Nesta segunda feira (19/09), às 19h, acontece a maior honraria concedida pelo parlamento da capital mineira: A solenidade de entrega do Grande Colar do Mérito Legislativo que este ano será realizada no Palácio das Artes.
A Câmara Municipal de Belo Horizonte vai condecorar pessoas e instituições que se destacaram nos cenários político, econômico, social e cultural no último ano, além de homenagear o ex vice-presidente da República, José Alencar.
Cabo Coelho - Presidente do Centro Social dos Cabos e Soldados (CSCS) |
O Vereador CABO JÚLIO (PMDB) - Secretário-Geral fará homenagem a três personalidades da segurança pública em Minas Gerais: Cabo Coelho, presidente do Centro Social dos Cabos e Soldados (CSCS) e Deputado Estadual Sargento Rodrigues, ambos fazem parte do grupo de 187 policiais militares expulsos da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por terem liderado, juntamente com CABO JÚLIO, o movimento reivindicatório por melhores salários em 1997, cuja repercussão nacional culminou em outros movimentos pelo país.
Deputado Sargento Rodrigues Em seu quarto mandato parlamentar |
Como consequência do movimento, Cabo Coelho representa hoje uma instituição que conta com cerca de 20 mil associados entre cabos e soldados da PM e Sargento Rodrigues exerce seu quarto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, graças ao trabalho sério que vem realizando ao longo dos anos como representante da classe.
O terceiro a ser homenageado é o Coronel BM Sílvio Antônio de Oliveira Melo, atual comandante geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) cuja responsabilidade está em representar uma instituição que completa este ano seu centenário.
Grande Colar
Coronel Sílvio Antônio de Oliveira Melo Comandante do Corpo de Bombeiros de MG |
O Grande Colar do Mérito Legislativo foi criado em outubro de 2003, pela Resolução nº 2.050, substituindo a comenda da Ordem do Mérito Legislativo Municipal. Ele é outorgado a pessoa física ou jurídica, brasileira ou estrangeira que, por excepcional mérito ou prestação de serviços notáveis, seja considerada merecedora de reconhecimento especial pelo Poder Legislativo de Belo Horizonte.
Patrono ilustre
Neste ano, o ex vice-presidente da República será homenageado como patrono da medalha. De vendedor de tecidos a industrial, a trajetória do mineiro José Alencar Gomes da Silva se divide entre o empresário que fundou um dos maiores grupos têxteis do país e o político que iniciou a vida pública em 1994 e chegou à vice-presidência após ser disputado por diversos partidos. O perfil de homem simples e empreendedor, a imagem de político liberal, as críticas ao governo e a proximidade com o empresariado tornaram o ex vice-presidente um dos políticos mais respeitados no país. Ele faleceu em 29 de março deste ano, vítima de falência múltipla de órgãos, depois de lutar por 14 anos contra uma série de tumores.
Com informações: assessoria CABO JÚLIO e Supcin
1 comentários:
ISSO É QUE EU CHAMO VIRA FOLHA
Postar um comentário