3 de junho de 2015

COMANDO DECIDE REAVALIAR TRANSFERÊNCIA DA 7ª CIA PM DE BOM DESPACHO PARA DIVINÓPOLIS

O Deputado CABO JÚLIO e a população bomdespachense, além de comerciantes, empresários e autoridades da região, se reuniram na manhã desta quarta-feira (03/06) em audiência pública para debater a possível transferência da 7ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito de Bom Despacho para Divinópolis. A reunião aconteceu na Câmara Municipal e foi realizada pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) a pedido do Deputado CABO JÚLIO.

Durante entrevista ao jornal Gazeta do Oeste, no dia 20 de maio, o comandante da 7ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Laércio dos Reis Gomes, disse que a conclusão da transferência da companhia para Divinópolis está aguardando apenas a entrega do estudo. “Se os dados comprovarem, conforme eu estou imaginando, que a situação carece desta mudança, no mais tardar em 20 dias, a sede já será transferida para Divinópolis”, declarou ao jornal.

O comandante decidiu reavaliar a transferência durante a audiência pública e disse que a decisão não está tomada e será discutida com o Comando-Geral. Ele explicou que foi realizado estudo técnico detalhado que avaliou a necessidade de transferência da unidade. De acordo com ele, é a única região em que o comando e a companhia estão em cidades diversas. Ele afirmou que a mudança não seria total, mas apenas de parte da administração. ''Não estamos falando da transferência de toda a companhia, mas de parte do setor administrativo. Seria muito irresponsável transferir a unidade e os militares de uma única vez", afirmou. 

Segundo o Deputado CABO JÚLIO, vice-líder do Governo na ALMG, a cidade sofreu, em 2002, com o que ele considera uma chantagem da Polícia Militar à época. Ele explicou que a corporação pediu à população que pagasse pela construção da 7ª Cia. ind. Mat para que não fosse instalada em outra cidade. Com isso, dos R$ 540 mil necessários, R$ 500 mil foram pagos pela comunidade, apesar da obrigação da estrutura de segurança pública ser do Estado. “Agora, depois de tudo isso, a PM quer que a companhia seja transferida. É um desrespeito com a sociedade de Bom Despacho”, afirmou. Para o parlamentar, o critério não pode ser simplesmente técnico neste caso, uma vez que a estrutura foi subsidiada pela população. ''Com essa chantagem, a cidade, para não perder, se virou levantando o valor. Passaram-se dez, 12 anos e agora aparece esse pleito. Estamos dando uma banana para a comunidade'', desabafou CABO JÚLIO. 

Para o promotor de justiça do município, Giovani Avelar Vieira, foi um erro a retirada da RPM de Bom Despacho. "Vamos cometer um outro erro?", questionou Vieira. Em suas palavras, a cidade vai perder de oito a dez homens, o que corresponde a 25% dos policiais militares da companhia.

Dezenas de moradores da região compareceram à audiência pública em protesto contra a possível transferência da unidade. Márcia Geralda, filha e neta de militar e funcionária do Colégio Tiradentes disse que Bom Despacho completou 103 anos com muita tristeza. "Recebo meu salário da PM. Amo demais esta instituição, mas não posso me calar e ver que o Comando está fazendo isso com a nossa cidade. É deprimente. Não poderia me calar. Os 103 anos de Bom Despacho foram jogados na lama", desabafou a moradora.

Ao final, foram aprovados três requerimentos referentes à audiência. Os Deputados da Comissão de Segurança Pública pedem providências para que seja construída nova sede de PM em Bom Despacho e que a cadeia pública do município seja reformada e assumida pela Secretaria de Estado de Defesa Social. O terceiro requerimento solicita o envio das notas taquigráficas da reunião ao governador do Estado, ao secretário de Defesa Social e ao comandante da PM, juntamente com abaixo-assinado dos moradores de Bom Despacho pedindo que a 7ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito não seja transferida para Divinópolis.




Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

4 comentários:

Anônimo disse...

Seria interessante, agradar o povo de de Bom Despacho, so deixar o efetivo e mudar so o setor administrativo , assim nao perderia efetivo e agradava a todos, nao é dificil notar que a sede da RPM esta la em Divinopolis com razao, uma das maiores cidades da regiao com indice de crimes elevado.

Anônimo disse...

Acredito que mesmo a Comunidade de Bom Despacho tendo auxiliado na construção das instalações da 7ª Cia PM Ind MAT, o imóvel não ficaria inutilizado, pois ainda deverá permanecer um Pelotão para fazer frente as necessidades do município. O que se mudaria seria apenas a Administração. Acho uma decisão acertada do Comandante da Região, mesmo que desagradem algumas pessoas. A administração pública tem que ser mais técnica.

Anônimo disse...

Os representantes nao devia ficar opinando em situações que são de meros interesses pessoais, tudo isso que ocorre aqui, me parece medo do pessoal ADM perder a oportunidade de ficar interno.
Qualquer um entende quando se diz que estão perguntado que queira se mudar para Divinópolis para continuar na sede, seria muito mais simples deixar o pessoal aqui e conseguir outros para ocupar a ADM na sede, e não adianta dizer que não tem efetivo lá.Dessa forma o efetivo continuaria aqui e a população estaria mai segura com mais policiais na rua, qualquer outra desculpa seria so por questão de ego.
Reconheço o peso de Bom Despacho na historia da PMMG, mas a verdade é que os tempos evoluíram, hoje o negocio é cortar gastos, e criar facilidades de gerenciamento,deixar tudo ao alcance para uma solução rápida e efetiva.
Espero que os nobres amigos representantes não se envolve nessa briga de ego de poucos, que envolve a sociedade no problema, a população ficaria bem com mais policiais nas rua e nao com a sede em Bom Despacho, fico envergonhado quando irmãos de farda tentam distorcer as coisas.
Nao ha justificativa para tanta atençao, tendo em vista que tem local a disposição para a sede em Divinopolis, o que reduziria gastos,(tanto deslocamento de vtr e malotes, efetivo etc ) melhoraria a gerencia, e sobraria tempo e dinheiro para se dedica com coisas mais úteis, como equipamento, vtr, melhoras salarial.
Espero que todos entendam que nao precisamos ficar massageando ego de um e outro.
TODOS SABEM QUAL A MELHOR OPÇAO PARA A SOCIEDADE E PM, CHEGA DE CRIAR OBSTACULOS MESQUINHOS QUE TIRA A ATENÇÃO DE COISAS MAIS IMPORTANTES, E DIGO AOS REPRESENTANTES QUE FIQUEM TRANQUILOS, IMPOSSIVEL AGADAR A TODOS PM, MAS O MEIO DE AGRADAR A SOCIEDADE SENHORES JA SABEM, É COM POLICIA NA RUA.

Anônimo disse...

Enquanto isso a 50ª cia (COMPANHIA OPERACIONAL DE BOM DESPACHO) perdeu 7 militares, sendo 6 deles conceito máximo (A50) e o 01 geral do ultimo curso de soldados...
Todos estão arrasados, com planos e sonhos extremante estragados por um comando fraco, um planejamento péssimo e uma falta de transparência que entristece qualquer militar.