21 de dezembro de 2010

PROMOÇÃO E PENA DE MORTE


Promover é por em movimento, é dar nova perspectivas de vida, é possibilitar a pessoa humana desenvolver suas habilidades em um patamar diferenciado e motivador, é dar vida nova, é recomeço, é por para cima.
E por tudo isso é que as promoções deveriam ser olhadas com responsabilidade, seriedade e acima de tudo com imparcialidade e ética pública.
Quando se promove produz uma idéia de valorização, de reconhecimento, de maiores poderes e de maiores responsabilidades.
Todo grupo ao ter um de seus integrantes elevado a um nível superior tende a sentir-se valorizados e reconhecidos e nunca ao contrário.
O reverso desse processo é um indicativo forte para o fim de toda e qualquer organização séria. Todo indivíduo integrante da Instituição que não sentir seriedade e responsabilidade nos seus gerentes arquitetarão contra eles, todo o tempo, e nesse movimento nascerá um clima de rebeldia que em poucos anos contagiara a todos até ser fortalecido e criado um novo paradigma para a Instituição, mas esse caminho é sofrido, desgastante, longo e perigoso para todos.
Muitos serão mortos moralmente e socialmente pelos seus despreparados e intitulados “chefes/gerentes” da organização, que usando do efêmero poder adquirido através de um sistema falho de avaliação empalarão parte de seus subalternos. Usarão a maldita forma de desvalorizá-lo constantemente através do boato e da informalidade, nunca utilizarão a transparência e a formalidade, pois são tão medrosos, irresponsáveis e imorais que nem ao mínimo de hombridade se prestam.
Aqueles subordinados que sobreviverem a esse assédio moral, a essa guerra social, psicológica e injusta povoaram a base da organização com idéias revolucionárias utilizando dos mesmos instrumentos que foram condenados a morte pelos seus chefes.
A farsa reina: uns fingindo obediência, outros pregando a desordem e um grupo significativo de subservientes, servos do poder, que não se prestam a nada, bobos da corte, que servem para fazer o rei sorrir.
Nessa hipocrisia formal o produto final é o fim da organização, pois seu fim social nunca será alcançado.
Nesse clima de conflitos internos provocados única e exclusivamente pelas chefias a organização desgastará e sofrerá mudanças não planejadas e fora de controle podendo sair todos vítimas do mesmo veneno, porém com consequências diversas, quem já morreu não morrerá novamente, teremos apenas novos e indesejáveis cadáveres.
Devemos repensar nossos métodos de avaliação, pois em pouco tempo os condenados a morte serão em número significativo e quem não tem nada a perder tem muito a ganhar. Morto uma vez sempre será morto não recupera nunca e carregará para sempre a mácula do pecado nunca cometido.
Tanto a promoção como a pena de morte nas organizações submetem-se aos mesmos princípios da não transparência, da ofensa ao contraditório e ampla defesa, da violação dos direitos fundamentais e o pior que algumas delas são responsáveis pela defesa desses direitos, quanta hipocrisia.
Promoção nesse ambiente não é valorizada e desacredita os promovidos, tanto os merecedores quanto os não merecedores.
Portanto, mudanças são necessárias, talvez não das normas, mas do modelo pessoal adotado pelos avaliadores. A ética pessoal não pode sobrepor à ética legal. Toda e qualquer avaliação deve ser imparcial e deve visar o melhor profissional para as organizações com o fim de cumprir bem seu papel social.
O erro proposital nas escolhas conduz ao descaso em relação às pessoas e a organização e em consequência a um descrédito geral. Portanto, devemos tratar com seriedade, responsabilidade e ética pública as promoções sob pena de estarmos conduzindo uma organização ao fracasso.
Zoé Ferreira Santos, Ten Cel QOR e advogado.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: