ARTIGO DO ABORDAGEM POLICIAL
Estudantes da USP fazem protesto A FAVOR da PM
Estudantes da USP fazem protesto A FAVOR da PM
Após a resistência de alguns alunos da USP à detenção de três alunos que estavam portando drogas nas dependências da Universidade, como se o campus fosse uma ilha onde é permitido descumprir a lei, a discussão sobre a presença da Polícia Militar do Estado de São Paulo retornou ao cenário das polêmicas. Mesmo que pareça óbvio, há quem ainda entenda que as polícias militares não são úteis no interior das universidades, como se vivêssemos em um tempo de repressão às liberdades de expressão dos acadêmicos e intelectuais, como já ocorreu a cerca de quatro décadas atrás.
Antes, nos parece que as “liberdades” defendidas por setores da USP são outras, indesejáveis em qualquer contexto social razoável. Prova disto é que houve queda significativa dos índices de criminalidade no campus desde que a PMESP realiza policiamento ostensivo por lá:
Importante frisar o peso do termo “setores”, já que outros estudantes da USP, que parecem estar mais preocupados com a segurança no campus do que utilizar a presença da polícia para fazer oposição à gestão da Universidade, realizaram um protesto em defesa da PM no campus. E quando se vê alguma comunidade defender e manifestar apoio às polícias – que realizam um trabalho disciplinador que não costuma agradar – é porque sua presença é indispensável e legítima.
0 comentários:
Postar um comentário