15 de março de 2012

Lafayette Andrada anuncia saída da Secretaria de Estado de Defesa Social

Secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada,
anunciou nesta quinta-feira (15) que deixou o cargo para
conduzir a liderança governista na Assembleia
Legislativa de Minas Gerais
 
O Secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, anunciou nesta quinta-feira (15) pelo Twitter que deixou a secretaria. O deputado estadual foi convidado pelo governador Antonio Anastasia para conduzir a liderança governista na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O último mês tem sido cheio de conflitos na pasta, depois do impasse na divulgação de dados sobre a criminilidade no Estado. Nos bastidores, a informação é que o governo do Estado já teria feito um convite para que o procurador Rômulo Ferraz assuma o cargo. Entretanto, o governador Antonio Anastasia ainda não teria recebido uma resposta. A reportagem de OTempoOnline entrou em contato com Lafayette Andrada, mas quem atendeu o celular dele foi o subsecretário de Inovação e Logística do Sistema de Defesa Social (SULOG), Samir Carvalho Moysés. Ele informou que o ex-secretário estava em uma reunião com a equipe da pasta e que qualquer informação deveria ser solicitada com a assessoria de imprensa.
A falta de transparência na apresentação de dados relativos à criminilidade em Minas Gerais foi uma das marcas do período de atuação de Andrada na pasta. A reportagem de OTEMPO mostrou a cópia do memorando 5008.2/2012, assinado pela cúpula da Polícia Militar, que proibia os comandantes de batalhões de repassarem índices de criminalidade à imprensa. Além disso, surgiram suspeitas de que boletins de ocorrência estariam sendo ‘maquiados’ pela polícia. Após 13 meses de silêncio sobre os índices, no fim de fevereiro, os números apresentados mostraram que a taxa de crimes violentos em Minas Gerais aumentou 10,8% em 2011, em comparação com o ano anterior.
No último dia 6, o deputado estadual Durval Ângelo (PT) aprovou um requerimento na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, solicitando o afastamento do secretário do cargo. Outra polêmica envolvendo a Seds e denunciada por OTEMPO foi uma discrepância no balanço divulgado pela Delegacia de Homicídios de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, em relação aos dados apresentado pelo governo de Minas. De acordo com a delegacia especializada, em 2011, foram registradas 235 mortes, com 230 inquéritos instaurados. Porém, na estatística divulgada pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), no dia 1º de março foram "esquecidos" 37 casos, ou 15,74% do total , já que a Seds contabilizou 198 homicídios.
Em seu post no micro-blog ele disse estar entusiasmado com o novo desafio. Andrada estava no cargo desde janeiro de 2011, quando recebeu a responsabilidade de conduzir a pasta da Defesa Social. Na ocasião, o secretário Moacyr Lobato de Campos Filho fez a transmissão do cargo e assumiu a Controladoria Geral do Estado.
FONTE: O TEMPO
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma vez o nobre cabo Julio saiu na frente. Foi preciso que ele fosse à TV Bandeirantes e de lá apresentasse a Senhora Segurança Pública para o Exmo. Sr. Deputado Estadual Lafayete de Andrada, mostrando a todo o povo mineiro a farsa da junção das Polícias Militar e Civil que o governo tentava deixar transparecer usando a derrama de dinheiro público na mídia. A partir daí, muita sujeira foi encontrada debaixo do tapete vermelho que adornava os salões nobres da SEDS. Veio à tona a farsa da maquiagem feita nos números da violência no Estado de Minas Gerais, que passava a falsa imagem de que em Minas a Segurança Pública estava às mil maravilhas, quando é o contrário, e tudo tendo como pano de fundo propósitos eleitoreiros, um verdadeiro descalabro... E quando lhe fora apresentada a Senhora Segurança Pública, o nobre Deputado ficou estarrecido com a hedionda senhora e, de imediato, tirou seu time de campo. Portanto, se não tens competência, não se habilite...