3 de agosto de 2010

CAVEIRÕES NUNCA FORAM ÀS RUAS

Em vão. Seis meses depois da compra das duas viaturas por R$ 1,4 milhão, elas só foram usadas em treinamentos
PM comemora fato de não precisar dos veículos e diz que eles estão "conservados"


Os caveirões, como são conhecidas duas viaturas blindadas que pertencem à Polícia Militar de Minas Gerais, foram comprados por R$ 1,4 milhão. O objetivo era reforçar a tropa de elite da corporação no combate à criminalidade. No entanto, quase seis meses depois, eles ainda não foram usadas nas ruas. O motivo já era previsto por especialistas: não há demanda para o uso dos veículos no Estado.

As viaturas estão na sede do Batalhão de Polícia de Eventos (BPE) de Belo Horizonte, no bairro Gameleira, região Oeste da capital. Elas foram compradas para ficar à disposição do BPE e do Grupamento de Ações Táticas Especiais (Gate). Mas, até hoje, elas estão sendo utilizados apenas em treinamentos de policiais. Para especialistas em segurança pública, a situação é o resultado de um investimento equivocado das autoridades policiais já que o equipamento é de uso esporádico.
Raridade. Os veículos foram adquiridos pela Polícia Militar mineira em um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública. O problema é que as viaturas blindadas, feitas especialmente para os militares mineiros, foram compradas com o objetivo de serem usadas em situações que raramente acontecem no Estado: resgatar policiais e pessoas feridas em locais de difícil acesso ou durante conflitos envolvendo multidões, rebeliões, remoção de barricadas, desobstrução de vias públicas e situações de atentados e ataques terroristas.
"O cenário da violência no Estado não exige da polícia um equipamento de guerra como esse", afirmou o pesquisador do Centro de Estudo de Criminalidade e Segurança Pública da UFMG, Luis Felipe Zilli.
A opinião é compartilhada pelo coordenador do Centro de Pesquisas em Segurança Pública da PUC Minas, Luiz Flávio Sapori. Ele afirma que o uso dos caveirões é cada vez mais raro, até mesmo em locais onde ocorrem conflitos constantes e intensos. "Não consigo visualizar uma utilização para esses veículos em Minas. Acredito que essas viaturas se tornarão peças de museu", completou.
O outro lado. Na avaliação do comandante do Policiamento Especializado de Minas Gerais, coronel Sandro Teatini, a aquisição dos caveirões pela polícia mineira foi um reforço na segurança pública. "Ainda bem que não foi necessário o uso das viaturas blindadas. Mas a polícia está preparada para utilizá-las caso seja necessário", afirmou.
Ainda de acordo com Teatini, apesar de não terem sido utilizados em uma ação real de conflito, os blindados estão em excelente condição de conservação. "A tropa treina com eles para mantê-los em condições de emprego, conservados", concluiu.
Verba poderia qualificar elite
Os recursos utilizados na aquisição dos dois caveirões deveriam ter sido investidos na qualificação de pessoal e na qualidade dos equipamentos já utilizados pelo serviço de inteligência da polícia. Essa é a avaliação do pesquisador da UFMG Luis Felipe Zilli.
Ele afirma que, com um serviço de inteligência de qualidade, a polícia conseguiria trabalhar de maneira mais coordenada, rápida e, consequentemente, mais eficiente. "O investimento em inteligência é uma necessidade das polícias de todo o país", ressalta. Para Zilli, a compra dos caveirões vai na contramão do histórico das ações da PM mineira. "A polícia de Minas é reconhecida por um policiamento humanizado, preventivo e próximo do cidadão, e não de confronto ou de guerra", disse.
Também de acordo com Luiz Flávio Sapori, da PUC Minas, o dinheiro poderia ter sido investido em um treinamento mais qualificado das tropas de elites da Polícia Militar. Ele acredita ser difícil a necessidade da utilização do caveirão no Estado. "Essa compra foi uma avaliação equivocada. Infelizmente, esse é um prejuízo que não tem mais como recuperar", lamenta Sapori, que, assim como outros especialistas, já havia criticado a compra dos caveirões na época em que a polícia divulgou a aquisição. (RR)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

22 comentários:

Anônimo disse...

Graças a Deus nunca foram.
E ainda bem que temos uma máquina destas caso precise.
No Rio vivem criticando o caveirão do BOPE, agora começou aqui...

Anônimo disse...

Gastam um dinheirão desses apra quê? Esse governador Aécio Neves com este tal choque de gestão escondeu muita sujeira debaixo do tapete para ninguém saber que a verdade sobre o choque. Em vez de valorizar a questão humana na PMMG, ficam fazendo média comprando veículo desnecessariamente. "pelamordedeus" gente, não votem nesse anestesia. Vamos continuar sem amparo, só recebendo viatura pros outros ver.

Anônimo disse...

Prefiro ir na opinião do Coronel Teatini, que entende de polícia do que na do sapori

Anônimo disse...

puts,,4 caveirões
esse vão ir para o cemitério mesmo,ou
museu ou sei lá,,
é incrivel como o governo ANASTASIA faz
tudo o que a PM quer.acho q tem "RABO PRESO COM PMS".
HAUSHAUSHASU

Anônimo disse...

Amigo, caso você seja policial, acredito que entende muito bem de polícia, não basta ser Coronel para entender de Polícia, policiamento se faz no contato direito com o cidadão, não dentro de viaturas, ou através de câmeras, é óbvio que equipamentos ajudam, mas equipamentos necessários ao desempenho policial, quando o Estado investir no serviço de inteligência, com certeza a Policia vai mudar e para melhor. Não se esqueça que a maioria dos Coronéis visam apenas o próprio umbigo, (eu disse a maioria). Reflita.

PRAÇA DE POLICIA disse...

"PREVENÇÃO" DIZ UM PROVÉRBIO "É MELHOR PREVINIR DO QUE REMEDIAR" " UM HOMEM PREVINIDO VALE POR DOIS" A PM SEMPRE TRABALHOU COM PREVENÇÃO. JÁ IMAGINOU NA HORA EM QUE FOSSE PRECISO TIVESSE QUE PEDIR UM CAVEIRÃO LÁ DO RIO DE JANEIRO EMPRESTADO! AINDA BEM QUE EU SOU IMPARCIAL E POSSO DAR UMA OPINIAO SEM TOMAR PARTIDO TEM MUITAS COISAS QUE É CLARO PURA PICUINHA! AI QUALQUER COISA É MOTIVO PARA TENTAR DAR UMA ALFINETADA!

Anônimo disse...

Se quer a paz, prepare-se para a guerra. Tem que esperar acontecer, morrer alguém, para então comprar o "caveirão".....sai fora o sanguessuga!!!

Anônimo disse...

fico so imaginando: Será que certas pessoas que postam aki sua mensagens ta so de sacanagem, brincando e tumultuando ou estao falando serio, nada ta bom, tudo ta errado. Não é possivel que uma pessoa detesta tanto assim seu emprego, pois isso nao é profissao pra ele, é apenas emprego. Este emprego pode ser deixado senhores, existe uma seção nas unidades que se chama P/1, passa la e faça uma visita, ainda da tempo de passrem menos raiva no "emprego"

Anônimo disse...

acho que deveriam esperar ele fazer falta pra depois comprar.
comprar antes pra que?

Anônimo disse...

É melhor ter e não usar do que precisar e não ter...
Ja superamos o pensamento mediocre de que não precisamos de equipamentos modernos....Temos que ser profissionais, trabalhamos essencialmente com prevenção,temos por obrigação de anteciparmos os fatos, deixar acontecer, precisar, pra depois correr atrás é amadorismo....
Também é sabido que como comprou e nunca usou (GRAÇAS A DEUS)tem quem critíca...se precisasse e não tivesse também teriam aqueles que iriam criticar - "Oh que absurdo, a PMMG do tamanho que é não tem se quer um caveirão, se tivesse não tinha morrido PMs, isso ou aquilo não teria acontecido...
Muita hipocrisia aliada à demagogia...

Anônimo disse...

Coloquem esses caveirões na rua para patrulhar a grande BH, e as favelas. Os caveirões foram comprados com o dinheiro do servente, do pedreiro, do fazendeiro, do gari e de todos os cidadãos mineiros. Quanto a Cel conforme disse uma um Sgt que tem Cel que não serve para ser soldado. Vamos eleger o Júlio e o Coelho para defendermos o nosso salário. Já ocupamos a 13ª posição. Lembrem-se que em 98 um soldado chegou a ganhar 8 salários mínimos. Hoje ganha apenas 3. Cuidado minha gente, vamos fechar com o Júlio e o Coelho, esses coronéis empresários nã têm compromisso com as praças. Pensem Nisso!!!!!

Anônimo disse...

Não entendi a colocação: Sapori assim como outros especialistas.
Que especialidade que este Sapori tem?????
Já fez algum curso na área policial ou de segurança pública?
O que ele entende além de ter sido adjunto de vários secretários que também não entendiam nada de segurança.
Agora vamos falar quem entende de segurança: estas viaturas blindadas foi um recurso jogado fora.
Este é o problema do Estado hoje: imprensa medrosa que não mostra a realidade do que ocorre em Minas.
Tem coisa muito, muito pior.

Anônimo disse...

1,4 milhões jogado fora.
Brincadeira.
E que tropa de elite é esta que ninguém vê nas ruas e em qualquer operação.
Tropa de elite é o BOPE e a ROTA que estão trombando com o crime a todo momento.
O resto acha que é.

Anônimo disse...

Tá é fraco pra caramba arrumar argumento pra polemizar. Acho que mais difícil do que dinheiro pra campanha de puliticagem aqui só fundamento e razão para argumentar alguma coisa. Aqui só sai merda. Criticar aquisição de equipamento de proteção policial e de combate a criminalidade só pode ser coisa de bandido.

Anônimo disse...

Esse caveirão é caro demais...

Com esse dinheiro dava pra comprar um monte de AMBULANCIA...ops

Anônimo disse...

Continuam as intrigas, as leviandades e vão por aí a fora.
Quem é este 'SAPO" ORI? (para mim é um mero apresentador de estatística (igualzinho à mídia mineira). Com relação à aquisição dos "caveirões" algumas perguntas que não se calam: Alguém faz algum seguro (contra incêndio, contra roubo, de vida, etc), com intenção única de usá-lo (ou é para se prevenir de uma fatalidade?). Alguém instala equipamentos de segurança (câmeras, cerca elétrica, etc) e fica reclamando que nunca foi roubado? Ainda bem que existem pessoas de bem neste blog quando postaram que "vamos esperar determinada situação acontecer para comprarmos ou pedirmos emprestado caveirão? Outro exemplo: se inventarem o mais moderno equipamento médico para cura de uma doença rara, alguém se habilita a contrair a doença dolosamente para testar o equipamento? Ou não vale a pena adquirí-lo? Pelo amor de DEUS!!!!! Só podem estar de sacanagem.

Anônimo disse...

Sinto que ainda não é a hora da PM.

Faltam líderes de verdade.

Não temos alguém idelaista, de visão maior, mais ampla e abrangente, visão de estado de futuro.

Estamos assistindo o discurso do ódio institucional e da destruição de nossos valores. Este é o candidato ideal: Quem xingar melhor a PM, nossos órgãos internos, o coronel, os oficiais, os sargentos, as Praças, esta ou aquela classe é o melhor! ganhou meu voto! Xingou bonito!... Não é por aí... Meras palavras... e tão vis... Tudo que temos aqui foi construído lá atrás. E ninguém se preocupa com isto, é só destruir...

Todos os nomes colocados no tabuleiro (e justiça seja feita, este blog tem sido importante difusor do pensamento do PM, principalmente das Praças) pela PM padecem de estratégias, currículo, capacidade de realização e solidez de personalidade. Digo TODOS. Sem exceção. Não temos líderes de verdade. Esta é a realidade. Ou temos e estão calados assistindo a este show de bobagens, resignados e decepcionados com tanto egoísmo e baixaria...

Desculpem-me a sinceridade... É a decepção com tudo que tenho visto, mas tenho de dizer antes de pegar uma úlcera...

Anônimo disse...

Acho que todas as postagens deveriam ser como a anterior (Anônimo de 4 de agosto de 2010 13:20). Falou tudo, de forma sensata e verdadeira. Devemos acabar com essas baixarias que vêm sendo postadas neste blog. Porque não começarmos a sugerir coisas sérias, de proveito, exequíveis, sem ofensas, sem rancor, sem querer jogar pessoas contra pessoas ou instituições. Não é possível que alguém ainda pense que uma luta solitária é mais vantajosa que uma em grupo.

Anônimo disse...

É só postar coisa que presta e não "fofoca", mentira, calúnia e baixaria como é de praxe, fazendo puliticagem baixa. Aí a gente passa a comentar no mesmo nível.

Dareserva disse...

concordo com alguns anonimos. Alguns coroneis nao estao nem aí pra segurança.ficam puxando saco de politicos para conseguirem uma boquinha quando forem para a reserva.

Anônimo disse...

"alguns coroneis não estão nem aí para a policia..."

Que tristeza novamente... Qual diretor da fiat não está comprometido até a medula óssea com a empresa? qual gerente de banco não se interessa pelo seu serviço... Pára com este tipo de bobagem amigo... O coronel e cabo vão passar como você (um inescrupuloso) e vão receber o salário no final do m/ês aposentados e sustendados pelos da ativa... Que babaquice idiota falar isso... Senta na cadeira dele, do coronel, vái lá, sinta a pressão de todos os lados, e um salário de 7 conto por mês. Um desembargador ganha 20 e tenho a certeza que um coronel não deixa de ter a mesma ou ainda mais responsabilidade....
Chega de burrice.

Dareserva disse...

Turma de babacas. Receberam esses brinquedinhos, que não terão nenhuma serventia na segurança pública mineira. Estão extasiados por tão pouco.
E se ganhasse um avião, como a PAPA CHARLE? ( aeronave esta que foi de suma importância para o transporte do ex-goleiro Bruno e comparsas ). Como é fácil enganar esses milicos. É o mesmo que dar um doce pra uma criança. E o salário, Oh!