31 de janeiro de 2013

Três tipos de Comandantes que se devem evitar

http://abordagempolicial.com/wp-content/uploads/2013/01/tiposcomandante.jpg
O Colado 
Desde que ingressei na polícia ouvi a seguinte máxima: “comandar é correr riscos”. Na prática este chavão quer dizer que, em algum momento, aquele que se dispõe a liderar policiais deverá assumir posturas que podem lhe gerar ônus (desentendimentos políticos, desagrados a superiores etc), mas que garantirão o adequado encaminhamento da missão e a integridade de seus subordinados. 
Muitos comandantes, entretanto, não possuem este desprendimento. Geralmente apegam-se exacerbadamente, de modo quase cego, a detalhes legais que garantem a omissão frente a necessidades e possíveis ajustes. O medo da indisposição política geralmente é o grande motivo das amarras admitidas por este tipo de profissional, que ignora as possibilidades e flexibilidades legais disponíveis comprometendo o bem estar de sua tropa. Neste contexto o serviço “não anda”, as evoluções não acontecem, o desconforto é máximo. 
O Carrasco 
Uma coisa é cumprir a lei, outra, distinta, é influenciar condutas visando enquadrar um profissional em determinada norma punitiva, enxergar qualquer iniciativa como potencial descumprimento da legislação e, mesmo em casos explícitos de irregularidade cometida, adotar posturas que humilham e desmerecem os profissionais. Principalmente no contexto das polícias militares, onde a visão disciplinar das coisas costuma prevalecer, é comum que certos comandantes adotem este perfil. 
As consequências para o trabalho policial é a contraprodução, onde o clima de “caça às bruxas” tende a prevalecer, e cada passo dos policiais é calculado para não chamar a atenção disciplinar do superior. 
O desleixado 
Estar em função de liderança exige responsabilidade, cuidado, dedicação. Deixar que o encaminhamento da execução de uma missão “corra solta” é não se importar com possíveis dificuldades que os subordinados sofram, ou com contingências que podem ser cruciais para que o trabalho dê certo. Muitas vezes, comandantes desleixados fazem emergir lideranças que acumulam os espaços vazios irresponsavelmente – sem o controle e as prerrogativas que o comandante de direito possui. 
Chefes que seguem este modelo passam a contar com a sorte para que os objetivos sejam alcançados, e tem grande possibilidade de criar núcleos de privilégio e até boicote ao trabalho. 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

5 comentários:

Anônimo disse...

É cabo Julio tudo que está neste texto reflete a tropa de Tiradentes, estamos desmotivados com o CMT de PEL, que só quer punir os militares, fazendo escalas prejudicando uns e beneficiando os puxa saco, estamos completamente desmotivados para trabalhar, precisamos urgentemente de um líder para conduzir a tropa, porque de chefe já basta o atual CMT de Pel.

Unknown disse...

Já trabalhei com todos e tanto o Colado, Carrasco ou Desleixado são uma grande merda não ajudam e nem contribuem em nada para o bom desempenho de nossas funções O Colado quando a gente prende manda soltar, O Carrasco se a gente prende alguém de sua proteção voce esta fodido, o Desleixado é desleixado ate a corda o apertar pois quando aperta para o lado dele ai aparece o Colado e o Desleixado, deveriam ter em mente em serem LIDERES E NÃO COMANDANTES, sendo LÍDER SEMPRE SERA COMANDANTE e SENDO COMANDANTE NUNCA CHEGARA A LÍDER, POIS O LÍDER É O QUE MOSTRA O CAMINHO O COMANDANTE É QUE MANDA A DIFERENÇA É MUITO GRANDE ENTRE UM E OUTRO.

Anônimo disse...

Temos tanto a falar de Tiradentes, que os ouvidos do senhor ia queimar de tanta injustiça, mais por enquanto fica apenas o " estamos cansados!!!!"

Anônimo disse...

Aqui em Tiradentes a ADM chega as 08:45 para trabalhar, ainda vai tomar banho, entrando no serviço somente as 09 horas da manhã, enquanto isso o CMT de Pel fica na porta olhando se o PM da guarnição vai chegar 5 min atrasado para ele comunicar o militar, será o porque dessa desigualdade?

Anônimo disse...

olá cabo Julio gostaria de pedir ao senhor que colocasse uma matéria em seu blog com o Titulo " Militares de Tiradentes estão cansados com as injustiças praticadas pelo CMT DE Pel" desde já agradacemos a sua ajuda.