30 de maio de 2012

Nova Chefia da CEPOLC muda escala e piora rotina de policiais


Policiais Civis que atuam na Divisão de Operações de Telecomunicações da Polícia Civil – CEPOLC – unidade do Centro Integrado de Atendimento e Despacho (CIAD) estão sofrendo com nova escala imposta pelo novo chefe de Polícia Civil da unidade.
Desde o dia 25 de maio, a unidade, que contava com seis equipes, passou a contar com apenas cinco, sob a alegação de suprir a falta de efetivo. Segundo denúncia, a mudança é uma determinação da chefia da CEPOLC.
Descontentamento
O descontentamento e o estresse tomaram conta dos servidores. Segundo relato, a escala foi imposta e não houve uma reunião, nem uma consulta para ouvir as necessidades de cada um. 
De acordo com o quadro de escala, os oito delegados integrantes da unidade estão escalados para trabalharem dois dias e com quase uma semana de folga, enquanto que a carga horária dos demais servidores, distribuídos em cinco equipes, aumentou. “A nova determinação do chefe da CEPOLC não trará nenhum benefício para a instituição, apenas prejuízo aos agentes de polícia. Desfizeram uma equipe e distribuíram os componentes nas demais equipes sobrecarregando nossa carga horária”, desabafa um servidor.
Como era
Há cerca de 10 anos, a Divisão de Operações de Telecomunicações da Polícia Civil – CEPOLC – possuía sete equipes de plantão. Duas equipes se revezavam nos dias da semana e as demais equipes se revezavam à noite e no final de semana. Quando a unidade se integrou a CIAD ela precisou se adequar às demais unidades composta pelo Centro Integrado de Comunicações Operacionais (CICOp - PMMG) e pelo Centro de Operações de Bombeiros (COBOM - CBMMG). Ou seja, todos com a mesma quantidade de equipes que promovia a interação e o entrosamento nas atividades entre as corporações.
Com a nova medida, o CEPOLC está com uma equipe a menos, sobrecarregando os policiais que exercem a mesmas funções que o efetivo da PM e do BM, entre elas, atender telefones, gerar ocorrências e tomar providências, operar rádios de telecomunicação com viaturas em serviço policial, apoiar e contribuir para o serviço operacional de rua, fazer pesquisas no sistema e passar para as delegacias e viaturas em tempo hábil.
CIAD
O CIAD é o espaço organizacional para o atendimento integrado de emergências policiais e de bombeiros, com coordenação operacional integrada das forças de defesa social (PMMG, PCMG e CBMMG ) no primeiro atendimento ao cidadão por meio do 190, 193 e 197. 
(assessoria CABO JÚLIO)
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