A Polícia Militar (PM) apresentou nesta segunda-feira o Batalhão Copa que vai atuar com 2.865 militares durante o Mundial em Belo Horizonte. A equipe começa a ser preparada hoje, com um treinamento no Mineirão, depois vai se adaptar aos outros locais de atuação. No dia 7 de junho termina a fase de treinos e dia 12 as operações do batalhão começam oficialmente.
O batalhão é formado por policiais retirados de cursos da Academia da PM. O grupo vai ser dividido em seis companhias para atuar no Mineirão e centros de treinamento das seleções; Fan Fest no Expominas; pontos turísticos (praças do Papa e Liberdade, além de Savassi e Pampulha); aeroportos e hotéis; terminais de estações de mobilidade urbana (rodoviária, BRT, BHBus, metrô); recobrimento (equipe de standby para ajudar as outras companhias).
A equipe formada em 2014 é semelhante ao batalhão que trabalhou na Copa das Confederações, mas ano passado havia 1.580 policiais, portanto, menor número no efetivo. De acordo com o comandante, tenente-coronel Hércules de Paula Freitas, o treinamento dos policiais é para nivelamento de conhecimento direcionado à Copa.
Conforme o comandante, o mínimo que esses militares deverão aprender é fazer a recepção aos turistas, sabendo conceitos de receber bem, ainda que não saibam falar o idioma do turista. O máximo que vão aprender é atuar como reforço em operações de controle de distúrbios, entre eles, as manifestações. O Comando de Policiamento Especializado (CPE) será responsável por esses casos, mas poderá contar com reforço do Batalhão Copa.
O comandante da PM, coronel Márcio Martins Sant’Ana, comentou a visita que os militares farão ao Mineirão. “O treinamento de hoje vai propiciar o conhecimento dos policiais em um dos locais que vão prestar serviços”.
FONTE: UAI

3 comentários:
Porque a PM nao possui um Batalhao permanente para prevenção da criminalidade? da motivo p povo reclamar da falta de segurança, se existe o efetivo entao porque falta policiamentos nas ruas?
o efetivo desse batalhão COPA é tirado dos cursos de formação na APM, bem como, dos policiais hipotecados de demais batalhões...
Queria saber é das diárias, estão escondendo para quando chegarmos nessa tal capital, nos fazer uma surpresa desagradavel, é o que se anuncia e muitos estão pedindo para não ir, pois não compensa deixar a familia para sermos massacrados nessa copa, sermos ralados,extenuados, a troco de nada. Ja falaram em 22 diarias pelos 36 dias, são no minimo uns gozadores, até parece que o dinheiro esta saindo do bolso deles, achamos o contrario que esta é entrando as custa do nosso sangue e suor, mesmo porque ja falaram que só vieram 300 caneleiras, somos quase 2000, aí sim é ser feito de aço e idiota ao mesmo tempo, enquanto uns ficaram tranquilos nos seios de seus lares, nós os trogloditas, onde alguns pensam que massageiam nossos egos dizendo que somos fodões, espartanos e o diabo a quatro, querem é nos ferraz no combate com esses lixos de Black blocs.
Postar um comentário