Categoria em greve diz que modelo da corporação é ineficiente.
Negociações estão encerradas, segundo o governo federal.
Policiais Federais fizeram manifestação nesta quinta-feira (20) no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os manifestantes percorreram o terminal carregando cartazes com um elefante desenhado. De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Federais em Minas Gerais, Renato Deslandes, a imagem simboliza o modelo de inquérito policial adotado e que, segundo a categoria, não funciona direito por ser burocrático.
“A gente quer rediscutir o modelo de polícia, que é arcaico, o que significa ineficiência, burocracia e, infelizmente, impunidade para a sociedade”, disse Deslandes. De acordo com o representante da categoria, falta investimentos. “No ano passado, de todas as investigações feitas pela PF em Minas, somente 2,3% chegou até a Justiça. Isso é retrato de um sistema burocrático e também de falta de investimentos e estrutura dada pelo governo federal à Polícia Federal”, falou.
O protesto durou cerca de duas horas e, segundo o sindicato, reuniu cerca de 70 policiais. Eles percorreram os dois andares e distribuíram panfletos em português e inglês com os pedidos da categoria.
Agentes, escrivães e papiloscopistas, que colhem impressões digitais, estão em greve desde o dia 7 de agosto. Eles exigem aumento salarial e melhores condições de trabalho, entre outras reivindicações. Segundo o sindicato, durante a paralisação, 30% do efetivo é mantido. Deslandes afirma que, no estado, são cerca de 600 policiais nas três funções.
O Ministério do Planejamento informou que as negociações que gerem impacto no orçamento de 2013 estão encerradas e, desta forma, não há previsão de reajuste para a categoria, por enquanto.
FONTE: G1
0 comentários:
Postar um comentário