9 de fevereiro de 2011

CORREGEDORIA ATERRORIZA MILITARES QUE TRABALHAM NAS RUAS

O TERROR ESTÁ INSTALADO NA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS(PMMG).

A patrulha de correição da PMMG vem causando revolta na tropa com suas ações. 
Nas ocorrências, a patrulha da corregedoria não dá apoio operacional, mas aguarda o término da ocorrência para infernizar os militares,  que por sua vez, estão há várias horas no estresse do combate à criminalidade.
Em cada turno a patrulha de correição chega a fazer cerca de 50 comunicações. 

Picuinhas como: tamanho do coldre, capa do colete balístico com zíper, cobertura, acessórios do fardamento, bolsos, óculos escuros, postura, compostura, etc.

O mais absurdo foi que um soldado foi comunicado por usar um coldre, que segundo o oficial da corregedoria, estaria fora do padrão. Acontece que o mesmo tipo de coldre é usado no cinto de guarnição do comandante geral, comprado nos Estados Unidos.
Os militares reclamam que além de não serem apoiados nas ocorrências, estão sendo "aporrinhados" excessivamente. 
A coisa está tão absurda que a patrulha de correição entra nas unidades, interfere nas chamadas, adentram nas seções dos quartéis infernizando os militares em serviço, além de fazerem dezenas de comunicações, colocando em dúvida a competência dos oficiais da unidade.
Quando a Corregedoria comete tal absurdo coloca em "xeque" o poder de fiscalização da unidade e passam por cima da autoridade do comandante do Batalhão.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

21 comentários:

Anônimo disse...

ESSA PATRULHA DE CORREIÇÃO, DEVERIA ESTÁ LÁ NA HORA EM QUE O TEN PM FOI BRUTALMENTE ESPANCADO E ALGEMADO PELA PC, INFELISMENTE NÃO É ESSE MODELO DE FISCALIZAÇÃO QUE OS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA ESTÃO QUERENDO. TODOS OS DIAS TEM PMs, SENDO ESPANCADOS NO ESTADO DE MINAS GERAIS, APRINCIPIO SE O PM ESTIVER UTILIZANDO ALGUM FARDAMENTO FORA DO PADRÃO QUE ESTE SEJA ORIENTADO. O CMT GERAL TEM QUE ATUALIZAR O TIPO DE FARDAMENTO PARA A PMMG, E REPASSAR PARA ESSAS LOJAS VOLANTES QUE SAI VENDENDO EM TODAS UNIDADES DO ESTADO.

Anônimo disse...

Ja tentei comentar outros assuntos e fui barrado, mais saibam que isto eh falta de serviço da Corregedoria, porque nao fazem igual aqui, onde 700 homens da 3Cia Mesp, estao preparados e a disposiçao de caçar mosquitos da Dengue. Enquanto isto o Arroz com feijao (Segurança Publica) fica em segundo plano

Anônimo disse...

Cara não sei se eu patrulho procurando bandido ou a doblô da corregedoria. Tá complicado a coisa. Fico tentando imaginar o que se passa na cabeça dessas pessoas. Olha lá, acelera ae essa doblô, vamos pegar aquele sd com o coldre de nylon, pede apoio ae sgt, senão ele foge.... Não sei mais quem é o pm e quem é o bandido!! Triste.

Anônimo disse...

EHHH PESSOAL; ESTAMOS VIVENDO TEMPOS DIFICEIS, POIS O PESSOAL DA "CORREGEDORIA" SE ESQUECE QUE TAMBEM FORAM OPERACIONAIS E COMETERAM ERROS, NEM SEMPRE ANDARAM DENTRO DOS "PADROES" E HOJE ACHAM QUE SAO ACIMA DA LEI E DOS DIREITOS. MAS ISSO TEM QUE TER UM FIM, AFINAL ACHO QUE O PAPEL DELES SERIA "INVESTIGAR" POLICIAIS COM CONDUTAS DUVIDOSAS E NAO FICAREM "APORRINHANDO" QUEM ESTA NA LINHA DE FRENTE. AGORA COM RELAÇAO A FARDAMENTO, DIGA-SE DE PASSAGEM, A CITEROL VENDE O QUE QUER E QUANDO COMPRAMOS ELES VEM NOS REPRIMIR. ORA,SERIA SIMPLES FAZEREM UMA "LIMPA" NA CITEROL E SIMPLESMENTE PROIBIR DE VENDER PEÇAS FORA DO PADRAO, MAS COMO HA OUTROS INTERESSES POR TRAS.... FICAM AI COMETENDO " ARBITRARIEDADES". SERA QUE ELES SAO TAO PERFEITOS ASSIM??? TA NA HORA DE POR A BOCA NO TROMBONE!!!

Anônimo disse...

Fui comounicado juntamente com minha garnição por estarmos sem boina, detalhe, estavamos em local coberto. Agora sera que esse doblo entra em favela e faz incursão, prende traficante, assaltante, homicidas e armas de fogo. Não fazem isso por que não tem disposição ou talvez competência para missão, fiscalizar é facíl, quero ver se depararem com uma ocorrência de prioridade vão lembrar de boina, coldre fora do padrão e etc, agora se eles precisarem de cobertura, é amigo estão sozinhos, porque antes de ir na cobertura tenho que verificar se estou alinhado, com cobertura, coldre padrão e sem oculos escuros, depois de verificado isso podemos chegar. A população não quer saber se meu coldre é de nylon ou de couro, não querem saber se estou com boina ou não, querem que resolvemos a sua necessidade, quantas vezes nos paramos viatura para socorrer as pessoas, ja socorri varias pessoas em acidentes em todas elas não tive tempo ou preocupação em usar boina ou se estava em desacordo com alguma norma, estava preocupado com a vitima presa as ferragens ou a criança em parada cardiaca, em quebrar um vidro de um carro para ter acesso ao ferido, e eles também não querem saber so querem ser socorridos. Lembrem-se que estão desmotivando a tropa com essas coisas desnecessárias, pois a PMMG é a melhor policia do Brasil, e isso porque damos respostas as demandas, não queremos ver o publico interno sendo prejudicado com isso, pois ninguem quer trabalhar dessa forma, isso desmotiva e fez a prestação de serviço cair de qualidade prejudicando a todos, inclusive os parentes dos corregedores. Os desvios de conduta estão ai, infelizmente militares envolvidos com crimes de verdade, eles são investigados ou fazen vistas grossas? Não sei, enquanto isso vou usar minha boina e ficar padrão, porque se ficar o bandido pega, se correr a corregedoria te comunica! Bem, fazer o que, desabafo de quem combate a verdadeira criminalidade.

Anônimo disse...

Corregedoria é um mal necessário, o proplema é fiscalizar coldre estas bobeiras de PM, todos sabemos que existem desvio de condutas e quanto a estes desvios tem que ser implacaveis. agora picuinhas que nao concordamos. isso so cresce o desejo de uma unificação com a PC.
ass. Sgt Tibal

Anônimo disse...

FUI ABORDADO PELA PATRULHA DURANTE UM ASSALTO, ESTAVA PERTO DOS BANDIDOS E A ABORDAGEM A MINHA VIATURA FACILITOU A FUGA DELES, OU SEJA, BANDIDO SOLTO, MILITAR COMUNICADO E O PIOR É QUE A COMUNICÇÃO SO CHEGOU DOIS MESES DEPOIS, NEM ORIENTAÇÃO É PASSADA PELOS " CORREGEDORES ".

Anônimo disse...

Todos que ingressaram na PMMG sabem que normas existem para serem cumpridas. Sobre o fardamento é só seguir o RUIPM (Regulamento de Uniformes e Insígnias da PMMG) que nunca você será comunicado. Muito simples. Anda certinho e não cometa desvios de conduta que nunca você será admoestado. Quem reclama é porque é freguês sempre. Gosta de "levar ferro" mesmo.

Anônimo disse...

UMA PATRULHA DE CORREIÇÃO, GERALMENTE, É CRIADA PARA PUNIR POLICIAIS QUE NÃO HONARAM NOSSA FARDA COM COMPORTAMENTOS IMPROPRIOS. POREM A CORREGEDORIA VEM TRAZENDO DESCONTENTAMENTO E UM SENTIMENTO DE RAIVA DO COMANDO. PRA TODOS A CORREGEDORIA ESTA PROCURANDO VER SE OS COLETES, COLDRES E OUTROS APETRECHOS DE CERTAS LOJAS ESTÃO SENDO USADOS. ACREDITAMOS QUE NÃO PASSA DE UM JOGO DE INTERESSE FINANCEIRO. ALGUEM ESTA GANHANDO POR TRAZ DE TANTA TRUCULENCIA. NÃO SOMOS CONTRA A CORREGEDORIA, MAS CONTRA ESSA POLITICA DE FISCALIZAÇÃO. CORREGEDORIA É PRA FISCALIZAR POLICIAIS BANDIDO E NÃO POLICIAIS QUE USAM UM COLDRE DE NYLON OU COLETE COM ZIPER. OU SERA QUE NAO TEM COMPETENCIA PARA REALIZAR A ATIVIDADE FIM DA CORREGEDORIA. ENQUANTO CORREM ATRAS DE COLETES E COLDRES, OS POLICIAIS QUE MANCHA A CORPORAÇÃO FICAM IMPUNES E COM SEUS COLETES LISOS E COLDRES DE COURO E QUE TAMPE O CANO DA ARMA (CONFORME MEMORANDO QUE NINGUEM NUNCA VIU). COMO DISSE UM OFICIAL DO RIO DE JANEIRO: "FICA FACIL SER CONSIDERADA A MELHOR POLICIA QUANDO SE É APENAS COBRADO TER FARDAMENTO ESTETICAMENTE ALINHADO".

Agente Esclarecido disse...

É minha gente. A coisa está feia, é por isso que eu saí fora. Ninguém aguenta isso, é só barbaridades. Fuuuuuuuuuuuuui.

Anônimo disse...

Pior que eles ficam fiscalizando fardamento e vai saber para quem estão trabalhando né, será que é para a Citerol, deve ter muita gente ganhando nessa brincadeira. Outro dia a Corregedoria fez 50 comunicações aqui no 18BPM e no 39BPM e no outro dia o caminhão da Citeral estava estacionado dentro do quartel utilizando a energia elétrica do Batalhão e vendendo fardamento igual água.

Anônimo disse...

O interessante é que o Ofício Circular 11247.2.3/10, da CPM, especifica, in verbis, "atuar em apoio ao atendimento de ocorrências policiais", "acompanhar as ocorrências de destaque". Porém, o que se tem visto é tão somente uma fiscalização em torno de situações contornáveis, o que faz com que o militar sinta-se desestimulado a trabalhar, bem como não aparecer em ocorrências de destaque. Desvio de conduta diz respeito àquilo que fira os princípios éticos e profissionais, que dissonem com as normas profissionais e gerais, mas falta de cobertura ou coldre de outro tipo, situações contornáveis, são transgressões passíveis de correção e/ou admoestações necessárias, não um DESVIO DE CONDUTA. Partindo deste pensamento, um militar que esteja com o uniforme devidamente padronizado pode sair estorquindo, roubando ou formando quadrilha.

Anônimo disse...

o problema da policia e que a instituição não se atualiza, nem tem revólver mais e o colete compartimentado da PM tem espaço para Jet Loader, o colete liso te obriga a andar de cinto de guarnição que é um problema, não tem espaço para carregar nada, hoje todo mundo tem celular, carteira, luvas descartáveis, chave, quem trabalha a noite lanterna, algema, onde carrega tudo isso com colete liso, e se o militar armar de fusil e levar um carregador reserva vai colocar onde? carregador de pistola, tem espaço no colete liso e no cinto de guarnição?

Anônimo disse...

Estão usando uniforme fora do regulamento? Estão deixando de cumprir o prescrito na RCont? Se estão utilizando uniformes adquiridos por lojas credenciadas pela PMMG e estão sendo comunicados, apresentem as notas fiscais de compras e entrem na Justiça contra a loja? Não me venham com "xurumelas": sejam escravos do regulamento e jamais serão atingidos por quaisquer pessoas ou autoridades. Quem trabalha corretamente não teme nada e ninguém. Se você está usando, por exemplo, um colete fornecido pela Unidade e está fora do padrão, não se preocupe porque quem irá justificar será o Comando da Unidade. Outra coisa: não tente justificar o seu erro com o erro dos outros - assuma-os e as suas consequências.

Anônimo disse...

Cabo Júlio: você que é defensor dos fracos e oprimidos, verique a situação do loteamento Betim (Conjunto Tiradentes) no Bairro Parque das Cachoeiras. Está no mesmo pé desde 2000? Está um ótimo lugar para fazermos jornada militar!! Devemos ainda acreditarmos nos nossos pares? em Associações? em parlamentares? Isso também é uma vergonha!!!!

Anônimo disse...

Entendo que o fardamento deve ser fiscalizado sim.
Não somos civis.
Enquanto estamos vendo um determinado batalhão utilizando meia até o joelho (canelas pretas), sem cobertura e com o pé na parede ou sentado no capô da viatura, situação ridícula que deixa todos envergonhados, sentimos que algo deve ser feito sim.
Entretanto não podemos deixar de ficar preocupados quando vemos colegas vendo casas de show explorando prostituição sem fazer nada, bares explorando menores sem fazer nada, casas de jogo explorando caça níquel e não fazendo nada, PM fazendo proteção de bicheiro, entre outras coisas que deixam os verdadeiros PMs com vergonha.
Fiscalização já.
Em tudo.
Vamos ser exemplos.

*************** disse...

Caros colegas,
A fiscalização de militar sem boina, sem postura e compostura, com coletes fora do padrão previsto em nossos regulamentos, ou outras transgressões disciplinares, são de responsabilidade de todo militar que possui, no mínimo, uma divisa no braço. Assim, não justifica dizer que as Patrulhas de Correição estão aterrorizando os militares nos diversos locais por onde passam. Cumpram os regulamentos e não sejam escravos do homem.

*************** disse...

Eu penso que apartir do momento que a pessoa se dispos a faser parte de uma coorporação como a PMMG, sabiam des de o início quais são as normas internas, trabalhem de maneira CORRETA, e não será preciso ficar procurando o carro da corregedoria. È tão simples, mas se for muito dificíl para alguns de vocês é só sair da policia..

Anônimo disse...

Caros colegas, eis aqui a mesma Polícia de quando nos incorporamos; regras e mais regras a cumprir. sabíamos disso mas aceitamos, talvez mesmo pela necessidade de um emprego.

Quem não conhece algum caso de colega excluído por transgressões banais enquanto verdadeiros bandidos estão por aí bem alinhados e protegidos por gente grande e os demais se calam por temerem perseguições. Nos mesmos quartéis onde se comunica por falta de cobertura, peça de fardamento irregular... certamente há viatura quebrada sem recursos para consertá-las, sujas porque é ordem racionar a água do quartel e também não há dinheiro para pagar o lavador; quartel sem plantão porque não há efetivo; quartéis vulneráveis e em condições precárias porque não há verbas para reformas.

Quem nunca foi destacado não conhece o que realmente é a nossa PM em mais de 500 dos nossos municípios Mineiros, onde do Estado mal vem o pouco efetivo, uma viatura e o resto fica tudo a cargo de Prefeituras falidas, que muitas das vezes nem têm condições de cumprirem convênio com a PM e tudo vai sobrevivendo com doações de pessoas amigas.

Bom seria se a nossa corregedoria visse isto e também as escalas de serviço, se inteirassem do quanto que muitos de nossos colegas trabalham além do que deveriam pois na grande maiorias dos municípios Mineiros o efetivo não passa de sete militares, em muitos deles até menos de cinco. É, e mesmo assim o serviço tem que ser feito normalmente, mesmo não existindo Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Resgate, serviço de guincho, hospital... .

Mas vejamos bem, é mesmo muito mais fácil corrigir as transgressões dos militares de que tentar buscar resolver esses problemas; também dá um trabalhão mexer com bandidos, não é mesmo?

Bom seria se tudo fosse corretinho, do policial aos meios para o desempenho de seus atribuições. Mas acalmamo-nos um pouco, são 30 anos na gloriosa e a corregedoria, esta bem que deveria fazer muito mais, mas o que vem fazendo... tem respaldo legal.

Um abraço a todos.

Anônimo disse...

esse negocio de corregedoria ta por fora, pois alem de eles nao ajudarem em nada, vem encher o saco com picuinhas, sera que nao percebem que a galera da rua ja enfrenta varias situacoes de estresse!! e bandido, e ministerio publico, e calor e transito etc... quem ta na linha de frente precisa e de ajuda, prq ser policia num pais que a lei nao funciona e duro!! nao vemos o resultado, e tem policia morrendo!!!

Anônimo disse...

ESTAMOS NOS LIMITANDO A CRITICAR A CPM POR ESTA SIMPLES FISCALIZAÇÃO QUE ELA REALIZA? ESTAMOS NOS ESQUECENDO QUE,A CPM É ÓRGÃO CUJO O CMT POSSUI AUTORIDADE DE POLÍCIA JUDICIÁRIA MILITAR E NÃO INTERPRETA AS AÇÕES OPERACIONAIS COM BASE NA REALIDADE OU COM "OLHOS DE POLÍCIA". A CORREGEDORIA VEM SE TORNANDO UM ÓRGÃO QUE APRECIA NOSSAS AÇÕES COM UMA VISÃO GARANTISTA RADICAL UTOPICA. VEM SE CONSTITUINDO EM UM CÂNCER QUE, SE NÃO EXTRAÍDO OU CONTROLADO! MATARÁ NOSSA INSTITUIÇÃO.