"PARA OS FOFOQUEIROS DE PLANTÃO: EU QUIS DIZER GUERRA JURÍDICA"
As entidades de Classe dos Militares Estaduais(Aspra-PM/BM, CSCS-PM/BM, ASCOBOM, AOPMBM, UMMG e COPM) juntamente com o Deputado Sargento Rodrigues e o Vereador Cabo Júlio, abaixo assinados, em reunião realizada hoje no Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais, motivada pelo homicídio perpetrado contra o 3º Sargento PM Rafael Augusto Reis de Resende do Grupamento de Ações Táticas Especiais (GATE), por policiais civis, na noite de 14 para 15 de janeiro de 2012, na cidade de Esmeraldas – MG, por decisão unânime vem a público se expressar:
1. O sentimento de repúdio a formulação prévia de juízo de valores, pela Autoridade de Polícia Judiciária, presente no local dos fatos, considerando de plano como legítima defesa a ação dos policiais civis, seus colegas de Instituição;
2. Considerar no primeiro momento como absurda a alegada reação dos policiais civis, que redundou na morte do militar em questão, vitimado por sete tiros de arma de fogo, sendo três na cabeça, que pode indicar, no caso, uma execução, considerando a flagrante desproporção de forças e dos meios empregados;
3. Questionar os motivos da não Prisão em Flagrante dos quatro policiais civis envolvidos como agentes dos fatos, visto presentes a autoria e a materialidade do crime, apresentando-os ao Judiciário, o que indicaria lisura e isenção;
4. Solicitar a designação de um membro do Ministério Público Estadual para acompanhamento par-e-passo de todos os atos apuratórios do fato;
5. Solicitar que o Comando da Polícia Militar de Minas Gerais se mobilize de maneira a acompanhar as apurações, mantendo a tropa informada delas, como forma de promover o necessário distencionamento das relações entre as duas Instituições Policiais, decorrente das repercussões desse fato, o que é de interesse público;
6. Exigir a apuração isenta, clara e transparente dos fatos, de modo a satisfazer a necessidade de justiça da sociedade mineira.
SGT. RAFAEL FOI ASSASSINADO
CABO JÚLIO
57 comentários:
Exmo. Senhor Vereador
Sou policial civil e conheço V.Exa. sugiro ao Ilustre vereador que pondere nas escolhas das palavras, V.Exa. tem amigos em todas as clases a começar pela PM, passando pela PC e finalizando com irmãos evangélicos, é preocupante este titulo, V.Exa. tem que fazer guerra contra bandidos, bandidos aqueles que matarm o soldadado em Santa Luzia/MG e ainda estão foragido, seria prudente de Vossa parte uma colocação imparcial, ainda que emotiva, pois V.Exa. não é criança e pode ser responsabilizado pelos excesos. Lamentamos profundamente a morte de um ser humano, soma-se ao fato ser policial, que Deus o abençoe. Houve troca de tiros, estava ele o SGT bebado conforme o REDS? eu li e reli e foi redigido por PM, aliás excelente REDS imparcial e por si só dá excludencia de ilicitude. V.Exa. foi infeliz neste comentário.
Como assim guerra?
Quer que os praças se matem e você se eleja para ganhar um salário gigantesco?
Na hora de defender noso ganha pão você não lutou e não inflamou uma condição melhor.
Ninguem quer sangue ao invés de condições de uma vida de Paz e melhor qualidade.
Já basta ter que passar por muito strss com bandidagem vamos GUERRILHAR entre polícias?
Toma vergonha!!
Todos procedimento legais estão e serão tomados. Se quer uma justiça diferente não vai ser incitando uma guerra que vai conseguir, vai no judiciário, pede agilidade, respeito não só ao SGT, mas a toda população.
Ganhar votos assim para outubro é vergonhoso.
Duvido que vai permitir esse comentário.
Isto é corporatismo e omissão , assassinato com DOLO , nunca legítima defesa . Gostaria de saber se o o senhor delegado irá fazer recontituição da forma que foi elaborada no barreiro , creio que não , ninguem fala nada nem manifesta , credibilidade da polícia civil está cadavez menor .
Isso foi execução cruel, tres disparos no rosto, um no pescoço e 2 no ombro e mais um no braco, conforme o BO atiraram duas vezes e o militar veio ao solo como que entao foram tres no rosto e um no pescoço isso foi execucao tipica de grupo de exterminio.
Guerra não... Justiça...!
Devemos cobrar sim, mas não em forma de guerra, mas em forma de justiça. Se é como está no B.O., se é como as testemunhas relataram, ainda sim os PC's agiram com excesso de força e porque não, crueldade. Afinal, todos nós PM e PC sabemos que 3 tiros na cabeça não é condição de homicídio pela circunstância do caso. Não culpemos as instituições PM e PC, culpemos os 4 membros da PC, que mancharam a imagem de uma instituição séria e atingiram um Militar que entre todos as falhas e defeitos que tenha que possuir, é tão puro e claro a vítima desta história toda. O mínimo que devemos cobrar e lutar é para que as apurações sejam impessoais e que a PC mostre que realmente podemos acreditar e confiar naquela que é a responsável por retirar o bandido de nossas mãos e enfiá-lo para dentro da cela. Ao Cabo Julio, agradeço o espaço, mas peço que recorde dos momentos de 97 e reflita porque foi já foi nosso lider um dia. Se planeje politicamente. Não culpe a instituição pelos erros de seus integrantes, cobre das instituições a impessoalidade e legalidade de suas ações. E.S.G.
Caro Vereador Cabo Júlio;
O texto publicado como de autoria de V. Exa. não me parece sensato e razoável. Deve a sociedade repudiar barbáries, independentemente de quem as comete, tais como aquelas perpetradas por PMs contra inocentes na Comunidade da Serra e aquela cometida por um praça PM que atirou contra um policial civil e sua família à porta do Shopping Savassi. Diferentemente do corporativismo e das investigações pífias da PM nos casos supra-aludidos, sou absolutamente favorável a uma célere e rigorosa investigação, acompanhada pelo MP e órgãos de controle social, haja vista que não cabe a ninguém, nem mesmo a um policial, seja civil ou militar, cometer crimes e seifar a vida de uma pessoa humana.
Infelismente,estes policiais civil são um bando não gosta de trabalhar,só morder,o governo tinha que acabar com essa ERVA DANINHA,antes que contamina toda a segurança. DEVEMOS TER UMA SÓ POLICIA,sendo uma parte fardada e outra não,com um só COMANDO,uma ACADEMIA, o estado ganharia com isto.
O meu companheiro falar que o Pm estava bebado e oque que tem esta bebado,e por um a caso e crime esta bebado, e os policias civis como é que eles estavam a quem poderia falar esta morto né, e uma oque que um policial civil estava fazendo abordando uma pessoa na rua, que eu saiba o policiamento oxtensivo cabe a Pm tenho certeza que se fosse a pm abordano não teria ocorrido esta tragedia pois eles estariam fardados e seriam facilmente indentificados, como que um militar que esta em tanta presão como estava aquele momento ver pessoas que supostamente se indentificaram como policiais como ele iria saber se eles eram policias mesmo ou bandidos, os policias civis estavam uniformizados eles estavam fazendo alguma operação no local. qual era o prosedimento certo de ser tomado companheiro me fala ai.
Vc não ve policial Militar atirano atoa não companheiro temos diciplina somos bem treinados vc por um acaso viu o ultimo comflito entre militares e civis que repercutiu na midia a alguns dias atraz vc viu algum militar com arma em punho ameaçando fazendo alguma graça não viu ne sera porque né eu acho que e a diciplina ne companheiro bom IERARQUIA E DICIPLINA NÉEEEEEEE O copanheiro Pm algum quer guerra com ninguem não so afinal a Pm tem seu valor proprio é uam estituição que se deixar LEVA qualquer coisa nas costas mata tudo no peito e e leva com garra. E para acabar quando vc viu algum militar atira em algum policial civil ou em qualquer outra autoridade o policial militar tem preparo amigo tem tecnicas de abordagem como ser proseder afinal cabe a Pm o policiamnto oxtensivo né como ja falei.
É DE LAMENTAR ESTA PERDA DE UM GUERREIRO EXECUTADO POR UM BANDO ISTO MESMO PCS VOCES SÃO UM BANDO ARMADO , SEM COMANDO E CREDIBILIDADE ATÉ INTERNAMENTE . AINDA BEM QUE SUAS MASCARAS ESTÃO CAINDO E O MP ENTRANDO NO CASO MAIS UMA VEZ VOCES SERÃO DESMASCARADOS , VALEU PELO RECADO JULIO , COM A PALAVRA O "RESPEITADO SINDPOL'.
Então oq vcs estão sugerindo? q os PMs comecem a atirar nos PCs??????
Vcs ja esqueceram q teve PM q ja matou policial civil desarmado, batendo ate q ele viesse a falecer por traumatismo craniano????Isso vcs esquecem ne, mas blz se vcs acham q tem peito para ir a guerra com a PC, vão. Espero que o cabo Julio seja o primeiro a dar o tiro, pois do jeito q ele fala, ele deve ter muita coragem.
Pq vc não usa essa coragem sua todo para declarar guerra ao governo q pode pagar salários dignos aos policiais mas prefere pagar salários de fome. Isso sim mata nossa policia.
Testemunhas confirmaram q o sgt atirou primeiro, e se foi 6 tiros, imagina 4 policiais em um tiroteio se no minimo cada um der 2 tiros ja serão 8 tiros entao, nao foi exagero, e se acertaou na cara isso quer dizer q os policiais foram bem treinados!!! O sr tem q cassar guerra com os homens q mataram o sd em sta luzia q estao vivos ate hj nao com policiais..a guerra esta na rua!!!
Parabéns Cb Júlio pelo seu posicionamento.
Pq q quando é militar envolvido fica preso e o PC não, muito estranho, dois peso duas medidas, não há lei pra eles?.
Continue firme em seu posicionamento
O ideal é que PM e PC fossem duas instituições unidas contra a criminalidade, e não uma contra a outra. Infelizmente isso está longe de acontecer, creio eu, que o que mais dificulta esse entendimento entre as duas instituições é a famosa vaidade de alguns, o orgulho de outros, e por fim, a ostentação de valores mínimos. O pior de tudo isso é que quem sai ganhando é a criminalidade, e quem perde, nós policiais e principalmente a população.
Cb Júlio, cuidado com os civis se passando por praças (PM), neste blog.
Violência gera violência, não sou a favor de guerra nenhuma, temos que exigir justiça e cobrar das autoridades.
O sistema da PC também não me agrada, porém lá ainda tem pessoas serias e comprometida com a justiça, são a minoria, mais ainda tem.
Parabéns sr vereador, eu já estava impaciente em não ver nenhuma manifestação do sr, conte com nós PMs para essa guerra, o homicidio foi uma tragédia, uma covardia, mas a postura tomada pela policia civil posteriormente ao fato foi uma aberração, uma vergonha.
O nosso nobre Deputado foi extremamente infeliz nas palavras. Assim como o nobre Delegado, quando de seu pronunciamento querendo induzir a opinião pública, quando encaminha a ocorrência para uma dedução de legítima defesa, ou seja, uma defesa prévia de seus colegas de serviço. Mas não devemos seguir por esses caminhos. Verdadeiramente, há muito que investigar para se chegar a elucidação dos fatos. Nesse episódio, a imagem das Corporações fica maculada, dadas as circunstância que envolvem o fato,ou seja: o local, a desproporção, a falta de diálogo, a arrogância, a prepotência, a vaidade, tudo convergiu para o desenlace fatídico desse fato. Portanto, não é hora de instigar o racha entre as Corporações. É momento de reflexão, ponderações, para se chegar a um denominador comum. Somos cônscios de que é uma falácia essa propaganda enganosa do governo de que há unificação entre as duas corporações. Entretanto, independente dessa falácia do governo, porque não, a âmbito de corporações, tentarmos uma maior aproximação, uma convivência harmoniosa e pacífica. Sabemos também, que no seio tanto da PM quanto da PC, a arrogância impera no íntimo de muitos. Sabemos também, que há amizade sincera entre membros dessas corporações. Por que não melhorarmos esses laços? Não é porque houve esse infeliz acontecimento, que devemos taxar todos os PC de bandidos. Vamos cultuar a paz, pois esses raxas só servem para diminuir a credibilidade das corporações perante a opinião pública. Creio que o melhor caminho é trilharmos juntos nessa árdua caminhada.
"SE QUEREM GUERRA, VAMOS TER GUERRA". A FRASE É UMA METÁFORA. É LÓGICO QUE NUM MUNDO CONTEMPORÂNEO, AS PESSOAS NÃO SE ARRISCARIAM E TRANSFORMAR UMA GRANDE CIDADE NUM CAMPO DE BATALHA. MAS A INDIGNAÇÃO TEM DE SER MOSTRADA.
É ISSO AÍ CABO JULIO
PM CAPITAL INDIGNADO
QUE Q ISSO MOÇO!!!
TÁ MALUCO!!!
PERDEU A NOÇÃO DO PERIGO.
PARA COM ISSO E VAI FAZER SEGURANÇA PÚBLICA
É SÓ VER JUNTO A POPULAÇÃO NINGUÉM CONFIA NA PC!!!!!!!!!!!
o primeiro a atirar foi o militar se se foram 4 policias cada um deu pelo ou menos 2 tiros, não sabendo por qual policias foi alvejado o PM e devido os tiros terem cido na cabeça e torax e pelo fato de as academias tando militar como acadepol não terem alvo de pernas , então foram treinados pelo próprio esta para isso, apenas se defederam!
Obrigado por não postar meu comentário de ontem em seu blog, noto que realmente vc tem duas face, pois a opinião é livre acata quem que só para te lembrar sou aquele policial civil de familia policial que cresceu no 5 batalhão e estudou no colégio tiradentes e te falou para ponderar nas palavras, agora vem o senhor com seu 171, coisa comum de politico, dizer que nós entendemos errado, me poupe de seu comentário, o senhor foi muito infeliz como já tinha dito, e olha que eu te conheço...
LÍ OS COMENTÁRIOS E FIQUEI CHATEADO COM O NÍVEL DE CONHECIMENTOS DOS NOSSOS SERVIDORES PÚBLICOS,A V.EXA CABO JÚLIO DEIXA BEM CLARO NA SUA POSTAGEM, QUE A GUERRA É DE CUNHO J.U.R.Í.D.I C.O. DA PRÓXIMA VEZ V.EXA DESENHE QUEM SABE ALGUNS ENTENDEM...
Infelizmente a PC de MG, tá errando na mão. Policiamento ostencivo é para PM fardado, para que possamos identificar por quem estamos sendo abordados. Meu sobrinho foi perseguido e agredido dentro de casa por três policiais civis, ele fugiu achado que era assalto, eles atiraram no carro dele. Não foram denunciados porques ficamos com medo.
TEN QUE EXISTIR UMA APURAÇÃO ISENTA,
SE FOSSE AO CONTRARIO, O PM ESTARIA PRESO!!!!
O DELEGADO JÁ SE POSICIONOU PELA LEGITIMA DEFESA!!!!!!!
Nota do CMT GERAL da PMMG
Prezado Amigo Policial Militar,
Na madrugada do último domingo, 15Jan2012, por volta das 03:35 horas, na Rua Vereador Antônio Costa Diniz, no bairro Centro, em Esmeraldas/MG, ocorreu um fato lamentável que resultou no falecimento do nosso companheiro, o 3º Sgt PM Rafael Augusto Reis de Resende, que pertencia ao GATE.
Conforme se registrou no REDS nº 2012-000101219-001, o fato ocorreu nas proximidades do Clube Itaporã, após uma abordagem conduzida por policiais civis, lotados na 4ª Delegacia de Polícia Civil de Esmeraldas.
Face aos acontecimentos, foram adotadas várias providências que passo a elencá-las e compartilhá-las, quais sejam:
- Presença imediata no local da ocorrência e acompanhamento das medidas específicas da Polícia Judiciária pelo Cel PM Comandante do CPE e Equipes da Corregedoria da Polícia Militar e do GATE, além de Guarnições do 40º BPM, responsável pelo policiamento da área;
- Contato efetivado por este Cel PM que responde pelo Comandante-Geral com a Chefia da Polícia Civil e apresentação de solicitação de transparência na elucidação dos fatos, bem como celeridade nos trabalhos periciais;
- Deslocamento da competência apuratória dos fatos da 4ª Delegacia de Polícia Civil/Esmeraldas para a Divisão de Crimes Contra a Vida (DCcV)/Belo Horizonte;
- Encaminhamento do Ofício Gab. nº 0163/2012, de 19Jan2012, do Senhor Secretário de Estado de Defesa Social ao Senhor Procurador-Geral de Justiça, solicitando-se a designação de Representante do Ministério Público para acompanhar o Inquérito Policial instaurado;
- Publicação no “Minas Gerais” de amanhã, 21Jan2012-Sab, da designação da Drª Luciana Kellen Pereira Guedes, Promotora de Justiça da Comarca de Ribeirão das Neves, para acompanhamento das apurações sob a responsabilidade da Polícia Judiciária;
- Levantamentos, através da Corregedoria da Polícia Militar, que possam elucidar a participação do 3º Sgt Rafael nos fatos em tela; e
- Trabalhos conjuntos com a participação do Cel PM Corregedor da Polícia Militar, do Delegado Corregedor da Polícia Civil, da Representante do Ministério Público e do Ten-Cel PM Comandante do GATE que visam possibilitar a apresentação e integração de relatórios, esclarecimentos e documentos produzidos a respeito do fato.
Assim, prezados amigos, conforme se verifica, a situação está sendo acompanhada de perto pelo Comando da Polícia Militar e as medidas necessárias sendo estabelecidas para que os fatos sejam apurados em sua plenitude.
Nesta oportunidade, reafirmo aos diletos companheiros da Polícia Militar a confiança na condução isenta e transparente das apurações e que todos os esforços serão encaminhados pelo Sistema de Defesa Social para a completa elucidação dos fatos.
Cordialmente,
MÁRCIO MARTINS SANT’ANA, CEL PM
RESPONDENDO PELO COMANDANTE-GERAL
ESTE ULTIMO COMENTÁRIO REALMENTE FALOU TUDO... SERIA BOM HAVER ILUSTRAÇÕES...
A guerra é juridica, PC analfabeto.
ESPERAR O QUE TAMBEM UM DOTô DELEGADO QUE NEM PRECISA DE REGISTRO NA OAB . TEM QUE COMANDAR ESTE BANDO QUE O CHAMAM DE DR. NÃO SEI DE QUE?
o sistema atual tá falido.
Lendo alguns comentários, posso afirmar que a farda realmente modela o corpo e atrofia a mente. Quando alguns pensarem em criticar a PC, parem primeiro para observar as grandes prisões realizadas pela PC e das prisões de ladrões de galinha realizadas pela PM, só cana comédia. Enfim, qual prisão importante que a PM realizou?
O ideal é que o MP tome a frente dessa investigação, para que assim não haja o corporativismo. As circunstâncias que levaram ao desenlace fatídico dessa ocorrência, foram, no mínimo esquisitas, ou seja: quatro PC contra um PM, todos os PC atiraram, houve disparo na nuca da vítima, o que leva a crer que a meta era a execução deste, o que aconteceu. Está na hora desse MP tomar a frente para que casos como esse não venham a acontecer, pois a banda honesta e prestadora de bons seviços à comunidade, tanto da PC quanto da PM, estão, na verdade envergonhadas com essa podridão aí existente. Policiais foram forjados para embate contra os fora da lei, e não entre si.
AGENTE PENITENCIARIO EFETIVO , GOSTARIA DE SABER PORQ MEUS COMENTARIOS NAO FORAM AO AR
99,9 % de quem posta em qualquer blog, twiter, orkut ou o que seja com seu nick "anonimo", é de natureza mal caracter, se vc quer falar o que pensa tem que identificar, nem que seja com pseudonimo, apelido ou que seja, mas escrever escondido atras de "anonimo", demonstra a covardia digna de quem não sabe o que tem a dizer e nem o que sabe o que dizer, quando der vontade de se pronunciar em qualquer lugar levante a mão espere sua vez e diga seu nome para que todos escutem e diga o que tem pra falar com honestidade e pureza, nunca se esconda. PARABENS CABO JULIO POR ESCOLHER DE QUE LADO ESTA E O QUE DEFENDER, SENDO IMPARCIAL, QUANTO A 'GUERRA' POR VÓS DECLARADA AQUI, NÓS PESSOAS INTELIGENTES E CULTAS ENTENDEMOS SER A GUERRA DE ORDEM JURIDICA SIM, ESTAMOS COM DO LADO DA LEI, PARABENS.
Estão dizendo que o policial militar estava bêbado... e daí?? ele estava em seu dia de folga e poderia fazer o que bem entenderia... mas, ninguem disse que os policiais civis que o mataram, estavam ESCANDALOSAMENTE ébrios, e teriam bebido em um bar localizado no centro de Esmeraldas, prcisamente na praça principal, o dia inteiro e depois foram p o Baile funk e beberam mais... ai vem a pergunta: Já que eles estavam de folga e altamente BÊBADOS, pq não chamaram os policiais militares para fazerem a abordagem??? eles estavam trabalhando, e eles sim eram os mais qualificados... os PCs estão dizendo q os disparos foram em legítima defesa, a arma do PM estava com 13 munições intactas, sendo que tem capacidade p 15, será que não era o PM q estava agindo em legitima defesa?? que a justiça do homem seja feita pq a divina não tem falhas, ms fico com o bordão: aqui se faz, aqui se paga... e eles tem que pagar aqui, como bandidos e assassinos, pq é isso que são...
Que competência que a PC tem?
Que grandes prisões ela fez?
Nem o corpo da Eliza Samudio ela encontroou!
Tem vários homicídio que a PC não elucidou, e você vem com esta de que a PC só faz grandes prisões...
me poupe...
A PC é muito farta... Farta competência, farta efetivo, farta compromisso, farta dente bão e por aí vai...
A PM faz pequenas e grandes prisões, é o nosso papel, quando um casal esta brigando é para o 190 que eles ligam, quando acontece um acidente de carro sem vitima é para o 190 que eles ligam, pequenos e grandes traficantes já foram presos pela PM e solto pela PC, vai saber por que, ou como.
A PC aqui de minha cidade quando a PM leva um BO de flagrante, eles querem tudo mastigado, nós acabamos fazendo o papel dela, por que neste caso ela não nos processa por usurpação de função publica? Eles querem a testemunha, o autor, e tudo mais necessário para fazer o flagrante, ora, se é função deles, por que agente não leva só o autor e eles que correm atrás do resto, aífica naquela " só receberemos o BO com as testemunhas presentes".
Isso tinha que acabar, o sistema da PC tem que acabar ou mudar.
Se tem P2 fazendo o papel dela é por que ela não faz o que deveria ser feito, mas sou a favor da P2 parar com isso, deixa para a PC resolver o que é dela, aí sim vai triplicar os homicídios, roubos, latrocios não resolvidos.
Sabe por que pm quer investigar é por que estão cansados de prender ladrões de galinha, e isso não dá mídia, não sai no Fantástico (grande merda). São um bando fardados, incompetentes e corruptos tirando uma minoria.
Posta aí tb porque esse blog é público e forma opinião, sou policial civil e como a maioria honesto.
POLICIA CIVIL E A VERGONHA DE MINAS GERAIS .. TEM QUE ACABAR COM ESSE BANDO... E AINDA QUEREM ACABAR E COM A P2, AI E QUE A POPULAÇAO TA DESGRAÇADA.SO UMA POLICIA, URGENTE !!!!!!CABO JULIO PARABENS...
Para aqueles que querem saber qual cana importante a PC realizou, aí vai: Prisão dos maiores assaltantes de bancos e de carros fortes do pais, dentre eles o Joãozinho .50 e a quadfrilha do velho cangaço. Inclusive a prisão dos criminosos que mataram o cabo Vandec e esculacharam os PMs de São Gotardo, fizeram eles de reféns,mas posteriormente vieram a ser presos no estado do Pará pela nossa PC, sem contar ainda as maiores apreenssões de drogas e de prisões dos maiores traficantes como por exemplo o do Ronaldo Sargento e do conhecido Barriga. E a PM prende um ladrão de pirulito e tenta fazer dele um mega criminoso através da imprensa.
A PM briga para apreender um revolvinho que seja para ganhar folga, imaginem se eles apreendessem metralhadoras cal.50,fuzis usados pelas principais forças armadas do mundo, como é o caso da nossa PC. Com certeza iriam querer férias.
Com certeza o policial que comentou sobre o atrito entre a PM e a PC no ano passado não deve ter ido ao local. Pois depois de uma cana bonita da PC, os Pms vieram meter o bico de arma em punho e tomando a identidade funcional do delegado responsavel, por isso ocorreu a briga. Lembrem-se que conforme nossa constituição autoridade policial é o DELEGADO, e se ocorrem crimes, é devido a inficiencia da PM, responsável pela prevensão dos crimes. Com certeza ele também não deve estar sabendo da lambança da PM na favela do Cafezal e a covardia com os moradores da Vila Pinho.
P 2 so serve para atrapalhar serviço de investigação da PC, diversas vezes durante investigações formalizadas e legalizadas em inqueritos policiais, quando chegamos em determinados locais somos informados por pessoas de certa forma ligadas na instrução das investigações nos informam que já tiveram contato policiais civis, mas quando vamos procurar saber , na verdade são P2 se passando por tal, tudo isso por conta propria, causando grande dano nos trabalhos, por não terem competencia e não entendem que tudo tem momento9 certo para agir. Cada macaco em seu galho.
policia eficiente e aqui nos estadosunidos,muita tecnologia e resposta imediata .Agora no brasil duas policia brigala ndo pra ver quem faz menos.afinal de conta a policia civil diz que sao eficientes e predem mais ,que prendem traficantes perigosos e que faz e acontece e bla bla bla....na realidade nao fazem porcaria nemhuma quantas vezes passei na porta de delegacia e vi eles sentados em cimas de mesas tudo cosando saco e se achando o maximo .sao andorinhas so andam em bandos ,sozinhos sao franguinha medrosas.o batidao mesmo e enfrentado pela POLICIA MILITAR.e outra quantas vezes a policia ja fez grandes prisoes grandes apreencoes de drogas e armas e que no outro dia os presos estavam soltos e grande parte das apreencoes desapareceram.isso e que e vergonha do brasil.essa policia civil nao existe.tem que acabar logo com essa forcinha auxiliar.policia civil nao representa nada para a seguranca do brasil.fuiiiiiiiii
Deixa de ser mentiroso, eu acho que a P2 tinha que acabar mesmo, e parar de querer fazer o que é obrigação da PC, vocês não dão conta de ilucidar os homicídios na sua totalidade, os roubos, e por aí vai...
A não ser quando a PC fica granpeando telefone sem autorização judicial, e dando cobertura e moral para algum outro bandido para conseguir informação e assim prender outro.
Eu me lembro do caso da .50, e sei também que muitas informações foram passadas pela PM2, alias muitas informações são passadas pela PM para que vocês cumpram o seu dever.
Eu sei que na PC tem vários policias honestos, mas o sistema lá e que nos incomoda, isso é fato.
Deixa de ser bobo, apreensão de armas é normal, mostrar para imprensa é necessário, para que a PC não fique falando que foi ela. Mas se a PC pegar um canhão ela esta fazendo mais que sua obrigação, para a PM é lucro, a PC em alguns casos fica com ciúmes de não ter sido ela, e fica falando que nós atrapalhamos o serviço por que ela ia dar um pulão maior.
Sabe de uma coisa camarada, esse négocio de co-irmã não existe, vocês são uma polícia e nós outra, com funções diferentes, o que acaba atrapalhando, o négocio seria cada um fazer o seu papel, o sistema tem que mudar, acho por exemplo que o DETRAN tinha que sair do controle da PC e o pátio de apreensões de veiculo também, explico: O DETRAN não é um órgão de polícia, poderia muito bem ser administrado por outro órgão público, como a criacão de uma secretaria de trânsito, e pátio de apreensões por outro órgão, assim até os leilões sairiam mais rápidos, os pátios hoje fica amontoado de veículos esperando a boa vontade de um delegado para providenciar o leilão, enquanto isso os pátios ficam cada vez mais cheios com veículos que estão fazendo aniversario de apreensão, assim sobraria mais investigador para ilucidar certos crimes que é de responsabilidades da PC.
Guerra? O que o senhor Vereador está dizendo? Aqui está claro que não existe imparcialidade, está condenando a ação. Temos que agir com seriedade e competencia. Incitacao a violencia, onde vamos parar desse jeito? Cabo Julio sua frase foi infeliz e não contribui em nada, não e esse o sentimento da populacao.
Olá à todos. É compreensivo a colocação do político Cabo Júlio. Da mesma forma dá para entender que se trata como modo de dizer, diante de um caso e si e não jogando corporação contra corporação.
Que me desculpe o comentário de alguns colegas Policiais Civis, como eu ainda sou e serei até junho de 2012 com a aposentadoria assinada pelo governador.
Independente de observar o MERITO, se tratando-se de um quadro em que um policial diante de outros quatro, se houve tiroteio entre ambos, pelo visto deve ter ocorrido excesso. Fica a pergunta? Por que, não acionaram a Cepolc para enviar um oficial da PM para administrar a qustão e evitar um sinistro funesto entre corporações. Creio que os policiais civis vivos estão muito bem obrigado. No entanto, a família do policial militar, nunca mais terá o alimento afeto, o carinho com afago, o sorriso, a presença daquele que devia ser amado pelos filhos, esposa, irmãos, pais, tios, primos, colegas, vizinhos e etc.
É um grande estrago a morte tão precoce de alguém, apesar de ser um policial que seja, enquanto que vemos alguns, que até se gabam pelo apelido de matador, pipoco ou qualquer que seja, a banalizar a vida humana. Espero que esses companheiros de mesma instituição repensem seus atos, mesmo eu entendendo o que é estar diante de um tiroteio. Já sofri atentados de disparos de arma de fogo em minha residência em que policiais civis estão por traz e sei que nada poderei esperar da dita corregedoria, até mesmo, porque tive que pedir providências formalmente na assembléia legislativa em desfavor do tal corregedor geral Sr. Geraldo Morais Jr., por entender que o mesmo, EM TESE, prevaricara juntamente com a delegada Sra. TÂnia Darc.
Da mesma forma, sofri com atentados de fogo em meu carro, além de outras sabotagens.
Se houve dolo, além da questão do excesso, bem como, estarem os policiais dentro do exercílio legal e até mesmo legítima defesa, o excesso parece mesmo ter ocorrido. Excesso ou não, dolo ou não, pelo visto, isso irá render mais de uma década para finalizar. Enquanto que o preso em prisão perpétua será o policial militar, independente de falhas ou não, no que oficiais da PM poderiam ter sido acionados para evitar o desconforto que agora impera com acusações diversas.
Saudações à todos... PAZ
Cléverson Lobo Buim
boimfamily@valenet.com.br
cleversonboim.blogspot.com
O que esta acontecendo nestes comentários está até parecendo uma briguinha de adolescentes, do tipo: "o meu é melhor que o seu", e por aí vai, eu já disse que cada policia tem a sua função, como o colega aí falou: "cada macaco no seu galho", o Delegado é a autoridade policial responsável pelos inquéritos, prisões, etc. Isso não quer dizer que o investigador e os policias militares não tenha autoridade de polícia, caso fosse assim teria que tirar das carteiras funcional a palavra "POLÍCIA", se você é policial então você exerce alguma autoridade policial, ou você já viu algum policial sem autoridade? Cada um tem a autoridade dentro de sua função, por exemplo: um policial de trânsito quando manda um carro encostar para verificar a documentação do veiculo e do condutor está execendo ali uma autoridade, ou eu estou errado?
Não existe ninguém perfeito, todos tem falhas e erros, isso também vale para qualquer instituição, PM e PC.
Se cada um procurasse cuidar melhor do seu serviço sem invadir a área do outro seria muito bom e daria menos trabalho, o problema da PM é tentar ficar abraçando tudo, o problema da PC é pouco efetivo e muito que investigar, por isso não da conta, e isso é fato.
Nossos políticos é que são os verdadeiros culpados, eles que tem a função de construir mais presídios, centro de internação para menores, contratar mais polícias, etc, mas infelizmente nada fazem, agora para aumentar o próprio salário eles são muito bons, e rápidos, com um aumento considerado e generoso. Até PARECE que o dinheiro VAI SAIR do BOLSO de algum político na melhoria do sistema penitenciário, das duplicações das estradas como a da BR 381, da contratação de polícias, etc.
Vamos para com essa infantilidade, nenhuma das duas está totalmente certa, vamos nos preocupar em prestar um serviço de qualidade à sociedade dentro de cada função, já basta os políticos que nada fazem, e desde o primeiro dia que entra para a política fica só pensando em o que fazer para ser reeleger, e ganhar um dinheiro extra através de super faturamento de obras, contratações ilícitas, nepotismo e por aí vai. Essa briga toda é por que ainda não apareceu um governador competente o suficiente para administrar a PM e a PC com sabedoria, e acabar com essas briguinha ridículas, talvez a unificação seria a melhor solução para acabar com isso, poderia ser Polícia do Estado de Minas Gerais, judiciaria e preventiva. que tal?
É BRINCADEIRA!!!!
PM FALANDO QUE PC MORDE. OLHA O TANTO DE OM ENVOLVIDO DIRETAMENTE COM O TRAFICO.
DELEGADO DE POLICIA QUE NAO TEM REGISTRO NA OAB. VCs SABEM O NIVEL DE DIFICULDADE DO CONCURSO DE DELAGADO? SÃO 03 FASES SOMENTE PARA A INTELECTUAL: PROVA OBJETIVA, DISCURSIVA (ABERTA, POIS SEI QUE PM VAI PROCURAR NO DICIONARIO O QUE É DISCURSIVA) E ORAL. O CONCURSO PRA DELEGADO É MAIS DIFICIL QUE PASSAR NA OAB.
NAO ESQUEÇA QUE DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL AUTORIDADE POLICIAL É O DELEGADO DA CIVIL E DA FEDERAL. A PM É GUARDA, DEVM FICAR PLANTADOS NA ESQUINA. MAS QUAL O PROBLEMA DE FICAR NA ESQUINA? NENHUM, O PROBLEMA É QUE VCs NÃO QUEREM. SABE O QUE QUEREM? SER A POLICIA CIVIL. TANTO É VERDADE QUE NÃO EXISTE NENHUM PC VIRANDO PM, AGORA O CONTRARIO É UM MONTE.
QUANDO PM BATE EM PC, ATE EM DELEGADO BATERAM, NAO TEM PROBLEMA NÃO.
O FATO EM ESMERALDAS FOI UMA FATALIDADE, DESACERTO. NENHUM PC VIBRA COM O QUE OCORREU, O QUE É DIFERENTE COM VCs.
O PROBLEMA DA PM É QUE CHEGOU EM UM NIVEL QUE NÃO TEM COMO CRESCER MAIS E AI FICAM EMBARRERANDO A PC, QUERENDO FAZER NOSSA ATRIBUIÇÃO.
O QUE FALTA PARA A PC É ESTRUTURA DE TRABALHO, EFETIVO (FOI O INDG, CONTRATATO PELO GOVERNO QUE FALOU QUE TEM Q DUPLICAR O EFETIVO).
ENTÃO, PAREM DE FALAR COM SENTIMENTO DE VINGANÇA, POIS ERROS TODAS AS 02 INSTITUIÇÕES POSSUEM. O QUE NÃO PODE É "SENTAR NO RABO PARA FALAR DO RABO DO OUTRO OUTRO."
E MAIS: PARABÉNS PARA AQUELES QUE SE ENOJAM COM A OPINIÃO DESSE POLITICO, QUE REALIZA DEMAGOGIA MEDIOCRE PARA GANHAR OS VOTOS DOS PMs, QUERENDO RETALIAÇÃO, VINGANÇA.
VAMOS REFLETIR!!!!!!!
é obrigação constitucional da PM passar informação para a PC.
So em Minas e no Rio G. do Sul que isto ocorre: usurpação de função.
Olha la no Rio de Janeiro como a PC é vista!!!!
Cada macaco no seu galho! Imaginem se a PC tivesse um efetivo do tamanho da PMMG??? na proporcionalidade seria tanta corrupção que seria inviável. (Seria preciso intervenção da união) São "Sem comando" autônomos, fazem o que querem. Ficam 03 meses na dita "Academia" e se acham Policiais como os Europeus e os Americanos. Enquanto O estado não resolver unir as Polícias de verdade, que fique cada um na sua. Mas, que atos hostis sejam revidados a altura: Legalmente ou não-legalmente.
pagador de salario de policiais diz; sou formado em comercio exterior e trabalho numa empresa de primeiro mundo onde so meus ticket de refeiçao da o salario dos policiais de minas , policia e profisao de quem nao sabe fazer nada seja pm , pc , prf, salvo policia federal kkkkkkkkkkkk e ainda fica brigando entres si tem do ne , primeiro pm erra considerador analfabeto que nem podia votar kkkkkkkkkk
Ô pagador de salário, você nem devia está comentando seu palhaço, os tempos mudaram, a maioria dos policias hoje tem curso superior, inclusive eu, como eu pago meus impostos também posso dizer que pago meu salário, existem varias pessoas que ganham melhor que nós policias e daí, isso não muda nada, da mesma forma que tem muita gente que ganha mais que você. Um PM antigamente não votava e passou a votar em 1988 quando foi aprovado a constituição do Brasil, mas nunca foi considerado analfabeto. Hoje para ingressar nas policias de MG tem que ter curso superior. Vc fica querendo comparar policia Fedral com estadual? Me poupe, para de falar asneira, sua anta, são funções diferentes. A única coisa que falou corretamente é a PM e PC ficar brigando entre si, cada um se achando mais que o outro, isso é palhaçada.
"Pagador de salários" Vc é um Zé ruela da vida... vai acabar na vala comum como todos nós. O seu dinheiro não vai te salvar na hora do seu encontro com um marginal. Te prepare para acionar as Polícias Estaduais. a PF não irá te atender na hora de uma assalto ou atentado contra sua integridade física. Te aconselho a mudar de País. Já vai tarde!!!
pagador de salario de policiais. era uma vez uma garrafa de cerveja onde seja no copo na latinha ou onde quizer nao vai deixar de ser cerveja , agora vamos la policia militar seja gate , tatico movel , rotam , gepar, cavalaria , patrulha escolar, batalhao de eventos e transito , choque ,gente que isso (P2) seja qual for este, vcs nao deixa de ser PM E nunca vaop deixar de ser .(PM policia preventiva )ou seja a pm deveria estar fazendo patrulhamento fica querendo investigar , prender ,seja sd , sgt, tenente coronel ou seja indenpetente qual a patente da pm vcs nao sao autoridade policial , so delegado que e autoridade policial, ja pensou se cada pm que fica em estacionamento fazendo multa estivesse patrulhando imagina como o estado estava seguro , mais nao querem e investigar , prender , td incontitucional
PC morde e morde com força...
Aqui na região a PC morde e muito, tá uma roubalheira só, em Coronel Fabriciano ainda mais, tá uma vergonha, entra no site do Jornal Diario do Aço e lei a entrevista do Delegado Lemos aposentado e veja as denuncias que ele fez contra os atuais delegados de lá.
www.jornaldiariodoaco.com.br
Pode ser também no site: www.jornalvaledoaco.com.br
Lei a reportagem completa sobre as denuncias de corrupção na policia civil do vale do aço.
A PC morde e morde com força.
MN
Respeito as opiniões de todos e não farei críticas à nenhuma,Porém na minha opiniâo,já passou do tempo de acabar com esta rusga entre PM e PC.Melhor seria uma ajudar a outra e aquele que cometer qualquer desvio de conduta seja ela grave,média ou leve, responder pelo ato e sem a parcialidade de seus superiores.No dia que estes desandados descobrirem que a marginalidade está cada vez mais unida entre si para detonar as polícias, aí sim pararão com esta discrepança e passarão a trabalhar em equipe,mesmo com comandos diferentes.Já temos muitos inimigos.cddh,governos federal e estadual,imprensa etc... agora PM e PC? Pensem melhor nas suas famílias e parem com esta idiotice.O melhor juiz para julgar-nos é nossa própria consciência.Em ambas corporações existem pessoas íntegras e que merecem nosso respeito e consideração.Quato aos vacilões,justiça divina neles pois a dos homens é falha.Sei que serei criticado,mas é o meu ponto de vista.Torço pela paz e união dos orgãos de segurança pública contra os criminosos.
Postar um comentário