22 de maio de 2015

SEDS ABRE EM AÇUCENA PRIMEIRO PRESÍDIO DE 2015

Entrou em operação nesta quinta-feira, 21.06, a primeira nova instalação prisional no Governo Fernando Pimentel. Localizada no município de Açucena, no Vale do Rio Doce, com capacidade para 80 detentos, a edificação estava ociosa e faz parte do esforço da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) de identificar prédios públicos no interior que possam ser incorporados ao sistema prisional do Estado. O imóvel, que foi adaptado para receber detentos, já funcionou em anos anteriores como cadeia pública e centro de internação provisória para adolescentes em conflito com a lei.

Nos próximos dias, a Seds assumirá a cadeia de Bicas, na região de Juiz de Fora, na Zona da Mata, que hoje também está ociosa. O local também terá capacidade para 80 presos.

A unidade de Açucena irá funcionar como anexo do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp), de Ipatinga. Cerca de 60 presos já foram transferidos para o local e terão atendimento jurídico, psicossocial e médico. A transferência dos detentos foi realizada pelo Grupo de Escolta e Transporte de Presos (Getap), de Ipatinga e de Timóteo. A ação também contou com apoio de agentes do Comando de Operações Especiais (Cope), de Belo Horizonte.

De acordo com superintendente de Segurança Prisional da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), Luiz Fernando de Souza, o anexo de Açucena, além de abrir vagas, atende a uma determinação da Lei de Execução Penal (Lep) de que o custodiado cumpria a sentença em local o mais próximo possível da família.

“A unidade vai ser a porta de entrada dos presos da cidade e de distritos do entorno. Isso para a Suapi traz maior segurança porque o preso que é da comarca tem interesse em cumprir a pena na unidade e, caso cometa qualquer ato de indisciplina, ficará sujeito a transferência para outra região.

A prefeita de Açucena, Darcira de Souza Pereira, disse que a implantação do estabelecimento prisional representa também um ganho para o município, que até então tinha oferecer transporte adequado para as famílias visitarem os presos, sem contar o transtorno para as polícias Militar e Civil, que faziam a escolta de presos para o Ceresp de Ipatinga. A visita no anexo de Açucena será liberada dentro de 15 dias. O prazo se deve à necessidade de adaptação dos detentos e de cadastramento dos parentes.

Além do superintendente de Segurança Prisional, participaram da inauguração da unidade o diretor-geral da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, de Ipaba, o diretor da 12ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), tenente Adão dos Anjos, e o diretor-geral do Ceresp de Ipatinga, Alexandre Rabelo Ferreira.

FONTE: SEDS
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: