Policiais Civis que atuam na Divisão de Operações de
Telecomunicações da Polícia Civil – CEPOLC – unidade do Centro Integrado de
Atendimento e Despacho (CIAD) estão sofrendo com nova escala imposta pelo novo
chefe de Polícia Civil da unidade.
Desde o dia 25 de maio, a unidade, que contava com seis equipes,
passou a contar com apenas cinco, sob a alegação de suprir a falta de efetivo.
Segundo denúncia, a mudança é uma determinação da chefia da CEPOLC.
Descontentamento
O descontentamento e o estresse tomaram conta dos servidores. Segundo relato, a escala foi imposta e não houve uma reunião, nem uma
consulta para ouvir as necessidades de cada um.
De acordo com o quadro de escala, os oito delegados integrantes da
unidade estão escalados para trabalharem dois dias e com quase uma semana de
folga, enquanto que a carga horária dos demais servidores, distribuídos em
cinco equipes, aumentou. “A nova determinação do chefe da CEPOLC não trará
nenhum benefício para a instituição, apenas prejuízo aos agentes de polícia. Desfizeram
uma equipe e distribuíram os componentes nas demais equipes sobrecarregando
nossa carga horária”, desabafa um servidor.
Como era
Há cerca de 10 anos, a Divisão de Operações de Telecomunicações da
Polícia Civil – CEPOLC – possuía sete equipes de plantão. Duas equipes se revezavam
nos dias da semana e as demais equipes se revezavam à noite e no final de
semana. Quando a unidade se integrou a CIAD ela precisou se adequar às demais
unidades composta pelo Centro Integrado de Comunicações Operacionais
(CICOp - PMMG) e pelo Centro de Operações de Bombeiros (COBOM
- CBMMG). Ou seja, todos com a mesma quantidade de equipes que promovia a interação
e o entrosamento nas atividades entre as corporações.
Com a nova medida, o CEPOLC está com uma equipe a menos,
sobrecarregando os policiais que exercem a mesmas funções que o efetivo da PM e
do BM, entre elas, atender telefones, gerar ocorrências e tomar providências,
operar rádios de telecomunicação com viaturas em serviço policial, apoiar e
contribuir para o serviço operacional de rua, fazer pesquisas no sistema e
passar para as delegacias e viaturas em tempo hábil.
CIAD
O CIAD é o espaço organizacional para o atendimento integrado de
emergências policiais e de bombeiros, com coordenação operacional integrada das
forças de defesa social (PMMG, PCMG e CBMMG ) no primeiro atendimento ao
cidadão por meio do 190, 193 e 197.
(assessoria CABO JÚLIO)
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