8 de março de 2014

ES: SOLDADOS, CABOS E SARGENTOS QUEREM O FIM DA POLÍCIA MILITAR



O fim da Polícia Militar para dar lugar à criação de uma nova polícia é defendido por cabos, soldados e sargentos da corporação em todo o País. Pode parecer contraditório os próprios policiais serem a favor da desmilitarização. Mas, segundo o presidente da Associação de Cabos e Soldados do Espírito Santo (ACS-ES), Flávio Gava, a organização militar gera insatisfação entre os que ingressam na corporação como praças, principalmente, cabos, soldados e sargentos. 

A desmilitarização é um dos pontos defendidos pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 51/2013, que hoje tramita no Senado e propõe ainda o fim da divisão do trabalho policial, em que a Polícia Civil investiga, enquanto a Polícia Militar realiza o policiamento preventivo. Segunda a proposta, toda polícia deve ser de natureza civil e realizar o ciclo completo, que é prevenir e investigar. De acordo com Gava, cerca de 95% dos praças apoiam a PEC 51, que também sugere a carreira única nas polícias, o que acabaria com a divisão entre praças e oficiais. “O fato de não existir uma carreira única cria um monte de conflitos internos nas instituições. 

Na carreira única, a hierarquia permanece, só que ela é baseada numa quantidade menor de postos. Além disso, só vai haver uma porta de entrada para a carreira policial, diferentemente do que ocorre hoje, pois há dois concursos públicos para entrar na mesma instituição”. O diretor jurídico da Associação Nacional de Praças, sargento Jean Ramalho Andrade, afirmou que a maioria dos praças no País é favorável à PEC 51. “Somos a favor da criação de uma polícia estadual, que vai ter o braço ostensivo e investigativo, só que num único corpo. Ainda que se possa ter hoje um trabalho conjunto entre Polícia Civil e Polícia Militar, ainda fica muito aquém do desejado pela sociedade”. 

O professor de Direito Penal Clécio Lemos também defende a desmilitarização e a carreira única na polícia. “A estrutura militarizadaprovoca uma mentalidade de dominação, patente baixa obedece patente alta, e qualquer tentativa de mudar isso gera alta repressão. Isso é ruim para os policiais de patentes baixas (que são a imensa maioria), porque são docilizados de forma ameaçadora”.

Mudanças na Polícia Civil A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 51/2013 também prevê mudanças na Polícia Civil e na Polícia Federal, pois determina carreira única para todas as polícias. Atualmente, o delegado de polícia, tanto na Polícia Civil quanto Polícia Federal, começa a carreira após passar em um concurso público para delegado. Ou seja, o agente ou investigador só consegue chegar à condição de delegado se passar neste concurso público. Com a proposta, quem entrou para as polícias Federal ou Civil como agente, por exemplo, pode chegar à condição de delegado por mérito ou por tempo de serviço. Para o diretor do Sindicato dos Policiais Civis (Sindipol), Jorge Emílio Leal, a proposta é positiva. O vice-presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (FENAPEF), Luís Antônio de Araújo Boudens, afirma que a carreira é mais democrática. “A carreira única promove maior justiça no crescimento dos policiais. Precisamos acabar no Brasil com o concurso para ser chefe”.”
Fonte: Jornal A Tribuna.

SAIBA OS DETALHES SOBRE A PEC51  AQUI

FONTE: POLICIAL BR


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

15 comentários:

Unknown disse...

Quem passa no concurso púplico é mais qualificado e a principio não tem "peixada" como poderia ter ser os cargos fossem por mérito, quem julgaria esses méritos, e quanto ao postos mais baixos obedecerem os mais altos, toda empresa independente do regime possui chefes, diretores e seus subordinados, ou seja os postos mais baixos obedecem os mais altos, isso se chama hierarquia e a empresa qua nao tem o que determina e o faz está fadada ao insucesso, se conhecem alguma empresa em que não tem o que menda e o que obedece por favor me digam

Anônimo disse...

Sempre tem um que compara nosso servico a de uma empreda ACORDA CARA SOMOS SERVIDORES PUBLICOS, ESTAMOS ABERTOS A CONSTANTE MUDANCAS TEMOS QUE ESPELHAR NA OUTRAA AREAS PUBLICAS CLT JA ERA. EVOLUI.

Mara Rubinstein disse...

Gente, acredito eu, que estão se esquecendo de que o que será do povo sem a policia militar, não que eu esteja desmerecendo as outras, isto não, de forma alguma.Olha, o que se necessita no momento, é sim um poder de verdade a policia militar ou civil, pq o que se tem hoje é hipocrisia, mentiras e faz de conta, como se fosse uma historia de carochinha,é o tal de ninguém faz nada, ninguém quer nada, tudo é como em Peter Pan, na terra do nunca.SÓ FAZ DE CONTA,então creiam, acabar com a policia militar, só tende a uma coisa..piorar ainda mais a situação no Brasil, que tende a ficar de mau a PIOR,infelizmente.

Anônimo disse...

ENTENDO QUE SE A SOCIEDADE É CIVIL PRA QUE UMA POLICIA MILITAR? ACHO QUE A DESMILITARIZAÇÃO É BEM VINDA E TODOS GANHAM COM ISSO ; GOVERNO , SOCIEDADE E SERVIDORES

Anônimo disse...

A VISÃO DA SOCIEDADE É QUE A DESMILITARIZAÇÃO É UM GRANDE AVANÇO NA POLITICA DA SEGURANÇA PUBLICA , HAVERÁ UMA PADRONIZAÇÃO E AINDA EXTINÇÃO DAS JUSTIÇAS MILITARES ESTADUAIS E O DESMEMBRAMENTO DO CODIGO DE PROCESSO PENAL MILITAR, COMO CIDADÃO OLHO COM OTIMISMO ESTA MUDANÇA, PARABENS AUTOR DO PROJETO

Anônimo disse...

VI UM ENTREVISTA NO CANAL ASSEMBLEIA COM O PESQUISADOR DA UFMG HENRIQUE SAPORI SOBRE A DESMILITARIZAÇÃO DAS PMS , ELE GARANTE QUE É GRANDE AVANÇO E UMA GRANDE VALORIZAÇÃO DO POLICIAL E O GOVERNO ECONOMIZARÁ MUITO COM ESTAS MUDANÇAS E QUE SERÃO REVERTIDO EM PROL DA SEGURANÇA PUBLICA . A DESMILITARIZAÇÃO É UMA REALIDADE , POIS O GOVERNO É CIVIL A SOCIEDADE É CIVIL , E COM A MANUTENÇÃO DA ORDEM INTERNA TEM QUE SER FORÇA PUBLICA CIVIL.

Anônimo disse...

e como ficaria a previdência? nao seriamos prejudicados? aposentariamos com o mesmo salario ou caimos na vala do inss com teto maximo? pois como militares temos uma previdência propria?
gostaria que o nobre Deputado explicasse.

Anônimo disse...

A DESMILITARIZAÇÃO INCONTESTAVELMENTE REPRESENTA AVANÇO INCOMENSURÁVEL PARA OS PRAÇAS DA PMMG. FALO DESTA POIS EU A CONHEÇO NO SEU ÂMAGO HÁ 20 ANOS. É INCONCEBÍVEL QUE EM PLENO SÉCULO XXI AINDA PERSISTI EXISTE ALGO CRIADO E GANHOU SEU APOGEU NA IDADE MÉDIA. CONTINÊNCIA, OUVIR CALADO, CPM, CPPM, MACHAR, POSIÇÃO DE SENTIDO, ABUSO ADMINISTRATIVO NOS PROCEDIMENTOS, ETC. HÁ DE RESSALTAR-SE A DESVALORIZAÇÃO DENTRO DA INSTITUIÇÃO DE ESTUDO EM UNIVERSIDADES, SÓ VALORIZAM O QUE É FEITO EM SEM ÂMBITO INTERNO.

Anônimo disse...

se a PM acabar, a PC irá acabar junto, para darem lugar a uma nova polícia. Um departamento de Polícia Estadual (por exemplo). nas atuais circunstancias, é o futuro da(s) polícia(s) no Brasil, para o fim das regalias e dos abusos.
Os praças apoiam por isso, e os oficiais não apoiam por que assim eles perderiam poder sobre muitas pessoas, idem aos delegados.

Anônimo disse...

Parabéns pelo AUTOR DO PROJETO,concordo plenamente com o Projeto PEC-51, TODOS sairão GANHADO e Valorizados Profissionalmente!

Anônimo disse...

sou a favor de acabar com a bossalidade e arrogância desses oficiais nojentos, mas temos que tomar cuidado com essa mudança, pois poderá prejudicar no futuro os aposentados. lembrem-se hoje voces estão na ativa amanhã serão aposentados, voces goatariam de ter seu salário reduzido após sofrer a vidad inteira e na hora de desfrutar sua aposentadoria, não ter condiçoes? pensem bem.

Anônimo disse...

PELO VISTO NINGUÉM AQUI, QUE É A FAVOR DA DESMILITARIZAÇÃO, LEU NA INTEGRA O QUE ESSA PEC 51 É OU ESTUDOU PARA ENTENDER O QUE ELA REALMENTE IRÁ FAZER COM AS POLÍCIAS E COM OS DIREITOS E GARANTIAS DOS POLICIAIS. LEDO ENGANO!!NÃO HAVERÁ UMA SÓ POLICIA ALIENADOS!!EXISTIRAM VARIAS POLÍCIAS...EM NENHUM MOMENTO A PEC 51 FALA DE UNIÃO DAS POLICIAS...EM NENHUM MOMENTO...ELA NÃO REGULAMENTA NADA DE NOSSOS FUTUROS DIREITOS...PERDERÃO TODOS OS DIRETOS DE AUMENTO NAS APOSENTADORIAS E PARIDADE.... O QUE TANTOS ALMEJAM QUE É A SUBIR NA CARREIRA NÃO ACONTECERÁ COMO ACHAM.....OS CARGOS MAIS ALTOS SERÃO COMISSIONADOS...OU SEJA..OU MAIS ALTOS SERÃO POR INDICAÇÃO POLÍTICA...E VC PODE PERDE-LOS A QUALQUER MOMENTO......ACORDEM...ESTUDEM A PROPOSTA MELHOR ANTES DE CEGAMENTE QUEREM A DESTRUIÇÃO TOTAL DO POUCO QUE AINDA TEMOS...

Anônimo disse...

ACORDEM MILITARES DO ESPÍRITO SANTO; ACORDA SOCIEDADE...A DESMILITARIZAÇÃO DA PM SERIA O MAIOR RETROCESSO DA HISTÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA BRASILEIRA. NÃO É POSSÍVEL DESMANTELAR INSTITUIÇÕES SÓLIDAS E CENTENÁRIAS QUE JÁ PROVARAM QUE DERAM CERTO, BASEADAS NA HIERARQUIA, DISCIPLINA E RIGOR MILITAR...COMPARAR UMA FORÇA MILITAR COM UMA CIVIL É O MESMO QUE COMPARAR A SANTA CEIA COM O PÃO QUE O DIABO AMASSOU.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o projeto, visto que o que existe de impunidade pelo fato dos crimes cometidos por pm,exceto homicidio, os demais sao julgados pelos seus irmaos de farda, creio eu que o militar, tem relacao com o exercito, ou seja ele e um combatente,entao porque uma policia militar se nao existe nenhuma guerra civil...tambem e um bom avanco para a seguranca publica, sociedade, politica e etc, visto que a corporacao nao tem credibilidade social.

Anônimo disse...

DEVEMOS LEMBRAR QUE A POLÍCIA É FORÇA AUXILIAR DO EXERCITO, COMO SERIA ENTÃO?
ISSO SÓ SERIA BOM PARA O GOVERNO, QUE MANIPULARIA MAIS FACILMENTE OS MILITARES, COMO BEM FEZ COM AS FORÇAS ARMADAS , COLOCANDO CIVIL À FRENTE.