23 de julho de 2014

ESPECIAL BOMBEIRO - O TRIÂNGULO DO FOGO

Especial Bombeiro - O triângulo do fogoHoje iniciamos no Abordagem Policial uma série de posts sobre a atividade de Bombeiro, visando principalmente dar instrumentos básicos para policiais e demais cidadãos que ignoram algumas informações que podem salvar vidas em momentos de crise. Casos de incêndio, por exemplo, costumam ter desdobramento variável, mais ou menos grave, de acordo com as medidas adotadas por quem primeiro tem contato com o evento. Muitas vezes o policial é essa pessoa.

Ainda falando sobre incêndios, um modelo fundamental para entender esse tipo de acidente é o chamado “triângulo do fogo”, que ilustra os elementos constituintes do fogo:

Triângulo do Fogo

Confira o detalhamento de cada um desses elementos, de acordo com a Defesa Civil do Rio de Janeiro:

Combustível

É toda a matéria susceptível à combustão, existente na natureza nos estados sólido, liquido e gasoso. De maneira geral, todas as matérias são combustíveis a uma determinada temperatura, porém, para efeito prático, foi arbitrada a temperatura de 1000ºC como um marco divisível entre os materiais considerados combustíveis (entram em combustão a temperaturas iguais ou inferiores a 1000ºC) e os incombustíveis (entram em combustão a temperaturas superiores a 1000ºC). 

Comburente

São todos os elementos químicos capazes de alimentar o processo de combustão, dentre os quais o oxigênio se destaca como o mais importante, por ser o comburente obtido de forma natural no ar atmosférico que respiramos, o qual é composto por 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de outros gases. Hoje em dia, já se conhecem outros elementos químicos que atuam como comburente, porém, só podem ser obtidos em laboratório. Para que haja uma combustão completa é necessário que a porcentagem de oxigênio esteja na faixa de 13% a 21%. Caso esta faixa esteja entre 4% e 13% a combustão será incompleta, ou ainda, não se processará, em porcentagens inferiores a 4%.

Calor

É a condição favorável que provoca a interação entre os dois reagentes, sendo este o elemento de maior importância no triângulo do fogo, uma vez que é responsável pelo início do processo de combustão, já que os dois outros reagentes, em condições naturais, encontram-se permanentemente associados. No próximo post do nosso Especial vamos falar sobre os métodos de extinção de incêndio, que estão diretamente relacionados com cada um desses elementos. Até lá!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: