10 de junho de 2013

SP: População faz vaquinha e doam bicicletas para policiais fazerem ronda

bikePoliciais de bases comunitárias da Vila Gumercindo e do Jardim da Saúde, na zona sul de São Paulo, passaram a utilizar bicicletas doadas pelos próprios moradores dos bairros para fazer rondas.
O pedido de ajuda partiu da própria Polícia Militar aos moradores e comerciantes, que atenderam e doaram oito bikes às duas bases.
Segundo o sargento Rogério Godoy, que atua na Vila Gumercindo, os policiais eram obrigados a fazer rondas a pé quando o único carro disponível para os policiais realizarem a tarefa quebrava.
"Nossa viatura volta e meia quebra e demora mais ou menos um dia para consertar. Nesse período, só fazíamos o policiamento a pé."
Godoy diz que os quatro quilômetros patrulhados pelas duas bases comunitárias são "muito puxados" para serem percorridos a pé.
As rondas, já de bicicleta, são feitas das 8h às 16h. Após esse horário, usa-se carro.
Lúcio do Nascimento trabalha em um supermercado que doou quatro bicicletas. "A bike facilita o dia a dia dos policiais que fazem ronda a pé. Tem um benefício de saúde até para o próprio policial, que precisa se exercitar".
O padre Adair Diniz, 61, diz que a bicicleta torna mais ágil o trabalho dos policiais. "Foi uma boa ideia ter os policiais porque se houver ocorrência eles chegam mais rápido."
Os moradores acreditam, também, que o patrulhamento de bicicleta vai aproximar a PM da população.
"Quando os policiais fazem ronda com carro, não param para conversar, mas de bicicleta, sim", diz Hélia Maria, 53, do Jardim da Saúde.
O sargento Godoy teve a ideia de usar bikes após perceber que em Santos, cidade onde mora no litoral paulista, esse tipo de patrulhamento é comum. "Não precisa de habilitação, é só seguir as regras de trânsito. É também uma forma de incentivar a população a andar de bike."
FONTE: FOLHAONLINE
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

Anônimo disse...

É mui pobreza... enquanto os marginais estão atuando de carros importados; os PM de bicicleta.É o cúmulo do absurdo. Isso é uma vergonha nacional...