentes das entidades de classe um compromisso efetivo com a implantação da carreira única.
Se através da mobilização, já foi possível extinguir a pena privativa de liberdade, melhorar o padrão remuneratório, conquistar promoção para cabos e Soldados, por que continuar postergando a implantação da carreira única na profissão? Esta é a pergunta que não quer calar.
Domingos Sávio de Mendonça – OAB/MG 11515
22 comentários:
Cel mendonça? Meu povo, eu não entendo esses oficiais. Quando poderiam ter feito alguma coisa (na ativa) não fizeram nada. Agora quando não manda mais p... nenhuma, fica aí jogando b... no ventilador ...conversa fiada, se fazendo de amigo da tropa. Colocar o pijama coronel, descansa. O senhor já trabalhou muito...há..há..háaa. Deixa esse negócio de Política para o Júlio.. ele sabe.
É decepcionante ver uma instituição que é do Estado para servir a aquele que queira seguir a carreira militar, como se vê o oficial quer ser o dono, e como se não bastasse tira do soldado ao sargento o direito de poder chegar ao curso de oficial, outrossim, forçam as pressas uma medida rápida para adequação do baixarel para prestar o concurso de oficial, sem observar os tramites dos direitos já existentes para qualquer curso interno, onde fica mais uma vez prejudicado os praças. São inumeros erros e perguntas, mas quando fossem fazer o concurso de oficial, deveriam também ter o curso de administração, pois, o que se vê são chefes ao invés de líderes para comandar uma tropa, não vejo agora alternativa, para elaborar emendas, que viabilizam melhoras na carreira do soldado, tais, como uma solução no decorrer dos anos, o soldado passar pelas graduações e chegar ao cargo final de oficial. O civil que ingressa como soldado, tem a chance de chegar a primeiro tenente e o civil como o militar que prestarem o curso de sargento, poderem chegar a capitão. Temos que aprender nesta profissão que não somos diferentes no exercicio da função, apenas melhoramos o conhecimento para que de certa forma podemos melhorarmos os nossos salarios, basta alguns oficiais que se acham o DEUS maior, parar de pensar que é o dono da PMMG, se soubessem unir a tropa para um mesmo ideal, não haveria conflitos e desrespeito, pois, quando se fala de um praça em geral, lembre-se que fala de si proprio, pois, a farda é a mesma. Peço a DEUS, quer ilumine a cabeça do cabo julio, e que este peça susgestões, para que juntos possamos ainda ser feliz. Hoje os bandidos se unem para guerriar uma outra quadrilha para que no final eles dividem cada localidade, imagine se eles pensam nesse tumulto de unirem contra nós, que estrago não irá fazer se a tropa se vê totalmente desunida. Meu muito obrigado.
Esse é o Assessor da Ascobos... Quem trabalhou com ele na ativa seba o que fazia e como tratava os praças, agora é o defensor dos praça. TÁ. Primeiro quiz tirar os quinquênios e vantagens de quem tinha propondo aquela piada de SUBSÍDIO que não colou. Agora uqe carreira única que também não vai colar porque não tem amparo legal nem proposta. Acha que com um textinho barato e com interesse político que descobriu a roda. Ninguém tinha pensado nisso. PUTZ Política é f...
Nós praças levamos chumbo na asa. Cadê o Aécio e o cartinha?
QUEM TIROU OS QUINQUENIOS, OU MELHOR O CULPADO FOI O CARTINHA, QUE ESTAVA PRESENTE NA SESSÃO PORÉM NÃO VIU SER VOTADO.Agora o choquito é 10.
Pq. depois da onça morta todo mundo quer posar para a foto e dar pitaco??? nPq este tal Cel. Mendonça não teve tão brilhante idéia quando estava na ativa, agora, tomado por uma politicagem manipuladora fica ai volta e meia reinventando a roda, propagando comentários e observações que não agregam nada a nossa profissão, nossa carreira. Quem conheceu este Sr. na ativa, asabe muito bem do que ele é capaz e de como ele manipula a situação, com oportunismo, visando somente seu própio umbigo. Será que o cérebro dele so começou a funcionar depois que ele foi para a reserva??? O quê que uma pessoa não faz por um carguinho na Assembléia Legislativa de MG, heim. . . .
O CARA DE CHAPISCO OU CARA DE AREIA MIJADA MUDOU MUITO. PARABÉNS!
Vai queimar caixão Mendonça.
Quando se fala que o Cel Mendonça é o cara, é pq é mesmo. Esse oficial escreve bem e tem visão ao contrário de muitos por ai que se sentindo ofendido entra no blog pra detona-lo eita classe desunida. Como dizia um velho chefe indio, "oficial bom é oficial morto".
Gente:
Quando faltam argumentos para combater as idéias, os mediocres adotam a estratégia de agredir a pessoa que apresentou o tema para discussão.Ninguém é dono da verdade, que surgirá do debate democrático das idéias em análise.
Por quê voçês não aceitam o desafio de debaterem m o assunto proposto? São contra a carreira única, então apresentem seus argumentos para convencer que o modelo atual é o melhor, ou que existe outra alternativa melhor.
Como dizia um certo filosofo: Posso até não concordar com o seu pensamento, mas defenderei até a morte, a sua liberdade de apresentá-lo.
A ADEPOLC ENTRO COM UMA AÇÃO DIRETA DE INCOSNTITUCIONALIDADE CONTRA A CARREIRA JURÍDICA DOS MILITARES DE MINAS GERAIS. O NR DA ADI É 4448/2010 DE 17/08/2010. ESTA NO SITE DO STF- WWW.STF.GOV.BR
o cerebro deste cel Mendonça só começou a pensar quando ele foi pra reserva devido policiais militares, do soldado ao cel, serem impedidos de pensar pelos resquicios de uma ditadura que até hoje impera. cb julio agora e sempre, oportunistas; fora.
nossa que papin ruim, este cel nunca defendeu a instituiçoa, agora me vem com estas babozeiras.fora oportunista .
Dizem por aí que a farda modela o corpo e atrofia a mente. Quem sabe cel Mendonça se libertou do militarismo escravatório. Somos Mendonça, somos Júlio e somos Coelhão.
Claro que os oficiais vao brigar e jamais aceitar essa carrreira unica , sabe pq ? pq somente o militarismo aceita uma "pancada" de oficial "muxiba" que ficam lendo revista e lixando unha ( as oficialas ) enquanto os soldados , cabos e sargentos se matam de trabalhar, seja na rua , etc.
O oficialato só é ruim para quem esta na "parte de baixo" da PM , pois o militarismo impoe uma série de abusos e assedios morais que só o proprio praça sente na pele . Não só o oficial , mas tem muito sgt e cb que empurram serviço nos mais modernos se fazendo valer do maior instrumento de injustiça que ja vi MILITARISMO , onde o de cima pode tudo , o de baixo nada .
E aí do pracinha cometer os mesmos abusos ; é um esporro sensacional que o coitado leva , sabendo ditar ate os paragrafos e incisos dos artigos infrigidos que estao cansados de cometer.
Ta faltando vergonha na cara e autoridade moral para muito hipocrita na PMMG.
Quem vai reclamar de motorista levando pra todo lado por conta do estado ? quem vai reclamar de puxa saco ? de internet a disposição ? de telefone por conta? de um pracinha pra fazer os serviços ?
a PM é a melhor instituição do mundo pra muita gente , e a pior para outras .
O dia que criar a carreira única , muito oficial vai pedir aposentadoria na hora ...
eles vao ter que por a mao na massa , e nao só em pensar de ferrar com o praça .
vai acabar o grande trabalho de muita gente " andar pelo patio procurando um que nao fez a GRANDE continência "
aí nao , aí nao pode !!
O Ten Cel Mendonça está de parabéns por ter escrito essa matéria e também por ter escrito muitas outras verdades. Sabemos que esses aí que ficam fazendo críticas, na realidade, são oficiais com medo de pérder a mordomia e de partir pras ruas e enfrentar a bandidagem.
Parabéns Ten Cel Mendonça.
o Cel Menonça sempre coloca a OAB. Boa propaganda. Agora, se vc precisar dos serviços dele, pagamento adiantado tá....
Eu concordo com a Carreira Unica.
Observando os comentários dos companheiros a respeito ficam as seguintes perguntas:
1ª) Porque o então TC MENDONÇA não procurou correr atrás quando estava na ativa ou até mesmo "brigar" para que a CARREIRA ÚNICA na PMMG fosse discutida ou tentada ser implementada s só agora ele vem dizer isso?
obs: na época em que estava na ativa ele poderia ter brigado por isso. ??????????
2ª) Apesar de ter começado a ser discutido isso só agora, concordo com a CARREIRA UNICA, pois seria a unica maneira mais justa de todos concorerrem ao oficialato. Pois infelizmente o que vemos hoje são jovens de 18 anos, sem nenhuma maturidade, ingressando no oficialato lá na APM. Lá fazem uma lavagem cerebral neles para poderem " ferrar" os praças. A CARREIRA UNICA seria bem aceita na tropa, pois quando muitos estivessem lá em cima, pensariam melhor e já teriam experiência.
VAMOS REFLETIR E SAIR DO CASULO !!!!!
Do jeito que á elite gosta ! Tiraram o direito de postos de baixa patente chegarem ao topo ! Assim fica definitivamente afastado o risco de uma revolta, motim , de uma afronta ao estado ! Uma vez que quem vai estar no topo veio de lá ou tem raizes !
O FAX DO NIRSO....
UM GERENTE DE VENDAS RECEBEU O SEGUINTE FAX DE UM DOS SEUS NOVOS VENDEDORES:
''SEO GOMIS, O CRIENTE DE BELZONTE PIDIU MAIS CUATRUCENTA PESSA. FAZ FAVOR TOMÁ AS PROVIDENSSA. ABRASSO, NIRSO.''
APROXIMADAMENTE UMA HORA DEPOIS, RECEBEU OUTRO:
''SEO GOMIS, OS RELATÓRIO DI VENDA VAI XEGÁ ATRAZADO PROQUE TÔ FEXANO UMAS VENDA.TEMO QUE MANDA TREIS MIL PESSA. AMANHÃ TÔ XEGANO.ABRASSO, NIRSO.''
NO DIA SEGUINTE: ''SEO GOMIS, NUM XEGUEI PUCAUSA DE QUE VENDI MAIS DEIS MIL EM BERABA. TÔ INDO PRA BRAZILHA.ABRASSO, NIRSO.''
NO OUTRO: ''SEO GOMIS, BRAZILHA FEXÔ 20 MIL. VÔ PRA FROLINOPOLIS E DE LÁ PRA SUM PAULO NO VINHÃO DAS CETE HORA.ABRASSO, NIRSO.''
E ASSIM FOI O MÊS INTEIRO.
O GERENTE, MUITO PREOCUPADO COM A IMAGEM DA EMPRESA, LEVOU AO PRESIDENTE AS MENSAGENS QUE RECEBEU DO VENDEDOR.O PRESIDENTE ESCUTOU ATENTAMENTE O GERENTE E DISSE:''DEIXA COMIGO, QUE EU TOMAREI AS PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS.
''E TOMOU...REDIGIU DE PRÓPRIO PUNHO UM AVISO E O AFIXOU NO MURAL DA EMPRESA, JUNTAMENTE COM AS MENSAGENS DE FAX DO VENDEDOR:
"OS PHD DO ÇETOR DE MARQUETINGUE DA IMPREZA KI NUM MOSTRÁ CIRVIÇU TÃO DIMITIDO ÇUMÁRIAMENTI, INCRUSIVI O GOMIS. MOTIVU: DIPROMA DIMAIS, CUMPETENÇA DIMENUS! A PARTI DI OJE NOIS TUDO VAMU FAZÊ FEITO O NIRSO. SI PRIOCUPÁ MENOS EM ISCREVÊ SERTO, MOD VENDÊ MAIZ.
ACINADO, O PRIZIDENTI
Postar um comentário