Candidatos a cargos na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros terão que ter curso superior a partir de 2015. É o que determina a Lei Complementar 115/ 2010 sancionada ontem pelo governador Antonio Anastasia. "Estamos dando um passo em favor do aprimoramento da instituição", afirmou Anastasia.
Também ontem, representantes da polícia militar estiveram na Assembleia Legislativa para discutir, em audiência pública, um novo modelo de trabalho. Com o argumento de tentar reduzir a sobrecarga no trabalho da Polícia Civil e dar mais agilidade à apuração de crimes, a PM quer que o Estado adote o "ciclo completo de polícia", que transferiria aos militares parte da responsabilidade pelas investigações. A proposta da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais (Aspra) é que a corporação passe a atuar na apuração de crimes menos graves. Segundo representantes da entidade, a medida reduziria burocracia.
A medida, entretanto, não é bem vista entre os policiais civis. O vice-presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil de Minas Gerais (Sindpol-MG), Cláudio de Souza Pereira, é contra a proposta. "Se a PM quiser, de fato, nos ajudar, deveria fazer uma melhor prevenção, que é o papel dela. O número de crimes vem aumentando e isso é um atestado de incompetência da polícia preventiva", alfinetou.
O presidente da Comissão de Segurança Pública da ALMG, João Leite, explica que a decisão cabe ao governo. "Mas, antes, temos que pensar como seria isso na prática", acrescentou.
Para o especialista em Segurança Pública Robson Sávio, a proposta é "inócua". "As polícias brigam entre si por poder e, com isso, deixam de trabalhar de forma articulada. O que interessa para a sociedade é que o sistema de segurança pública funcione", afirmou.
FONTE: BLOG DA RENATA E O TEMPO ON LINE
3 comentários:
Quem é este especialista em segurança??????????
Robson Sávio?
Nunca ouvi falar.
Será que ele já comandou uma viatura durante as madrugadas?
Já foi CPU?
Já encaminhou um menor para o CIA e viu a vergonhosa fila que as vtrs enfrentam?
Já chegou em uma delegacia na hora do almoço e estava fechada?
E o vice-presidente do SINDPOL falar em incompetência da Polícia preventiva.
A incompetência é da polícia repressiva que não apura quase nada.
Quem trabalha nas ruas sabe que grande parte dos crimes é repetido pelas mesmas pessoas, até que a PM os prende, já que quem os recebe não apura quase nada, se limita a fazer um flagrante mal feito.
Grandes bostas essa PLC, daqui a cinco anos que vamos ter um salario digno no estado, se tiver vivo até lá...........
Vocês da PM não querem ganhar um bom salário? Então, têm que estudar. Têm que ter curso superior. Pelo menos, para saberem redigir um BO de forma mais inteligível. Nós aqui da PAPA CHARLE, deparamos com cada "preciosidade" no histórico. E olha que agora é tudo na base do RED's. Mas, ainda assim aparece cada besteira que só Jesus Cristo pra ter misericórdia.
Postar um comentário