Comandante da 5ª Regional de Polícia Militar (RPM), o coronel Laércio dos Reis Gomes disse ontem na Câmara que em uma análise preliminar não é viável instalar outro Batalhão no município. Segundo o oficial, é preciso tratar desta questão com profissionalismo, porque “nem tudo que reluz é ouro”, ou seja, trocando em miúdos, aponta que tem-se a ilusão de que uma outra unidade significará mais policiais nas ruas, o que não acontece.
Conforme revela, para manter uma estrutura dessa natureza, é preciso dispor de pessoal para o administrativo, enquanto que o mais adequado seria reforçar a estrutura do 4º BPM, que receberá mais 40 homens até julho e outras 30 novas viaturas. Laércio também descartou a possibilidade de Uberaba contar com uma aeronave nos próximos dez anos, pois a prestação deste serviço demanda grande investimento financeiro e pelo menos 15 profissionais especializados. Mas, se o comandante excluiu, pelo menos em um primeiro momento, a instalação de um novo Batalhão e a vinda de um helicóptero, garantiu que a cidade terá um Pelotão de Cavalaria, que vai pertencer à Companhia de Missões Especiais, em operação desde março deste ano.
Ele conta que o policiamento montando atua em locais com maior concentração de pessoas, o centro da cidade, por exemplo, onde a presença do animal e do cavalariano visa a impedir a ocorrência de delitos como furtos e roubos.
O comandante também informou que está sendo concluído o planejamento do esquema de segurança no município durante a ExpoZebu, mas que não conseguiu o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Gado Zebu (ABCZ) para implantar o videomonitoramento no Parque Fernando Costa, ao custo de 50 mil reais. A justificativa da entidade, segundo o oficial, foi a dificuldade financeira e orçamentária para sua execução.
Situação. Laércio, que falou por mais de duas horas e meia no plenário da Câmara, sendo alvo de vários questionamentos dos vereadores – e chegou a chamar de dossiê uma lista com 16 pontos apresentada por Tony Carlos (PMDB) – foi taxativo ao declarar que o trânsito de Uberaba é problemático.
Contudo, assegurou que as blitze que estão sendo feitas pela corporação não têm caráter arrecadatório, tanto que o Pelotão de Trânsito – recentemente reativado – vai atuar, inicialmente, voltado à educação e prevenção, principalmente nas áreas onde o número de acidentes é significativo. Questões como o uso de cinto de segurança, de cadeirinhas para crianças e do telefone celular ao volante, no entanto, serão verificadas com rigor, garante.
O oficial também revelou aos vereadores que a PM está elaborando um diagnóstico do trânsito na porta das instituições de ensino e que o Estado já está retomando o policiamento nesses locais, que é sua atribuição.
FONTE: JM ON LINE
3 comentários:
O COMANDANTE RPM ESTÁ CERTO, ABRA-SE BATALHÃO PARA ABRIR VAGAS PARA OFICIAIS. ASSIM FALTA POLICIA NAS RUAS.
tiro o chapéu para esse cel ,pois novo batalhão tem que ser aumentado o efetivo e não transferiir policiais.transferir sem aumentar o efetivo não aumenta a segurança e sim piora amesma.
Parabéns ao Cel Laércio.
Nos 4 últimos anos nunca se criou tantas unidades na PM, algumas que poderiam ter esperado mais, servindo para tirar PMs das ruas e dificultar a segurança da população.
Postar um comentário