9 de junho de 2015

COMPETIÇÕES OPERACIONAIS MARCAM 104 ANOS DO CORPO DE BOMBEIROS EM MINAS GERAIS

A competição apresenta o trabalho tradicional desenvolvido pelo Corpo de BombeirosEquipes vão disputar provas baseadas em ocorrências atendidas no dia-a-dia, com programação simultânea na capital e no interior

Combate a incêndios, salvamentos em altura e aquáticos e atendimentos pré-hospitalares. Ocorrências atendidas todos os dias pelas guarnições do Corpo de Bombeiros vão fazer parte de competições para comemorar os 104 anos da corporação. O evento integra a Semana de Prevenção a Acidentes, uma tradição entre os militares e que, este ano, será aberta, em Belo Horizonte, no dia 26 de junho, na Cidade Administrativa. O evento termina no dia 2 de julho, Dia Nacional dos Bombeiros.

Durante as competições operacionais, equipes formadas por bombeiros militares vão simular diversas situações que tem por objetivo medir características como força e técnica dos militares, e são pré-requisitos para vários atendimentos reais. As provas acontecem simultaneamente na capital e no interior.

De acordo com o chefe da assessoria de comunicação, major Rubem Cruz, a competição, além de mostrar à população o trabalho desenvolvido, a atividade dos militares cumpre duas funções. “É o resgate de uma tradição centenária o que eleva o moral da tropa. Além disso, funciona como uma reciclagem para os atendimentos à população, pois há um treinamento intenso antes das disputas. É neste momento de competição que entre as Unidades que destacamos o espírito do bombeiro combativo, aguerrido”, diz.

Na região metropolitana, no dia 26, serão disputadas provas de subida em corda de sisal a 10 metros de altura, arrastamento de uma viatura Auto Jamanta, carreta que pesa em torno de 30 toneladas, corte de árvore usando machados e salvamentos terrestres com retirada de vítima. No dia 29, serão realizadas as provas de natação, salvamento aquático e mergulho, no 2º Batalhão de Bombeiros, em Contagem.

A competição de combate a incêndio, com simulação de salvamento de vítima, será realizada no dia 30 de junho, na Faculdade Anhanguera, na Avenida Antônio Carlos. No dia 1º de julho, será o dia das atividades de Atendimento Pré-hospitalar com a simulação de um atendimento de vítima de um acidente automobilístico, na Academia de Bombeiros Militar, na região Centro-Sul, e as provas de salvamento em altura, com travessia pela prancha, cabo aéreo, rapel e prova de nós e amarrações, no 1º Batalhão.

Cada prova é baseada em uma natureza de atendimento realizada pelas guarnições e o objetivo de cada uma é reforçar o espírito de equipe, além de mensurar a capacidade técnica e a agilidade de execução das atividades diárias realizadas durante o atendimento das chamadas recebidas pelo telefone 193.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: