1 de outubro de 2015

VÍDEO: O QUE O DELEGADO FAZ NA DELEGACIA DE POLÍCIA?

"Se você tem uma carteira de identidade no bolso, você já passou pelo serviço de um delegado. Se você tem um veículo registrado, você já passou pelo serviço de um delegado. Se você precisou de um emprego e apresentou um atestado de bons antecedentes, você já precisou do serviço de um delegado. Portanto toda sociedade mineira, todo cidadão mineiro, já foi cliente em algum momento de um delegado de polícia", esclarece o Dr. Marco Antônio de Paula Assis, delegado há 25 anos.

Essa e outras curiosidades são em grande parte desconhecidas pela população. Para esclarecer os mineiros sobre a funções desse profissional, o Sindicato dos Delegados de Polícia de Minas Gerais (SindepoMinas), criou uma campanha no estado.

ma das principais funções da ação, que vai até 30 de novembro, é explicar a diferença de atuação das polícias Civil e Militar. Enquanto a Polícia Militar é responsável pelo policiamento ostensivo, prevenindo os crimes, a Polícia Civil, por meio dos delegados e investigadores, é responsável por apurar e esclarecer esses casos. O resultado da investigação é o inquérito, encaminhado ao Ministério Público que, por meio do documento, decide se oferece ou não a denúncia contra o suspeito à Justiça.

"Depois que a gente entra e começa a investigar os crimes, tem o lado também de você ver a desgraça, a maldade humana. Mas eu sou extremamente feliz porque eu sei que alguém tem que fazer esse trabalho, fazer justiça depois que os crimes são cometidos", diz o Dr. Enrique Rocha Solla, delegado há sete anos.

Para entrar na carreira, é preciso ter bacharelado em direito, passar em concurso público e ingressar no curso específico da Polícia Civil para formação.

FONTE: UAI

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

3 comentários:

Anônimo disse...

Realmente não entendo porque Cabo Julio coloca isso no seu blog, ele claramente não defende a PCMG, só tem olhos para a PM..... assume de uma vez sua posição deputado, será mais digno e honesto

Anônimo disse...

Se você tem uma carteira de identidade no bolso é porque já teve que se deslocar para outra cidade diferente da sua e ficar horas a fio na porta de uma delegacia desde a madrugada aguardando senha para o dia seguinte ser mal atendido.

Se você tem um veículo registrado é porque teve que pagar um absurdo ao despachante porque a delegacia não recebe seus documentos sem o carimbo do escritório conveniado.

Se você precisou de um um atestado de bons antecedentes é porque já teve que se humilhar para provar que não é bandido e ter toda a paciência do mundo para acessar o sistema que "está fora do ar".

Portanto toda sociedade mineira, todo cidadão mineiro, já precisou em algum momento do FAVOR de um delegado de polícia.

Anônimo disse...

Delegado não investiga absolutamente nada, quem faz toda a investigação são os Investigadores de Polícia Civil. Eles pegam os relatório de investigação policial, transcrevem ao modo dele e remete para o MP e nada mais. Atualmente estão ganhando muito bem e fazendo quase que nada, sem contar que tudo praticamente é feito pelo Escrivão de Policia Civil. Isso um dia vai acabar, pois fica evidente que na SSP ainda existe o sistema feudal, senhores, capitães do mato e escravos.