Comissão de Segurança Pública debate na terça (1º) ocorrências registradas no fim de agosto em centros de compra de BH.
A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se reunirá nesta terça-feira (1º/10/13), a partir das 9 horas, no Plenarinho I, para discutir o problema dos arrastões em shoppings, como os registrados no final de agosto, em Belo Horizonte. O encontro atende a requerimento do deputado Cabo Júlio (PMDB).
Foram registrados três arrastões, sempre em finais de semana do final de agosto, no Minas Shopping, na Região Nordeste, e no Estação BH, em Venda Nova. Segundo o apurado, na época, os encontros foram marcados pelas redes sociais, sob o pretexto de promover grandes confraternizações entre os jovens frequentadores desses locais.
Nas convocações, para não atrair a atenção das autoridades, a concentração foi descrita como um “passeio para que jovens possam conhecer, namorar, paquerar, ficar e outras coisas”. Contudo, o que se viu nos shoppings foi bem diferente. Além de acobertarem vários furtos, os “arrastões” levaram pânico aos centros de compra e obrigaram os lojistas a baixar suas portas mais cedo em dias de grande movimento.
Um quarto “arrastão” chegou a ser combinado para o Boulevard Shopping, na Região Leste de BH, o que levou a Polícia Militar e a direção do estabelecimento comercial a montar um esquema reforçado de segurança, e impediu novos problemas. Desde então, não se tem mais notícia de novas ocorrências. O objetivo dos deputados é debater o fenômeno e verificar as providências tomadas para que esses episódios não se repitam.
Convidados - Foram convidados o secretário de Estado da Segurança Pública, Rômulo de Carvalho Ferraz; o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Carlos André Mariani Bittencourt; o chefe da Polícia Civil mineira, Cylton Brandão da Matta; e o comandante do Policiamento da Capital (CPC)/1ª Região da Polícia Militar, coronel Cláudia Araújo Romualdo. Também devem estar presentes a juíza Valéria da Silva Rodrigues, titular da Vara de Atos Infracionais da Infância e da Juventude; os presidentes da OAB/MG e CDL/BH, Luís Cláudio da Silva Chaves e Bruno Falci, respectivamente.
Por fim, foram chamados para a audiência pública representantes de vários shoppings da capital mineira: Durleno Barbosa de Rezende, superintendente do BH Shopping; Lívia Klein Paolucci, superintendente do DiamondMall; Maria Lúcia Renault, superintendente do Pátio Savassi; Luciane Starling Santos Silva, superintendente do Shopping Cidade; Daniel Vianna Vieira, superintendente do Boulevard Shopping; Cícero Santana, gerente-geral do Minas Shopping; e, finalmente, Bruno Furtado Saliba, do Departamento de Marketing do Shopping Estação BH. (ALMG)
0 comentários:
Postar um comentário