19 de outubro de 2009

MORRE MAIS UM POLICIAL QUE ESTAVA NO HELICÓPTERO DERRUBADO POR TRAFICANTES NO RJ

RIO - O cabo Izo Gomes Patrício, um dos policiais que estavam no helicóptero que foi derrubado por traficantes do Morro dos Macacos no sábado , morreu na manhã desta segunda-feira no Hospital da Aeronáutica. Ele estava com 96% do corpo queimado. Com a morte de Izo, sobe para três o número de policiais mortos no acidente.
Na tarde de domingo, os policiais militares Ednei Canavarro e Marcos Stader foram sepultados, na tarde de domingo, no cemitério de Sulacap, na Zona Oeste do Rio.
Tia do policial militar Ednei Canavarro, Rosa Maria Barbosa pediu que o governo dê mais verba para equipar a corporação. Emocionada, ela questionou a quantia destinada à segurança dos policiais e o montante voltado para eventos como as Olimpíadas:
- Um menino novo, que entrou para a polícia almejando uma carreira bonita e que acaba assim por descaso do governo. Porque existe verba para entrar nas Olimpíadas, para entrar na Copa do Mundo. Nesse momento eles (o governo) aparecem. Agora, para equipar a polícia, dar uma vida digna para quem está trabalhando para a segurança do povo, eles não dão - afirmou Rosa Maria.
Rosa Maria contestou ainda o fato de a aeronave não ser blindada:
- É necessário dar a mínima segurança para que trabalha para dar segurança ao povo. Eles dão um helicóptero sem ser blindado, mas mandam eles (os policiais) dar a cara para morrer e quem sofre somos nós, os parentes.
Cerca de mil pessoas, em sua maioria policiais, acompanharam o enterro. Helicópteros da PM e da Polícia Civil sobrevoaram o local jogando pétalas de rosas. Além do secretário Beltrame, o comandante geral da PM, Mario Sergio Duarte, e o comandante do GAM, Eduardo Luiz Brandão estiveram presentes, mas não quiseram dar entrevistas. O capitão Marcelo Vaz, que pilotava o helicóptero abatido pelos bandidos, também esteve no cemitério. Com a mão esquerda enfaixada por causa de queimaduras, ele cumprimentou as famílias dos ex-companheiros e foi embora dizendo que estava "muito transtornado".
Bastante emocionado e também com queimaduras na mão, o cabo Gonçalves, que estava em outro helicóptero e ajudou a socorrer os feridos, relembrou o episódio:
- Foi tudo muito rápido. Quando olhei, a aeronave já estava pegando fogo. Fizemos o que foi possível.
O helicóptero abatido havia acabado de socorrer um policial baleado no morro, tinha ido abastecer e estava a caminho de um segundo resgate quando foi atingido.
Durante o velório, o presidente da Assinap (associação formada por policiais militares e bombeiros), Miguel Cordeiro, anunciou uma recompensa de R$ 10 mil por informações que levem à captura dos traficantes que derrubaram o helicóptero da PM. Cordeiro aproveitou para protestar contra as condições em que trabalham os policiais. Ele distribuiu um manifesto pedindo melhores salários e equipamentos de proteção.
Também foram enterrados no domingo os três primos que morreram baleados na madrugada de sábado na entrada do Morro dos Macacos. Eles voltavam de uma festa quando o carro em que estavam foi fuzilado.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

8 comentários:

Anônimo disse...

Morrer para ganhar esta miséria de salário enquanto deputado, promotor e juiz ganha bem e trabalha meio expediente e quando quer, não é fiscalizado e não está nem aí para a sociedade, exceto quando a imprensa cobra.
Por estas e outra que as PMs estão com seus integrantes cada vez mais desmotivados.
E tem gente que é contra a PEC 300.

Anônimo disse...

è mesmo um absurdo um abuso em um pais que um juiz ou promotor tem salario incial de 18,000( reais ) e um policial menos de 1000,não da para entender , parece até algo combinado te pago bem e você pega leve quando fomos acusados de algo. temos que aproveitar esta união entre as diversas policias militares que a PEC 300 ta fazendo para exigimos em bloco melhores condiçôes de vida e trabalho e sobretudo um sálario digno para nós e nossas familias , estão se praparando para copa e olimpiadas esta seria uma boa hora da Policia militar exigir sua digndade , sobre pena destes eventos fracassarem no quesito segurança e ai o mundo todo vai ver a mentira da segurança pública deste pais que quer ser inserido no primeiro mundo que paga a sua policia militar sálarios de quinto mundo.parem de se indignar policiais a hora é de luta e luta para garantir nosso modo de vida , nosso e de nossas familias.

Anônimo disse...

As somas gastas com programas de governo são astronômicas sem contar as quantias que são desviadas pelos canais de corrupção e para financiar campanhas eleitorais. A pouco foi anunciado os bilhões de dólares que serão gastos com infraestrutura para realização de olimpiadas e copa do mundo, será que irão fazer estes eventos pagando salário de miséria para os profissionais de segurança pública, ou será que querem que o Brasil seja vergonha no cenário internacional.
Como bem exemplificou alguns, há salários gordos para alguns, que sequer aceitam o controle da sociedade, mas não perdem por esperar, pois quando os Policiais cansarem alguém terá que pagar o preço de sua revolta e de seu abandono, e será neste momento que todos sentirão que deveriam ter valorizado o trabalho policial a mais tempo.
Não pensem que não estamos atentos, por que em breve surgirá um movimento nacional articulado entre os policiais que mais do que decidir uma eleição, poderá ser a mais grave crise da história do Brasil.
Não temos segurança e dignidade para exercer nossa atividade, porque ficar se expondo para proteger as pessoas, que não se dão conta do valor do trabalho policial.

Anônimo disse...

CABO JULIO, GOSTARIA MUITO QUE VC PUBLICASSE NO SEU BLOG UM FATO OCORRIDO NO NORTE DE MINAS NO ANO PASSADO, ONDE UM SARGENTO MATOU UM OFICIAL DEVIDO PERSEGUIÇÃO. É BOM PARA ALERTAR A TROPA, PARA NÃO AGIR COM EMOÇÃO E SIM COM A RAZÃO, CORRER ATRÁS DE SEUS DIREITOS E COMEÇAR A PROCESSAR OFICIAIS COVARDES.A TROPA TÁ FICANDO REVOLTADA E ISSO NÃO É BOM.

Anônimo disse...

Todas as Polícias são tratadas da mesma maneira. Os que trabalham na rua não tem equipamentos de proteção. São colocados como bucha de canhão.Não é isto que a população quer. A população quer segurança e isto se faz com investimentos, no homem e em equipamentos para segurança aos trabalhadores. Veja no Rio de Janeiro um PM ganha menos de 1,000,00, como pode prestar um bom serviço? Arriscar a vida por isso? Nossos governos precisam acordar. Por isto que a 1ª Conseg sugeriu uma série de mudanças e entre elas a desmilitarização, que vai nos proporcionar o direito de se manisfestar (sindicalização e greve). Porque ai quando algo não estiver bem o trabalhador poderá dizer desta maneira eu não trabalho. Chega de autoritarismo. Quem morre é quem está na linha de frente. Quem está lá no seu gabinete com água gelada e ar refrigerado, não está nem ai.

Anônimo disse...

ESSE FOI SO MAIS UM DE UMA SERIE DE PERDAS DE POLICIAIS MILITARES, SO ESTA CHAMANDO ATENÇAO PELA QUEDA DO HELICOPTERO, POREM DIOTURNAMENTE TEMOS COLEGAS QUE TOMBAM NO EXERCICIO DE SUA FUNÇAO CONSTITUCIONAL. OU SEJA PROTEGER A SOCIEDADE... O GOVERNO NAO ESTA NEM AI, PERDER A VIDA POR MENOS DE 1.000, ESSES SAO VERDADEIROS HEROIS, SE O PILOTO NAO TIVESSE CONSIGUIDO DESVIAR DAS MORADIAS, PROVAVELMENTE ALGUM PROMOTORZINHO FILHO DE PAPAI OU DEPUTADO DOS DIREITOS HUMANOS, CAIRIAM MATANDO EM CIMA DOS MILITARES...SOFRE PM...

Anônimo disse...

TEMOS QUE DEIXAR DE FICAR EM CIMA DO MURO, POIS SOMOS MAIS FORTE E MAIS TREINADOS QUE AS FOÇAS ARMADAS. DEVEMOS INICIAR UM MOVIMENTO NACIONAL PARA MUDAR A CARA DA SEGURANÇA NACIONAL, POIS SO COM A UNIÃO DE TODOS QUE VOMOS GANHAR ALGUMA COISA. VOMOS NOMEAR LIDERANÇA EM CADA ESTADO, PARA UM MOVIMENTO NACIONAL, PARA VISAR SALARIOS DIGNOS, GARGA HORARIO E UM REGULAMENTO HUMANO. ESSA OUSADIA DESSES COVARDE TRAFICANTE DO RIO DE JANEIRO, TEM QUE SER A GOTA DA´GUA. VOMOS ABRIR UMA CONTA PARA FAZER UMA DOAÇÃO PARA AS FAMILIA DOS POLICIAS MORTOS. UM SEGURO DE VIDA DIGNO E NÃO UMA ESMOLA. SOMOS SETECENTOS MIL POLICIAS SÓ NA ATIVA SEM CONTAR APOSENTADO.

Anônimo disse...

Isto policiais somos setecentos homens armados e equipadas e muito maisbem treinados que as forças armadas mesmo porque estamos todos os dias nas ruas lutando contra uma criminalidade cada vez mais bem armada e equipada , somos a ultima fronteira a única força de defesa da sociedade a única que os atende 24 horas por dia vamos gritar forte e ir para ruas se preciso for já passou de todos os limites , vamos fazer o movimento de 1997 parecer fichinha diante do que todos os policiis militares do Brasil podem fazer e também não deixemos que a pretenção politica de 1 ou 2 homens como o serra ou aecio neves impeça que a pec 300 seja aprovada vamos dizer ao congresso em tom bem forte que queremos nossa dignidade que não queremos mais sermos explorados com escalas de trabalho escravo que queremos respeito e que queremos sermos bem pagos pois pela socidade damos a vida e não tem dom mair que dar a vida por outro e não diga que ganhamos pra iso porque nos pagam muito pouco e vida não tem preço não se pode refazer o homem que morre e nem diga que ser Policial é opção porque não é ser policial é muito mais que isso. policiais Militares do Brasil nossa hora è agora se espelhem em todos aqueles que tombaram aos seus lados lembrem da dor que é perder um companheiro de farda gaçam desta dor poder para luta.