14 de dezembro de 2015

BOMBEIROS E TEATRO DE BONECOS PARTICIPAM DE FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Apresentação do Teatro de BonecosO 19º Fórum Regional de Educação Ambiental (ForEA) tem o objetivo de conscientizar a população sobre as questões ambientais locais e o Corpo de Bombeiros Militar de Juiz de Fora participou do fórum com oficinas de prevenção e combate a incêndio florestal e a apresentação do Teatro de Bonecos para mais de 650 crianças de escolas da cidade, nos dias 2 e 3/12.

O intuito do fórum é estimular o interesse pela realidade ambiental local e regional para que a população e governantes trabalhem em conjunto na articulação de estratégias e práticas educativas e ambientais que minimizem os impactos negativos da falta de preservação da natureza.

Dentro da programação do fórum, o Corpo de Bombeiros Militar realizou uma oficina com o tema "Prevenção e Combate a Incêndios em Vegetação", além de participar de palestras e reuniões. O evento também contou com a participação do Teatro de Bonecos “Turma do Foguinho” que bombeiros militares, utilizando-se da arte, desenvolvem um trabalho de prevenção com o público infantil. De maneira lúdica, com brincadeiras, músicas e muita interação, as crianças aprendem a prevenção contra incêndios em vegetação, preservação da natureza, cuidados no lar e muitas outras informações que contribuem para a segurança e a paz social.

Aproximadamente 650 crianças de escolas da cidade assistiram ao espetáculo “Não brinque com o Fogo”. O comandante do 3º Comando Operacional de Bombeiros, Coronel Edson Alves Franco afirmou que “não podemos deixar de trabalhar na educação das crianças com nossa cultura de prevenção. As queimadas impactam toda sociedade de forma direta e indireta, seja nos acidentes automobilísticos causados pela fumaça, nos danos à flora, na seca de nascentes ou na cadeia alimentar interrompida, entre outros tantos danos”.

O Teatro de Bonecos Turma do Foguinho foi criado em 2007 e já percorreu mais de 50 cidades de Minas Gerais, atendendo a um público de aproximadamente 104 mil crianças. Na abertura do evento, o Major Marcos Moreira Santiago, criador do mascote e da Turma do Foguinho, foi homenageado recebendo o Diploma e a Medalha de Mérito Ambiental da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA), pelos relevantes serviços prestados em prol da educação ambiental no Estado de Minas Gerais.

O fórum é uma iniciativa regional que conta com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Polícia Militar Ambiental, secretarias municipais e estaduais de educação e meio ambiente, além de órgãos federais e estaduais como o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas.
alt
Major Marcos Moreira Santiago, criador do mascote e da Turma do Foguinho, foi homenageado recebendo o Diploma e a Medalha de Mérito Ambiental da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA), pelos relevantes serviços prestados em prol da educação ambiental no Estado de Minas Gerais
alt
O Teatro de Bonecos realizou uma apresentação para mais de 650 alunos de escola de Juiz de Fora no Fórum Regional de Educação Ambiental
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: