24 de julho de 2014

POLICIAL MILITAR É ISSO MESMO QUE VOCÊ QUER SER?

A Polícia Militar de Minas Gerais em breve estará em processo seletivo para admissão de candidatos ao curso de formação de soldados (CFSd) para o quadro de praças (QPPM) e para o quadro de especialistas (QPE). O concurso anterior revelou o interesse de aproximadamente 200 mil pessoas em fazer parte da bicentenária instituição. A carreira de policial militar, no entanto, possui peculiaridades que a afastam completamente de qualquer comparação com outras carreiras pública. O risco de morte que deve ser enfrentado no cotidiano, o dever de enfrentar o perigo e as características do militarismo fazem desta profissão uma atividade bem diferente.

As ondas de protestos que vem ocorrendo no Brasil refletem diretamente na atividade policial. Dezenas de imagens circulam na imprensa e na internet com críticas contra a resposta da PM nas manifestações, tais críticas são mais latentes e plenamente sentidas na pele do policial que está na rua, na tentativa de garantir a ordem e a segurança dos manifestantes. O que está ocorrendo hoje serve de reflexão para aqueles que estão pretendendo pertencer à instituição. É isso mesmo que você quer para sua vida?

O que se percebe é que quando um erra, todos são taxados, e quando um sofre, todos também sofrem. A polícia é um corpo e quem nela pretende ingressar não pode pretender agir sempre por conta própria, contrário ao grupo. Característica do modelo militar no qual a PM funciona. O repeito a hierarquia é fundamental, o trabalha em equipe também. 

Alguns dizem que só louco procura essa profissão. Eu digo que não é uma profissão de loucos e sim de heróis. 

Sem dúvida, a carreira de policial militar não é para qualquer um, pois não é qualquer um que esta realmente disposto a abraçar tal carreira com todas os seus benefícios e cobranças. A profissão é de extremo risco. Como PM você não poderá fugir daquilo que todos fogem, pois o seu dever é enfrentar. Como PM você precisará aprender a controlar seus impulsos, sua ira e sua revolta. Como PM você, muitas vezes, se pegará acordado e vigilante, quando quase todos estão dormindo. Como policial você deve ser capaz de obedecer sem questionar e isso, é claro, não é da natureza de muita gente. Se você não é capaz, busque outra profissão. Como policial militar, você deverá ser capaz de enfrentar críticas e afrontas sem perder o controle e a razão. Mas como PM, você também sentirá orgulho de sua profissão, se sentirá gratificado ao ver o sorriso e a satisfação de quem você ajudou livrando da morte ou restituindo o patrimônio. Sentirás orgulho de sua profissão e seus filhos terão orgulho de você. 

Na sociedade em que vivemos hoje, o policial militar é uma figura de extrema importância mas que nem sempre é tratado com o repeito que merece. A ausência de reconhecimento do heroísmo, da honestidade e do risco enfrentado, muitas vezes, é manifesta pela própria sociedade por eles protegida. Apesar dos vários avanços oriundos da modernização das instituições policiais através de mecanismos como o policiamento comunitário, ainda há algum preconceito. Os novos policiais devem estar preparados para enfrentar esta questão com energia para que ,nos próximos anos, possam realizar uma completa mudança neste cenário através de serviços bem prestados, de forma humana e competente à sociedade Mineira. 
Muitos irmãos de farda, ingressaram na gloriosa mas não chegaram ao fim da jornada, sendo surpreendidos pela morte no meio do caminho. Quem sabe quais dos próximos soldados que serão formados na APM também serão ceifados em serviço? Espero que todos cheguem ao final. Más sabemos que o risco faz parte da profissão. Por fim. Espero que nas próximas etapas, de forma muito sábia, sejam selecionados apenas aqueles que estarão dispostos a lutar com amor pela profissão e com sede de garantir a paz. Mesmo que seja necessário o sacrifício da própria vida. 

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: