Uma justa e merecida homenagem àqueles que por cem anos vêm prestando serviços indispensáveis à população de Minas Gerais. No último dia 16 de setembro, o centenário do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi pauta de uma Sessão Especial realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília.A proposta foi feita pelo deputado federal Eros Biondini (PTB/MG)
Em seu pronunciamento, o deputado enalteceu o trabalho dos bombeiros de Minas lembrando a vocação para servir daqueles que integram a corporação. ‘É grande a alegria em poder expressar ao Corpo de Bombeiros o nosso reconhecimento e admiração pelos cem anos dedicados a salvar vidas e a servir à sociedade, tantas vezes em circunstâncias tão difíceis, quando pessoas, famílias e comunidades inteiras se encontram em perigo ou em situações dramáticas, em razão de acidentes ou catástrofes naturais’, destacou o deputado.
O deputado Lincoln Portela (PR-MG) lembrou o grande respeito e confiança que os bombeiros mineiros conquistaram junto à opinião pública e a sua grande contribuição para o desenvolvimento do Estado. “São mensageiros do bem, defensores da paz ajudando a construir o futuro de prosperidade, justiça e convivência fraterna”. O deputado lembrou fatos importantes na história da corporação como a criação da Seção de Bombeiros Profissionais, em 1911, o ingresso das mulheres, em 1993, além do trabalho de assistência e promoção social executado pela corporação. “A nossa liderança saúda os Bombeiros pelos cem anos de uma bela e edificante história em favor da dignidade, do respeito e da paz que todos almejamos”.
O subcomandante-geral e chefe do Estado-Maior do CBMMG Coronel BM Ivan Gamaliel, representou o comandante-geral Coronel BM Sílvio Antônio de Oliveira Melo. Em suas palavras, o oficial lembrou ocorrências históricas protagonizadas pelos valentes “Soldados do Fogo” como o incêndio no Edifício Maleta, em 1961 que vitimou o Tenente Coronel João Batista de Assis, autor da Canção dos Bombeiros. O Coronel Gamaliel lembrou ainda o incêndio na casa de shows Canecão Mineiro em 2001 e o deslizamento de terra na Vila Barraginha, em 1992, ocorrências que marcaram a história e mostraram ao Estado e ao Brasil a operacionalidade dos bombeiros de Minas Gerais. “A partir da aquisição de autonomia própria, em 1999, o CBMMG passou a buscar a recomposição de seus recursos humanos, da frota e dos meios logísticos necessários para atender com qualidade e eficiência. Continuaremos a trabalhar com afinco, congregando esforços, pois sabemos que sempre podemos fazer algo a mais para que não falte a qualquer cidadão, o atendimento, seja na prevenção, no combate aos sinistros ou nos mais diversos tipos de atendimento”, disse.
O Coronel BM Gamaliel lembrou, com especial emoção, a participação de antigos companheiros que ajudaram a construir os cem anos. “Homenageamos, de forma especial, aqueles heróis que hoje não mais labutam com a força de seus corpos mas que certamente continuam a sentir em suas almas a força do chamado quando se apresenta o sinistro. Ao Bombeiro Militar inativo, nossa gratidão e admiração”.
A Sessão Especial foi presidida pelo deputado federal Mauro Benevides (PMDB/CE) e contou com a presença de integrantes do Corpo de Bombeiros do DF e de diversas autoridades parlamentares e militares como o Assessor de Assistência à Saúde do CBMMG Coronel BM Vinícius Silveira, o Capelão do Corpo de Bombeiros do DF, Flávio Rosa Athaídes e o Coronel Reformado da PMMG José do Espírito Santo. Em nota, o governador Antonio Anastasia cumprimentou a todo o efetivo agradecendo, em nome do povo mineiro, ressaltando o esforço empreendido e a dedicação empreendidos pela instituição.
Criado em 31 de agosto de 1911, o CBMMG está presente em 52 municípios, atendendo a todo o Estado por meio de seus dez Batalhões e unidades subordinadas. Possui um efetivo de 5,56 mil homens e mulheres responsáveis por mais de 290 mil atendimentos por ano.
Fonte.: Assessoria de Comunicação Organizacional
Fotos: Cabo BM Sena/Francislene dos Santos
0 comentários:
Postar um comentário