1 de julho de 2010

POLÍCIA E CARREIRA JURÍDICA

Por Antônio Álvares da Silva - assbh@gmail.com
Professor Titular da Faculdade de Direito da UFMG
A Polícia Militar exigirá diploma de curso superior de todos os candidatos, a partir de 2011. Para oficiais, o curso de Direito será indispensável. A Polícia Civil - PC - reprovou a ideia, sob o argumento de que a PM exerce policiamento preventivo e ostensivo, o que não coincide com a carreira necessariamente jurídica do delegado, que tem como pressuposto conhecimento especializado para que possa exercer sua atividade constitucional. Embora não tenha sido aprovado o projeto de emenda constitucional estadual ou lei complementar, o assunto dividiu mais uma vez as duas polícias.
A discussão é desnecessária e estéril. Só serve para desprestigiar as duas instituições e mostrar o lado corporativo de ambas.
A atividade policial é essencialmente unitária. Prevenir e reprimir crimes e infrações penais é uma só atividade que se divide didaticamente em duas, para melhor compreensão dos iniciantes.Dom João VI criou o cargo de Intendente Geral de Polícia da Corte, que tinha poderes de polícia e jurisdicionais.
Posteriormente instituiu a divisão militar da guarda real de polícia do Rio de Janeiro, estabelecendo então o cerne originário das polícias militares que se organizaram nas províncias e depois nos estados-membros.Formada como organização militar, a polícia chegou até mesmo a ser utilizada em guerras, demonstrando que o foco de sua constituição não coincidia com as funções de governo da cidade (polícia vem de polis, cidade, em grego).
Esta adaptação viria mais tarde com os ajustes constitucionais.Já a evolução da Polícia Civil se deu com o desenvolvimento político e jurídico do país. Seu embrião foi a Lei 261 de 1841, que estabeleceu para as províncias um chefe de polícia, delegados e subdelegados, escolhidos dentre os cidadãos.
Mais tarde, a exigência de especialização integrou a PC no Estado, exigindo concurso público e conhecimento jurídico para seu exercício.Esta origem diversa firmou raízes históricas nas duas corporações, erguendo entre elas muros intransponíveis, mantendo estanques as duas finalidades.
Hoje, a divisão está superada. Para as funções tipicamente militares foram criadas as Forças Armadas - art. 142 da Constituição - ficando as polícias com a atuação ostensiva, a preservação da ordem pública, a prevenção de crimes e sua apuração.Estas funções são inerentes a toda e qualquer atividade policial, o que enfraqueceu a divisão institucional entre elas.
No fundo, exercem a mesma atividade, embora separadamente. Daí a necessidade de unificá-las para o melhor exercício de suas funções.
A exigência de conhecimento jurídico é indispensável a todas as duas, pois, sendo agentes da administração pública, têm a obrigação de conhecer a moldura jurídica em que o Estado exerce sua atividade.
Como pode a PM abordar um cidadão, intervir num local em que se pratica abuso de sons ou ruídos acústicos, fazer um boletim de ocorrência sem distinguir se a coisa alheia foi subtraída mediante grave ameaça ou violência contra a pessoa? E nas fiscalizações de trânsito, pode ou não obrigar o motorista a soprar o bafômetro? E por aí vai.
Nada que a PM faça pode ir além da lei e do respeito aos direitos humanos. Então, como agir sem conhecê-los?À Polícia Civil, cabendo a apuração de infrações penais, fica o exercício de atividade tipicamente jurídica. Um inquérito policial bem feito facilita enormemente a atividade do promotor e do juiz.Portanto, é hora de pensar na quebra deste muro e integrar as polícias.
Em Minas, uniremos duas instituições eficientes e de tradição e quem vai ganhar é a sociedade. Ambas exercem funções jurídicas imediatas, portanto estão dentro do que se pode chamar de carreira jurídica. A cúpula de ambos, que personifica, com auxílio do pessoal de apoio, a atividade-fim, deve ser equiparada à dos promotores e juízes ou, pelo menos, dela se aproximar.
A função que exerce na sociedade é tão importante como a da Magistratura e do Ministério Público.Mantê-las separadas é prejudicar o povo e a sociedade. Numa única unidade, figurará a atividade repressiva. Os servidores de ambas as polícias se integrarão num só estatuto que a lei regulará, fundado na hierarquia, disciplina e cargos de carreira.
E começaremos vida nova e moderna com uma só polícia e uma só ação, coordenada na função ostensiva e repressiva, cujo resultado é a manutenção da ordem pública e da incolumidade da vida e do patrimônio e da segurança das pessoas.Antes desta união, perderão tempo os governos federal e estadual em tentar resolver definitivamente o velho problema salarial e funcional das duas polícias.
Vamos esperar que esta integração se dê com a aprovação de um dos muitos projetos que circulam no Congresso Nacional. Em Minas, com toda certeza o povo ganhará, pois, tanto na PM como na PC, as virtudes predominam sobre os defeitos.PS. O HOJE EM DIA noticiou a pressão da Polícia Civil na Assembleia Legislativa, portando armas e estacionando viaturas em lugares proibidos.
A greve é direito constitucional do servidor público. E o modo mais eficiente de valer seus direitos. Mas não se confunde com atos de indisciplina, que podem jogar a opinião pública contra os justos direitos dos policiais civis.
Publicado no JORNAL HOJE EM DIA - 01/07/2010
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

92 comentários:

Anônimo disse...

não concordo com a maioria do que foi escrito neste texto, PRIMEIRO a pm não pode ter reconhecimento de carreira jurídica porque ela não é judiciária, ao contrário da POLICIA JUDICIÁRIA; SEGUNDO a função da POLICIA JUDICIÁRIA é a apuração de um crime, chegando na autoria, motivação e mecânica de um delito, sendo que o INQUÉRITO POLICIAL servirá como documento para o MINISTÉRIO PÚBLICO oferecer ou não denúncia contra o autor do delito apurado pela POLICIA JUDICIÁRIA; TERCEIRO a pm tem função ostensiva, ou seja, evitar o problema, mas uma vez que ocorreu o crime, acabou a função dela, não tem mais o que fazer, agora como determinar carreira juridica para oficial se o trabalho dele é a prevenção do crime? onde está a necessidade de carreira jurídica??? o que o oficial vai levar para o MINISTÉRIO PÚBLICO para que o promotor ofereça ou não denúncia contra o acusado????? vai levar o boletim de ocorrencia???? não tem lógica uma coisa dessas!
QUARTO essa integração não é real, e não vai dar certo nunca, não concordo e os senhores também não deveriam concordar, pois nunca ajudou em nada, fica uma policia atrelada na outra sem que nada de realmente útil seja estabelecido, a única coisa boa só foi o REDS, porque no mais, não vejo vantagem alguma.

FUI MILITAR E SEI BEM COMO É, ENTÃO ANTES DE ME OFEDEREM, OU FALAREM QUALQUER COISA, ESTOU CIENTE DO QUE OCORRE DENTRO DAS DUAS INSTITUIÇÕES!

COMO NÃO TENHO CONTA, SERÁ COMO ANÔNIMO, MAS MEU NOME É THIAGO RIBEIRO FERREIRA!

Anônimo disse...

Fique tranquilos!Quando forem policiais civis, portando armas. Porque são profissionais qualificados e equilibrados.
E em manifestação de policiais civis, não se fez e não faz necessário criar mártir para se obter recolhecimento.
Com todo respeito aos que deram a vida por seu ideal.
Parabéns Polícia Civil, por mais uma conquista.

TEN JOAO COSTA disse...

CEUZ CREDO, QUE COMENTARIOS MAIS EXDRUXULOS A GENTE VÊ NESTES BLOGS QUE DEVERIAM APENAS NOTICIAR NOTICIAS QUE ENALTECESSEM A PC E A PMMG, É CADA PALHACO PUXANDO A SARDINHA PARA O SEU LADO E CRITICANDO PESSOAS DOTADAS DE ALTO CONHECIMENTO JURIDICO ESCLARECENDO SOBRE O ASSUNTO DE INTERESSE DE UMA OU OUTRA CORPORACAO. ESSES CRITICCOS DEVERIAM OLHAR PARA TRÁS E VER SE TEEM CONDICOES DE CRITICAR AS PESSOAS QUE AQUI DEIXAM SEUS PENSAMENTO. CAMBADA DE BOBOS, ALEM DO MAIS NAO SAO HOMENS QUE TEEM A CORAGEM DE SE IDENTIFICAR, PERMANECENDO ANONIMAMENTE, TOMEM VERGONHA NA CARA E ESTAMPEM SEUS NOMES NOS SEUS COMENTARIOS. OBRIGADO...

Anônimo disse...

Caramba, esse professor realmente entende do assunto e fez um resumo de tudo com poucas palavras. Parabéns professor Antônio Alves da Silva. Não se admite, realmente, um PM não ter conhecimento jurídico para atuar nas suas funções. Já o Oficial da PM, do BM, eles são designados como Encarregados de Inquérito Policial Militar, dentre outras funções e encargos que justificam estarem na carreira jurídica (Encarregados de Auto de Prisão em Flagrante, Sidicâncias, etc). O que ocorre, ao meu ver, é ciúme e mêdo de "dividir o bolo" (quiz dizer: oficiais serem remunerados na mesma proporção do Delegado). Outro lado, a PC não precisa se preocupar pois nenhum Oficial vai chegar em Delegacia interferindo nos seus trabalhos ou mesmo querendo assumir inquéritos civis (já temos muito trabalho na PM, inclusive com Inqueritos Policiais). Devemos unir forças e deixar essa quebra de braço pois isso além de prejudicar as duas instituições, prejudicam, tambêm, a sociedade, a qual é destinatária dos nossos serviços. Gostaria que alguêm da PC explanasse em que ponto a PM atrapalhará a suas atribuições (atribuições da PC, principalmente dos Delegados) caso venha a ser aprovada a carreira jurídica para os Oficiais????

Anônimo disse...

É lamentavel ler alguns comentários, cada um querendo ser melhor; só não se sabe melhor em quê; somos todos marionetes do governo e alvo em ano eleitoreiro, nunca li tanta "merda" em ano politico,é o retarto do Brasil em que usam beneficios para uma coletividade para se elegerem. agora mesmo li, que garotinho ganhou uma liminar do TRE para concorrer ao cargo de deputado, todos farinha do mesmo saco ao deixarem um bandido desses concorrer as eleições. fixa limpa, só se for pra limpar o ..........

Anônimo disse...

Este último anônimo ai do comentário 4, deve ser realmente oficial, mas nao conhece sua instituição, amigo, praças tambem faz IPM e Sindicância; portanto realmente é incabivel curso de Direito pra oficiais, e, sim curso superior em qualquer area pra PM; esqueçam os delegados, cada um no seu quadrado.sou PM e me orgulho disso e nao tenho vontade nenhuma de ser PC. vamos lutar pelo que é nosso e deixar de lado certos caprichos.praça 122mil

Anônimo disse...

Este último anônimo ai do comentário 4, deve ser realmente oficial, mas nao conhece sua instituição, amigo, praças tambem faz IPM e Sindicância; portanto realmente é incabivel curso de Direito pra oficiais, e, sim curso superior em qualquer area pra PM; esqueçam os delegados, cada um no seu quadrado.sou PM e me orgulho disso e nao tenho vontade nenhuma de ser PC. vamos lutar pelo que é nosso e deixar de lado certos caprichos.praça 122mil

Unknown disse...

Também não concordo com a maioria do que foi escrito pelos distintos cidadãos anônimos acima. Pois, demonstram uma ignorância tamanha, aliás, ignorãncia típica de policiais civis, portanto, nada que nos cause espanto. Delegado é carreira jurídica simplesmente porque conduz o Inquerito policial, mera peça informativa que tem de ser totalmente refeita na fase processual, permanecendo portanto o BOPM, que é quem de fato esteve no local do crime e pode perceber a "flagrancia" do crime, pois, agentes e delegados nunca vão ao local de crime e os peritos QUANDO vão, vão apenas para fazer relatório. Já o oficial é o responsável por fazer o IPM - Inquerito Policial MILITAR, portanto, o mesmo que o delegado faz, só que eles não entendem por se tratar de uma outra esfera, mesmo porque não são militares e sim civis. O IPM, ao contrário do IP, não é remetido ao MP e sim à Justiça Militar, logo, ao contrário do IP o IPM não se trata de mera "peça informativa". Há que se ressaltar ainda, que dos oficiais é que saem o JUIZES MILITARES, daí a necessidade da carreira juridica, coisa aliás que os delegados jamais serão. Com relação a integração, de fato, nem eu nem ninguem acredita nela. É utopia. O mais sensato seria poupar a sociedade e os cofres publicos dos gastos totalmente DESNECESSARIOS com a PC, uma instituição historicamente corrompida, repleta de sanguessugas corruptos de toda natureza. Serai um grande avanço e beneficio à sociedade. Mesmo porque, preso deve ser levado ao Judiciario, que é competente para julgar, arbitrar. Policia Civil foi apenas um artifícil imperial para se "dar um jeitinho brasileiro" e "aliviar a barra" de criminosos que interessavam ao imperio. É uma vergonha que já passou da hora de acabar. Qual a utilidade FUNCIONAL da PC? Pois quem atua preventiva e repressivamente junto a sociedade é a PM, que tem de fazer patrulhamento, fazer levantamentos, se virar para encontrar autores de crimes para prende-los e levá-los às delegacias para serem extorquidos e liberados ou entao serem autuados para futuramente terem a situação "amenizada" no IP. A menos que o preso não tenha nada a oferecer, aí sim a PC é eficiente. É uma instituição que não agrega valores à sociedade. É lastimável. Delegados e agentes que se formam literalmetne "nas coxas" em 3, 4 meses de curso. Um desperdicio de dinheiro publico e berço de corrupção.
Quando aos agentes armados, de fato é bastante temeroso, pois estes "profissionais" estao recheando paginas policiais dia apos dia justamente por condutas anti-profissionais. O despreparo técnico, emocional, pscologico e principalmente moral é patente aos olhos. E verdades têm que ser ditas, existem oficiais na PM que valem muito menos que delegado, um agente da PC ou até mesmo um mero carcereiro. Existem oficiais na PM que se ganhassem salário mínimo já estariam ganhando demais. Sr Ten João Costa, VOU ESCREVER EM CAIXA ALTA COMO O SR.GOSTA. o SR É UM ANALFABETO COM TODO O RESPEITO. SE NÃO TEM ARGUMENTOS, FIQUE CALADO, NÃO PERCA ESTA BRILHANTE OPORTUNIDADE DE FICAR CALADO. o SR. GANHA BEM, PROCURE ESTUDAR, FAZER UM CURSINHO DE PORTUGUES. TODA A CORPORAÇÃO E A SOCIEDADE AGRADECEM!

Albert Gomes 3º SGT PM

Anônimo disse...

Anônimo...
Será q o pessoal da PC, não desconfiou ainda q a bola da vez é da PMMG! Todos os benefícios q vcs ganharam até agora, foi pegando carona com a PM. Vcs ficaram de greve uns 2 meses, a população nem ficou sabendo e a rotina das pessoas contiaram a mesma. Se a PM, fazer uma greve programada de 2 horas, vcs vão ver o efeito de emediato, mas eu estou falando é de 2 horas e não 2 meses.
Outra coisa, o q a PC faz nós fazemos com naturalidade, sem precisar fazer qualquer curso. E q nós fazemos, vcs não fazem. Quero deixar bem claro, q vcs não são mais bonito do q nós. O especialista deixou bem claro, o conhecimento juridico é importantismo para a carreira policial militar.
Vcs não tem q concordar com nada não.

Anônimo disse...

Entrei nesta postagem para participar de um debate democrático. deparei-me com ofensas. Vamos debater as idéias não as pessoas. Mostrem seus argumentos. O que é verdade hoje pode não ser amanhã a PC se baseia numa lei que pode facilmente ser mudada, desde que a sociedade se necessite de sua alteração. Militar insultar militar não dá.

Anônimo disse...

Só sei se uma coisa: esse Sgt. Albert Gomes é um COMÉDIA...Obrigado por me fazer rir.

Anônimo disse...

Sou policial Militar a mais de 8 anos e estudante do sétimo periodo de Direito da Unimontes e concordo parcialmente com o primeiro comentário do Thiago. Nunca a PMMG valorizou nenhum curso superior e agora, de repente tudo gira em torno do curso de Direito só por inveja dos delegados.Não dá para comparar a função de um delegado com a de um oficial, só mesmo aqui no regime militar é possível alguem ser juiz sem ser formado em direito, o cúmulo do absurdo. Pelo que sei, só existe polícia militar em dois países, Brasil e Guatemala.Em uma instituição pública que nunca valorizou o conhecimento, onde um curso universitário nunca valeu nada e a desvalorização começa de dentro é de se esperar que um curso interno de duração de 04 meses valha mais que o curso de Direito ou qualquer outro curso universitário. A PC tem que ganhar mais mesmo porque eles se respeitam, se valorizam internamente e dão valor ao conhecimento, não são regidos pela estupidez do militarismo.

Praça PMMG disse...

Eu acho que as pessoas se fazem de bobas.Não tem nada a ver carreira jurídica militar no que tange a Polícia Militar invadir a responsabilidade da Polícia Civil, no que diz a respeito de Inquéritos civis, TCO, etc. Não vou citar a respeito de investigação, já que a PC não a realiza. A PM, com o maior esforço, faz muito do trabalho que deveria ser da PC.


O assunto é claramente financeiro, pois não querem que oficiais ganhem como Delegados. Os desavisados ficam batendo as perninhas dizendo que a Polícia Militar vai realizar o trabalho da PC! Me ajudem ae!!

Carreira jurídica militar é para equiparar os salários e mostrar a realidade da Justiça Militar em Minas Gerais, pois na esfera militar, o Comandante da Unidade e oficiais tem as mesmas funçoes de Delegado. Ainda futuramente podem ser juizes. É só.

Anônimo disse...

MUITO BOM THIAGO. Em resumo cada um no seu quadrado!!! O serviço da PM é de prevenção, ou seja, antes do crime, após o crime já é com a Polícia Judiciária. Por tanto, a PM não tem que atender ocorrência e sim a Polícia Civil, nosso serviço é de PREVENÇÃO. Aí eu queria ver um Agente da Polícia Civil atendendo uma ocorrência com toda educaçao que eles tratam o público nas Delegacias.

Anônimo disse...

Meus amigos, essa história de polícia civil e polícia judiciária é pura ficção. O inquerito é mera peça informativa, completamente dispensável ao ofirecimento da denuncia. Quanto a Praça fazer inquérito é outra coisa que é impossivel por conta da legislação processual penal militar que determina que o inquerito será conduzido por oficial.

PC disse...

Sou Policial Civil e sei que essa briga não vai levar a nada. Não embarco nessa guerra que os delegados querem travar com os oficiais, eles que lutem pelos seus interesses. Pena que tem muitos Policiais Civis estão embarcando nessa. Os Delegados não dão a mínima para os seus colegas de trabalho, só estão preocupados com seus gordos salários. A polícia civil tá uma merda por conta deles, dos delegados, que não querem trabalhar. Tô fora dessa briga, delegado não briga por ninguem a não ser por eles mesmos.

Anônimo disse...

Meu sonho era que acabassem com as duas polícias e criassem uma só. Obviamente sem militarismo!
Sou Policial Civil

Anônimo disse...

Primeiramente, iniciemos a crítica pelo comentário de um tenente que não consegue escrever sequer uma frase coerente; em seguida verificamos um anônimo que confunde ciúmes com vaidade - mas ao menos fala uma verdade quando diz que nós da PCMG não queremos dividir o bolo. Não queremos mesmo, pois cada uma deve se limitar às suas atribuições, e ser remunerado de acordo com as mesmas, então o bolo deve ser dividido de acordo com o função de cada carreira. A polícia civil utiliza conhecimentos técnico-científicos para elucidar crimes, e não força repressiva pra "prevenir" os mesmos, por isso reivindicamos salários diferenciados, situação que ocorre na maioria dos estados da federação. Esse anônimo também perguntou qual o problema da aprovação da carreira jurídica pra oficias; o problema é da população que não quer ficar ainda mais refém de um militarismo intransigente, violento e manipulador, que em muitas ocasiões distorce a verdade para se promover. Devemos destacar o comentário do sargento Albert: um exemplo de muita imbecilidade e ignorância! O citado militar afirma que o perito faz um relatório, laudo da perícia criminal agora virou relatório! Este militar ainda utiliza de argumentos medíocres pra justificar pontos de vista de muita estupidez pra um cidadão que faz parte das forças de segurança do seu estado, afirmando ainda que oficiais tem as mesmas funções de um delegado. Quanto ao texto, os argumentos utilizados pelo autor não levam em conta a história das duas corporações, sendo tendenciosos, ao passo que uma utópica unificação favorece apenas à pmmg.

Investigador Carlos Menezes

Anônimo disse...

INVESTIGADOR! HA!HA!HA!HA!HA!HA!HA!
Caros amigos, a Polícia Civil estava morta e renegada a segundo plano quando o louco do "dep. cartinha" resolveu inseri-los no contexto. Pois bem, agora vamos ter que lidar com esse bando de incompetentes. Devemos deixar a camaradagem de trincheira para trás e sermos francos em nossas opiniões. Se a comunidade necessitar um dia que a PC faça alguma coisa por ela, terá que pagar caro, pois, essa é a única maneira de ser atendio em uma DP. Mais que isso, fico indignado quando um menino que se diz PM e estudante de direito, consegue aflorar tanta asneira em um pequeno texto. Garoto estude e saia da PMMG o quanto antes, você não é digno de uma farda.Acordem, no velado a briga é por melhores salários!

Anônimo disse...

Acho que esse blog foi criado com intuito humorístico. Primeiramente observamos um tenente que não consegue nem escrever uma frase coerente, depois verificamos um anônimo que usa a palavra ciúme ao invés de vaidade, e ainda pergunta qual o problema da carreira jurídica pra oficias - vou respondê-lo: o problema é da população que não quer ser ainda mais refém de uma polícia truculenta, intransigente e manipuladora. Esse mesmo anônimo afirma que oficiais são responsáveis por auto de prisão em flagrante (só se for no mundo dele); e diz que nós da PCMG não queremos dividir o bolo. Pelo menos nesta afirmação ele está correto, pois o bolo deve ser dividido a partir da atribuição de cada servidor concernente a sua carreira, ficando cada um com a parte que merece, pois a PCMG atua na apuração de crimes utilizando conhecimentos técnico-científicos, e não força repressiva na prevenção de crimes. Deste modo reivindicamos salários diferenciados para a PCMG, situação já verificada na maioria dos estados da federação, que valoriza mais o conhecimento que o patrulhamento ostensivo. Temos que destacar o sargento Albert Gomes, que nos proporcionou um festival de mediocridade e imbecilidades através das seguintes afirmações: laudo da perícia criminal (prova objetiva de maior importância no processo penal) foi comparada a um simples relatório; funções do delegado, de acordo com o mesmo, são as mesmas que a do oficial; além de uma série de afirmações de muita estupidez pra um cidadão que afirma fazer parte de um órgão de defesa social. Com relação ao texto do professor, este não observou nossa história recente de subordinação à ditadura militar, onde vimos nossos direitos e princípios democráticos sendo exauridos, então acredito que o autor foi tendencioso ao se referir a carreira jurídica pra oficias, sendo a utópica unificação proposta por ele algo que iria privilegiar à pmmg em detrimento dos interesses da sociedade, estes mais importantes para a afirmação do estado democrático de direito.

Anônimo disse...

A vaidade da corporação pela qual faço parte me deixa indignado em alguns momento! Deveríamos cuidar dos nossos interesses e deixar a polícia civil resolver os dela. Caros colegas militares, chega de falar tanta besteira e perder tempo com discussões evasivas! Chega de inveja da polícia judiciária! Vamos nos valorizar como polícia preventiva!!!

Soldado Vander

Anônimo disse...

Chega de tantas mentiras, chega de brincar com meu labor! Eu vou seguir o meu caminho, o sonho acabou...

Obs: Adaptação da letra da música do Grupo Raça negra à situação atual da policia militar.

Magno Ferreira disse...

O artigo acima trás uma grave digressão histórica propositalmente omissora ao analisar o passado negro das duas corporações envolvidas e, conseqüentemente, não consegue vislumbrar o real motivo da separação funcional existente entre as polícias civil e militar que, na verdade, fazem parte dos controles constitucionais de 1988 visando assegurar um Estado Democrático.
O artigo não analisa, por exemplo, a atuação das forças policiais na Revolução de 30. Também não se ocupa de expor a vergonhosa atuação destas forças durante o período ditatorial pós-1964. Deveria-se lembrar das lições de Nelson Werneck Sodré e nos tornar-se consciente de suas funções e do momento histórico em que se situam.
Na verdade essas medidas fazem parte do fortalecimento da pequena burguesia policial (civil e militar) que, ao buscarem em leis menores o afrouxamento da separação de funções e dos controles constitucionais de 1988, abrem caminho para a conformação de um novo período ditatorial no Brasil, cujo preâmbulo passa, via de regra, segundo a história, do fortalecimento das forças repressoras do Estado.

Anônimo disse...

TENENTE JOÃO COSTA

vejo que o senhor fala do que não conhece, critica sem ter razão, e me chamou de covarde por ter postado anonimamente, mas se o senhor tivesse tido a descência de prestar atençao ao post, antes de sair falando pelos cotovelos veria que me identifiquei e expliquei o porque que meu comentário estava em anônimo! PARA QUE O SENHOR SAIBA, MEU NOME É THIAGO RIBEIRO FERREIRA.

AOS DEMAIS QUE POSTARAM SUAS OPINIÕES:

respeito a todas elas, li todos os comentários e como acredito que este blog serve também para debates democráticos, estou novamente aqui para dizer o que penso de tudo que li.
Bem, ao 3º SGT PM Albert Gomes gostaria de dizer que fiquei feliz ao saber que não fiz a escolha errada ao ser POLICIAL CIVIL, seu comentário é tão ridiculo tal qual é o comentário do referido tenente analfabeto! Não vou nem perder meu tempo em argumentar sua ignorância aqui, mas gostaria de deixar claro que admirei sua coragem ao dizer o que pensa de um oficial, coisa raríssima de ver no meio militar.

SOLDADO VANDER
de todos que postaram aqui você foi o mais sensato ao comentar!

Anônimo disse...

Como esse pessoal consegue juntar tanta asneira em tão pequeno espaço?
Só não me indigno mais pois sei que essas baboseiras, ciumeiras e vaidades, existem em todas as corporações, (polícias militares e civis) brasileiras. No Distrito Federal, por exemplo, há também divergências com ataques verbais de um contra o outro, a única diferença, é que lá o menor salário pago a um PCDF gira em torno dos R$10.000,00 (dez mil reais mensais) e a PCDF foi a primeira a exigir o nível superior em seus concursos. E não é de agora, não. Quando a PMDF acordou, pois viu que estava ficando para trás, passou a adotar o mesmo critério e hoje, vemos o resultado.
Pelos comentários acima, percebe-se claramente que o melhor é ficar como está. Oras, Sei perfeitamente que não será um curso superior que fará do policial (civil ou militar) melhor do que outro que tenha simplesmente o nível médio, porém com essa exigência, e o Estado oferecendo um salário dígno, pode-se selecionar e preparar melhor os candidatos à função policial.
Mais dia, menos dia, isso iria ocorrer. A sociedade, como um todo evoluiu, e atualmente não se admite
policial truculento, jurássico e até mal educado. Esta sociedade, e diga-se de passagem, também fazemos parte dela, não quer pagar a um agente da lei para agredi-la ou mal tratá-la. Vivemos noutros.
Não deveríamos estar digladiando entre nós mesmos. Digo sempre que a nossa luta é uma só, porque o meu inimigo é o de todos: O ladrão, o assassino, o estuprador, o pedófilo, o traficante e esses desgovernadores que não estão nem ai pra nós, policiais independentemente de sermos PM ou PC. Pensem nisso.

Anônimo disse...

Completando meu comentário... Vivemos noutros tempos. Abraços a todos.

Anônimo disse...

Ao meu amigo THIAGO, discordo totalmente com vc, desculpe mais eu como Bombeiro Militar de Minas já sofri com do despreparo e arrogância da policia civil de minha cidade, fui destratado e ameaçado dentro de uma sala de detetives que achava que estavam falando com um civil, ( chegaram ao ponto de até limpar uma pistola ao meu lado enquanto eu estava conversado com outro detetive ), o engraçado que fui a delegacia para sanar um problema e acabei sendo ameaçado até identifica me; tenho vários colegas na sociedade que sempre pergunta qual a função da Policia Civil em Minas? Eles alegam que quando forão registrar ocorrências são mal tratados, o plantonista levar até 06 horas para fazer uma queixa com 06 linhas, isso quando faz; e o mais importante de100% do casos este instituição resolve no Maximo 35% dos casos, desculpe mais essa e a imagem que foi passada a minha pessoa ao longo dos anos.
OBS: Tenho mais medo de um Policial Civil armado do que um agente peniteciario armado acho que o AP pelo menos se preocupa com as consequências.

Soldado Rapozão disse...

Olá, Senhores militares, alguém poderia me informar quantos jogadores o melhor time do mundo " Cruzeiro" contratou para a temporada? Aguardo o nome deles, obrigado.
Ass: SDPM Rapozão.

Militar do 13ºMPM disse...

Minha gente, ja estou ficando com vergonha de pertencer a uma classe covarde como a nossa...pm. Nós que pegamos o boi pelo chifre e a policia civil pegando uma coroninha como sempre em nossas reenvindicações se dando muito bem...cade os nossos oficiais os "bundões" que nada fazem para mudarem isso, não corre atrás de nada e fica só esperando a luta dos praças, esses praças que os oficiais tanto discriminam... os delegados com um pequeno efetivo e "insignificante" em numero, comparando a nossa corporação, consegue tudo que querem e ainda atrapalha muito a PMMG...oque é isso...a policia civil ja conseguiu aprovar o tão falado curso superior para ingresso imediato e ainda mudaram a nomenclatura de agente para investigador. Meus caros "incompetentes" oficiais, cadê o orgulho de ser um policial militar que tanto demonstram? demonstrar só, não é nada, tem que ter atitudes, vocês não se consideram os donos da corporações...que ironia senhores. Não conseguem mesmo fazer pressão para nenhum beneficio ser aprovado, e deixam a nossa irmãzinha tão pequenina nos impor suas ordens e caprichos e ainda tirar um sarrinho de leve...acordem companheiros e vamos a luta deixe esse negócio de cargo de confiança e pensarem em si próprios, estamos levando "ferro" juntos por causa da incompetência e falta de informação, para não dizer educação...temos em nossos quadros soldados, cabos, sargentos e oficiais com curso superior, mestrado e ate doutores que não tem chances de progredirem por causa de vaidades no oficialato...que só querem deixar suas proles e decendentes na continuidade de seus clã. Que vergonha, nota zero para nós, os PPMM.

Anônimo disse...

amigo BOMBEIRO MILITAR DAS 19:51

primeiramente gostaria de TE PEDIR PERDÃO em nome dos policiais civis que agiram desta forma com o senhor, uma vez que entendo que antes de qualquer coisa, uma pessoa merece respeito. Sou TOTALMENTE CONTRA a mal criação que ocorre dentro de algumas delegacias, e não só nelas, mas em 99% dos orgãos públicos, infelizmente!
Bem, sobre os policiais civis agirem desta forma, vou te contar um relato que ocorreu com meu irmão PHELIPE: ele estava vindo da aula (estudava a noite) juntamente com um amigo (de boa índole, é bom frisar isso) quando uma guarnição da PM os abordaram, após darem uma busca no meu irmão e em seu amigo, o comandante da patama disse para meu irmão bater em seu amigo, como ele não quis fazer isso, o pm começou a bater no meu irmão, esse fato ocorreu na cidade de SÃO JOÃO DEL REI, HÁ EXATOS 4 ANOS. Meu irmão é trabalhador, não anda com bandido e muito menos se porta como tal, na época eu não era policial e não tinha o conhecimento que hj tenho pra poder ferrar os safados que fizeram isso, mas a busca é normal, agora fazer uma palhaçada dessa, e o pior, meu irmão tinha 5 reais na carteira, os PMS ainda fizeram questão de pegar dele, eh palhaçada isso. Pra te falar a verdade, antes de ser policial civil também não sabia qual era a função da policia civil, não tinha idéia do que ela fazia e ainda faz, mas agora sei qual é a função e o "modus operandi", vi que a população não sabe, como eu não sabia, porque a policia civil tem que trabalhar na calada mesmo, pois trata da investigaçã e apuração de um crime, imagina um pm ficando de campana observando alguém, vagabundo ia ver na hora, a pc fica paesano o tempo todo, e por isso dificulta das pessoas saberem quem é o policial. mas de qualquer forma, isso não vai mudar, a PC é igual a PF, só uma faz o trabalho no âmbito estadual, enquanto a outra no âmbito federal, mas o tipo de trabalho é o mesmo, apuração da autoria do crime.

SAUDAÇÕES NOBRE COLEGA!

Anônimo disse...

Ao Anônimo das l0:32h

Se você for realmente um policial civil, ai vai a resposta:

Primeiro: Se bem me lembro, em 1.997, foram vocês que pegaram carona no nosso movimento reivindicatório por melhores salários. Sabe por que? Sozinhos, vocês não conseguiriam absolutamente nada. Hoje, vocês ganham este salário (muito ou pouco) graças àquele movimento;

Segundo: Todos os benefícios e melhorias salariais que vocês estão recebendo, dêem graças ao empenho de um POLICIAL MILITAR ( Deputado Sargento Rodrigues )

Terceiro: Se as policiais civis, hoje aposentam com menos tempo de serviço e tem plano de carreira, também dêem graças ao aludido parlamentar. Donde podemos concluir que é real e verdadeira sua assertiva de que vocês "... em manifestação de policiais civis, não se fez e não se faz necessário criar mártir para se obter reconhecimento..." Oras, aponte um movimento da pc que tenha tido a devida repercussão, apenas um. Não há. Vivem paralizando suas atividades, e não conseguem nenhum resultado positivo, por isso, ao final, botam o rabo por entre as pernas e retornam ao "serviço"(?) Rsrs.
Quarto: A PEC-300, originalmente, é nossa. Ela foi criada e destinada às PPMM e BBMM. Vocês estão inseridos nela, de intrusos. Cadê a de vocês?
Sumiu? Turma de caroneiros.
Quinto: Falar em Mártir é fácil, difícil é tirar um, de onde só têm desonestos e achacadores. Para finalizar, só gostaria de fazer apenas uma pergunta. Cadê seus representantes políticos, para lutar pelos seus direitos? Precisam dos PM parlamentares para representá-los junto aos governos estadual e federal e ainda ficam conversando pelos cotovelos. Turma de ingratos e inúteis.

Anônimo disse...

Alguém aqui já ouviu dizer sobre P2 ou PM2? ALguém aí já ouviu dizer que tem sargento pedindo mandado de busca e apreensão? alguém aí já ouviu dizer que um preso deve ter garantias constitucionais e ser apresentado a uma autoridade legalmente constituída e não ser levado para um quartel? Alguém aqui já se deu conta de que o governo inaugurado em 1964 já acabou há quase 3 décadas? alguém aqui já notou que PM não faz movimento e nem greve para exigir respeito salarial? e que isso se dá para que a cúpula de coronéis fiquem bem na fita com o governador (ou governadora) para depois cavar um emprego de 30.000 mil mensais no tribunal de arquivamento militar, um dos tres unicos lixos da ditadura ainda existentes no Brasil? alguém aqui já estudou a Constituição Federal e nela viu os direitos individuais e coletivos, que são sagrados em qualquer país civilizado? e que o tal caderno informativo que vocês tanto tentam obter por vias obliquas é o instrumento legal, previsto num código para a garantia dos direitos da vítima e do acusado? Alguém aqui ainda crê que PM apenas dá pau ? Que essa época de pau foi há 23 anos atrás, pois agora as quadrilhas todas tem que ter um policial militar para fazer o rastreamento, a proatividade, e outros termos em prol do "empreendimento" ? só na semana passada foram autuados em flagrante 6 aspirantes a oficial PM, sendo que 4 foram por assalto a mao armada, formacao de quadrilha, porte ilegal de armas e direção sob eeito de substância proibida. como insistem em demonizar os outros. Que tal comprarem espelhos e colocarem na entrad dos quartéis para a turma dá uma olhada? A PM tem sim um plano estratégico chamado CICLO COMPLETO, onde a lei e as garantias não valem nada para o cidadão. Vocês dão escândalo um atrás do outro. Esquecem rápido demais. A CONSEG já definiu como prioridade a desmilitarização. Mas pelo jeito voces nao querem isso. terão que trabalhar às quartas feiras, deverão ter que arcar com plano de saúde, terão que trabalhar até mais tarde, e outras coisas que os civis fazem. Acorda Alice !!!!
João Reis

Anônimo disse...

Acredito que a PM deveria é lutar pela sua desmilitarização, aproximando a instituição do cidadão e criando mais identidade com a sociedade. Assim perderiam menos tempo com ordem unida e ganharia mais tempo pra estudar e fazer o tão faaldo curso superior, O maior desinteressado no curso superior para o praças à própria Pm que dificulta ao extremo q vida de soldades que fazem faculdade ou outros curso.
Talvez seja por isso, que não conheço um Policial Civil que virou PM, mas conheço dezenas que sairam da PM e foram pra PC. Será que a PM é tão boa assim?

Anônimo disse...

LADRÕES, ASSASSINOS, PEDÓFILOS e toda sorte de marginais existem em toda e qualquer profissão e/ou atividade de labor. Na PMMG não poderia ser diferente. À medida que esses BANDIDOS fardados forem sendo descobertos, a expulsão das fileiras da gloriosa é líquida e certa. Disso, não tenha a menor dúvida. Sabe porque? Aqui na PMMG, nós ( a grande maioria que é HONESTA ), não coaduna com esse tipo de comportamento. O mesmo, não posso dizer da co-irmã.
Conhecemos tantos casos de Sargentos-PM que nos idos dos anos 90 resolveram passar para o "outro lado" para serem reles detetive (à época e para ganhar um salário bem inferior. No início, achei estranho, mas depois de um tempo entendi o motivo da transferência: O complemento do salário, vinha dos sucessivos achaques contra os bandidos a quem eles deveriam dar "cana".

Anônimo disse...

E por falar em João Reis, ele tá preso?

E como ficou o caso daquele dinheiro recebido pela gangue, comandada por esse delegado para liberar o Fernandinho Beira-Mar do antigo Dops, hoje Deoesp?

Foram cerca de 500.000,00?

Cambada de LADRÕES.

Vocês são a vergonha de nosso estado.

Anônimo disse...

É realmente eu também não conheço nenhum policial civil que tenha vindo para a PM. Porque aqui, ele não vai ter como achacar dos bandidos, como faz ai na PC. Rsrs.
E temos que dar graças a Deus, por isso. Senão, iria contaminar os HONRADOS E HONESTOS POLICIAIS MILITARES. Rsrs.

Anônimo disse...

to vendo que na PM esté cheio de semi deuses, vocês são um bando de santo, fico envergonhado diante de vossa santidade, a farda é um ídolo a ser venerável e a instituição um deus a ser louvado. pecadores somos nós policiais civis, que toda vez temos limpar a sujeira, digo enaltecer o milagre feito pelos santos milicianos fardados não conseguiram resolver.

a única coisa que a pm tem que fazer que é prevenir um crime ainda não faz direito porque todo dia chega ocorrencia nas depols, é incrivel!

Anônimo disse...

http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/minas/suspeito-de-integrar-grupo-de-exterminio-volta-para-a-pris-o-1.128031

Anônimo disse...

http://www.dzai.com.br/jornaldaalterosa/video/playvideo?tv_vid_id=83435

Anônimo disse...

eu acho que tinha que unificar sim. Assim os oficiais iriam cobrar dos detetives e a coisa iria funcionar melhor.

Anônimo disse...

quem é mais importante para a população? Se coloque na situação do cidadão... você prefere uma polícia que investiga quem roubou sua casa, ou uma polícia que trabalha para que sua casa não seja roubada?????????????????????????????????????????????????

Anônimo disse...

Nos praças temos que nos juntar com os oficiais para melhorarmos nossa situação. Estou vendo praças se juntando a pc, que porra. Eles só pensam neles. a PM é de praça e oficial. Oficial não vai querer denigrir a imagem da PM. vamos nos juntar aos oficiais e ficaremos ainda mais fortes. acorda.

Anônimo disse...

É por isso que tanto a policia civil, quanto a militar massacram seus componentes, e o mais incrivel ainda ficam com essa BESTEIRA de defender com unhas e dentes uma ou outra corporação. SABE QUANTO CONSEGUIREMOS ALGO DESSE MODO? NUNCA E AQUELES QUE ESTAO NO COMANDO AINDA VÃO RIR DE TODOS VOCES, PARABENS PELA IGNORANCIA, ACORDEM LUTEM POR TODOS NAO POR UMA OU OUTRA CATEGORIA, QUERO MELHOR SALARIO, MELHOR CONDIÇÃO DE TRABALHO E PRINCIPALMENTE PAZ PRA PODER VER MEUS FILHOS CRESCENDO. PAREM COM ISSO.

Anônimo disse...

Ahhhhhh, que discussão inócua; começa pelo nada levando a lugar nenhum. Comparar PM com PC é comparar o joio com o trigo. O trigo é a PM e o joio é a PC. Basta comparar estatisticamente todos os dados criminais e ver realmente quem trabalha e tem realmente compromisso com os resultados e busca resultado dos compromissos assumidos. Um simples exemplo é esse prêmio produtividade instituído. Todos os outros órgãos da Secretaria de Defesa Social pegam "carona" no trabalho desenvolvido pela PMMG que realmente cumpre metas. Se não fosse a PM como seria esse prêmio produtividade??? Receberíamos 80, 90% dele??? Lógico que não. O que eu acho é que nós da PMMG temos que buscar melhorias para o nosso lado e a PC procurar para o lado deles. Nada de unir ou se intrometer uma no caminho da outra. Se a PC é ótima, que seus integrantes lutem, fiquem nela e busquem procurar saciar seus anseios e vontades. Nós policiais militares, como eu sou, com muito orgulho, temos que levantar nossa bandeira. A minha, a nossa bandeira é PMMG e fim de papo.

Anônimo disse...

Um breve Comentário.

Devemos parar de brigar e ver que há um pano de fundo desse governo prá mascarar o achatamento de nossos salários. Devemos é dar as mãos e fazer uma operação cercar os palácios dos princípes de minas e exigir salário digno, respeito, plano de carreira, data-base, essas coisas essas brigas não nos levará a nada, enquanto isso o 'sucessor do príncipe que reinou em minas nos últimos 8 anos' tá rindo de nossas caras.
Mas agora, carreira jurídica para os semi-deuses da PMMG é o fim, Vc' s verão como eles ficarão depois que isso for aprovado, aguardem mais arbitrariedades.
Bom, finalizo dizendo que a desmilitarização tem de acontecer. Militarismo em Força de Segurança Estadual é de país atrasado, de 3º mundo como o Brasil Guatemala, Haiti e países africanos.
Desmilitarização Já

Um Guerreiro de 1997

Anônimo disse...

Ah e antes que me esqueça:

Parabéns ao Bombeiros de Minas.

2 de Julho, Dia Nacional do Bombeiro

THIAGO RIBEIRO FERREIRA disse...

engraçado como um anônimo aí disse que a produtividade é graças a pm, o estranho é que se não fosse esse porcaria de integração, a policia civil receberia 100% de produtividade, pois todas as metas foram cumpridas, mas como estamos atrelados, recebemos cerca de 90% de produtividade!!! muito curioso não eh???????????????????

PARABÉNS AOS BOMBEIROS DE MG!!!!

THIAGO RIBEIRO FERREIRA

Anônimo disse...

A PROPÓSITO, muito sábio seu post, Guerreiro de 1997

Anônimo disse...

Prezado THIAGO RIBEIRO FERREIRA,

Fui PM, e hoje estou no BM pelo fato de ter sido excluído da PMMG pelo movimento de 1997, sou um dos 182 PM'S que foram excluídos, e a maioria está insatisfeita no Bombeiro apesar de ser uma instituição de glórias, mas não foi isso que muitos escolheram. Eu particularmente, não voltaria para a PMMG se fosse me dado oportunidade. Pois o Militarismo nas forças estaduais de segurança tem de acabar, pois não há nada mais retrógado, arcaiaco, abusivo, ditadorial que militarismo. Esse país nunca será um país sério enquanto existir militarismo nas forças estaduais e o senado.
Sou contra sim carreira jurídica para os oficiais da PM, sou bacharel em direito, fiz um curso de 5 anos, vejo a arrogância deles, e se isso for aprovado aí se considerarão deuses mesmo, pois já se acham semi-deuses.
Nós das forças públicas deveríamos e dar as mãos por exemplo não ter aceitado esse aumento de 15% que foi uma vergonha. Esse governo nos enganou.
Paremos de brigar senhores, não chegaremos a lugar alguma, pois os oficiais da PM e o governo estão fazendo o que ensinou Maquiavel: Divida prá governar tranquilo...

Guerreiro de 1997

Anônimo disse...

ENQUANTO E X I S T I R ( R. D. P M.) A R C A I C O E CORONEIS DITADORES SEREMOS ESCRAVOS...
SENHORES AS PMS DO NOSSO BRASIL PAROU NO TEMPO,ENQUANTO AS OUTRAS INSTITUIÇÕES DE SEGURANÇA AVANÇA AINDA ENSISTEM NESTE REGULAMENTO ARCAICO E EM SISTEMA DITATORIAL EM QUE EXISTEM OS QUE SÓ MANDAM E NÃO TRABALHAM E GANHAM MUITO OS QUE TRABALHAM E NÃO MANDAM E GANHAM POUCO,JÁ PASSOU DA HORA DA PEC 21 SER APROVADA, SÓ A SOCIEDADE PERDE
COM ESTE SISTEMA QUE ALGUNS TENTAM AMNTER A TODO CUSTO EM DETRIMENTO DE POUCOS...
GRATO

Anônimo disse...

Se os oficiais não tem o interesse de interferir no IP, então qual é do motivo da DEPOL ficar cheia deles (Oficiais) quando a autoridade policial não ratifica um flagrante?

Anônimo disse...

Se os oficiais não tem o interesse de interferir no IP, então qual é do motivo da DEPOL ficar cheia deles (Oficiais) quando a autoridade policial não ratifica um flagrante?²

Anônimo disse...

Sobre a corrupção da PC, reitero que ela já foi muito relevante. Com o passar dos tempos, aquilo que ficava apenas entre-muros dos quartéis começou a vir a tona, graças à politização dos praças da PM, (leia-se Cabo Júlio e outros). Inclusive, o Cabo Júlio denunciou várias falcatruas cometidas na DL-4, onde um grande esquema funcionava (ainda funciona em menor escala). Só para lembrar, o caso da compra superfaturada das viaturas da Bahia, levou a queda e prisão do Comandante Geral da PM. Aqui, foi denunciado o mesmo esquema e da mesma empresa Grupo Julio Simões. Mas o que aconteceu ... Sua Santidade Aécio, para não aparecer escândalos na sua côrte, abortou através da sua Czarina irmã Andréa Neves, que corrompe a imprensa mineira (menos o Novo jornal).
Aí meu caro, essa estória de Beiramar não cola para quem é da polícia. Quando o dito cujo traficante foi preso e levado à PF de Brasília, sabe o que ele falou ... pois é, pergunte ao irmão do seu ex-governador Eduardo Azeredo, o porque do seu paletó ter servido ao fugitivo no ato da fuga... A Polícia Militar tem mesmo que ser dependente do governo. tem que ser babá. tem que esconder as cafungadas erradas que vão para no Mater Dei... tem que esconder o emprego de aeronaves do governo para fins outros. tem que esconder a roubalheira que ocorre nos palácios..
Deixem a Polícia Civil ser independente como a Polícia Federal... deixem para ver... Vamos precisar de mais de 50.000 vagas.
E olha, meu caro, daqui pra frente, abram os olhos, pois o espírito de solidariedade entre policiais, quando estiverem errados não vai mais existir. Apareçam nas Delegacias com presos feridos e verão o que vai acontecer... paguem pra ver. A caneta ainda está nas mãos da verdadeira autoridade policial.
Passar Bem !

Anônimo disse...

Ao Anônimo de 02 junho - das 21:20h.

Você, que é ferrenho defensor dessa instituição (Polícia Civil)falida, desmoralizada e desacreditada pela sociedade mineira, por conta das grandes ROUBALHEIRAS e CORRUPÇÕES, antes de falar tantas asneiras, deveria não só conhecer os fatos, mas também não querer tapar o sol com a peneira:

Falar de João Reis e de Eduardo Azeredo, se pra você é motivo de orgulho (o que parece ser), não o é, para mim, para a PM e para a grande maioria das pessoas de bem.

Os dois roubavam até da própria sombra. Citei o nome do primeiro, em razão da grande repercussão que tomou o caso do traficante Fernandinho Beira-mar, da facilitação de sua saída do DEOSP, pela qual, o mesmo pagou, somente ao citado delegado a quantia de R$500.000,00. Sem falar nos valores pagos aos detetives (à época)membros da quadrilha. Todos sabemos existirem outros escabrosos casos de corrupções envolvendo o pessoal de sua querida e amada PC, contudo apontei apenas esse, pelo motivo citado acima.

Já em relação ao segundo indivíduo, não gostava dos servidores públicos, dentre outras sacanagens, nos retirou alguns benefícios (acabou com a conversão em espécie das férias-prêmio; quase quebrou o nosso IPSM, e ainda tentou acabar com o nosso 13º salário). À PMMG, quis dar tratamento diferenciado (reajustando apenas os salários dos oficiais, pelo que gerou todo aquele caos em Minas Gerais (greve dos Praças de 1.997).

Por falar em politização dos praças, é bom que se diga que é graças a ela também que vocês da PC estão ganhando esse ótimo salário. Digo ótimo, pelo que vocês fazem (no duplo sentido), por isso, não seja ingrato em desmerecer o que Policiais Militares têm feito por vocês (Dep Sgt Rodrigues e Cabo Júlio). Não cuspam no prato em que comeram.

O engraçado é que insistem em dizer que são unidos, proativos, competentes e tudo o mais, só que são incapazes de eleger alguém que lute pelos seus direitos (aposentadoria das PC aos 25 anos de serviço e outros benefícios na carreira PC). Enfim, vivem dependendo de nós (PM), em tudo. Pegam carona em nossos movimentos e nas nossas conquistas, porque sozinhos, não têm moral para fazerem nada. Cadê as suas autoridades com a caneta na mão, que não fazem nada por vocês?

Esclarecendo o seu nítido desconhecimento, há muito tempo que já está em vigor, normas que orientam a conduta do policial militar em ocorrências com envolvimento de feridos, onde a primeira providência é conduzí-lo à uma unidade de saúde (seja HPS ou um simples Posto de Saúde), para somente após, levá-lo à DP de vocês, justamente para desencorajar, eventualmente, algum desvio de conduta de nossos PM ao tratar com seu semelhante, ainda que este se comporte à margem da lei. O que não posso dizer o mesmo de vocês.
Por fim, não pretendo com essas palavras, dizer que a PM com todas as suas mazelas, seja melhor que a PC, porém sinto-me muito orgulho e honrado de ser praça da PMMG, e não tenho culpa de você ter feito opção errada ao escolher seguir essa carreira de policial civil. Não vou entrar na discussão sobre Carreira Jurídica, Polícia Judiciária, Inquérito Policial, Investigação e coisa que o valha, pois em nada vai alterar no desempenho de minhas atividades do dia a dia. Só não aceito querer comparear a PMMG com essa polícia civil. Me ajuda aí, né? Rsrs.

Anônimo disse...

Sobre o comentário postado acima:

Retificando 02 de julho de 2010 - das 21:20h.

Anônimo disse...

Sgt Marcelo

com a graça de Deus no final deste ano estarei passando para a inatividade.

a única coisa que gostaria que acontecesse, ver a policia unificada ou totalmente separada, cada uma com o seu ciclo completo. Só assim as vaidades iriam acabar.

Anônimo disse...

Ainda para o Anônimo de 02 de julho - de 21:20h:

Por falar em pegar carona nos movimentos reivindicatórios dos praças da PMMG, esqueci de citar a mais recente, que é a PEC-300. Esta PEC foi elaborada por PM, portanto é nossa, pois seu texto original contemplava apenas os POLICIAIS MILITARES e BOMBEIROS MILITARES. Porém, vocês policiais civis, como sempre, não têm MORAL, nem credibilidade para conseguirem benefícios com o próprio esforço, se intrometeram para nos atrapalhar. Por isso, é que estamos com a PEC emperrada. Cambada de invejosos. Cadê a pec de vocês (41)? Lutem por ela! E saiam de vez, de nossa aba. Rsrs.

Agente Esclarecido disse...

Senhores militares parem de chorar, nós da PC, conquistamos está grande vitória, pois somos merecedores, fiquem tranquilos porque a vez da PM vai chegar, só não sei quando. Somos fortes, pois somos unidos.

Anônimo disse...

Grande merda essas duas polícias quem mandou vocês não estudadrem, pois poderiam serem Juizes ou Promotores, deixam de bobeiras essas duas polícias ganham uma merreca e não irá passar disso a unica polícia valorizada no Brasil é a Polícia Federal e que tem poder de Polícia realmente, ela prende governador deputado empresário milionário e não tem essa com ela prende até PC e PM,e até mesmo PRF e PF, quando estão envolvido em algum crime, só para se ter uma ideia a PF há 3 anos atrás prendeu uma Delegacia em Goiânia-GO, até o Delegado Regional dançou foi encana,então meus caros puliça, se quer bater no peito e dizer que é polícia estude muito e passe em um concurso da Policia Federal, deixe de bobeira,aqui na PF, ninguém faz concurso para entrar na PC ou PM, seja inteligênte venha conhecer uma policia de verdade e não viva de ilusão.

Anônimo disse...

A verdade é que é uma briga de vaidades... sou oficial e para mim, particularmente, se a carreira jurídica vier ÓTIMO, se não vier paciência...O certo é que na PMMG o praça vira oficial participando de concurso interno (CHO), já na PCMG o investigador tem que participar de concurso aberto a todos para virar delegado... Pensem nisso colegas praças...

Quem tá ganhando com a integração? Só a Polícia Civil... pelo menos agora eles tão com predios novos (RISP, AISP).

Anônimo disse...

Ao Anonimo de 1 de julho de 2010 13:43.

Procure se informar mais... Existem outros países que possuem polícia militar...

Áustria - Gendarmerie; França - Gendarmerie Nationale; Hungria - Carabineiros; Itália - Carabinieri; Luxemburgo - Gendarmerie Grand-Ducale; Polônia - Żandarmeria Wojskowa; Romênia - Jandarmeria; Suíça - Gendarmerie

PS.: Ainda cito Chile, Argentina... Então meu caro não dê suas opiniões fundamentadas por um conhecimento americanizado... baseada em filmes.

Anônimo disse...

Quanta asneira, perdi meu tempo lendo todos os "comentários", aliás, era pra ser realmente comentários, más virou troca de ofensas;" eu sou melhor, eu vou fazer minha caneta funcionar quando aqui vier um preso ferido, nossa que medo; PC versos PM; "quem é melhor"? "são herois"? "são fodão"? quem são estes homens que saêm do aconchego de seus lares faça chuva ou faça sol? quem deixam suas familias e vao em busca do "pão que o diabo amassou"? quem será realmente estes anônimos que estão se digladiando pra saber quem é melhor"? amigos,o coliseu foi extinto!é certo que temos comentários interessantes,mas sem coerência, sem embasamento; deixem as vaidades de lado e lutem pelo que realmente interessa;esta guerra não vale a pena, os senhores são bem mais inteligentes do que pesam, cada um tem seu valor, são necessários milhares de átomos pra se formar uma molécula; amigos, sou PM e ainda faltam 15 anos para que eu possa me aposentar, aliás nem sei se chegarei lá, pode ser que alguem ceife minha vida ou outro mal súbito possa me acorrer; a única coisa que sei, é que eu quero a paz! e que se houver guerra, que seja contra nossos inimigos. nós não somos nada sem a PC e a PC nao é nada sem a PM. jerry andrade cb PM 3 BPM.

Anônimo disse...

Para o "Agente Esclarecido"

Achou outro codinome para se manifestar, heim seu traíra. Agora passou pro outro lado, né? Resolveu cuspir no prato que comeu e ta comendo, né seu ingrato?

Ao Anônimo de 04/julho/09:46

Você, agente da PF????? Coitadinho de você, pois nem escrever sabe. Veja bem: É assim que escrevem as palavras ÚNICA e INTELEGENTE, viu seu analfa e babaca. Se quiser algumas aulas de português, é só pedir. Quem sabe assim, você possa PENSAR em prestar um concurso para a PF. Quem ta vivendo de ilusão é você, seu trouxa. Seu manga lisa. Quer sair dessa frustração? Faça um curso interno ou então deixe essa instituição que o acolheu quando você necessitou e a procurou, e pare de cuspir no prato onde você comeu e ainda come, viu seu HIPÓCRITA E MESQUINHO? Mas, de qualquer maneira, você terá de estudar muito, mesmo porque a concorrência esperada para o próximo concurso será muito grande, seu babaca e desigual.

Anônimo disse...

Em tempo: Ao invés de INTELEGENTE, lê-se: INTELIGENTE.

Anônimo disse...

nossa, teve um idiota acima que disse que PF prende PM e PC, mas se esqueceu que as duas tambem podem prendê-los kkkkkkkkkkkkk jerry andrade 3BPM . não pude me conter. rriiss

Anônimo disse...

nossa, teve um idiota acima que disse que PF prende PM e PC, mas se esqueceu que as duas tambem podem prendê-los kkkkkkkkkkkkk jerry andrade 3BPM . não pude me conter. rriiss

Agente Esclarecido disse...

"Senhores militares" parem de chorar, nós da PC, conquistamos está grande vitória, pois somos merecedores, fiquem tranquilos porque a vez da PM vai chegar, só não sei quando. Somos fortes, pois somos unidos. Ressalto-lhes ainda que nos paises mais avançados do mundo não tem PM>

Anônimo disse...

Esse tal Agente Esclarecido de fato é uma grande BABACA.

Vê se ti manca, seu OTÁRIO. Deixe de querer ser o que não tem a mínima condição.

Pelo que postou, dá para perceber que´você não passa de um manga lisa, daqueles que ganham muito pelo que fazem. Vá estudar, seu analfa, cara de pau.

Seu DISSIMULADO, HIPÓCRITA. Tem vergonha da instituição em que serve? Então suma, desapareça cara. Você com essa atitude, está demonstrando não ter caráter nem dignidade, seu TRAÍRA, COVARDE.

Anônimo disse...

Ao anônimo do dia 4 de julho de 2010, das 11h20.

Que dia você viu um PM ou PC prender um agente da PF? Ligue sua televisão - se tiver uma, é claro -, e veja que as mais altas autoridades do nosso país são presas pela PF...

... mas também são presas pessoas de menor importância em suas colocações profissionais, aí incluídas PC, PM...

Anônimo disse...

Como pode um camarada igual este ai, q esta no mural de recados, falando mal do CABO Julio, serÁ q vc babaca sabe quem é Rodrigues, parece q vc é oficial e igual eu, sou Oficial tbm, mas Rodrigues so gosta de estrelados eu sou oficial, mas fui praça e voto neste homem CABO Julio, ele é uma otima pessoa , vc esta por fora MEU AMIGO. VOTE CALADO SEM METER A LENHA NO jULIO VIU, FICA CALADO.

Anônimo disse...

Como pode um camarada igual este ai, q esta no mural de recados, falando mal do CABO Julio, serÁ q vc babaca sabe quem é Rodrigues, parece q vc é oficial e igual eu, sou Oficial tbm, mas Rodrigues so gosta de estrelados eu sou oficial, mas fui praça e voto neste homem CABO Julio, ele é uma otima pessoa , vc esta por fora MEU AMIGO. VOTE CALADO SEM METER A LENHA NO jULIO VIU, FICA CALADO.

Anônimo disse...

Seu Mastigador de linguiça nós Agente da PF,não vivemos de ilusão e somos polícia de verdade, não ficamos fazendo lobe com políticos safados, pois políticos safados com agente vai em cana, não viva de ilusão pois marque bem isto que estou lhe dizendo se quer ganhar estude bastante mesmo dia e noite e faça um curso superior, pois acredito que você não tem e preste um concurso para PF,pois caso contrário só irão viver de ilusão pensando em carreira jurídica que não irá adiantar em nada em seus salários, ou já que é o bonzão faça greve e peça equiparação salarial com a PF ou luta para ter o mesmo poder de polícia da PF seu mastigador de linguiça de meia tigela.

Ana disse...

Concordo totalmente com o professor. Mas nao acredito na unificação nos proximos 10 ou 20 anos.
Muita coisa tem q mudar na cultura policial para que essas mudanças sejam aceitas.
E como disse o professor, quem perde é a sociedade.

Anônimo disse...

Ao Anônimo de 04 de julho - 21:53

Olha seu fanfarrão, se eu tinha alguma dúvida de que você não passa de um tremendo embusteiro, agora, já não tenho mais. Estou quase certo de que você é um reles e analfa manga lisa, desses que conseguem cometer tantos erros gramaticais em um lacônico e deplorável texto com apenas 14 linhas. Senão vejamos:
-> "... nós AGENTE de verdade..."
-> "... fazendo LOBE com políticos safados..."
-> "... políticos safados com AGENTE vai em cana..."
-> "... pois acredito que VOCÊ não tem..." e por último,
-> "... caso contrário só IRÃO viver..." ( destaques meus )
Simplesmente, deplorável o citado comentário deste que se diz ser PF e possuidor de curso superior e ainda nos aconselha a fazer um. Está nos parecendo que quem necessita, URGENTEMENTE de fazer, não só um curso superior, mas um bom curso de português, é você, seu cara pálida.
A propósito, se você desejar, posso ministrar-lhe algumas aulas
da Língua Portuguesa. Porém, com uma ressalva: Cobrar-te-ei bem caro. Sabe por quê? Você é muito fraco em tudo, além de IDIOTA e HIPÓCRITA. Rsrsrs.
Finalizando, e não poderia deixar de dizer que não colou essa de PF, não, viu? Pelo que eu conheço, lá não têm pessoas desqualificadas como você. O nível cultural e profissional deles está muito acima do seu, viu seu OTÁRIO. Rsrsrs.

THIAGO RIBEIRO FERREIRA disse...

não tinha idéia que iria render tanto, até ofensas a PF teve, kkkk.

estou estudando pra ser PF, embora adoro ser policial civil, mas sem ser valorizado não rola, quero ganhar bem, então, perícia da PF, em breve estarei aí se Deus quiser.

quanto a guerra PC x PM só tenho a dizer que o que já havia dito antes, sou contra a integração e a carreira jurídica militar, já expus meus pontos de vista sobre isso.

Agora, li cada post que me fez rir bastante, alguns indivíduos falando que na PC só tem marginal, corrupto, entre vários outros sinônimos para desonesto, mas, contudo, todavia e entretanto, a pm é onde mais tem esse tipo de gente (ROBOCOP, entre vários outros http://militarlegal.blogspot.com/2007/10/70-de-corruptos-na-pm-pouco-ou-muito.html)

Bem, não quero saber se os praças vão conseguir ou não o 3º grau, não quero é carreira juridica pra oficial, pois não é certo, isso não adianta chorar porque não é.

agora tem cada comédia..............

Anônimo disse...

vamos bloquear pc neste blog, não aguento mais tanta baboseira...

Anônimo disse...

Ao Anônimo do dia 4 de julho de 2010 10:09:

Não falo sem conhecimento de causa, as polícias que citou:

Áustria - Gendarmerie; França - Gendarmerie Nationale; Hungria - Carabineiros; Itália - Carabinieri; Luxemburgo - Gendarmerie Grand-Ducale; Polônia - Żandarmeria Wojskowa; Romênia - Jandarmeria; Suíça - Gendarmerie

PS.: Ainda cito Chile, Argentina... Então meu caro não dê suas opiniões fundamentadas por um conhecimento americanizado... baseada em filmes (Grifo nosso).

São polícias mas não possuem militarismo em sua estrutura, o seu comentário que é descabido, inócuo e sem fundamento.
No mínimo deve ser um filhote da ditadura, que não consegue viver sem militarismo retrógado, ultrapassado, violador de direitos humanos, princípios e garantias fundamentais.

Anônimo disse...

Esse tal Thiago é um verdadeiro cara de pau, mesmo. Num comentário anterior, ele disse que já foi PM por 3 anos, salvo engano. Como não tinha bom caráter nem boa índole, foi para a PC, (onde tudo pode). entretanto, encontrou dificuldades para se entrosar com os LADRÕES mais experientes e não conseguiu formar sua QUADRILHA para os futuros achaques, resolveu partir pra outra (PF). Agora o que não cola é dizer que "... adoro ser policial civil, mas sem ser valorizado, não rola..." E ainda tem o descaramento de dizer que quer ganhar bem!! Deixa de ser cara de pau, sujeito. Se você quer "ganhar" bem, você está no lugar certo. Cambada de LADRÕES.
Só um conselho, se você pensa que vai para a PF para fazer o que faz aí na pc, pode tirar seu cavalinho da chuva, viu seu gatuno? Caso você consiga passar (o que eu acho muitíssimo difícil, quase impossível), não terá as facilidades para ROUBAR como vocês fazem na pc, não viu? Lá, os federais já tem seus grupinhos formados e são inteligentes, o que vocês não são. Pois vocês só tomam dos pés de china (ex.: ppl, taquaril, concórdia, etc). Já os PF lidam com o pessoal da alta classe. Por isso, a sua utilidade lá será, ou na portaria ou no estacionamento. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Anônimo disse...

Antes que eu me esqueça:

Você querendo ou não, a carreira jurídica vai sair do papel, viu seu OTÁRIO.

E quanto ao curso superior, pode escrever isto: Você vai ter que rasgar o c... com a unha de inveja, pois também vai sair do papel e a nossa gloriosa PMMG vai proporcionar condições para que aqueles praças (minoria) que ainda não possuem o 3º grau, o concluam. Talvéz em razão de suas práticas escusas, esteja à época, enjaulado e não tenha a oportunidade de testemunhar essa grande conquista dos guerreiros e honrados praças.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Anônimo disse...

Pelo que percebi em relação aos comentários, vejo que somente uma coisa é consenso: A Polícia Civil é a mais corrupta do Brasil. Quando alguém entra para a PC, primeiro pensa em estorquir, assaltar e roubar. A PC atua de acordo com o dinheiro que vc tem no bolso e eles "TOPAM TUDO POR DINHEIRO".
Será que realmente prescisamos dessa polícia. Não seria mais viavel extinguir esse câncer da sociedade.

Vejamos, um guarda Municipal possui melhor preparo que o Polícia Civil que é formado nas cochas em curso de 03 meses.

O inquérito policial é um complemento ao nosso BO e nada mais.

O Detran deveria ser gerido por uma autarquia e não por um bando de corruptos.

COMO SERIA BOM VIVER SEM A PC.

Agente Esclarecido disse...

"Senhores militares" parem de chorar, nós da PC, conquistamos está grande vitória, pois somos merecedores, fiquem tranquilos porque a vez da PM vai chegar, só não sei quando. Somos fortes, pois somos unidos. Ressalto-lhes ainda, que nos paises mais avançados do mundo não tem PM. Esclarecimento é tudo. Um abração a todos

THIAGO RIBEIRO FERREIRA disse...

ANÔNIMO 5 de julho de 2010 22:17

primeiro que vc é um covarde que não tem a coragem de dizer seu nome, fica se escondendo no anonimato. não gosto de lidar com muleques, se você fosse HOMEM estaria mostrando o seu nome.
Outra coisa, nunca disse que fui pm, disse que fui militar, isso inclui bombeiros, forças armadas das quais fazem parte, o exército, marinha e aeronáutica, acredito que saiba disso.
E outra, jamais faria parte de uma instituição podre como a pm, uma instituição onde só existem larápios safados, escarnecedores, ladrões, e todo dipo de má índole que pode haver dentro de uma pessoa. Claro que não são todos assim, mas quase todos.
enfim, preste atenção antes de sair falando por aí belza seu mané???

MOSTRA A CARA COVARDE!!!!!!!

Anônimo disse...

Gente Para de brigar...
O Anestesia tá amandoo vc's ficarem brigando.

Bombeiro Esclarecido

Anônimo disse...

Para Thiago Ribeiro Ferreira


Pense bem antes de abrir essa sua fossa pra falar mal de PM, viu seu energúmeno, seu zero à esquerda. É sabido que em todas as empresas, indústrias, instituições seja ela civil ou militar, órgãos da imprensa, enfim qualquer que seja a profissão ou atividade laboral, existem os bons e os maus profissionais. Portanto, na gloriosa PMMG, não poderia ser diferente, porém o percentual de servidores que cometem desvios de conduta é tão ínfimo, que quase passa despercebido. E quando isso acontece, aqui não tem essa de proteger, não! É rua e/ou cadeia, o que não podemos dizer o mesmo de vocês da polícia civil. Mesmo porque, quando se vai a uma DP ( no visual) fica difícil diferenciar quem é quem. ( o bandido do policial civil ). No comportamental, então nem se fala. O pior de tudo é que a esses bandidos são conferidos distintivo, autoridade, viatura e ainda por cima uma arma de fogo. Pode? O resultado não podia ser pior: ACHAQUES, PROPINAS e tudo que o valha, em cima dos pés de china, enfim essas coisas típicas de vocês. (cito apenas dois, como exemplos: lojas de auto peças na av. Pedro II e Casas de jogo do bicho). Onde há corrupção e toda sorte de escândalos, tem policial civil envolvido como AUTOR. Isto é real é fato. Outra grande verdade, quando algum PM apenas cogita a possibilidade ou mesmo inicia enveredar pela corrupção, o mesmo logo percebe que aqui fatalmente dará com os burros n'àgua, ele vai para a pc, pois sabe que ai, poderá roubar à vontade. Rsrs.
Grande exemplo do que eu estou afirmando, é você que deixou a carreira militar para ser policial civil. Por qual motivo será, heim?, Seu LADRÃO e ACHACADOR. Você está no lugar certo. Pois lugar de LADRÃO é aí, mesmo.
Para finalizar, nós com todas as nossas mazelas, ainda somos capazes de nos organizar e eleger deputados para lutarem por benefícios nossos e de vocês também. Precisa citar exemplos? Acho que não. A PEC é criação de PM para PM e BM. Cadê a de vocês? Lutem por ela, mostrem a força que vocês pensam que têm, bando de caroneiros e incompetentes. Vivem dependendo de favores e benefícios do Deputado Sargento Rodrigues e do Cabo Júlio; Tudo que vocês conseguiram após 1.997, foi graças ao movimento dos Praças PM. Diga que não, seu DESCARADO, MAL- AGRADECIDO, HIPÓCRITA E MESQUINHO.
A propósito, o que você ta fazendo neste blog? Você não é PM nem BM. Vá procurar sua turma, seu CALHORDA e INTRUSO. Aqui você não é bem vindo.

Dareserva disse...

Acho que o blog é para expressar opinioões e não para criticar outros comentarios. O reconhecimento começa por aí. Demonstram total falta de maturidade e ainda querem melhorias salariais.

Inimigo da falcatrua disse...

Um recadinho e conselho aos oficiais da gloriosa PMMG:

" Querem ganhar mais? Querem ter status? Quer evoluir? Querem carreira jurídica? Faça concurso para Delegado de Polícia, Promotor de Justiça, Juiz de Direito, Defensoria pública e etc... "
Todos vocês que são oficiais na corporação que se dizem ser muito capacitados para concursos, e dizem para os praças fazerem cursos de oficiais em vez de soldados, façam o mesmo para terem carreira juridica, vão lá...e façam suas inscrições para delegados, promotoria, juiz de direito e outras... Há me esqueci, a maioria de vcs que tem a lingua afiada não tem o 3ºGrau, somente um mero segundo grau! há ! teram que contentarem em ser oficial da PMMG mesmo...

8 de julho de 2010 12:38

Anônimo disse...

Para THIAGO FERREIRA RIBEIRO

E ai seu verme, não é que eu tinha razão, quando afirmei na minha postagem (07 de julho - 20:58) que onde há corrupções e escândalos, tem a participação ativa do policial civil?

Nesse caso do goleiro Bruno, eu já desconfiava e só estava esperando a divulgação e confirmação pela imprensa do envolvimento de algum integrante dessa instituição cancerosa que é a pc. Rsrs.

Esse policial assassino havia sido expulso da polícia civil paulistana, por práticas de corrupção e atos de indisciplina. Mas indiferente a tudo isso, o mesmo conseguiu entrar na pc daqui, e incorporar num grupo que eles consideram a elite da polícia civil. kkkkkkkkkkkkkk. Por aí se conclui que nessa polícia civil, entra quem quiser, principalmente quem não tem IDONEIDADE MORAL nem CARÁTER, como esse a quem ora me dirijo. Tudo isto seria cômico, se não fosse trágico. SELVA. Rsrsrs.

Anônimo disse...

MAIS DESSE CORONEL GENTIL QUE TAMBEM ESTA NO OUTRO LINK
Sua passagem pelo comando da 7ª Região, em Bom Despacho, também não foi das mais tranqüilas. Foi acusado em dezembro de 2008 de improbidade administrativa pelo deputado Sargento Rodrigues do PDT. (Veja printscreen do site da Assembléia copiada do endereço: http://www.almg.gov.br/not/bancodenoticias/Not_723532

Anônimo disse...

MAIS DESSE CORONEL GENTIL QUE TAMBEM ESTA NO OUTRO LINK
Sua passagem pelo comando da 7ª Região, em Bom Despacho, também não foi das mais tranqüilas. Foi acusado em dezembro de 2008 de improbidade administrativa pelo deputado Sargento Rodrigues do PDT. (Veja printscreen do site da Assembléia copiada do endereço: http://www.almg.gov.br/not/bancodenoticias/Not_723532.asp

Anônimo disse...

Essa bosta deste Coronel Gentil é um grande filho da puta...tomara que morra de câncer agonizando lentamente.Vagabundo.

Missioneiro disse...

Caramba,quanta grosseria,quem é mal educado,este sim não deve ter curso superior,pois vai ofender em um nível mais alto e intectual,quanto a pm para ingressar exigir 3ºGRAU,acho que com o tempo tudo evolui,dependendo de política ou não,acho que a comunidade é quem ganha com isso.Quanto a rivalidade é perca de tempo....

Missioneiro do RS disse...

Todas as polícias do Brasil deveriam ter conhecimentos de carreira jurídica,não adianta somente coronéis e delegados,quem presta segurança a comunidade,esta no dia-a-dia combatendo o crime,é ele que realmente representa a polícia,se ele errar o resto vai pelo Cano,não adianta falar que é cultura atrasada,e especialista se manifestam com teorias,das mais diversas,analisadas calmamente atrás de uma mesa como o policial deveria agir ou reagir...É necessário que todos pensem que em evolução,não seria melhor,se todos os cidadãos fossem solidários,instruidos e honestos,quem sabe o país fosse para frente.Desculpe os erros de prtuguês,pelo menos é menos grave que um erro policial......