4 de novembro de 2009

ILEGALIDADE, ABUSO DE AUTORIDADE E ARBITRARIEDADE NO 5º BPM - PARTE II

Reboque acionado para aprender o veículo

Veículo estacionado no interior do quartel


Infelizmente o 5º BPM foi palco de mais uma arbitrariedade cometida contra um Soldado da Polícia Militar.

Na data de hoje 04/11 a CB Amélia, acompanhada dos militares SD Cruz Santos e SD Sena foram até a P/2 da Unidade para serem ouvidos sobre a queixa que apresentaram contra um Major (que recentemente foi transferido do COPOM para a Cia Comando), que no dia 27/10 aproximadamente as 18 hs, ao ser abordado em uma BLITZ de trânsito tentou fugir e após ser abordado se negou a apresentar os documentos da moto que pilotava, só o fazendo após a chegada de outro oficial. A famosa chave de estrela que alguns fazem.
Motivo: a moto estava com a documentação atrasada.

Um dos militares que apreendeu a moto do Major (SD Sena),foi abordado hoje no interior do quartel, pelo CAP Joedson que apreendeu o veículo, a chave, os documentos e a habilitação do condutor, por estar com a documentação também atrasada.

Após a APREENSAO DO VEÍCULO, o capitão acionou uma viatura para a confecção do BO e o acionamento do reboque. Após receber a informação de que o veículo do SD seria apreendido, a CB Amélia anotou a placa de alguns veículos estacionados dentro do quartel.

Neste momento ela foi abordada pelo mesmo capitão que perguntou o que ela estava fazendo e gesticulando e gritando disse: “Eu sou o Cmt da Cia, você vai ver comigo, saia da Cia, senão você vai ver o que vai acontecer com você. Você está entrando em furada, ta querendo comprar briga com dois majores e um capitão”.

Neste momento alguns militares que presenciaram a cena me ligaram e desloquei para o 5º BPM para acompanhar a ocorrência.

Com a chegada da viatura, o CAP foi informado que o pátio do quartel não era via pública, logo não caberia tal apreensão:

O Código de Trânsito assinala em seu artigo 1º, que “o trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres do território nacional, abertas à circulação, rege-se por este Código”.

Artigo 2º do CTB - são vias terrestres urbanas e rurais as ruas, as avenidas, os logradouros, os caminhos, as passagens, as estradas e as rodovias, que terão seu uso regulamentado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre elas, de acordo com as peculiaridades locais e as circunstâncias especiais” .

Desse modo, verifica-se que não incide no interior do quartel as regras do CTB, por não se tratar de via pública, ou seja, por não ser um local de circulação de todos, sendo um local de acesso restrito. O Pátio do quartel encontra-se fora do conceito de via terrestre, justamente por não poder ser utilizada irrestritamente por todos.
Esta concepção de via pública é corrobada pelo Ilustre doutrinador Victor Eduardo Rios Gonçalves, para o qual, segundo a sistemática adotada pelo Código de Trânsito Brasileiro:
“[...] não se considera via pública o interior de fazenda particular, o interior de garagem da própria residência, o pátio de um posto de gasolina, o interior de estacionamentos particulares de veículos, os estacionamentos de shopping centers etc.” (GONÇALVES, 2005, p. 217).

Igualmente é o entendimento de Mitidiero (2006), para o qual são recintos de propriedades par, estacionamentos de supermercados, de “shopping centersticulares os pátios de postos de combustíveis, locais internos de clubes, associações, ENTIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS”, de casas de espetáculos, etc.

O veículo não foi removido, apesar da chegada do reboque, mas uma notificação foi emitida. Como multar um veículo por atraso na documentação e não reboca-lo? Logo, a multa também constitui abuso de autoridade. Cabia ao capitão ou qualquer outro policial abordar o militar na rua e multar e apreender o veículo, no pátio do quartel não caberia, segundo o CTB nem a multa nem a apreensão do veículo.
Depois da arbitrariedade do Capitão, tentaram devolver a chave eo documento do Veículo para o militar. Eu o orientei a não receber e deixar que fosse levados a delegacia, onde seria restituido pela autoridade policial o produto apreendido ilegalmente.

Segundo nossos advogados, o ATO DO CAPITÃO constitui crime de abuso de autoridade conforme a Lei 4898/65:

Artigo 4º Constitui também abuso de autoridade:
...
h) o ato lesivo da honra ou do patrimônio de pessoa natural ou jurídica, QUANDO PRATICADO COM ABUSO ou desvio de poder ou sem atribuição legal.

Artigo 6º - O abuso de autoridade sujeitará o seu autor à sanção administrativa civil ou penal.

§ 5º - quando o abuso for cometido por agente de autoridade policial, civil ou militar, de qualquer categoria, poderá ser cominada a pena autônoma ou acessória, de não poder o acusado exercer funções de natureza policial ou militar no município da culpa, por prazo de um a cinco anos.

Veremos agora o que o CORONEL RENATO vai fazer, se vai passar a mão na cabeça do oficial que cometeu essa arbitrariedade ou se vai tomar providências.

Estamos de olho!!!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

79 comentários:

Anônimo disse...

Realmente não caberia apreensão do veículo estacionado fora da via pública, logicamente, o militar poderá recorrer a JARI, que a notificação será anulada, mesmo com documento em atraso o veículo não foi abordado em movimento em via pública.

Anônimo disse...

Pois bem, conceituado o que vem a ser CORONEL FORJADO, passemos a verificar as conseqüências trazidas para as instituições militares e às pessoas que a elas pertencem:
Por tópicos: 1 – o CORONEL FORJADO é metido, “nariz em pé”, incapaz de dar bom dia, boa tarde ou boa noite a seus subordinados; 2 – o CORONEL FORJADO não trata seus subordinados com urbanidade e camaradagem; 3 – o CORONEL FORJADO vê nos seus subordinados empregados particulares, disponíveis para os seus caprichos; 4 – o CORONEL FORJADO é bajulador de agentes políticos, das mais diversas espécies; 5 – o CORONEL FORJADO jamais será capaz de tomar iniciativas que visem melhorias das condições de trabalho para os militares da Instituição Militar, pois não enxerga as necessidades de seus subordinados e se sente bastante satisfeito com sua posição dentro da IME; 6 – o CORONEL FORJADO não tem qualquer possibilidade de entender as dificuldades enfrentadas pelos militares estaduais que no dia a dia estão desempenhando as atividades operacionais da Instituição Militar, pois passou toda a carreira sendo protegido, escondido dentro de alguma repartição, esp! erando alçar a condição de Coronel; 7 – o CORONEL FORJADO pune e incentiva a punir com severidade, pois é desumano e indiferente às necessidades de seus subordinados; 8 – o CORONEL FORJADO é incompetente, mas mesmo assim exerce as funções do cargo; 9 - o CORONEL FORJADO desloca-se em sua viatura “particular”, conduzida por seu motorista “particular”, sem portar arma de fogo ou outros equipamentos, pois, além de não saber utilizá-los, acha que não lhe são afetas situações reais da atividade da Instituição Militar à qual pertence; 10 – o CORONEL FORJADO não tem empatia com seus subordinados, pois se acha bem acima deles; 11 – o CORONEL FORJADO não traz nada de bom para a instituição e seus integrantes, pois é egoísta, egocêntrico, interesseiro, individualista e ambicioso; 12 – o CORONEL FORJADO exerce suas funções já articulando situações favoráveis a ele para depois da ativa; 13 – o CORONEL FORJADO tem pouca visão política, humanística e externa à instituição militar, pois, ! sua postura crítica foi minada durante toda a sua carreira.
ENFIM, PASSADAS AS FASES DE CONCEITUAÇÃO E CONSEQÜÊNCIAS, AGORA É O MOMENTO DE RESPONDER: EM MINAS GERAIS NÓS TEMOS CORONÉIS FORJADOS OU OFICIAIS SEGUINDO PARA ESSA CONDIÇÃO?
RESPOSTA: caros amigos, caros associados, caros militares estaduais queremos crer que não... O QUE VOCÊ ACHA? Faça cada um a sua parte. CARO OFICIAL, NÃO SE PERMITA SUBMETER-SE ÀS FASES QUE O TORNARÃO UM CORONEL FORJADO, se é que essas fases existem nas IMEs de MG.
Belo Horizonte, 28 de outubro de 2009.
Para reflexão... A associação é nossa.... estamos juntos.... Um grande abraço...
Nelson Henriques Pires – 1º Ten PM
Presidente da AOPMBM

Wellington A. Oliveira - Colaborador - (Rec. Por E-Mail)
PUBLICADO NO BLOG DA RENATA

Anônimo disse...

É assim que agem nossos "nobres" oficiais e depois querem ser resspeitados ? Quem quer ser respeitado, respeita. Porque quem planta vendo colhe tesmpestade.É por esta e outras que estão querendo acabar com este militarismo, bobo e sem parâmetros válidos numa sociedade organizada, livre, e vivendo o estado democrático de direito. Este militarismo nos moldes que é executado na PM é injusto, vingativo e inconsequente. Isto tem que acabar. E nunca vai acabar enquanto não acabar o "o eu te ptendo" ou seja a INJUSTIÇA MILITAR. Fora militarismo bobo e cruel. Hitler já morreu há muito tempo !!!!!!!

Anônimo disse...

MEU AMIGO SGT PAULINHO, FOI ISTO QUE FIZERAM COM VOCE, ADMIRO A CORAGEM DESTES QUE SE DIZEM OFICIAIS, QUE NO FUNDO SAO CABIDES DE ESTRELAS. AVISO: COM ESTE COMPORTAMENTO, VOCES ESTAO ACABANDO COM A PM, "NOSSO CARATER É RESULTADO DE NOSSA CONDUTA"Arquimedes 360 AC E nostradamus previu para a pm aos 100 chegaras do 100 nào passaras.

Anônimo disse...

Prezado Cb Júlio,
Para assessorar vc: Favor verifiquem a Ata da Octogésima Sexta Reunião Ordinaria do CETRAN/MG - Conselho estadual de Trânsito do dia 06 de novembro de 2008 que diz... Colocado em discussão a consulta formulada por M.A.R acerca da possibilidade de se autuar um veículo estacionado por não estar devidamente licenciado - art. 230, V do CTB. Apresentado parecer exarado pelo Conselheiro Oliveira Santiago Maciel, representante do DETRAN/MG, que concluiu que o caput do referido artigo é formado pela expressão "conduzir o veículo", portanto as infrações tratadas ao longo dos incisos só se concretizarão com o veículo em circulação. O parecer foi aprovado por unanimidade. Um abraço...

Anônimo disse...

cabo julio, os recem formados de barbacena estao trabalhando desarmados.....mais de 100 militares sao lancados completamente desarmados, sem tonfa, sem revolver, sem colete, sem algema

Anônimo disse...

Engraçado.
PM deveria dar exemplo.
O veículo irregular e esta confusão toda.
Querem cobrar da sociedade e são os primeiros a acharem que estão acima do bem e do mal.
Uma vergonha.
E os que ficam falando mal de oficiais se esquecem que estão protegendo erros dos outros.
Como o carro iria sair do 5o BPM?
Como chegou neste quartel? Voando ou andando (ou circulando,como queiram).
E já vi vários praças em blitz liberando carro de colegas porque são praças também, mas de civis não perdoam, ou sejam, são covardes e injustos.
Eu apesar de praça faço valer a minha graduação, não cheguei até a mesma de graça e cumpro a lei para qualquer um, independente de quem for.

Anônimo disse...

Tem muito Tenente que se acha o tal e também é forjado.

Anônimo disse...

Realmente, o carro está com a documentação irregular. Contudo, há também um impedimento para o veículo. Além disso, o PM em questão, não é o proprietário do veículo (Estará o veículo impedido por qual motivo, vai saber) Só pra conhecimento, o Sd PM Sena já se apresentou no 5º BPM com inúmeras punições, está para ser condenado e já foi submetido à PAD (Processo Administrativo Disciplinar), ou seja, já deveria estar fora dos quadros da Instituição, como o Cb Júlio já esteve um dia e de onde não deveria ter retornado. Ademais, vereador de porta de cadeia não tem voz nem vez. Foi instaurado um IPM e ao final lhes daeri notícias dos pobres Sd PM Todo Certo Sena e da Super Cb Amélia, esta que acha ser mulher de verdade. Os PM do 5º, 34º e civis que já tiveram o desprazer de serem abordados pelos "PM" citados amam a Super Cb Amélia, o Sd PM Síndrome de Daw Cruz. E na Cavalaria, onde o Sd Todo Certo Sena estava preso, todos estão com saudades. É claro, vou investigar também o resultado disso para o Cap. Acho que o BO deveria ser lido por todos.

Anônimo disse...

Não vou me apresentar, até que seja necessário. Vi e ouvi parte das acusações contra o Cap Joedson. A Cb Amélia não respeita nem o marido dela que é Sgt PM. O ex dela, revelou que durante o processo de separação ela o acusou de estupro por um período de cinco anos. Amélia, lembra aquele carro que você abordou com dois velhinhos, um casal, e um deficiente! Multou, apreendeu, fez e aconteceu, deixando todos na rua a pé. Caso não se lembre, posso postar o BO, com nome e endereço das vítimas de sua intolerância e arrogância. Como é que você não fez o mesmo com o carro do Sd Sena? Caso você tivesse adotado uma postura íntegra, esta situação teria sido evitada.Parabéns Cap Joedson, pela coragem e postura. Estou na corporação a muito tempo, sou da era do RDPM. Oficial está cada vez mais sendo um artigo de luxo, ou seja, quem trabalha na ponta da linha não tem valor e quem está no ar condicionado é promovido e recebe medalha. Sei que o Senhor é filho de Cb da PM, talvez a maioria não saiba disso. Assisti a suas aulas no CET e disse pra nós que era filho de praça. Justiça neles...

Anônimo disse...

O 5º BPM não passa a mão na cabeça mesmo não. Só pra que quiser saber. Na Cia onde o Cap trabalha, semana passada um Cb PM da laia do Cb Júlio foi preso por furto. Agora esse pilantra apronta com o Cap Joedson. Usa cinto de guarnição fora do padrão, anda com carro sem documento e ainda que achar que tá certo. Só um pilantra pra dar guarita pra outro, né Cb Júlio. Ambulância, corrupção, carro sem documento com impedimento, é bem seu tipo mesmo. Sua politicagem nos quartéis é a ultima tentativa de se firmar na corrupção.

Anônimo disse...

Gente, demorou... O Sub Ten Jão Marques também foi acusado pela Cb Amélia. E se não estou enganado, é a mesma coisa. Grito comigo, ameaço, igual. Pode conferir. Conheço os dois. Não sou do 5º BPM e conheço o Sub e o Cap. Também conheço a Cb Amélia. Na dura, como disse nosso companheiro. "Cb Amélia, aquela que se acha mulher de verdade". Vai se ruim assim la na casa do marido dela mesmo.

Anônimo disse...

Sd Sena. O mesmo que ficou preso na Cavalaria. Que o Cel Teatini pediu pra ser demitido no PAD. Faz me rir... Agora com carro impedido, no quartel!!! Essa PM mudou mesmo. E pra melhor! Antigamente era rua. Cb Júlio, vai defender os direitos dos cidadãos e não desses bandidos fardados, que você conhece bem. Votou a favor do aumento da tabela do IPTU de BH. Isso você não comenta né...

Marcos disse...

Tem retardado nessa PM mesmo. Esse mané aí de Barbacena (Doido). O Cb Júlio, que está inelegível pela corrupção das ambulâncias e pode ser caçado a qualquer momento é só vereador, em BH. Não apita nada nem lá em BH, quem dirá em Barbacena. Fala com seu Cmt, seu bisonho, tabareu etc.

Militarjf disse...

Aos que estão falando mal dos praças.
Em momento algum alguém disse que o praça esta certo ou errado, o que foi mostrado é que o Cap na minha opnião agiu de forma errada, pois, sabemos muito bem que dentro do batalhão ele não poderia fazer as coisas que fez, se quisesse fazer bem feito, que fizesse a hora que o militar saisse do batalhão. Em momento algum não se viu ninguém por aqui falar da honra dos praças, se eles são dignos ou não de usar a farda quem decide é a justiça. E que atire a primeira pedra quem nunca andou com um carro com um IPVA atrasado ou uma outra taxa qualquer. Ao invés de ajudarmos uns aos outros, ficamos "queimando" os nossos irmãos de farda, lembrem-se que dependemos um do outro e juntos podemos fazer uma grande Polícia, acho que precisamos é nos unir mais!

Anônimo disse...

O Cap só fez o que fez por que o Sd Sena deu seu direito. Já li o BO. E pelo que está escrito lá, o Cap viu o carro entrando pela Av. Amazonas e mandou verificar a placa. Justo, o carro estava em transito pela Av e entrou no BPM. Se o Cap espera ele sair, estariam dizendo que era tocaia. Certo é que parece que o certo é errado e o errado é que tá certo. Realmente, deverí-a-mos nos unir. União é respeitar o direito dos outros e cumprir com nossos deveres.

Cb PM Paulo disse...

Concordo, temos um bom salário e um ótimo plano de saúde. Uns não dão valor a isso. Tudo que tenho e sou, meus filhos e minha família tem é resultado do nosso trabalho honesto na PMMG. Tenho pai, irmão e primo na PM. Tenho vergonha de situações como essas. Vamos esperar. Não quero acreditar que um Capitão não saiba o que deve ou deixar de fazer. Se estiver errado, que sejam cumpridos os rigores da lei. E vice versa. Um abraço

Anônimo disse...

Conheço o Cap Joedson. Sei de sua responsabilidade e sobretudo de sua honestidade. Pra ter tomado uma atitude dessas é por que o caldo já tinha entornado. Se for verdade os comentários a respeito do Sd e da Cb, realmente algo está errado.

Anônimo disse...

Fico contente por ver que tem gente coerente e honesta. Parabens aos que postaram antes de mim.
Vejo que pelo fato de alguém estudar, ser oficial e atingir um posto que muitos invejam e nunca conseguiram atingir, muitas vezes é criticado e jogado na vala comum como se apenas o fato de ser oficial transformasse a pessoa em carrasco.
Da mesma forma que muitos acham que todo praça é irresponsável, voa de área, é burro e não tem responsabilidade.
São rótulos que precisam acabar e todos entenderem que cada um tem seu dever e sua responsabilidade, uns respeitando os outros.
Aqueles que não cumprem e não respeitam as leis devem ser punidos por isto, mas sempre se respeitando o direito a ampla defesa.

Anônimo disse...

Cb Júlio.

Boa noite.
Você como defensor da lei, moralidade e ética poderia intervir em nosso favor.
Sou integrante do SAMU de BH e atualmente estamos com vários veículos velhos, defasados e precisando serem trocados.
Como V. Sa. sempre auxiliou os municípios na compra de ambulâncias, gostaria que nos ajudasse na compra de algumas ambulâncias para o SAMU de BH,assim poderiamos prestar um melhor serviço a população BeloHorizontina.
Um abraço dos integrantes do SAMU/BH.

Anônimo disse...

Poderia aproveitar a oportunidade e esclarecer para nós simples eleitores porque abandonou o projeto de ser o prefeito de uma grande cidade como Belo Horizonte.
Até hoje não ficou bem esclarecido e temos uma grande curiosidade em saber.
Aproveita para explicar porque um de seus veículos (Ministério Júlio) foi apreendido em Ibirité/Sarzedo em 2007 por falta de licenciamento.
Creio que quem gosta de cobrar deve dar o exemplo para todos.

Anônimo disse...

Ao pra quem sabe ler...

COMO È QUE È>>>> PASTOR....
PASTOR DA SUAS NEGAS, SEU INFIEL.


Poderia aproveitar a oportunidade e esclarecer para nós simples eleitores porque abandonou o projeto de ser o prefeito de uma grande cidade como Belo Horizonte.
Até hoje não ficou bem esclarecido e temos uma grande curiosidade em saber.
Aproveita para explicar porque um de seus veículos (Ministério Júlio) foi apreendido em Ibirité/Sarzedo em 2007 por falta de licenciamento.
Creio que quem gosta de cobrar deve dar o exemplo para todos.

Anônimo disse...

Onde está a dignidade de oficiais e praças? Todos agem com "dois pesos e duas medidas"! Arbitrariedade parece ser o prato principal servido pelas PM e BM. Não é privilégio da PMMG. É necessário que se mude conceitos. Da mesma maneira que já vi oficiais arbitrário, vi também soldados arrasando com um talonário de notificação de trânsito.
"Queres conhecer uma pessoa, dê poder a ela". A nossa crise, como de toda sociedade, ainda é moral.

Anônimo disse...

tudo bem!!!! e ai sera que vai dar em alguma coisa? quero ver o final desta historia tao mediocre...Apostamos em dia melhores, salarios mais justos e uma postura mais adeguada para todos nós, a partir do momento em que a antiguidade não é nada, o que podemos esperar desta PMMG que ao invés de avançar esta cada vez mais fadada ao passado.


Acorda coronel, RENATO!!!!!

Eduardo Leão disse...

Vejo essa atitude do oficial como uma reação a varias atitudes tomadas pela guarnição comandada pela Cb Amélia, não querendo defender o oficial, mas no mesmo dia que apreenderam a moto do major, foi aprendido o carro do soldado Alvares do BPE e em outra blitz na rua Conde Pereira Carneiro, ela passou a preso um outro Cabo do BPE que agora não recordo o nome. Agora porquê blitz de transito em ruas de acesso a quarteis? Quem esta determinando os locais de blitz? Será que esses locais de blitz são estrategicos para abordar exatamente um publico especificos, ou seja, policiais militares? Não quero defender policiais que não cumprim com suas obrigações mas acho que a sociedade estaria mais segura se determinadas blitz fossem feitas em locais de riscos, e que prendesse foragidos da justiça, e armas, drogas e veiculos furtados e não policiais militares. Também acho que o oficial agiu errado por não observar principios da legalidade. E isso tudo não é um fato entre oficiais x praças e sim a guarnição da Cabo Amélia x policias militares sejam eles oficiais ou praças.

Anônimo disse...

Sou praça da reserva da PMMG. Felizmente tive o privilégio de ter três filhos. Os criei com meu salário de Cb da PM por longos anos. Alguns difíceis e outros não tanto.Eduquei meus filhos no interior do estado e hoje, dois são oficiais da PM e BM. Nenhum deles trata ninguém com falta de educação e/ou respeito. Numa certa data, o então deputado Cb Júlio, esteve no destacamento onde eu trabalhava. Meus filhos já eram oficiais da PM/BM. Inicialmente o então deputado disse a nós praças o seguinte: "temos que nos unir contra eles." Sem entender, questionei que era o "nós" e quem era o "eles". Tive a seguinte resposta: "nós somos os praças e eles os oficiais". Me retirei do local, uma vez que não era aquela a ideia que tinha de um representante da nossa classe, a de policiais. Pelo visto o cidadão não aprendeu a lição. Sou honesto e trabalhei dignamente para criar meus filhos.Pelos comentários o Sd Sena, que deve ser recruta, deveria conhecer a história da PM e ver o quanto ela evoluiu. Contudo, sua responsabilidade e exemplo devem andar na frente. E você Cb Júlio, vá cuidar das causas do povo de BH, deixou a PM pela porta dos fundos e agora se acha no direito de entrar pela porta da frente. Espero que aprenda e respeite a Instituição. Naquela data, pra mim, você não representou a Instituição. Meus filhos, oficiais, não sabem, até hoje desse episódio e não saberão.Não vale a pena. Sua síndrome de poder é gritante, Vereador Cb Júlio. Suas prerrogativas estão lá na câmara de BH. Nos quartéis você é somente um Cb BM QPR, como muitos outros.

3º Sgt QPR Adalberto disse...

Bom gente, boa tarde. Faço minhas as palavras do colega. Também sou praça, 3º Sgt PM QPR. Tenho orgulho de ter um filho na PMMG, atualmente no posto de Capitão. Por incrível que pareça, ele não. Sempre vem com uma conversa de que a PMMG do meu tempo não existe mais. Diz que acabaram com a hierarquia em 97 e com a disciplina com uma tal lei de efetivo.Diz que há muitos casos de praças desrespeitando os oficiais, e vice-versa. Mas que, em muitos casos, policiais militares que não deviam pertencer a PM estão fazendo bico, usando a farda para proveito próprio etc. Meu filho está muito desapontado e desmotivado. Diz que não deve agir cobrando o que está no regulamento, pois além de dar uma dor de cabeça danada, sobra pro oficial. A Tropa gosta do oficial bonzinho. Não sou carrasco, mas no nosso tempo, o oficial era respeitado, tinha aquele que era boçal. Hoje, vejo Sgt folgando com Ten, Sd folgando com Sgt/Ten. Onde isso vai parar. Antes de meter o pau, vamos esperar que a verdade apareça. Espero ler aqui o resultado desse quadro. Torço para que seja feita a justiça e que os errados paguem pelos seus erros.Se o capitão estiver errado, que receba o tratamento devido, se o Sd estiver errado, que seja exemplarmente punido, para que os pilares, que tanto ouvia falar, hierarquia e disciplina, façam valer a condição de cada um. Sei quanto foi difícil ver meu filho passar por todo período de formação. Só eu sei, quanto está sendo difícil sustentar aqueles galões, que tanto tive orgulho de ver meu filho usando. Hierarquia e disciplina, ainda que tardia.

Anônimo disse...

Só pra refrescar a cabeça de todos. A Super Cb Amélia, aquela que acha que é mulher de verdade, no último final de semana, deu o ar da graça. Prendeu um praça do BPE. Isso mesmo, Prendeu um praça do BPE. Teve CPCia, supervisão, Cmt do BPE, uma festa. Só não sei se o Cb Júlio foi lá também. Pra resolver o problema do praça, agora, resta saber que é que está com problema. E aí Cb Veriadá Júlio, de que lado você vai ficar agora, da Super Cb Amélia ou da praça do BPE? Chupa essa manga!!!!

Anônimo disse...

Hoje, um civil procurou o comando do 5º BPM, alegando que teria sido vítima de abuso de autoridade da Super Cb Amélia, aquela que acha que é mulher de verdade. Mais uma pro Cb Veriadá Júlio resolver. Vai que é sua Cb Júlio. Pra quem não tem serviço, prato cheio!
Obs.: o comandante do 5º BPM, resolveu, por medida de precaução,transferir a Cb Amélia para a 7ª Cia. É com o senhor agora, capitão Gonzaga. Acho melhor vacinar, preventivamente, o Cb Erasmo. Sugestão.

Anônimo disse...

EM UBERLÂNDIA NESSE ANO NA 148 CIA/ 17BPM TEVE O MESMO CASO, DOIS SOLDADOS TIVERAM SEUS VEÍCULOS UMA MOTOCICLETA E UM CARRO APREENDIDOS POR UM CAPITÃO COMANDANTE DA CIA E UM TENENTE QUE ERA O CPU DO TURNO. POREM OS VEÍCULOS NÃO ESTAVAM TRANSITANDO, ELES JÁ ESTAVAM ESTACIONADOS HÁ MAIS DE UMA HORA. E FORAM APREENDIDOS E MULTADOS POR TRANSITAR COM VEÍCULO QUE NÃO ESTEJA DEVIDAMENTE LICENCIADO. AGORA EU PEÇO AO SENHOR CB JÚLIO COMO PODE APREENDER UM VEÍCULO ESTACIONADO DENTRO DO PÁTIO DE UMA COMPANHIA DE POLICIA MILITAR, E FAZER UMA MULTA COMO SE O VEICULO ESTIVESSE TRANSITANDO. ISSO É A POLICIA DE MINAS GERAIS ONDE A MINURIA QUE SÃO OS OFICIAIS ABUSAREM DA MAIORIA QUE SÃO OS PRAÇAS, COMETENDO ABUSOS ENCIMA DE ABUSOS. E EU TENHO CERTEZA QUE ESSES SOLDADOS NÃO ENTRARAM COM UMA AÇÃO CONTRA ESTES DOIS OFICIAIS POR MEDO DE PERSEGUIÇÃO. ENTÃO CARO AMIGO CB JÚLIO EU LHE PEÇO QUE OLHE E AGE PELOS FRACOS QUE SÃO FORTES MAIS NÃO SABEM.

Anônimo disse...

torço pela resoluçao desse fato
e espero que seja feita
a tao
esperada`justiça`.
infelismente tem muitos oficias que abusam do poder.

Anônimo disse...

Vamos dar nome aos bois. O Major Macdowel liberou o carro do major Nogushi. Depois que os paisanos que estavam com o veiculo apreendido pelo mesmo motivo deram o grito, o macdowell mandou o major voltar e apreendeu a moto.

Se o veículo fosse de praça duvido que ele liberaria, mas como é de oficial, é um defendendo o outro.

Estes que estão defendendo o capitão sao da mesma laia dele, se se auto protegem.

Pra piorar, o capitão é burro, mandou vir o reboque e depois teve que mandar ir embora pois não cabia a apreensao.

Sei que o cabo julio incomoda voces, porque chuta a moita de voces, arbitrarios.

Voces usam as viaturas como carros particulares.

Esse 5º BPM é cheio de oficiais arbitrarios e bandidos. Esqueceram que um capitão suicidou no alojamento de oficiais? que outro foi preso traficando?

Ta cheio de pilantras de estrelas ai.

Anônimo disse...

Em minha critica de opinião isolada, no que tange a expressão das premissas em destaque RDPM (vulgarmente conhecido como amarelinho) e a Lei 14.310 de 19 de junho de 2002, que dispõe o Código de Ética e Disciplina dos Militares Estaduais, atual e em vigor, faço por comentar à seguinte:

“É mais fácil um milionário acordar e aceitar o fato que esta pobre, de que um poderoso todo dia saber que perdeu o poder”.

Praça Militar da ativa.
Adendo: o fato de velar na interina meus dados de identificação ficando no anonimato a frase construída, condiz com a situação de parâmetro, pois não será estranho se em um próspero futuro, tentarem converter este ato em punição disciplinar sob a alegação deste militar ter depreciando ato da administração pública ou de superior hierárquico, ou seja, isto é bem comum em um mundo que impera a violação e o abuso dos demais

Anônimo disse...

Caros Amigos,

As considerações postadas por todos possuem relevância e a cada uma deve ser dada a atenção que merece. Entretanto, é importante lembrar que vivemos novos tempos na PMMG. Que o revanchismo entre oficiais e praças é algo que já foi superado pela maioria das duas classes. O triste episódio envolvendo os Cb/Sd e o oficial simboliza desmerercer todas as conquistas já consilidadas ao longo dos anos na PMMG. A hierarquia e a disciplina na PMMG devem permanecer, mas não como forma de opressão, mas como instrumento da dignidade e convivência salutar entre os integrantes da instituição. Não cabe a nós, e tampouco a políticos interferir em questões que se quer presenciamos. O certo é que devemos primar pelo exemplo, tanto no respeito às leis, como na observância das regras de boa educação no trato uns com os outros e com os civis. O que é certo é que tudo é passageiro e as pessoas que hoje possuem o poder, amanhã talvez não mais os tenha. Hoje sou Cb da PM, amanhã passo a inatividade e serei o que? A mesma pergunta é valida para o oficial? Nos ater a tais questões é minimizar o nosso papel institucional. Somos exemplo e antes de sermos policiais militares somos cidadãos e como cidadãos devemos respeitar e cumprir as leis. Concito a todos a refletirem sobre as posturas de todos os envolvidos nesse triste episódio, que serve apenas para manchar de descrédito a instituição policial militar.

Anônimo disse...

Caros Amigos,

As considerações postadas por todos possuem relevância e a cada uma deve ser dada a atenção que merece. Entretanto, é importante lembrar que vivemos novos tempos na PMMG. Que o revanchismo entre oficiais e praças é algo que já foi superado pela maioria das duas classes. O triste episódio envolvendo os Cb/Sd e o oficial simboliza desmerercer todas as conquistas já consilidadas ao longo dos anos na PMMG. A hierarquia e a disciplina na PMMG devem permanecer, mas não como forma de opressão, mas como instrumento da dignidade e convivência salutar entre os integrantes da instituição. Não cabe a nós, e tampouco a políticos interferir em questões que se quer presenciamos. O certo é que devemos primar pelo exemplo, tanto no respeito às leis, como na observância das regras de boa educação no trato uns com os outros e com os civis. O que é certo é que tudo é passageiro e as pessoas que hoje possuem o poder, amanhã talvez não mais os tenha. Hoje sou Cb da PM, amanhã passo a inatividade e serei o que? A mesma pergunta é valida para o oficial? Nos ater a tais questões é minimizar o nosso papel institucional. Somos exemplo e antes de sermos policiais militares somos cidadãos e como cidadãos devemos respeitar e cumprir as leis. Concito a todos a refletirem sobre as posturas de todos os envolvidos nesse triste episódio, que serve apenas para manchar de descrédito a instituição policial militar.

Anônimo disse...

Olá milicianos. Estava no 5º BPM. Não sou oficial, mas querem saber. O Capitão estava certo. O Sd Sena inventou um monte de estória, disse que o carro estava com os documentos em dia, etc. Depois de falar com a Cb Amélia o que tinha acontecido, do jeito dele, a Cb Amélia passou a notar a placa de cada carro estacionado no pátio do 5ºBPM. Uma coisa não tinha relação com a outra. Ora, se estivesse com os documentos em dia, nada disso teria ocorrido. Também tive conhecimento da ordem dada ao Sgt Souza, empenhado na ocorrência. Colegas disseram que ao chegar no BPM o Cap disse ter visto o carro entrando pela Av Amazonas no quartel e perguntou ao Sgt o que era concebível para a situação. O Sgt disse que quem viu a situação poderia notificar o condutor e isso foi feito. Vamos devagar com o andor, o santo é de barro. E pra cá pra nós, essa Cb Amélia está passando dos limites, a muito tempo.

Marcos Donald de Souza disse...

O Cap PM Joedson faz bico na Polícia Militar de Minas Gerais. A profissão verdadeira dele é vendedor e carros e motocicletas. Ele faz isso no horário de serviço e utiliza viaturas para realizar os seus negócios. Pergunte a ele onde fica os bairros e ruas da 10ª Cia. Esp. e ele não saberá responder. Agora, pergunte sobre aonde fica as concessionárias e venda e compra de veículos usados, bem como de oficinas mecânicas da área e ele saberá e tentará te vender um automóvel. Isso nunca foi PM, é um negociador de automóveis e faz isso durante o servíço e de viatura. Tem uma oficina na Rua Jaboatão, Nova Gameleira, que o Cap Joedson passava o seu turno de serviço fazendo negócios, utilizando viatura da PMMG.

Anônimo disse...

Caros Companheiros de Fardas, enquanto os Milicianos vivem dentro de um ninho de Escorpiões Amarelos, picando entre si, Estão para votar no Senado na surdina a Pec21, que vai Desmilitarizar, unificar, vai ser CLT mesmo com choro e sem vela. O Senado ta de olho nas Policias desorientadas do País inteiro.

Anônimo disse...

Cívil disse ...
Para que existir essa imensidão de patentes na PM, para uns gozar da arbitrariedade e se sentirem intocáveis? Palhaçada isso, PM é tudo PM, deveria acabar com essa história de patentes. Imagina se toda instituicão tivesse esse hierarquia indicada. Isso é só para gerar egocentrismo interno e nada tem refletido para nós civis no quesito segurança pública. Estudo é o principal para assegurar competencia nas suas atribuições e não e isso que vejo na PM. Vejo um monte de incompetentes que usam o carimbo porque mal sabem assinar o nome e usufruem de um dito alto cargo e o autoritarismo concedido por uma patente que no mundo civil não faz a menor diferença e nada tem refletido nas ruas.
Acabem com essa palhaçada e virem todo mundo policia mesmo, e que cada um assuma um posto de acordo com sua competencia. Porque competencia está faltando na PM.
PM virou uma associação de Absolutismo + Militarismo, e só trabalha quando o beneficio sera a seu favor, parece uma ceita defendendo seus ideias hierarquicos, e não funcionarios do povão

Civil disse...

Capitão Joedson. Conheço a vida de luta deste oficial da PMMG. Trabalhou durante anos no interior do estado. Por onde passou deixou sua marca, tanto nos civis de bem, quanto nos verdadeiros PM. Já prendeu muito bandido e PM bandido. Alguns foram excluídos da instituição, como o Cb Gilberto de Itabira, Sd Valtemir de Ipatinga, entre outros. Todos, tentaram atingir a dignidade daquele oficial, mas foi em vão. Que o diga a Sd Vanessa de Barão de Cocais, com seu ex-marido, Sd Alison. Todos, indignos de pertencer à Instituição. Podem ter certeza, pelo que conheço da vida desse oficial, sua história de luta , derrotas e conquistas, essa será mais uma batalha da qual ele sairá vitorioso. Procurem investigar sobre o legado deste oficial nas comunidades onde trabalhou. Sua dedicação às causas da PMMG. Amigo, honesto e leal, características que fazem de um homem, seu carater. Inveja. Há muito esse sentimento persegue esse oficial. Mal sabem os invejosos que tudo o que desejam aos outros, retorna em dobro ou mais pra si próprios. Um abraço ao Capitão Joedson, continue firme na sua postura. Aquilo que fazem pra lhe enfraquecer e não enfraquece, só fará te fortalecer. Estou ávido por ver o fim dessa estória, com sua vitória. Quem dera se na PMMG houvesse 10% de Capitães com a coragem e postura desse capitão. Vejo que o soldado folga com o cabo. Este com o sargento e isso contamina o restante. Um abraço Capitão.

Marcos Donald de Souza disse...

Aposto qualquer quantia que quem postou a "idiotice" acima foi o própro Cap Joedson. Nunca se preocupou com nada na 10ª Cia. Esp.. NÃO CONHECE NEM A ÁRE DO 5º BPM. Por quê? Está mais preocupado em vender e comprar automóveis. Todo mundo sabe disso. O idiota que está elogiando o capitão, ou é puxa saco, imbecil ou o próprio Cap Joedson. Já que é elogio, assine puxa saco!!!!

Anônimo disse...

senhor cabo julio essa cb que prendeu a moto do major e cassada com um sargento que nao vale o prato que come que pertence ao 5ºbpm isac jose de lima onde o senhor poderia saber sober o mesmo onde ele gosta de maltratar os subordinados como se fosso vagambundo ,marcinal se acha superior a todos ,temos que ser unidos mesmo que o prça esta certo ele passa por cima e ate a familia ele dos praça nao respita digo que senti na pele fiquei desmotivado com a falta de companherios.

Anônimo disse...

Olá Cb Júlio. Já esteve no quartel aonde se encontra mais um bandido preso, "pra resolver o problema do praça"!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Realmente, tem muita gente invejosa nessa PMMG mesmo. O cara tem uma moto legal, é educado, trata as pessoas bem, faz o que pode pra ajudar os outros, trabalha na função dele e ainda acha um ou outro pra falar mau. Senhor Cap Joedson, foi uma honra ter tido a oportunidade de conhecê-lo. Seja o que o senhor é. Não importa o que digam, é pura inveja. Olha que não é só de praça não. Já ouvi comentários de praças e de oficiais. Pelo que soube do assunto e do que rendeu, o senhor ficou mau, mau com o pessoal da 7ªCia, que agora estão segurando aquela mala, que é a Cb Amélia, ou Amália.O povo lá tá puto!

Anônimo disse...

Pergunta nº:
1- O que levou a Cb Amélia assumir aquela postura no pátio do quartel?
2- Ela esqueceu que lá tem um Ten Cel Cmt?
3- Ela é mãe, irmã ou amante do Sd Sena?
4- Estaria a Cb Amélia passando por problemas psicológicos?
5- Está fazendo uso de remédio controlado?


TOOOOOP FIVE

Anônimo disse...

Sou oficial da PMMG. Isso que está ocorrendo no 5º BPM só serve pra manchar o PM como um todo. Hierarquia de disciplina, já não são como antes. Contudo, liberdade não se confunde com libertinagem. Conheço o Ten Cel Wagner e por ser oriundo da Corregedoria, sabe muito bem como tratar o assunto. Assim, tenho a plena convicção de que quem errou será responsabilizado, seja quem for.

PM do ciclo disse...

O desespero bate forte.Última do blog. Você sabia que já há rumores de que a Cb Amélia pode esta se separando do atual marido? Motivo, ele não está aguentando mais conviver com a Cb Amélia, aquela que acha que é mulher de verdade.Pede ter outro, é claro!!!!

Anônimo disse...

Ouvidos os envolvidos e civis nos casos envolvendo os oficiais e praças do CICOP e 5º BPM. Ao que parece, o placar está nuns 5X0 pros oficiais. Situação complicada pra quem se acha paumatória do mundo!!!!

PM do ciclo disse...

Até agora, nenhuma das testemunhas ouvidas confirmou as acusações das quais estão sendo vítimas os oficiais do CICOP e do 5º BPM, em parte ou no todo.Estaria a Cb Amélia passando por algum distúrbio emocional? Estaria insatisfeita com o casamento? Mais do que nunca, e, sobretudo para o bem de todos, solicito que os amigos mais próximos do casal se aproxime e converse muito com ambos. A situação não é boa. Aguardem mais informações verídicas sobre o caso, o que pode ser confirmado por intermédio dos advogados disponibilizados aos envolvidos pela Assembleia, Cb Júlio, CCS,etc.É só procurar se informar. Um fraternal abraço.

PM do ciclo disse...

Hoje, 17 de novembro de 2009 o Cap Joedson foi ouvido no IPM, na condição de indiciado pela prática do crime de ameaça contra subordinado, Cb Amélia. Vamos ver o que ele irá dizer. A cobra tá fumando no 5º BPM.

PM do ciclo disse...

Mais uma pro Blog. Alguém trocou os pés pelas mãos. Não há nos autos, qualquer vestígio, que é diferente de indício, que possa ser considerado. Portanto,o indiciado poderá inverter sua condição. Aguardem!!!!!!!
Caso: Cb PM Amélia X oficiais e praças do CICOP, 5ºBPM, 34ºBPM, BPE etc.

Anônimo disse...

ESSA "PARADA" VEIO A TONA, MAS QUANTAS TEMOS QUE "ENGOLIR"" ...

Anônimo disse...

Caro anônimo.Assim como eu, anônimo, você nem ninguém é obrigado a engolir nada. Nada que não queira. Entretanto, para que haja sustentação, uma acusação deve ser munida de elementos probatórios e rígidos. Não estou dizendo que estas não estejam cercadas dessas premissas. Estamos em um fraco processo evolutivo de democratização das IME. Contudo, este avanço não se confunde com arbitrariedade, de ambas as partes. Realmente, "essa parada" como disse veio à tona, na versão unilateral de um cidadão, que julgo, não ser digno de participar das coisas da PMMG. Me refiro ao Cb BM QPR Júlio, que atualmente atua como vereador em BH. Sua infeliz participação no caso só fez fomentar um assunto de interesse interno de uma unidade da Instituição, que toma proporções inimagináveis em que uma pessoa já foi julgada. Devemos ter muito cuidado, pois o título do blog "ILEGALIDADE, ABUSO DE AUTORIDADE E ARBITRARIEDADE NO 5º BPM - PARTE II" é conclusivo. Existe um IPM em andamento. Sua conclusão está por vir. Estamos comentando ações de pessoas, cada qual na sua obrigação de fazer e caso essa ou aquela pessoa tenha cometido qualquer ilegalidade, esta será trazida à baila da justiça, com a conclusão do devido procedimento apuratório. Saber a metade da história e pior do que não ter conhecimento algum. Esteja certo, não há espaço na PMMG para pessoas desequilibradas e arbitrárias,sejam elas oficiais ou praças. Um abraço.

Anônimo disse...

SIMPLESMENTE LAMENTAVEL A SITUACAO A QUAL ENCONTRA SE A TAO QUEIMADA PMMG. SITUACOES COMO ESSA DAO MOSTRAS DO TAMANHO DO DESPREPARO DOS FARDADOS. CAP FULANO, CABO CICLANO, VAMOS COMBINAR, SERA QUE VOCES SAO MESMOS MILITARES OU INTEGRANTES DE UM CIRCO... DOS HORRORES, CLARO. SRA CABO AMELIA, SEI QUE PFEM COSTUMA SER PERSEGIDA MAS SUA VIDA ESTA BASTANTE EXPOSTA NAO ACHA? PEDE PRA SAIR!!! CB JULIO, AMIGO DO PEITO, VAI CUIDAR DO ESCANDALO DAS AMBULANCIAS POIS ATE HOJE, EM SEUS DIRCURSOS NOS QUARTEIS, NINGUEM OUVIU SUA EXPLICACAO SOBRE O FATO, DEIXE DE SER PARASITA E OPORTUNISTA.....

Anônimo disse...

Esse caso é de uma total abritrariedade dentro de nossa corporação esses oficiais deveriam ser condenados a uma pena bem alta por sua arbritariadade e por fazer os militares passarem por um ridiculo, além do constrangimento ilegal e danos morais psicólogico a que submenteram os seus subordinados. O fato é mque isso é um total absurda.
DLS cb PM.

PM do ciclo disse...

Mais uma vez venho a este instrumento de divulgação. A facilidade de anonimato, faz com que certos comentários sejam postados de forma covarde. Diante do que há nos autos, somos obrigados a nos render à inverdade dita, escrita e assinada pela Cb PM Amélia. Sua situação está, a cada pessoa inquirida, ficando mais complicada. Acusar alguém de crime sem prova e certo de que aquela pessoa não o cometeu, além de ser crime é de uma covardia! Em se tratando de colega de farda, de uma imoralidade sem precedente.

Anônimo disse...

Nao concordamos com desvios de conduta, nem tao pouco com crimes que possam manchar a imagem de nossa forca publica estadual,porem nos sentimos satisfeitos, honrados e representados por sabermos que temos pessoas como vsa. senhoria p/ defender os interesses particulares e comuns de nossos irmaos de caserna.
Parabens,continue pleiteando por nossa dignidade,respeito.Estamos na luta,hoje nao existe apenas a idiossincrasia dos oficiais,mas de todos nos formando uma visao leal e real dos fatos,sem partidarismo estrelados.
Um forte abraco, e que o grande "EU SOU" continue nos abencoando e guardando a familia militar.Adeus chavoes e frases feitas,sejam bem vindas verdadeiramente lutas e conquistas verossimeis.

PM disse...

Sobre o comentário acima, concordo em gênero, número e grau.Contudo, há que se verificar o que é luta por direito e conquista."Estamos na luta,hoje nao existe apenas a idiossincrasia dos oficiais,mas de todos nos formando uma visao leal e real dos fatos,sem partidarismo estrelados". Você disse, realmente é essa a busca pelo ideal. O Cb BM QPR Vereador Júlio, precisa distinguir isso e combater o bom combate. Somos uma classe e não deveríamos nos de gladiar. Antes de rotular essa ou aquela autoridade ou pessoa, deveria se inteirar das reais circunstâncias. Basta que aguarde o devido processo legal, legalista cumpre a lei, portanto, ninguém será considerado culpado, sem que haja o devido processo legal e sua condenação transite em julgado.Beabá do direito pra quem se intitula defensor desse.

Anônimo disse...

CAROS COLEGAS DE FARDA. TENHAMOS CUIDADO COM OS OPORTUNISTAS DE PLANTÃO. POLITIQUEIROS E FALSOS POLÍTICOS. UMA PESSOA POLITIZADA SABE ONDE TERMINA O SEU DIREITO E INICIA O DO OUTRO. ALERTA MILICIANOS. VAMOS NOS FAZER REPRESENTAR POR VERDADEIROS DEFENSORES E NÃO FALSOS MORALISTAS E CORRUPTOS.

Unknown disse...

TENHO A CERTEZA QUE ESTES FATOS NÃO FORAM PRATICADOS POR POLICIAIS MILITARES! QUE VERGONHA PARA A SOCIEDADE QUE PAGAM OS NOSSOS SALARIOS. CB RIBEIRO

Anônimo disse...

Não fique abismada com essa situação. É que no interior as coisas são pior, do que acontece ai, a diferença é que no interior não temos ninguém, pra brigar pelos nossos direitos. Em uma cidade do interior, um Sd fez apreensão do carro do motorista do prefeito por perturbação do sossego alheio. Segundo soube o Sd agiu corretamente, no entanto, já se cogita a transferencia dele, a pedido do prefeito. Isso é um absurdo, até quando iremos ser vitimas de pessoas que se acham acima de nós?

PM do ciclo disse...

Ao analfabeto do comentário acima. "As coisas não são pior e sim piores". Estão assim por causa de "proficionais" como você. Não é!!!!!

Anônimo disse...

Olá meu caro, não se assuste, pois, quem recorre a um vereador para buscar "direitos" numa instituição estadual, do tamanho da PMMG, tem um nível intelectual compatível ao do vereador que acredita ter todo esse "poder". É realmente uma lástima. Digno destas e de outras críticas.
Um abraço.

Anônimo disse...

Por essas e outras ações de determindos oficiais è que a nossa gloriosa policia miitar esta a cada dia perdendo sua verdadeira identidade.

Anônimo disse...

Realmente, sou obrigado a concordar com o comentário acima. Atualmente são poucos os oficiais que teem coragem de encarar um bandido, sobretudo quando ele usa um uniforme e esse uniforme é da PMMG.Quando isso ocorre, logo outros bandidos saem em sua defesa, como é o caso. O sujeito está com um carro com impedimento, é orientado por um oficial a regularizar a situação e quase três meses depois é surpreendido entrando num quartel da PMMG com o mesmo veículo e nas mesmas condições, é de assustar mesmo. Mais uma vez, digo e repito, conheço o Cap citado, não acredito que ele tenha cometido qualquer ato ilegal. Veremos em breve no que toda essa novela, em que uns e outros (Cb QPR BM Júlio) se aproveita para se fazer presente na, em tese, defesa de direito. Veremos o era direito e o que é dever. Parabéns oficiais de punho forte. Hierarquia e disciplina não se confunde com direito, pois, é direito de um e dever do outro. Ande correto e seu direito é preservado, basta que faça a sua parte. Tá faltando é punho forte nos níveis diversos da instituição. Essa é a regra. Esse é o jogo. Não está satisfeito! PEDE PRA SAIR!!!! Do famosa Capitão Nascimento. Um abraço.

Anônimo disse...

Senhores, boas...
Por "motivos psicológicos" a minha, sua, nossa, vossa, em fim, a Cb PM Amélia, aquela que acha que é mulher de verdade, foi afastada do serviço por trinta dias. Estará ela sentindo o "peso" pela irresponsabilidade de se fazer uma, ou melhor, várias acusações sem fundamento? Pobre Cb Amélia, mal sabe ela que a turbulência pode estar apenas no início.
O Cb BM QPR Júlio, dá uma forcinha, veja lá o que está acontecendo com a sua protegida. O Cb BM QPR Júlio, a é, vereador também, vai lá sô, coloca a disposição dela uma ambulância, daquelas que você colocou no bolso. Bandona ela não, tadinha...

PM do ciclo disse...

Sobre o caso lamentável acima, temos notícias. O IPM já esta concluso. Não há indícios de cometimento de crime por parte do indiciado, ou seja, a acusação feita pela Cb PM Amélia, contra o Cap Joedson, à época respondendo pelo Cmdo da Cia, é falsa. Portanto, quem cometeu crime foi ela, de denunciação caluniosa.
Senhores, acusar alguém de crime é grave, principalmente um colega de farda e pior, superior hierárquico, "seu Cmt". Essa é a mais pura demonstração de irresponsabilidade e desrespeito a toda uma Instituição. Você confiaria nessa pessoa? O que leve uma pessoa a fazer isso? Teria ela confiado no "apoio" do Cb QPR BM Júlio (Vereador)?
"Quem com ferro fere, com ferro será ferido".
Feliz natal a todos os homens de bem, merecedores dessa felicidade.
Cap Joedson, feliz natal.

Unknown disse...

OLHA AQUI EM UBERLANDIA UM DIA CHEGOU UM CMT DE QUARTEL"UM TAL DE SOLO RATA" MUITO INSTRUIDO O QUE NÃO SIGNIFICAVA NESSE CASO EDUCADO. BEM, CHEGOU CHAMANDO TODA A TROPA DE BANDIDOS É AS PALAVRAS QUE SE OUVIA DELE " VOU PUNIR VOU EXCLUIR VOU PRENDER" O MANÉ NÃO SAÍA DA CAMARA DOS VEREADORES,DEFENDIA BANDIDO DE UMA FORMA TÃO FERVOROSA Q ALGUNS DE NÓS CHEGAMOS AO PONTO DE PENSAR SE ELE NÃO ESTARIA JOGANDO PROS DOIS LADOS. BOM E COM AQUELA ARROGANCIA TODA, A TROPA NÃO É BOBA E ENTENDEU A MSG SEM BATER DE FRENTE,DANÇOU CONFORME A MÚSICA E USAMOS OUTROS TRUQUES .OS ÍNDICES DE CRIMINALIDADES FORAM SUBINDO VERTIGINOSAMENTE. E O MANÉ TEVE AINDA A INFELICIDADE DE APOIAR UM CANDIDATO A PREFEITO O QUAL FOI DERROTADO. DEPOIS DISSO, O PREGO FICOU SE HUMILHANDO PEDINDO ASSINATURAS DE VEREADORES PARA FICAR NO CONANDO DO BATALHÃO EM QUE ESTAVA "SERVINDO" NÃO DEU. O MANÉ TEVE Q PEGAR A BAGAGEM E SUMIR.
CONTUDO, NÃO PODEMOS GENERALIZAR. TEMOS AQUI HOJE, EXEMPLOS DISSO, QUANDO O SR TEN CEL CROVATO VEIO COMANDAR ESTA UNIDADE , VIMOS ELE DESTRUIR UMA GAMA DE VICIOS DE ABUSO DE AUTORIDADE. E OS RESULTADOS NÃO PODIAM SER MELHOR.OS INDICES DIMINUIRAM A UM PONTO QUE NÃO IMAGINAVAMOS.
ESTAMOS CERTOS QUE MUITA COISA PRECISA SER MUDADA,DE AMBOS OS LADOS TANTO DOS PRAÇAS COMO DOS OFICIAIS. TEMOS BONS OFICIAIS NO ENTANTO VAI HAVER SEMPRE UM XAROPE ASSIM COMO EXISTE NO NOSSO MEIO. PELO MENOS ATÉ APOSENTARMOS OS "DINOS". FRASE MINHA PENSEN NISSO : INSTRUÇÃO É DIFERENTE DE EDUCAÇÃO;TEM NUITA GENTE INSTRUÍDA Q NÃO TEM EDUCAÇÃO E TEM GENTE Q MAU SABE ESCREVER E TEM MUITA EDUCAÇÃO.AS DUAS PODE E DEVEM VIVER JUNTAS NOS É Q NÃO SABEMOS JUNTA-LAS.
MEU NOME É EDILSON BORGES DE ANDRADE CB DA 148 CIA 17 BPM APREENDI EM 8 ANOS 26 ARMAS DE FOGO SÓ POR INICIATIVA MINHA OU DOD MEU PATRULHEIRO E EM VIATURA BASICA. TODAS COM DANDIDOS NENHUMA COM SEGURAÇA VIGILANTE OU ARMEIROS E SEMPRE SEM DANIFICAR DANIFICAR QUAL QUER VIATURA. E PRINCIPALMENTE SEM PUXAR SACO DE QUALQUER SUPERIOR OS QUAIS DEVEM SE EQUADRAR NOS PRICÍPIOS DA LEGALIDADE COMO EU E QUALQUER CIDADÃO.

Anônimo disse...

Novas notícias. Encontra-se no 5ºBPM o IPM envolvendo o oficial e praças da UEOp para análise jurídica. Investigado,coma a instauração do IPM Capitaão. Indiciados após a conclusão do procedimento: Cb PM Amélia, Sd Sena e Sd Cruz, além das transgressões disciplinares cometidas pelas praças citadas. Crimes vislumbrados praticados pelos PM contra o Capitão: denunciação caluniosa e falso testemunho. Portanto,aos interessados e principalmente ao Cb BM QPR Júlio (vereador), aquele mesmo que mais faltou às sessões da câmara em 2009, 25 faltas. Antes de comprar uma briga, veja quem são os bandidos. Afinal, você foi PM e sabe, não devia saber, separar o joio do trigo. Pelo que conheço do Capitão, preparem-se pois ele vai correr atrás...
E Cb BM QPR Vereador Júlio, vai cuidar do seu serviço. Você foi eleito para tratar de assuntos ligados ao município de Belo Horizonte e RMBH, no muito. A PMMG tem comando e trata com seriedade suas demandas internas, como é o caso. É sabido que você queria se fazer presente para se promover. Agora, consulte seus assessores e veja como se defender sobre o pré-julgamento que você, nesse http://blogdocabojulio.blogspot.com/"ILEGALIDADE, ABUSO DE AUTORIDADE E ARBITRARIEDADE NO 5º BPM - PARTE II" fez contra o oficial da PMMG.Sua "honestidade" financeira já era sabida, agora passamos a conhecer a institucional. Você não defende a classe e sim seus interesses. Defendemos defesa de direitos, independentemente, de quem os tem, seja oficial ou praça. Afinal, direito é direito.

Anônimo disse...

É meus caros, falar mau é fácil, manter a farsa é um pouco mais complicado. Por esse motivo, sugiro aos que julgaram ante do devido processo legal (IPM), ora concluído, que se informem sobre o paradeiro da Cb PM Amélia, aquela que achava que era mulher de verdade. Seus comparsas também foram indiciados e responderão, todos, pelas transgressões cometidas além, é claro, dos crimes. Um abraço aos HOMENS com coragem e determinação, mesmo que a disciplina e hierarquia, fragilizadas pela greve (1997) e nova lei de efetivo, ambas somadas os impeçam que ajam pela manutenção da Instituição.Cb BM QPE Júlio (Vereador), a toda poderosa Cb PM Amélia está precisando de uma de suas ambulâncias ou pelo menos da verba, para se tratar. Ela baixou. Sabia não. Vai lá sô. Dá uma forcinha. Ela tá mal...
Um abraço

Anônimo disse...

Olá amigos, só um informe: "até a presente data, o honesto e compromissado Cb BM QPR Júlio (Vereador), NÃO deu o apoio solicitado à Cb PM Amélia, aquela que se achava mulher de verdade. Tadinha, tá mal... Surtou...Cb BM QPR Júlio (Vereador), vai lá sô. Bandona ela não. E o seu espírito de PORCO, digo, corpo.

Anônimo disse...

Infelizmente esta arbitrariedade cometida no 5º BPM, não é fato isolado e acontece muito mais do que gostaríamos de ver.
No entanto nossa instituição foi criada para ser arbitrária, principalmente para o seu público interno, no caso as praças. Vemos diariamente irregularidades cometidas por oficiais contra aqueles que são a verdadeira Polícia Militar do Estado do Paraná.
E com o episódio do "aumento" está bem claro que existem duas políicas dentro da nossa instituição, porém, a deles (oficiais) não é a Polícia que atende a população do Estado diuturnamente. Eles deveriam até mudar o nome e o uniforme desta polícia, porque ela não tem nada a ver com a Polícia Militar, é alguma outra qualquer!!!!!

Anônimo disse...

Ha dois tipos de oficiais uns acham que são Deuses e outros tem certeza!

Anônimo disse...

não sou e não vou bajular ninguem. estou fazendo meu serviço. em adm sou muxiba. no operacional, mais q menos. defeito todo mundo tem. mas um cap cmt de cia tem de ter uma avaliação individual melhor de seus subordinados. tem muita gente competente no adm e muita gemte igualmente competente no operacional, eu to na rua e onde um pit bull mija, vira lata não chega. mas somos todos irmão uns compçetando a deficiencia do outro. quem é competente na sua área chama a atenção; não precisa bajular. vc pode até não gostar de música classica mas se ver um violinista bom, vc vai parar e admirar. eu conheço um cb que quando sd sargenteou uma cia com uma competencia q eu nunca ví um sgt fazer. ele é adm até hoje e eu morreria para defende lo. já por um muxiba, eu não sei não.
cruz bala. pra tropa pm de mg.

Anônimo disse...

ingraçado o muxiba ne, ele não ajuda em nada. se vc ta fazendo uma abordagem, ele pode estar há 30m e não vai la pra te ajudar. depois quando ele é vítima ele vem correndo pedir a vc q faça as correrias pra ele. eu não faço! muito pelo contrário fico feliz da vida. pois quem o roubou pode ser aquele q ele ddeixou de abordar por muxibagem. ah! teve até um amigo meu; amigo não colega, ele é tão muxiba q teve todo seu pagamento roubado. é dois malas chegaram meteu o cano e levou tudo. o pessoal da cia fez uma lista para ajuda lo. eu não ajudei mis fiquei na minha. depois de uma semana eu estyava armando na intendencia e ele veio e pois a mão no meu ombro e disse;"eu ví a lista com os nomes, é nesssas horas q ajente vê os amigos né?" eu disse - não, a gente vê os amigos, quando estamos no sol quente fazendo um bo e alguem chega e ajuda. falei do exemplo acima. falei daqueles que de serviço vê um mala passar com uma tv 42 polegadas as três hs am e nem se meche.
eu, e muitos que eu conheço, não mecheria um dedo pra ajudar um xarope desse.
se vira vc está sempre dizendo que só quer o seu no fim do més. e nem fica com vergonha, pode deixar eu tó com vegonha pra vc mané! alias vai ser vendedor, la vc vai se dar bem melhor , prego!
assinado cruz bala 9° rpm

Anônimo disse...

outro dia teve um pm assassinado, o kara era muxiba no copom e também depois q veio pra rua. gente boa mas não fazia nada. depois q mataram ele, veio um colega me perguntar se eu queria fazer uns corre pra localizar os malas. eu disse nunca!
pois sei que ele jamais faria por um de nois.
q deus o tenha!
cruz bala.

Anônimo disse...

E ai pessoal o que aconteceu no final disso tudo?

Anônimo disse...

Todos nós sabemos que não se deve andar
com documentação irregular.
Mas sabemos também que há outros meios
de se "cobrar a correção de atitudes"
de seus subordinados.

Certamente o que incomodou foi a
"motivação" para que as providências
fossem tomadas. Não partiu do interesse
do Capitão em manter a ordem e sim, em
"dar o troco" pela ação contra seu "chegado".

Por isso o estresse todo. Enquanto esse "tráfico
de influência dominar entre o oficialato" eles
continuarão a perder o apoio dos praças, mesmo
quando agirem certo.

O certo nem sempre é conveniente.

Se o capitão estava tão preocupado assim porque não
vai atrás dos caminhões de lixo e reboca todos por transporte
irregular e perigoso dos garis?

Tudo hipocrisia. Quero mesmo é a volta de Jesus Cristo
e deixar toda essa falsidade para trás.

Anônimo disse...

felizmente existem pessoas como o nobre deputado que conhece as injustiças praticadas na instituição militar e se preocupa em lutar em defesa dos nossos direitos...
Parabéns senhor deputado.
Difícil de acreditar mais as 40 horas semanais ainda alcançou a todos na pmmg.
Em Diogo de Vasconcelos ainda trabalhamos em regime de sobre aviso.Alguns meses trabalhamos ate 200 horas e quando questionamos sobre as folgas o senhor ten responsável Pelo Destacamento diz: " NEM TUDO QUE ESTA NO REGULAMENTO TEM COMO SER CUMPRIDO PRAÇA".. Senhor deputado nos ajude.....