16 de agosto de 2010

E AGORA COMANDANTE RENATO?

Passados os efeitos da propaganda que tentou disseminar entre os Policiais Militares, a idéia de que a implantação da carreira jurídica para os Oficiais do QOPM, representou uma valorização de toda a classe, benefícios para a sociedade, em face de uma Polícia mais qualificada, e , que, não houve qualquer prejuízos para os praças, a “ficha começou a cair” . Surgem, então, os seguintes questionamentos:



I – Cresce a desconfiança de que o Comando não possui qualquer estratégia para elevar a remuneração dos Oficiais. Assim, a carreira jurídica, seria uma mera “História de Pirro”, vez que o padrão remuneratório atual não seria atrativo para os Bacharéis de Direito, ingressarem e permanecerem na PM.
II – Por outro lado, os atuais Oficiais, sem valorização salarial, estão caindo na real, pois, na prática, a festejada carreira jurídica ainda, não mudou nada na vida cotidiana, e, tampouco existem perspectivas reais destas mudanças.
III – Noutra vertente, os Oficiais do CHO, que possuem o bacharelado em direito, indagam a razão de terem sido alijados da carreira jurídica, vez que também são Oficiais e possuem a graduação que será exigida para os civis que ingressarem na carreira jurídica.
IV- Cresce entre os Oficiais do CHO, a crença de que, na verdade, os “Oficiais carreira jurídica”, querem fugir das atividades do policiamento, que, em futuro breve, serão destinadas prioritariamente ao CHO, reservando-se para os “Carreira Jurídica” as atividades burocráticas, onde não existe trabalho noturno e em fim de semanas, além da inexistência dos riscos inerentes ao trabalho policial.
V- Os praças que possuem cursos superiores, diversos do direito, querem explicações coerentes, quanto ao impedimento de concorrerem ao Oficialato. Por sua vez, aqueles que possuem o segundo grau, contestam a propaganda institucional de que a carreira jurídica não prejudicou os praças, vez que retirou-lhes, sem qualquer transição, a possibilidade de continuar concorrendo ao Oficialato.
Por último, gostaria de acrescentar que a publicização destas opiniões não possuem o condão de criar cizânias, ou atingir pessoalmente ninguém.
Trata-se, apenas de uma tentativa de contribuir para que os arquitetos da carreira jurídica, encontrem as soluções adequadas para o aprimoramento do projeto que idealizaram, de sorte a minimizar os prejuízos para os policiais da base e garantir que estas medidas representem, de fato, valorização salarial para a classe.
Domingos Sávio de Mendonça
Assessor Jurídico da Ascobom
OAB/MG 111515

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

16 comentários:

Anônimo disse...

Por certo o motivo de tal publicação é somente eleitoreira e de promoção de discórdia da tropa que em nada ajuda nesse momento em que PM devem se unir para aprovar a PEC 300 e eleger o maior número de represantantes possível para o legislativo federal e estadual. Não fosse a origem altamente polêmica, pouco confiável e interesseira do representante, diga-se, QUE REPRESENTANTE sabe-se quem o conheceu na ativa, somando-se à ASCO...BÃO como dizem, teria até receio de alguma repercussão que prejudicasse nossa imagem. Questino se bacharéis em direito não desejarão ser Oficiais, porque desejam ser delegados, se ambos tem equiparação salarial e de carreira e não faltam candidatos. PM é pior que PC na visão do autor da matéria. E fim, porque sequer merece cometário.

Anônimo disse...

é Depultado cartinha vc tirou minha chance de ser oficial e saiba que com isso vc se queimou...fora vc e anastasia...

Anônimo disse...

O comandnte geral e o cartinha trouxeram um prejuízo enorme para a família militar, pois todos sabem que essa Lei só dificultou a vida das praças e até mesmo para o cidadão civil incluindo filhos de militares. O cartinha achou que apoiando esse projeto do Aécio traria benefícios a todos, o que de fato não trouxe. Essa Lei aprovada pela ALMG, foi de autoria do Aécio, pois é matéria de competência dele, e foi justamente com a intenção de prejudicar muita gente. Não poderia deixar de elogiar este blog, pois ele é democrático e esclarecedor,inclusive o cidadão civil que paga devidamente seus tributos, inclusive os militares tem voz aqui.

Soldado Corajoso disse...

Ô seu anônimo hipócrita. Vê se evolui, seu jurássico. Sua época ( dos dinossauros) ja passou há muitos e muitos anos. Evolui, seu estrume de urubu, que pra nada serve. Não está satisfeito? Procure outra profissão ou atividade, e seja feliz, seu frustrado. Só sabe reclamar e nada faz de útil.
Mostre um, só unzinho projeto de lei desse seu candidato FICHA SUJA, que nos beneficie. Não tem. Sabe por quê? Enquanto ele era dep federal, só se preocupou em compor a MÁFIA DAS AMBULÂNCIAS. Acorda, seu otário. KKKKKKKKKKK.
Saudações atleticanas. Viva o maior de Minas.

Anônimo disse...

CABO JULIO !!!!

ASCOBOM !!!!!


KKKKKK

Ano de eleição é sempre as mesmas porarias.

Quem escreve isso, ai sim, é quem nunca fez nada pela PM e agora fica de longe assistindo a banda...

Anônimo disse...

Aí Cel Mendonça, é assim que se faz. Ragaram o regulmaento há algum tempo, sujaram em 1997 a Praça da Liberdade de Sangue e naquele dia eu aprendi a respeitá-lo não como Oficial mas sim como homem que naquele dia disse"eu não me arma contra colega meu". E hoje na reserva, mais uma vez me rendo. O senhor é sábio e valeu ter trabalhado a seu lado. Um forte abraço. Tenente Marcela (fictício)

Anônimo disse...

E agora pedra pura..... Lembra da história dos três porquinhos e o lobo mau...
Lobo mau quando viu a casa de pedra diss: "eu não posso derrubar a casa".
Tadinho do Renato. Tá ferrado e se os Oficiais resolverem chamá-lo para uma conversa. Só Jesus.
Melhor teria sido ficar na sua né Renatinho.

Anônimo disse...

Avise para O Renato se quiser, chame o Júlio que ele sabe fazer.

Anônimo disse...

Parabéns Cel Mendonça, vc sabe oque escreve, a verdade as vezes dói. Vc é o CARA.

Anônimo disse...

Até partece que baicharel em Direito, que ainda nem na prova da OAB foi aprovado, pode menosprezar o salário pago na PM. Tem muitos baicharéis fazendo concurso é para Soldado, pois aí fora, um advogado que ganha R$ 2500 reais, é um privilegiado.
Pare de fazer propaganda enganosa seu mendonça fanfarrão e torturador.

Soldado Corajoso disse...

Ô retardado, não é "baicharel", não! É BACHAREL. Vê se aprende agora.
E o "IDADE DA PEDRA" tem o descaramento de postar duas vezes a palavra errada. Estude primeiro seu IGNORANTE e ANALFA. pra depois, você criticar. Rsrsrsrs.

Anônimo disse...

Este MENDONCA doido varrido dizem que o problema dele seria outro, onde sera que esqueceu o chapeu dele?????

Anônimo disse...

cabo julio, porque o sgt rodrigues tem apelido de cartinha?

Anônimo disse...

Ao senhor autor da postagem:

1. Onde está escrito na Lei que a exigência de curso de direito ou a carreira jurídica dos Oficiais haveria aumento salarial????

2. Se o senhor se acha muito competente, porque não usou a "competência" para que a PM evoluisse na sua época. Agora não precisamos do senhor pois nada tem a acrescentar. Os seus rancores, e críticas que agora fazem tem tudo para ser inveja.

3. Já que parecer que o senhor não tem nada de útil para fazer, deixe o nosso comandante Renato trabalhar.

4. Opsss, ia me esquecendo: se o senhor já fez alguma coisa de útil para a PM ou para a sociedade, enumere-as. Acho que niguém sabe de nenhumna ainda.

Anônimo disse...

De novo??? Pelo amor de Deus. Pára de escrever asneiras. Dor de cotovelo sua não cura nunca. Quando estava na PM era um ditador. Humilhava todos e agora quer dar uma de amigo da tropa e santinho. Essas suas escritas não mais valem de nada e não muda o que está pronto.

Anônimo disse...

acho que devemos esquecer as injustiças e pensar no amanha ,isso sempre aconteceu e sempre vai acontecer, enquanto não se criar uma comissão como as dos direitos humanos representadas por deputados e não por pliciais para receber essas denuncias e punir quem as comete,isso nunca ira mudar,pois são os oficiais que fazem a apuração, e ninguem fiscaliza os coroneis ,eles são e sempre serão os donos da policia,e estão sempre preocupados com os praças e esquecem que a segurança publica esta carente,ficando a merce de marginais.melhor enquanto cada ciclo ,fica brigando um com outro ,deixamos de ser uma unica instituição voltada para um unico objetivo que e levantar a segurança publica que a cada dia vem se tornando um sistema falido.