Imagem ilustrativa |
A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), por meio da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), assumiu na manhã desta quarta-feira (12), a cadeia pública da cidade de Arcos, no Centro-Oeste de Minas. Com a medida, a unidade passa a condição de Presídio e a Suapi chega à marca de 143 estabelecimentos prisionais sob o seu comando.
Cinco policiais militares e um delegado da Polícia Civil foram liberados da função da guarda dos presos da cidade e voltarão, a partir de agora, a exercer suas funções constitucionais. A troca de comando da cadeia ocorreu com tranquilidade e os policiais foram substituídos por agentes penitenciários masculinos e femininos, especialmente treinados para assumir a função de guarda e escolta de presos.
A assunção ocorreu com a presença do superintendente de Segurança Prisional, Reginaldo Santos Soares, e com a colaboração de 25 agentes penitenciários do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) da unidade prisional de Formiga, além de servidores da Diretoria de Segurança Interna da Suapi.
Procedimento - Durante o procedimento de assunção da unidade houve limpeza das celas e corte de cabelos dos presos, que também receberam kits compostos de uniforme, cobertor, toalha, escova de dente e produtos para higiene pessoal.
A partir de agora só será permitida a entrada do visitante que providenciar seu cadastro na portaria do Presídio, mediante apresentação de documentos como atestado de antecedentes criminais, comprovante de residência e cópias do RG e CPF.
Para viabilizar as adequações, nos primeiros 30 dias após a assunção as visitas aos presos ficarão suspensas. A medida faz parte do Procedimento Operacional Padrão (POP), manual que disciplina os direitos e deveres dos detentos, funcionários e visitantes, que é adotado em todas as unidades prisionais administradas pela Suapi.
FONTE: AGENCIA MINAS
0 comentários:
Postar um comentário