29 de novembro de 2011

DENÚNCIA DE VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS NA APM


Prezados Senhores,
Sou discente do Curso Técnico de Segurança Pública e gostaria de denunciar algumas situações que vem ocorrendo na Academia de Polícia Militar de Minas Gerais.
Em primeiro lugar permita-me não identificar por causa de represálias que poderei sofrer por tornar público as constantes infrações aos Direitos Humanos que nós discentes sofremos.
Sei que possuo o Direito Constitucional de Liberdade de Expressão, mas vou exercê-lo com reservas. Os senhores bem sabem o que acontece com quem fala o que lhe é de DIREITO em uma instituição militar.
Sempre tive o sonho de entrar nas fileiras da conceituada instituição que é a PMMG, mas quando entrei pude constatar que algumas pessoas que estão na execução do ensino não possuem o menor treinamento pedagógico e muito menos a menor educação com os discentes.
Em nosso treinamento é ensinado como deve ser o procedimento administrado a um cidadão em conflito com a lei, mas como poderemos transmitir um tratamento que nem e nós é dirigido?
Comunicações disciplinares dadas ao bel prazer do aplicador em situações não condizentes com a realidade, ou seja, não há enquadramento do fato com o tipo descrito na norma.  Situações de mera perseguição forçando o aluno - sujeito de deveres é claro, mas também de direitos – a pedir  a famosa “baixa” - desligamento definitivo do curso.
O Contraditório e a Ampla Defesa são assegurados pelo artigo 5º, inciso LV da nossa Carta Magna, mas nossos ilustres julgadores - é claro - estão acima dela, em um quase sacerdócio, um quase semiDeus inatingível.   
“Missão dada é missão cumprida!”, assim dizem alguns. Missão de respaldo legal, isto sim está sujeito a ser cumprido e não mera missão de arbitrariedades.
“Pede baixa! Pede baixa!” Esbravejam muitos outros.
“A instituição é assim mesmo. Não tá satisfeito pede baixa”, diriam ainda mais.
A instituição “não” é assim. Infelizmente são algumas pessoas que “estão” assim, estes de fato merecedores de serem “baixados” porque são apenas parte insignificante de um todo competente.  
Estes que se julgam quase patronos de uma instituição que pertence à sociedade é que deveriam ser efêmeros, simplesmente passageiros.  Porque em nada contribui.    
Vários alunos estão sofrendo assédio moral com base em quê? Qual o cunho pedagógico disto? Exercícios físicos realizados de forma intensa e extenuante para no fim ficarmos lesionados por toda a nossa vida.
Sei diferenciar a linha tênue do que é o rigor do treinamento militar para abuso de autoridade, para o que passa a ser a satisfação pessoal em fazer alguém passar por determinada situação vexatória.  
O que descrevo aqui é um sentimento que poderá ser constatado por qualquer aluno do curso, basta indagar que o sentimento é um só: Humilhação.
Aonde se encontram os princípios cultuados pela instituição a todo o momento demonstrado pelos principais veículos de comunicação?    
Ouso a perguntar pelos Princípios Constitucionais que estão acima de qualquer norma e mandamento humano, dentre eles destaco um só:
Princípio da DIGNIDADE HUMANA.
Em se tratando de princípio de valor moral inerente à pessoa, ou seja, a todo ser humano, não importa se é POLICIAL ou se é CIDÃDÃO INFRATOR, tal valor constitui o principio máximo do estado democrático de direito. DEVE ser respeitado.
Ainda tenho o maior orgulho de servir a sociedade em tão - ressalto - honrada instituição que é a PMMG, minha família e amigos bem sabem disso, e não vai ser por causa de alguns que este sentimento vai acabar.
Externo aqui minha indignação com a qualidade do ensino que a nós é oferecida.
A sociedade, bem informada de seus direitos nos dias de hoje, quer um policial preparado não só fisicamente, mais acima de tudo - intelectualmente. Ou seja, na atual conjuntura de Estado Democrático de Direito, mais banco de sala de aula, menos pátio marchando.
Em pleno século XXI, pós ditadura militar, isto não pode continuar.
É preciso a interferência de órgãos externos.
Obrigado

FONTE: BLOG DA RENATA
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

12 comentários:

marlon de freitas disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk .. Aluno com "direitos"... é o fim dos tempos... #PedePraSair!

(Isso tudo é um "jogo", querido. Leia nas entrelinhas...)

Anônimo disse...

A atividade policial militar é extremamente espinhosa, o militar deve ser sim superior ao tempo, à dor, aos direitos da CLT, etc. Deve ter grande espírito de sacrifício, coragem, honestidade etc. Durante o curso o aluno tem de ser realmente testado ao limite pois é a única forma de selecionar os militares que suportarão as dificuldades da profissão. Pede baixa e vai pra outra instituição, se não estiver aguentando a disciplina militar,

Anônimo disse...

O aluno tem toda razão. Sou policial formado há dez anos e o que vemos é a trasnferencia do que recebemos do militarismo à sociedade. Grande parte de nossa tropa não tem boa educação no trato com as pessoas, esta na hora de parar de tapar o sol com a peneira, para vermos como nossa prestação de serviço é ruim basta analisar quando precisamos do serviço de nossa própria instituição, precisei duas vezes e fiquei insastifeito com o atendimento. O militarismo na PM tem servido quase que unicamente para encher o ego de incapazes e preguiçosos, que com toda preguiça do mundo quando tem que fazer alguma coisa fica olhando em volta para ver se acha alguém mais moderno para fazer em seu lugar. Coisas deste militarismo ultrapassado que ainda domina nossa instituição. Acorda Estado!

Anônimo disse...

Pede para sair Nr 01. Deve ser um reco reco já querendo entrar e mandar nos mais antigos. KKKK

Anônimo disse...

não concordo com vc.
caso não aguenta o curso, vai ser cabeleireiro, pedreiro, vendedor...
A PMMG é para os forte e corajosos e não fracos como você.

Anônimo disse...

Sou totalmente a favor do comentário do aluno em questão,e esses fatos descritos não são uma exclusividade do CTSP. Fiz o CFS, como CB, pois tenho quase quinze anos de polícia e senti na pele todas essas arbitrariedades, não só eu, mas todos.O principal jargão usado na APM é "Você quer ser feliz ou ter razão", prova da maior falta de Direitos Humanos. Em cinco meses acadêmicos está previsto três molinetes e um ranca, isso companheiros é pra policiais, muitos com mais de dez anos de serviço, que conhecem bem o sistema, qual o cunho pedagógico? Também recebi várias reclamações, relacionadas a esse assunto, do pessoal do CEFS. Tenho minha vida profissional toda operacional, Tático Móvel, aí vem aqueles oficiais e a maioria dos SGTs, que nunca trabalharam na rua ficar me ralando e humilhando, a troco do quê? Nunca fizeram uma incursão, prenderam bandido ou pegaram o boi pelo chifre. E o pior que ficam lá como donos da situação, atrás de uma mesa, ganhando muito dinheiro dando aulas fracas e o pior é que falam como se soubessem tudo de polícia. Um dos primeiros requisitos para trabalhar na APM é ser ruim de jogo e caneteiro, claro há raríssimas exceções. Atenção com a formação dos policiais na APM.

Anônimo disse...

Primeiro: alguém acreditou que este texto foi redigido por um aluno do CTSP? Se foi ele entende mais de polícia do que eu que tenho 20 anos.

Segundo: Um texto belíssimo, do ponto de vista gramatical e da redação. Quisera eu que os policiais militares redigissem um BO com esta clareza toda e esta coerência de raciocínio.

É claro que este texto foi feito por alguém (O tal do Anônimo, assim como eu, neste comentário)para criar atritos políticos.

Se continuar com esta palhaçada, daqui há pouco os cursos na PMMG terão que ser on-line. E mesmo assim é perigoso o sujeito reclamar que o "site" está pressionando ele pra fazer as atividades em menor tempo possível.

Ahhh tenha paciência! Este ANÔNIMO não é aluno do CTSP nem aqui...nem na APM de lugar nenhum...Fanfarrão!

Anônimo disse...

pela maoiria dos comentários todos podem perceber a qualidade de nossos policiais ainda arcaicos com pensamentos oriundos do seculo I.
parabéns a vc autor do comentário principal, pena que pessoas inteligentes como vc, paresse que nunca terá valor em nossa intituição.

Anônimo disse...

este anônimo 1 dez 2011 14:56,só pode ser um daqueles instrutores que so tem autoridade dentro ds quarteis em casa é a mulher que manda,o que atrasa nossa instituiçao é pensamentos como o seu bitolado,burro tenta tirar um pouco esta viseira .SE TEMOS QUE RESPEITAR OS DIREITOS H..DOS BANDIDO DEVEMOS TAMBEM SER RESPEITADOS.FALO PORQUE JÀ TENHO OS MEUS 20 ANOS DE SERVIÇO OSTENSIVO CREIO O CONTRARIO AOS SEUS>>>

Anônimo disse...

Exageros dos instrutores têm que ser coibidos... mas meu amigo, você mesmo disse que é tênue a linha que divide o rigor do treinamento militar e os abusos que você cita.
Caro recruta, não espere moleza quando formar, você vai ralar e ralar muito nas ruas e no futuro compreenderá a necessidade do seu treinamento.
Na pressão do treinamento sabemos que, por mais duro que pareça, é um teatro, mas na rua a sua vida e de seus companheiros, estará em risco.
Você será a linha de frente do Estado, diante de todas as mazelas da sociedade e você tem que ser forte e aguentar a pressão.
A escola serve para isto... se não aguenta, terá sérios problemas na rua. Acho melhor você seguir o conselho de seus instrutores e. .. PEDE PARA SAIR.

Anônimo disse...

Caro anônimo de 3 de dezembro de 2011 11:21. E daí? Qual a sua opinião? E daí se na minha casa é a mulher que manda? Qual problema nisto? Já você, deve ser aquele alterado, que só dá problema, vive respondendo processos, é enrolado, vive de folgas com atestados médicos e deve encher o rab... na cachaça ainda de serviço e chegar em casa embriagado e espanca a mulher e os filhos.....

Anônimo disse...

A indignação existe desde quando a força regular do estado se transformou em PMMG, os mandos e desmandos sempre existiram e sempre vão existir enquanto a política da boa vizinhança existir, os direitos desumanos na PMMG vão continuar, principalmente para os mais fracos, SD, CB,SGT.... porém e infelismente os mais covardes trabalham junto com voce, e te arrebenta junto com superiores. TOME CUIDADO COM QUEM VOCE TRABALHA. estou na reserva GRAÇAS A DEUS e os meus piores inimigos estavam na farda,tentando me prejudicar com ¨BANDIDOS¨.bOA SORTE A TODOS QUE CONTINUAM NA GLORIOSA, E COLOQUEM DEUS NA FRENTE DE TUDO.