4 de novembro de 2009

ILEGALIDADE, ABUSO E ARBITRARIEDADE NO 5º BPM - PARTE I




Abuso de Autoridade praticado contra militar que cumpre pena no regime aberto no 5º BPM.

O P/1 do 5º BPM, agindo ao arrepio da lei determinou que um militar que cumpria pena no REGIME ABERTO, de (06) seis meses, por deserção, naquela unidade, FOSSE TRANCADO EM CELA COM GRADES, e, ainda teve a ousadia de fazer comunicação disciplinar em seu desfavor, simplesmente pelo fato de ter sido encontrado do lado de fora da cela.

Felizmente o Juiz da 2ª Auditoria da Justiça Militar, através de despacho publicado no site do TJM-MG, na data de ontem (03/11), determinou que o cumprimento da pena se efetivasse em alojamento, por reconhecer que o fundamento do regime aberto baseia-se na autodisciplina e senso de responsabilidade do condenado, que deve permanecer recolhido em alojamento no período noturno e dias de folga, POIS O REGIME ABERTO TRATA-SE DA PRISÃO SEM GRADE.

Resta agora ao comando da 1ª RPM mandar apurar a responsabilidade pelo abuso de autoridade praticado no âmbito do 5º BPM, ou será que vamos ter que mandar direto ao Ministério Público?
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

3 comentários:

Anônimo disse...

Pois bem, conceituado o que vem a ser CORONEL FORJADO, passemos a verificar as conseqüências trazidas para as instituições militares e às pessoas que a elas pertencem:
Por tópicos: 1 – o CORONEL FORJADO é metido, “nariz em pé”, incapaz de dar bom dia, boa tarde ou boa noite a seus subordinados; 2 – o CORONEL FORJADO não trata seus subordinados com urbanidade e camaradagem; 3 – o CORONEL FORJADO vê nos seus subordinados empregados particulares, disponíveis para os seus caprichos; 4 – o CORONEL FORJADO é bajulador de agentes políticos, das mais diversas espécies; 5 – o CORONEL FORJADO jamais será capaz de tomar iniciativas que visem melhorias das condições de trabalho para os militares da Instituição Militar, pois não enxerga as necessidades de seus subordinados e se sente bastante satisfeito com sua posição dentro da IME; 6 – o CORONEL FORJADO não tem qualquer possibilidade de entender as dificuldades enfrentadas pelos militares estaduais que no dia a dia estão desempenhando as atividades operacionais da Instituição Militar, pois passou toda a carreira sendo protegido, escondido dentro de alguma repartição, esp! erando alçar a condição de Coronel; 7 – o CORONEL FORJADO pune e incentiva a punir com severidade, pois é desumano e indiferente às necessidades de seus subordinados; 8 – o CORONEL FORJADO é incompetente, mas mesmo assim exerce as funções do cargo; 9 - o CORONEL FORJADO desloca-se em sua viatura “particular”, conduzida por seu motorista “particular”, sem portar arma de fogo ou outros equipamentos, pois, além de não saber utilizá-los, acha que não lhe são afetas situações reais da atividade da Instituição Militar à qual pertence; 10 – o CORONEL FORJADO não tem empatia com seus subordinados, pois se acha bem acima deles; 11 – o CORONEL FORJADO não traz nada de bom para a instituição e seus integrantes, pois é egoísta, egocêntrico, interesseiro, individualista e ambicioso; 12 – o CORONEL FORJADO exerce suas funções já articulando situações favoráveis a ele para depois da ativa; 13 – o CORONEL FORJADO tem pouca visão política, humanística e externa à instituição militar, pois, ! sua postura crítica foi minada durante toda a sua carreira.
ENFIM, PASSADAS AS FASES DE CONCEITUAÇÃO E CONSEQÜÊNCIAS, AGORA É O MOMENTO DE RESPONDER: EM MINAS GERAIS NÓS TEMOS CORONÉIS FORJADOS OU OFICIAIS SEGUINDO PARA ESSA CONDIÇÃO?
RESPOSTA: caros amigos, caros associados, caros militares estaduais queremos crer que não... O QUE VOCÊ ACHA? Faça cada um a sua parte. CARO OFICIAL, NÃO SE PERMITA SUBMETER-SE ÀS FASES QUE O TORNARÃO UM CORONEL FORJADO, se é que essas fases existem nas IMEs de MG.
Belo Horizonte, 28 de outubro de 2009.
Para reflexão... A associação é nossa.... estamos juntos.... Um grande abraço...
Nelson Henriques Pires – 1º Ten PM
Presidente da AOPMBM

Wellington A. Oliveira - Colaborador - (Rec. Por E-Mail)
publicado no blog da renata

Anônimo disse...

sugiro que se dirijam diretamente ao ministerio publico, pois o 5 BPM, ainda respira a podridao deixada ali pelo atual comandante da 1 regiao, homem arcaico, ditador, desumano, que sempre massacrou seus subordinados...

Anônimo disse...

Senhor companheiro Cb Júlio, eu defendo que já era para ter enviado direto para o MP. Essas aberrações, demandos, essa crença que os oficiais tem que a PM está "Acima" da Constituição e das próprias legislações tem que acabar. Prescisamos de uma polícia profissional, que funcione para dentro e para fora, que tenha gestão, ética, profissionalismo e respeito no âmbito interno e externo. Não adiante ostentar uma fama de "a melhor do país" de por dentro é como qualquer "pior" do país. Parabéns Cb Júlio pela sua insistência em não aceitar essas aberrações que acontecem no seio da tropa. Infelizmente a PM é a única instituição que conheço que separa produtividade de motivação profissional, ou que entende que não prescisa de RH e que orgulha da aberrações que comete.

Anônimo