6 de junho de 2012

SD PM COIMBRA: UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO


Em 2008, este jovem januarense, entrou 
para as fileiras da PMMG, indo servir do 
37º BPM, em Araxá, sendo designado
para a cidade de Campos Altos/MG.
Era por volta de 2007, o então Tenente PM Evilázio Rodrigues Abreu chefiava a Seção de Logistíca e sua esposa SubTenente PM Marta encontrava prestando serviço na Adjuntoria de Ensino e Treinamento do 30º BPM de Januária, Norte de Minas, no ápice das inscrições, quando foram procurados pelo sobrinho Davi, jovem januarense recém formado no CEFET, que procurou-os para obter informações sobre o Concurso de CTSP/2008. E com orgulho tiveram a satisfação de ler, após árduos testes por quase um ano, o Resultado Final do Concurso Público para provimento de cargo de Soldado de 1ª classe da Polícia Militar de Minas Gerais, para o ano 2008, vagas para as unidades do interior do Estado (CTSP/2008).

Pg. 7. do Executivo, Diário Oficial do Estado de Minas Gerais (DOEMG) de 22/02/2008: 
Nº Pol
P/G
Nome
Unidade
1467133
SD 2 CL
DAVI RODRIGUES COIMBRA DE ABREU
1 GP/2 PEL PM/224 CIA PM/37 BPM


Os policiais-militares seguiam à distância, os novos horizontes escolhidos por nosso pupilo, lotado em Campos Altos, quando por volta de 2010, quando depararam com a seguinte situação: 
............................................................

Publicado: segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

BLOG OFICIAL DO CABO JÚLIO

MILITAR SOFRE LESÃO NA COLUNA

O soldado Coimbra, do 37º BPM, lotado na Cia de Campos Altos, sofreu uma lesão na coluna quando mergulhava na piscina de um sítio localizado na mesma cidade.(...)
Coimbra foi socorrido pelo serviço de atendimento médico da cidade, que por sua vez, contactam o Batalhão de Uberaba.
Esperamos que nada de ruim tenha acontecido ao Soldado Coimbra e desejamos estimas melhoras.
............................................................
Publicado: segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Comando da 5ª RPM

NOTA DE AGRADECIMENTO
Quero manifestar meu reconhecimento aos préstimos de que fomos agraciados, por ocasião do infortúnio que abateu sobre minha família, vitimando em acidente o meu filho Davi Rodrigues Coimbra de Abreu, Sd Coimbra.
Dado à natureza desse tipo de acidente, meu menino se safou de uma forma miraculosa e já se encontra em plena e definitiva recuperação. Todavia, esse momento serviu para depararmos com pessoas que ainda calculam, assimilam e praticam a fraternidade e a sensibilidade. Acerca disso, transmito aqui os meus sólidos e consistentes agradecimentos de pai à toda Quinta Região Militar, na pessoa do sr. Cel PM Aquino pela postura inexorável em prestar assistência integral ao irmão de farda, meu filho, não obstante ser este de graduação mais simples na hierarquia militar mineira, e isto assim o fez pessoalmente.
A Polícia Militar de Minas Gerais, nossa eterna gloriosa das alterosas, se fez representar muito bem pelo coronel supracitado. Me orgulho, como genitor, do tratamento que meu filho teve nesta ocasião e transmito a todos da quinta região o orgulho do Sd Coimbra em pertencer à esta jurisdição militar. Este fato em muito nos confortou e aliviou, ao percebermos que meu garoto não cabia em si pelo orgulho de ser um policial militar. Por conseguinte sua recuperação galopa e a vontade dele de retomar suas funções dispara. (...)
E por fim, meu profundo reconhecimento, juntamente com a minha esposa Marli Rosana, meus filhos Lucas e Tulio à Corporação do especial 2º Pelotão da cidade de Campos Altos. (...)
Sintam-se todos do 2º Pelotão da 224ª Cia agraciados com manifestação de apreço, principalmente aos que, por lapso de minha memória, comum neste tipo de evento, não me vieram os nomes para serem citados, todavia, os gestos de vocês estarão gravados no nosso imaginário para todo o sempre em letras garrafais gratidão.
Obrigado a todos! Sinto-me cada vez mais protegido pela vocação a que meu filho deu incisão. Crendo no deus altíssimo de Israel que em brevíssimo tempo o meu guerreiro estará reintegrado a sua função, esta a que ele tanto ama e dedica.
Belo horizonte, aos 13 de fevereiro de 201       0.
Néviton Luiz Rodrigues Abreu
............................................................
O ano de 2010 foi extenso, em um desenrolar de cirurgia, internamentos, CTIs, exames, fisioterapias, lágrimas, esperanças, vitórias. 
Cada pequeno movimento era proclamado como um grande evento, que chegava até os confins do Norte de Minas como o estandarte da glória de Deus, e sua misericórdia. 
O agora Capitão Evilazio e a SubTenente Marta, agora lotados em Manga, extremo Norte de Minas, acompanharam as conquistas à distância, e quando de suas visitas presenciaram o sorriso e a fé que não abandonaram este jovem guerreiro:
............................................................

Publicado: 3 de dezembro de 2010

BLOG Coiotes do Cerrado 245ª Cia PM Manga/MG

http://www.245ciamanga.blogspot.com.br/p/sala-de-visitas.html

SALA DE VISITAS 

 A 245ª Cia recebeu a visita do Soldado Davi Rodrigues Coimbra de Abreu, seu irmão Túlio e primos Estevão, Raif e Vitor.
Os militares da Companhia ficaram felizes em cumprimentá-lo e Davi agradeceu o carinho com que os companheiros de farda o receberam.

Com orgulho, puderam testemunhar a garra e a força de vontade que envolveu a vida deste guerreiro. E quando achavam que estava o máximo, vê-lo viajar com os pais e irmãos, preservando a auto-estima e e o alto-astral, eis que foram surpreendidos por uma novidade: Rugby em cadeira de rodas.  Rugby em cadeira de rodas? Buscaram o Wikipédia, a enciclopédia livre.:

............................................................

Publicado: 3 de dezembro de 2010

Wikipédia

Rugby em cadeira de rodas, desporto também chamado de Quad-rugby, é para atletas com deficiência em pelo menos 3 membros (ex:lesão medular, polio) ou 4 membros (ex: amputação). Criado no Canadá no final da década de 1970, como opção desportiva para pessoas com alto grau de deficiência, que por conta disto não tinham oportunidade em jogos de basquete em cadeira de rodas.
Entrou como desporto de demonstração nos Jogos de Atlanta 1996, é praticado na categoria mista, ou seja, podem jogar ao mesmo tempo jogadores do sexo masculino e feminino. O objectivo do jogo é ultrapassar com a posse da bola entre cones dispostos na linha de fundo do adversário.
Cada jogador recebe uma pontuação de acordo com o grau de deficiência, variando de 0.5 (maior deficiência) a 3.5 pontos (menor deficiência). As equipes são formadas por quatro atletas e não devem ter a soma dos jogadores maior do que oito pontos. Utiliza-se quadras de tamanho oficial de basquete e bolas semelhantes as de volei.

Tomaram conhecimento da novidade: Coimbra foi escalado para a Seleção Mineira de Rugby de Cadeira de Rodas, e ficaram atentos a novas notícias:
............................................................
Publicado: 26 de julho de 2011
Alessandro Travassos

“Corremos muito e demos combate até o final: jogamos e vencemos”

Por Marcel Souza, atleta do BH Rugby Quad

 Depois de um ano de treinos, incluindo um campeonato regional nesse período, fomos para o IV Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas completamente cientes de nossas limitações e potenciais técnicos, materiais e físicos. Chegamos com a expectativa de melhorarmos nossa posição em relação ao ano passado e de mostrar para a comunidade do Rugby em Cadeira de Rodas do Brasil que o esporte é levado a sério em Belo Horizonte. Com esforço e luta, conseguimos concretizar essas expectativas.
Chegamos sabendo da ameaça da segunda divisão e assumimos a responsabilidade de ter que vencer times que nos derrotaram no ano passado. Os jogos do campeonato começaram na quinta-feira (14/05), mas a quarta-feira (13/05) foi um dia tenso. Era o dia da classificação* dos atletas que ainda não possuíam registro oficial da ABRC, no nosso caso, o Davi, o Marcos e o Esdras.
Foi o dia da primeira decepção e da primeira surpresa. A classificação do Marcos foi dentro do esperado, 2.0. Mas a do Davi nos frustrou: a banca avaliadora o classificou como 3.0, o que atrapalhava muito nosso time taticamente. Isso só serviu para aumentar a ansiedade e acabou anulando a boa surpresa da classificação do Esdras, que recebeu 2.5, uma pontuação menor do que a que esperávamos. (...)
Sem querer ser arrogante ou presunçoso, é necessário parabenizar, antes de tudo e de todos, os atletas que, há um ano, vêm se dedicando ao esporte. Vale citar que André, Everton, Kadu, Léo, Julierme, Betinho, Esdras, Marcão, Davi e eu merecemos todo reconhecimento e elogio pela evolução. É necessário agradecer a Cláudia e ao Superar por nos proporcionar material, espaço e apoio para treinar. Além de agradecer ao Belo Horizonte Rugby Clube pela acolhida. Que, para o próximo campeonato, tenhamos mais apoio, mais material, mais disposição, mais compromisso, mais dedicação, mais comunicação e mais vitórias!
Ok, nosso menino não quer ficar parado. Mas como isso funciona? A resposta veio em outra publicação com as próprias palavras de nosso guerreiro:

Publicado: Segunda-feira,31 de outubro de 2011

Jornada Paraolímpica Estimula Prática Esportiva De Pessoas Com Deficiência
A jornada cumpriu os propósitos de estimular a formação de universitários e profissionais de Educação Física para o trabalho com pessoas com deficiência e demonstrar as múltiplas potencialidades dessas pessoas para a prática esportiva.

A primeira edição da Jornada Paraolímpica deu um novo ar ao complexo esportivo da PUC Minas na última semana. Realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Esporte (Smaes), em parceria com a universidade, a jornada cumpriu os propósitos de estimular a formação de universitários e profissionais de Educação Física para o trabalho com pessoas com deficiência e demonstrar as múltiplas potencialidades dessas pessoas para a prática esportiva. (...)
O acerto dessa ideia é comprovado, na prática, pelo jogador de rúgbi em cadeira de rodas Davi Rodrigues de Abreu, de 22 anos, que participou da demonstração de esportes adaptados. Há pouco menos de dois anos, Davi fraturou uma vértebra da coluna cervical ao mergulhar, por descuido, em uma piscina quase vazia, e ficou tetraplégico. Ele conta que, depois do acidente, passou quase um ano na cama e que, agora, tudo mudou. “O esporte me trouxe de volta à vida. Hoje, além de jogar rúgbi, entro no carro sozinho, dirijo, monto e desmonto minha cadeira de rodas sem precisar de ajuda. E ainda tenho ótima convivência social”, relata o paradesportista. 


Além de se encantar com a nova modalidade de esporte, puderam constatar que o SD Coimbra, começou a ser destaque:

Publicado: Sábado, 26 Novembro 2011

Portal do Rugby
I Torneio Regional de Rugby em Cadeira de Rodas foi um sucesso!
Aconteceu entre os dias 12 e 15 de Novembro em Penápolis, o “I Torneio Regional de Rugby em Cadeira de Rodas”, evento realizado pela ADEFIPE – Associação dos Deficientes Físicos de Penápolis, Rotaract Club de Penápolis (Distrito 4470) e ADEACAMP – Associação de Esportes Adaptados de Campinas/SP.(...)
Davi, do BH Rugby, melhor jogador do torneio
Na cerimônia de encerramento do torneio, ocorrida na manhã do feriado do dia 15 de Novembro, além da premiação aos atletas e às equipes melhores colocadas, houve premiação para o atleta destaque da competição, o mineiro Davi, do BH Rugby Quad, por sua evolução no esporte num curto período, haja vista que iniciou no esporte há apenas nove meses, um ano após sofrer o acidente que o deixou tetraplégico.  O objetivo do evento foi alcançado, uma vez que foi dado a oportunidade às equipes e aos atletas de mostrarem a superação das deficiências físicas por meio do esporte, colocando as pessoas “normais” a pensar sobre os malefícios que fazem ao seu corpo, e a maneira como vêem e tratam as pessoas especiais.
Patrocinaram o evento: Funepe, Sportlins e GOL Linhas Aéreas. Enviado por: Letícia Sader, presidente da ADEFIPE

Eis que o guerreiro Soldado Coimbra segue escrevendo sua história. Agora foi convocado para a Seleção Brasileira. O único de Minas Gerais:
............................................................
Publicado: 5 de June de 2012
Portal do Rugby
Campeonato Brasileiro    Adeacamp/SP conquista 1ª divisão
Avançar é possível, construir o novo também é o possível, assim foi o encerramento do 5º Campeonato de Rugby em Cadeira de Rodas, com grande participação do público local, lotando e vibrando muito com as finais dos jogos no SESC Caiobá-Matinhos, no dia 03 de junho de 2012. A competição foi uma organização do CPB e ABRC.
Com uma apresentação impecável a equipe da ADEACAMP-SP que se sagrou Tetracampeã Brasileira, ficando na segunda posição a equipe da OMDA-SC. Finalizando com o terceiro lugar a equipe do BHRUGBY-MG.(...)  
Finalizando as premiações o Técnico da Seleção Brasileira, Antonio Manoel e o auxiliar Rafael Botelho convocaram os 14 atletas que vão compor a Seleção Brasileira.
1- Armando da Silva
2- Fábio Alves Ferreira
3- Helder Ribeiro do Prado Junior
4- Bruno Damaceno
5- Alexandre Giuriato
6- Alexandre Taniguchi
7- Rafael Hoffmann
8- Raphael Lucena
9- Luis Fernando
10- Moisés Batista
11- Francisco Teixeira
12
- Davi Rodrigues
13- José Higino
14- Guilherme Camargo
 ==========================================================
 Deu na Mídia

GLOBO ESPORTE MG divulga Rugby em Cadeira de Rodas

Esta matéria passou dia 29/07 no globo esporte e foi gravada durante o campeonato Brasileiro de Rugby em cadeira de rodas que aconteceu em julho no SESC aqui em BH. Parabéns à Equipe BH Rugby/Superar pelo trabalho pioneiro que tem feito diferença na vida de muitos atletas. Fica o convite para acompanhar o trabalho ao vivo e a cores no CRE-PPD (Av, N.S. de Fátima 2283), 2ª, 4ª e 6ª a partir das 17 hs . Olha a reportagem ai!


“Quando pareço fraco é que sou forte” 
Parabéns Davi por mais esta conquista inquestionável. Estamos orgulhosos de você filho amado. Atos concretos de bravura, que si superam uma enciclopédia de teorias. 
Evilázio & Marta
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: