4 de dezembro de 2014

O PAPEL DO NOVO SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIAL E AS INSTITUIÇÕES MILITARES EM MINAS GERAIS


Desde o anúncio do novo Secretário de Defesa Social Deputado Federal Bernardo Santana pelo Governador Fernando Pimentel certa inquietação tem sido provocada por algumas pessoas no intuito de deslegitimar a indicação.

Em primeiro lugar é preciso deixar claro que o Secretário de Defesa Social não comanda a Polícia Militar ou o Corpo de Bombeiro, pelo contrário, os Comandantes das duas instituições tem status de Secretário de Estado e como tal tem acesso direto ao Governador de Estado.

As Instituições Militares tem orçamento próprio, execução própria e gestão política independente. O papel do secretário é político, de integração das políticas publicas na área da segurança pública enquanto os comandos tem o papel de executor operacional das atividades de segurança pública.

A indicação de um advogado para a SEDS tenta demonstrar que o governador optou para a pasta alguém sem ligação direta com as forças policiais. Pois se nomeasse um Coronel para SEDS desagradaria a Polícia Civil, se por outro lado indicasse um Delegado mostraria desprestigio para a Polícia Militar.

Não podemos esquecer que os últimos Secretários de Defesa Social eram o Dr. Romulo Ferraz e o Dr. Marco Antônio Rebelo Romanelli, Procurador de Justiça e Procurador do Estado, respectivamente que em nada trouxeram prejuízo para as Instituições Militares. 

Mais importante que a discussão do novo secretário, o que nos interessa de verdade é o desafio do Novo Comandante da PM e do CBM, pois as notícias de que viaturas não tem sequer gasolina para o atendimento de ocorrências nos assusta.

As eleições já acabaram, agora é momento de torcermos para o novo governo conseguir colocar a casa em ordem, pagar nosso prêmio de produtividade atrasado, as ajudas de custo atrasadas, e tantos outros problemas urgentes que nos desafiam a resolver, em especial assuntos como política salarial e aumento de efetivo.

Essas devem ser nossas preocupações. Ao novo secretário desejamos sucesso na missão a que lhe foi confiada.

Deputado Estadual CABO JULIO

PMDB/MG
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

18 comentários:

Anônimo disse...

lavou as mãos.

CB NETTO disse...

É isso aí mesmo Dep. CB JULIO , temos que nos preocupar com nossos direito adquiridos , aumento salarial para os próximos anos , nosso prêmio de P. e aumentar nosso efetivo que está defasado . e outra porque o Sr. juntamnente o Governador eleito não sentam e analisam a possibilidade de se regionalizar o curso de Sd porque assim cada região sabe da sua demanda de efetivo igual era antigamente.grato

Anônimo disse...

Não tem direito a Prêmio Produtividade. A PM não cumpriu a meta prevista para receber o Prêmio. Se informe primeiro para não falar besteira.

Anônimo disse...

Quanto ao nome, concordo que deve-se dar tempo para que o novo Secretario consolide as políticas de segurança pública do Estado, privilegiando ao povo que padece do crescimento sistemático da violência em todas as regiões do Estado. Agora, o que não pegou bem é o anúncio de um cargo importante numa confraternização de restaurante....

Anônimo disse...

A questão não é o papel do secretário, isso todos nós sabemos qual é. A questão é a nomeação de um secretário indicado unilateralmente pelos delegados, sem ouvir ou pelo menos analisar a opinião dos demais órgãos de segurança pública e entidades de classe e sindicatos acerca do nomeado. Faltou neutralidade. Consequentemente, faltará legitimidade para o secretário junto às demais entidades e órgãos da categorias. Legitimidade não se impõe, ela existe ou não existe. E nesse caso está claro que o secretário não terá legitimidade para coordenar politicamente as polícias civil e militar. Ele não nos representa.

Anônimo disse...

E isso ai deputado, acreditamos no sr, por isso e que eu e minha família toda votamos no sr; sobre O PP seria de grande valia o recebimento, aliás já são dois ( 2014 e 2014).

abraço.

Sgt Nunes.

Anônimo disse...

Senhor Deputado, Boa noite.

Sei que só podemos considerar uma pessoa culpada, após o julgamento e a condenação. Bom, mas se tratando do Secretário de Estado que está acima das PM, PC, BM, e outros orgãos de Defesa Social, não cai bem ele está sendo denunciado no STF por suposto envolvimento na máfia do Carvão.
Tem nomes melhores no Nosso Estado.
http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/05/deputado-bernardo-santana-vira-reu-por-suposto-elo-com-mafia-do-carvao.html

mayor disse...

Uai, este deputado do PT, não andou dizendo que é o único"representante" dos praças policiais e bombeirios militares que apoiou,este canalha petista para governador do estado, muito embora tenha soltado uma carta, durante o período eleitoral desdizendo isto, que não apoiaria petistas, Há pouco fanfarronou que iria participar da indicação do excelentíssimo Coronel Comandante Geral. Agora, pergunta que não quer calar, ele participou da kindicação deste Deputado para a SEDS? por quê o anuncio deste parlamentar como secretário da SEDS, foi feito, por indicação de delegados, em um churrasco entre eles e este sujeito que, ora irá governar o nosso estado? Terá alguma coisa a ver, por esste "representante, pertencente ao CBP, ter ligaçãoes fortes com delegados da PC, por razões familiares?

Unknown disse...

Apoio plenamente aesta atitude do próximo Governador, uma vez que tem como principal 'conselheiro' o Dep. Cabo Júlio, homem este que tem feito muito pela segurança pública no Estado. Contamos mesmo com melhorias no efetivo das Corporações, em especial a PMMG que labuta diariamente pelas ruas. CFSd, CEFS e CASP no interior ajudariam em muito as Praças.

Anônimo disse...

Este deputado é aquele que queria acabar com o poder de investigação do Ministério Público? Ele é a favor da PC.

Unknown disse...

Deputado,
Ja que o Governo atual não vai pagar o nosso Premio de Produtividade referente a 2013, o Governador eleito Pimentel vai pagar? Quando? Ou ele não vai assumir essa divida que o PSDB está deixando?

Anônimo disse...

BOM DIA Sr DEP JULIO; GOSTARIA QUE VSSA PESSOA NÃO ENTRASSE EM CONTENDA COM O GOVERNADOR PIMENTEL POR CAPRICHOS DE ALGUNS OFICIAIS,POIS ALGUNS DESTES NÃO O TOTAL NUNCA ELEVARAM AS SUAS VOZES PARA O BEM ESTAR DA TROPA E AGORA ESTÃO TRANSMITINDO INSEGURANÇA AO EFETIVO. UMA COISA É CERTO, QUEM É O GOVERNADOR É O PIMENTEL E O MESMO INDICA QUEM É DE SUA CONFIANÇA E DEUS NOS AJUDE QUE ESTE SECRETARIO VENHA COLOCAR OS MOITAS DO ALTO ESCALÃO DA PMMG EM SEUS DEVIDOS LOCAIS. CHEGA DE VER CELs PUXANDO SACO DE POLITICOS E NADA DE SATISFATORIO A NOS. SE ESTÃO MAGOADOS, É SÓ SENTAR NO COLO TIÃO PÉ DE MESA E FAZER PIRRAÇA.

Anônimo disse...

Nobre Deputado devido Vossa Senhoria ter apoiado o futuro governador, o Senhor é nossa única esperança para que não ocorra injustiças com os Policiais Militares,tais como salário diferenciado entre policiais civis e militares e outros.Contamos com o apoio do Senhor para não ficarmos sozinhos com esse novo governo.A tropa está ansiosa e não quer perder direitos e nem conquistas.

Anônimo disse...

É Sr. Deputado, só quero ver o que Vs. Excelencia fara para nos blindar desse odio do governador contra os militares, espero que corresponda à altura dos inumeros votos que consegui para o Sr.

Anônimo disse...

"As eleições já acabaram, agora é momento de torcermos para o novo governo conseguir colocar a casa em ordem, pagar nosso prêmio de produtividade atrasado, as ajudas de custo atrasadas, e tantos outros problemas urgentes que nos desafiam a resolver, em especial assuntos como política salarial e aumento de efetivo."

Será que é isso mesmo?!... Vocês não estão vivendo no mundo da lua? Militares demonizados pelo PT comunista, esperando dias melhores com o mesmo? Ah! Então vocês não sabem que, ao invés de pagar direitos, o PT está implantando (e não se iluda, a falsa oposição é solidária) no Brasil o regime comunista sanguinário sob o comando dos irmãos Castro de Cuba. Está tudo tramado por essa gente no "Foro de São Paulo": exemplo? Perda da liberdade, do salário, fim da propriedade privada (é tomar os seus bens, adquiridos com o sacrifício de ter a morte lhe rondando pelas madrugadas, por haver empenhado sua vida em troca de migalhas... ). Não quer cair na miséria juntamente com o resto do Brasil? Então faça alguma coisa. Visite no Facebook a página dos "Reservistas do Exército Brasileiro" e se inspire. Se o Brasil se tornar comunista (o que, praticamente, já aconteceu), vocês terão sim o aumento, mas da miséria. Estão avisados, portanto, ACORDEM.

Anônimo disse...

Bom dia.
Deputado devemos ser prudentes nos comentários e opiniões pois isso valerá muito.
Um exemplo é um Dep. Federal policia q a princípio nos representava, hoje em todos os grupos de relacionamento policial ja esta queimado visto as suas ultimas votações em Brasília.
Esperamos do Sr. Uma posição a favor dos policiais e não propriamente " em cima do muro".

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo que se referiu ao deputado federal eleito por nós.Me sinto muito triste por alguém que foi eleito graças aos nossos votos e agora nós trai.Me arrependo de ter votado nele e muitos da tropa também estão.Caro Deputado se Deus nos der vida e saúde,Peço a Vossa Senhoria que nos indique o candidato a deputado federal que irá honrar nossos votos e atender aos interesses da coletividade.

Anônimo disse...

Pessoal, não vamos achar ruim com o novo secretário! Não vamos ir contra o governo. O atual governo será apoiado e dará apoio à Policia Civil. Talvez seja até melhor. Se a polícia Civil for fortalecida, não haverá necessidade de ficarmos investigando crimes que nao são militares. Assim, a lei estará do nosso lado!!!