12 de janeiro de 2012

Reforço nos plantões de BH promete agilizar procedimentos em delegacias.

Em contrapartida, no interior do Estado, onde alguns militares têm que viajar para outra cidade para registrar um boletim de ocorrência, as ações só serão feitas depois de um concurso público. 
 
O novo modelo de plantões promete dar mais agilidade nos procedimentos das delegacias de Belo Horizonte, mas não prevê mudanças para o interior, onde militares têm que se deslocar com o preso para outras cidades para fazer um boletim de ocorrências. A Polícia Civil apresentou na manhã desta quinta-feira como será feito o reforço de 1,7 mil policiais, que serão remanejados para reforçar as delegacias a partir da próxima segunda-feira. A principal mudança será na Delegacia Regional de Polícia Civil Sul (DRPC-Sul), que vai voltar a atender em esquema de plantão.

Ao todo, 100 delegados, 300 escrivães e 1,3 mil investigadores vão reforçar os atendimentos. Hoje, quatro equipes com cerca de 10 policiais se revezam nos plantões. A equipe que cumpre o plantão em um dia folga três. Agora, uma equipe será desmanchada e os agentes serão remanejados para os outros grupos. Com isso, a folga, que era de três dias, passa a ser de dois, mas, cumprindo a carga horária regulamentar de 40 horas semanais.
Os policiais também não vão mais trabalhar 24h no fim de semana. O plantão agora será de 12h por policial.

Para agilizar o registro das ocorrências, segundo a Polícia Civil, os policiais que trabalhavam na área administrativa, e que foram remanejados, passaram por um treinamento. Segundo a corporação, as ações permitirão que os plantões sejam realizados com equipes completas e vai evitar o acúmulo de ocorrências nas unidades da capital.

Já no interior, o drama vai continuar. Alguns militares têm que seguir para outra cidade com o preso para registrar uma ocorrência, pois os plantões são regionalizados. Segundo a Polícia Civil, esses municípios terão de esperar a contratação de 400 policiais, que serão escolhidos em concurso público. Enquanto isso, a corporação promete fazer ações pontuais.

Polêmica
Em maio do ano passado, por causa de uma adequação no cumprimento da carga horária de 40 horas semanais dos policiais civis, algumas delegacias passaram a ser fechadas depois das 18h e nos fins de semana em todo o estado. A determinação gerou polêmica e foi revogada logo depois, após o anúncio de medidas administrativas para readequação da carga horária dos policiais.
Fonte: Portal UAI

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: