6 de novembro de 2015

BOMBEIROS RESGATAM CENTENAS DE ILHADOS APÓS ACIDENTE COM BARRAGENS

Rompimento da barragem de Fundão, em Bento Rodrigues, distrito de Mariana (Foto: Luis Eduardo Franco/TV Globo)Cerca de 500 pessoas foram retiradas do distrito de Bento Rodrigues.

Elas passaram por triagem para avaliar contaminação por resíduos.

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou, na manhã desta sexta-feira (6), que 500 pessoas que estavam ilhadas foram resgatadas em Bento Rodrigues, perto de Mariana, na Região Central de Minas Gerais, área atingida pelo rompimento de duas barragens. As que tiveram contato com a lama com rejeitos de mineração estão passando por um processo de descontaminação simples, que consiste na lavagem com água e sabão para remoção de resíduos de ferro.

Uma triagem está sendo feita por equipes de assistência médica, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Algumas estão sendo encaminhadas para hospitais da região, segundo os bombeiros. Ainda não há informações de quantos precisaram de cuidados médicos.

O acesso a estas pessoas foi conseguido após retroescavadeiras abrirem passagem em localidades tomadas pela lama. Três helicópteros também atuaram no resgate dos ilhados. Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, 20 viaturas da corporação ajudam nos trabalhos.

As barragens se romperam na tarde da quinta-feira (5) e há a confirmação de uma vítima: Claudio Fiuza, de 40 anos, funcionário da mineradora Samarco, segundo o Corpo de Bombeiros. A corporação confirmou que há também quatro feridos.

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, disse durante a manhã desta sexta-feira (6) que o diretor-presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, admitiu que 16 funcionários estão desaparecidos.

Nesta quinta-feira (5), logo após o acidente, o diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana (Metabase), Valério Vieira dos Santos, afirma que entre 15 e 16 pessoas teriam morrido e 45 estão desaparecidas.

Feridos

Quatro feridos foram identificados, duas crianças e dois adultos. As crianças têm 2 e 3 anos e são Kaique Monteiro, de 2, e Nicolas Webster, de 3 anos. Os adultos foram identificados como Priscila Monteiro, cuja idade não foi divulgada, e Wesley Isabel, de 23 anos. Eles seriam moradores da região de Bento Rodrigues.

Os feridos foram levados para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte, referência em atendimento de urgência. Mais de 200 pessoas da Guarda Municipal, dos bombeiros, das polícias Civil e Militar, da Defesa Civil e da mineradora trabalham nas buscas.

Empresa

O diretor-presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, em comunicado divulgado no perfil da empresa no Facebook por volta das 23h desta quinta, afirmou que o rompimento ocorreu em duas barragens – e não em uma, como informava nota divulgada pela mineradora no fim da tarde. (Veja a nota no fim da reportagem)

Segundo Vescovi, romperam-se as barragens de Fundão e Santarém, na unidade industrial de Germano, localizada entre os municípios de Mariana e Ouro Preto – a cerca de 100 km de Belo Horizonte.

O diretor-presidente da empresa diz que o rompimento foi identificado na tarde desta quinta e, imediatamente, foi acionado o plano de ação emergencial de barragens para priorizar o atendimento das pessoas que trabalham no local ou que vivem próximo às barragens. (veja no vídeo abaixo)

"Lamentamos profundamente e estamos muito consternados com o acontecido, mas estamos absolutamente mobilizados para conter os danos causados por esse acidente", finalizou.

Um vídeo mostra o desespero de moradores pouco depois do rompimento da barragem e a lama a avançando sobre o vilarejo. Assista abaixo:

Fiscalização
Segundo a Polícia Militar de Meio Ambiente, a mineradora foi fiscalizada há dois anos e nenhum problema foi encontrado na barragem.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) criou um comitê de crise para cuidar do acidente e uma equipe de emergência foi enviada para o local para avaliar a situação.

De acordo com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), órgão responsável pela fiscalização de barragens de rejeitos, a barragem de Fundão é considerada de baixo risco, e o rejeito de minério, inofensivo para a saúde.

Ministério Público

Representantes do Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais do Ministério Público Estadual de Minas Gerais estão em Bento Rodrigues e será instaurado um inquérito civil para apurar as causas do rompimento da barragem, afirmou o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Carlos Eduardo Ferreira Pinto.

Segundo o promotor, a partir desta sexta-feira, o MP pretende levantar e identificar as causas do acidente e propor uma ação contra os responsáveis. Ele afirmou que nenhuma barragem se rompe por acaso, mas ressaltou que é prematuro dizer qual é a causa.

NOTA DA SAMARCO DIVULGADA NA TARDE DESTA QUINTA:

A Samarco informa que houve um rompimento de sua barragem de rejeitos, denominada Fundão, localizada na unidade de Germano, nos municípios de Ouro Preto e Mariana (MG). A organização está mobilizando todos os esforços para priorizar o atendimento às pessoas e a mitigação de danos ao meio ambiente. As autoridades foram devidamente informadas e as equipes responsáveis já estão no local prestando assistência. Não é possível, neste momento, confirmar as causas e extensão do ocorrido, bem como a existência de vítimas. Por questão de segurança, a Samarco reitera a importância de que não haja deslocamentos de pessoas para o local do ocorrido, exceto as equipes envolvidas no atendimento de emergência.

FONTE: G1
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: