Parece que estamos no mundo de “Alice no País das Maravilhas” em que o Comando efetiva mudanças que são de caráter meramente ilustrativos ou fictícios, pois na atual conjuntura, não há como cumprir as novas Diretrizes da Educação de Polícia Militar (DEPM) com instruções duas vezes semanais.
Há Frações e Unidades em que a falta de efetivo está tão expressiva que estão buscando a laço militares para reconvocação.
Todos os dias chega ao nosso conhecimento que a Instrução semanal tem sido usada para tapar buracos (digo isso com todo respeito aos colegas de farda), ou seja, os policiais que fariam instrução são lançados no policiamento de área.
O comando não pode negar a verdade - é só dar uma verificada nas Unidades, assim como quem não quer nada.
Ninguém está se excluindo de fazer a instrução semanal, o que está sendo questionado é a forma como foi imposta as instruções e se de fato elas trarão os benefícios falados aos quatro ventos.
Os militares têm plena consciência de que, o fato de não estarem dentro das regras, hoje ditadas pelos editais, inclusive, aprovação no Treinamento de Policiamento Básico (TPB) e no Exame de Aptidão Profissional (EAP), acarreta na impossibilidade de ascensão na carreira. Isto inclui o teste de capacitação física. Neste quesito, a instrução deve ser encarada individualmente. É interesse de cada um.
Não existe motivo para polemizar uma situação que vinha se desenvolvendo de forma regular, quero dizer, “em time que está ganhando não se mexe”.
Dizia a regra: art.39 de DEPM do ano de 2009 “o treinamento de Educação Física será desenvolvido com a observância dos princípios gerais do condicionamento físico, especialmente o da individualidade biológica.
Art 40 “O treinamento de educação física será executado uma vez por semana, na própria Unidade ou Fração, onde serve o militar da seguinte forma: I – às terças-feiras, no período da manhã, com duração de uma hora, ao efetivo empregado na atividade administrativa, inclusive ao das Unidades de Execução Operacional (UEOP).
Diz a nova DEPM publicada no dia 24/04/2012 no BGPM 31, a seguir:
“Art.51. O Treinamento de educação física será executado duas vezes por semana, na própria Unidade ou Fração, onde serve o militar.
O que é proveitoso em estar duas vezes, “em tese”, fazendo instrução”?
0 comentários:
Postar um comentário