8 de fevereiro de 2011

TRABALHO ESCRAVO E ESCALAS DESUMANAS NA ÁREA DA 122 CIA PM DE CONGONHAS - 31 BPM - CONSELHEIRO LAFAIETE/13 RPM, SEGUNDO OS MILITARES ELES TRABALHAM DE 96 A 104 HS SEMANAIS

Como se não bastasse as escalas abusivas da Região de Araxá, aqui bem pertinho de Belo Horizonte, policiais estão trabalhando excessivamente com escalas absurdas e sem nenhum tipo de vida social, 
Senhores comandantes vamos abolir de vez o trabalho escravo na PMMG, é uma vergonha uma das instituições mais sérias e respeitadas do Estado tratarem seus membros como burros de cargas, pior que trabalho escravo e de país de terceiro mundo, alô Cmt da 13 RPM a escravidão já foi abolida há séculos, como o senhor tem coragem de permitir que se faça isso com seres humanos porque policiais também são humanos. Temos as cópias das escalas e se precisar vamos divulgá-las para mostrar ao povo brasileiro que aqui em Minas Gerais não se respira liberdade. 
Recebemos uma escala de 48hx72h+retorno (8h de serviço, utilizada quando algum militar entra de ferias ou adoece, ou vai para o TPB), além das folgas cassadas que não são repostas. Alem de outra escala de 48h por 48h, totalizando 96 horas semanais. 


Quando entra em vigor a escala de 48x72 ainda com retorno aos finais de semana ( sexta e sábado), sendo este com a duração de trabalho com 8 horas, que os militares entram de serviço na sexta (ou sábado) 20h às 4hrs posteriormente assumem o plantão de 48 horas, praticamente o militar trabalha 56 horas seguidas com intervalo de 4h00min entre o retorno e os 2 plantões, larga às 4horas da madrugada para assumir o plantão as 8:30 horas, sendo que os militares acordam no mínimo 1h antes para estarem pronto para o empenho. 


Ressaltando que os militares que são credenciados em Viatura PM ficam exaustos, colocando em risco a integridade dos militares e de conduzidos devido ao cansaço físico e mental. 


Não bastando essa escala desumana, os militares são empregados em alguns eventos na região, são obrigados a trabalharem tendo suas folgas cassadas que nunca são repostas, militares de destacamentos reforçando Cia e Pel, além de que quando outro militar da própria fração adoece, eles dobram o serviço, chegando ao absurdo do militar ter que trabalhar 72h direto sem nenhum tipo de descanso. 


Na RESOLUÇÃO Nº 3542, DE 07 DE JULHO DE 2.000, que dispõe sobre a jornada de trabalho da PMMG, em seu CAPÍTULO V “art 8º inciso I alínea C) Descanso: espaço de tempo, entre duas jornadas consecutivas, destinado à recomposição orgânica do militar.”. Será que 4h são o suficiente para que um ser humano se recomponha organicamente??. Continuando em seu “inciso II – Duração de jornadas operacionais:

a) As jornadas operacionais terão, em princípio, duração de 06
(seis), 08 (oito) ou 12 (doze) horas, em atividades típicas da missão.” Onde esta escrito que o militar pode trabalhar 48h ou 72h direto sem nenhum tipo de descanso?? Eles também não observaram o “CAPÍTULO VIII Art. 19 - É vedado o emprego de militares em escalas de serviço de 24x48 horas, em qualquer atividade operacional ou administrativa, excetuando-se o disposto no art. 9º, inciso XII, art. 11 e art. 13 nos níveis de destacamento ou subdestacamento, onde o efetivo existente for igual ou menor a 05 (cinco) militares.” Se não é permitido uma escala de 24x48 onde o efetivo é de 5 ou menos, imagine uma escala de 48x48, ou pior, de 48x72+retorno. garanto que os locais onde estão sendo empregadas estas escalas, o efetivo é superior a 5 militares.


O regulamento da PMMG diz que os militares não possuem carga horária máxima de serviço, possuindo apenas um mínimo de 40 horas semanais. Por qual motivo a PMMG desrespeita tão descaradamente e absurdamente a Constituição federal? seria pela sua tocante preocupação pela segurança da população, ou simplesmente para enaltecer o ego desses algozes comandantes que sentem um prazer em criar uma nova constituição federal dentro da PMMG??


A constituição Federal é clara ao dizer todas as leis do país, independente quais sejam elas, se submetem a CF. Todo estatuto e regulamento em hipótese alguma pode ferir alguns dos artigos da CF, tornando-se nulo qualquer regulamento, lei ou estatuto que o faça. como é possível a CF em seu capitulo 2 art. 7º parágrafo XIII, dizer que "é DIREITO de qualquer trabalhador urbano ou rural um jornada de trabalho de no MÁXIMO 44 HORAS SEMANAIS", e a PMMG simplesmente criar uma resolução estipulando carga horária mínima?? tudo isso é vontade dos comandantes em serem legisladores???


De forma alguma os problemas administrativos da corporação, como o do baixo efetivo, podem ser repassados para a tropa, que é obrigada a abrir mão de sua qualidade de vida e de sua família para corrigir os erros decorrentes da péssima administração da instituição, que demonstram o completo despreparo e total falta de competência desses comandantes na prestação do serviço a comunidade. Por favor senhores comandantes, sejam apenas INCOMPETENTES, e não desumanos.


CONVIDO A TODOS OS COMPANHEIROS QUE ESTÃO SOFRENDO COM ESTAS ESCALAS QUE DENUNCIEM, POIS JUNTOS E UNIDOS SOMOS FORTES, UMA VEZ QUE ESTAS ESCALAS, ALÉM DE DESUMANAS E ARBITRARIAS, ESTÃO INDO DE ENCONTRO À CARTA MAGNA E REGULAMENTOS INTERNOS.
“EU DEFENDO O PENSAMENTO DE ALGUNS DOUTRINADORES DO ÂMBITO ADMINISTRATIVO, QUE QUANDO SE REFERE AO ATO DE ADMINISTRAR O EXERCÍCIO DE ATIVIDADE PÚBLICA, DEFENDO QUE DEVE PREVALECER A VONTADE DA LEI E NÃO A VONTADE DE UMA AUTORIDADE, INDEPENDENTE DE QUEM SEJA ELA”.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

4 comentários:

Anônimo disse...

ABSURDO!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Infelizmente, somos funcionários do estado que sempre são questionados por ceciar os direitos dos cidadão seja de boa índole ou não, mas a PMMG sempre nos explora com estas escalas desumanas, onde somente aquelas da parte debaixo das Patentes as cumprem, o cidadão civil goza de muitos direitos principalmente de horas extras quando excede seu período de trabalho, coitados de nós, Adcional Noturno, nunca, de Insalubridade, Periculosidade jamais, mesmo colocando nossas vidas em risco a cada dia que saimos de casa para cumprirmos a nossa missão que é salvar vidas.

Anônimo disse...

Aqui, não vou dizer o nome da cidade para não sofrer represalias, o pessoal da Administração trabalha 36 horas semanais, o POG trabalha 60 horas, precisa chegar 30 minutos de antecedencia para instrução antes do turno. Quem tem mais manda mais...

Anônimo disse...

Aqui em Bandeira do Sul no 29 BPM a escala é de 24x48 com dobras nos finais de semana, e chamadas durante a semana. Totalizanndo semana de total de 60 horas e semanas de 78 horas, no minimo.
Socorro minha familia precisa mais de mim do que a segurança publica!!!
Cade a justiça!
Por que não respeitam a CF, principio da Isonomia, na Administração trabalham no maximo 40 horas e ganham a mesma coisa que eu.
Quando alguem tomara alguma providencia!
Temos que ficar doentes para descansarmos.
Nossa familia implora tempo para um sorvete!
Só chego em casa extressado e cansado!
Quando isso irá acabar!
Acorda para o interior, Excelentissimos!!!!!!!!!