![]() |
Foto: João Miranda -- OTEMPO
|
Regimento Cavalaria Alferes Tiradentes (CERCAT) crianças, jovens e adultos utilizam os animais para a reabilitação e para uma oportunidade de inclusão social. Dóceis, os cavalos auxiliam no tratamento psicológico e locomotor dos participantes. “Aqui temos a oportunidade de aprender juntos. É emocionante acompanhar a evolução de cada um e o carinho que os pacientes têm pelos animais”, destaca o coordenador da equoterapia, sargento José Geraldo Nunes.
Reinaugurada em agosto do ano passado, a equoterapia é um tratamento gratuito oferecido para pacientes com deficiências mentais e motoras. A parceria é entre o CERCAT e a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig). “Saímos dos consultórios e proporcionamos aos pacientes um contato com a natureza. A descoberta gera um estímulo no tratamento”, explica a fisioterapeuta Juliana Starling.
Tímida, a pequena Ana Beatriz, se rende aos encantos e graciosidade da marcha dos cavalos. Com paralisia nas pernas, a menina tenta conquistar sua autonomia através da equoterapia. Uma equipe multidisciplinar composta de fisioterapeutas, psicólogas e terapeutas ocupacionais dinamizam as atividades com os pacientes através dos cavalos. “Integramos a terapia com o cavalo para assim o paciente poder ter a oportunidade de experiências e conquistas únicas”, disse a fisioterapeuta Viviane Maciel.
De acordo com dados do regimento, cerca de 250 “especiais”, forma carinhosa dos pacientes serem chamados pelos militares, recebe atendimento diário na unidade.
Fonte.: OTEMPO

0 comentários:
Postar um comentário