2 de julho de 2012

DIA MUNICIPAL DO CORPO DE BOMBEIROS DE MINAS


Comemora-se hoje (02/07) o Dia Municipal do Corpo de Bombeiros. A Lei nº 10.460 é originária no projeto de lei 1.839/11 de autoria do Vereador CABO JÚLIO e de mais 21 vereadores. 
Os profissionais do Corpo de Bombeiros lidam dia a dia com o perigo e muitas  vezes arriscando a própria vida para salvar o cidadão. A lei foi criada com o objetivo de homenagear os bombeiros, reconhecendo a sua importância para o Município de Belo Horizonte.

História

A origem do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais, inclusive legislação específica, remonta aos tempos da construção da capital, conforme a "História Média de Belo Horizonte" do historiador Abílio Barreto, edição de 1936.
A Lei N° 557 de 31 de agosto de 1911, assinada pelo então Presidente Júlio Bueno Brandão, autorizou ao Executivo dispensar a quantia de vinte contos de réis para organizar a Seção de Bombeiros Profissionais, aproveitando o pessoal da Guarda-Civil.
O primeiro comandante da Cia de Bombeiros foi designado em 1913 sendo o Capitão Antônio Augusto de Oliveira Jardim que comandou no período de 30 de agosto de 1912 a 15 de maio de 1915 e ficou encarregado de organizar a companhia anexada ao 1° Batalhão da Força Pública do qual foi separada novamente em 1° de outubro de 1914, sendo anexada em 18 de maio de 1915 como Seção de Bombeiros à Primeira Companhia do Primeiro Batalhão da Força Pública. Ainda no ano de 1915, o Estado de Minas Gerais contratou um oficial de Bombeiros do Distrito Federal para instruir e orientar tecnicamente a Seção de Bombeiros. Este oficial foi o Alferes João de Azevedo Teixeira. 
O Corpo de Bombeiro Militar do Estado de Minas Gerais é hoje uma instituição amada e respeitada pelos mineiros. De acordo com a pesquisa divulgada pela Fundação Guimarães Rosa em 2010, o Corpo de Bombeiros Militar foi eficaz em 89,71% dos salvamentos e combates aos incêndios, o que contribui para a confiança e respeito de 90,6% da população belo-horizontina pesquisada. 
FONTE: CBMMG
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: