4 de setembro de 2015

CORPO DE BOMBEIROS CRIA PLATAFORMA VIRTUAL PARA TREINAMENTO E RECICLAGEM

Ferramenta inédita no país permite troca constante de experiências e especializa militares para atuação em operações complexas

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais aposta em uma ferramenta inédita no país para permitir a troca de informações entre profissionais de todo o estado. Criados nesta quinta-feira (3/9), os Grupos Temáticos Operacionais (GTO) buscam o aperfeiçoamento e a especialização de 6.200 integrantes da corporação por meio de fóruns temáticos, em uma plataforma virtual.

Nesta primeira fase do projeto, sete fóruns que tratam de atividades específicas dos Bombeiros já estarão ativados: operações de mergulho, salvamento em altura, defesa civil, atendimento pré-hospitalar, incêndio urbano, operações com produtos perigosos e busca e resgate em estruturas colapsadas (desmoronamentos).

A partir do uso da nova plataforma, os militares poderão debater acerca de um determinado tipo de operação, deliberar a respeito, testar sua aplicabilidade e ainda normatizá-lo de acordo com a realidade existente em todo o estado. O planejamento de execução dos GTO prevê a realização de 15 temas específicos.

Por contar com o trabalho de militares especialistas em diferentes áreas de atuação e dispostos em todo o estado de Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros encontrou nas potencialidades da internet a oportunidade de envolver os militares. Além das discussões, o trabalho inclui a revisão e o aprimoramento dos procedimentos e instruções operacionais.

O tenente Heitor Mendonça, oficial de Planejamento e Operações do Estado-Maior da corporação, é um dos responsáveis pela coordenação dos Grupos Temáticos Operacionais e pela criação da plataforma virtual de trabalho. Segundo ele, o novo procedimento poderá alavancar a qualidade da doutrina operacional corporação em Minas Gerais.

“Além de contar com o apoio de especialistas, os GTO irão permitir que os militares proponham procedimentos operacionais mais adequados e efetivos de acordo a experiência adquirida e com doutrinas internacionais de atuação em emergências e desastres já renomados”, acredita Mendonça.

De acordo com o tenente, fatores como especificação de equipamentos modernos, padronização de cursos e treinamentos podem contribuir para a atualização dos procedimentos da corporação entre outras atividades. A concepção dos Grupos Temáticos levou em consideração protocolos internacionais.

Grupos Temáticos Operacionais

Aprovados pela Resolução nº 580 de 21 de outubro de 2014, os Grupos Temáticos Operacionais possuem o objetivo de unir conhecimentos de todos os militares para um objetivo comum, que é a melhoria da qualidade no atendimento à população mineira.

Com a plataforma, semelhante à de cursos de Ensino a Distância (EAD), os envolvidos poderão discutir sobre assuntos específicos e alinhar ações tanto na capital quanto no interior do estado.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

Anônimo disse...

O Tenente coronel clóvis de Paula pimenta vem realizando um trabalho de excelente qualidade no 9º BPM – sediado em Barbacena – MG, e sendo motivo de destaque positivo tanto no 9º BPM, na cidade de Barbacena e nas Redes sociais, com isto a policia militar ganha cada vez mais credito e confiança do Povo Mineiro. Parabéns Tenente coronel clóvis de Paula pimenta comandante do Nono Batalhão em Barbacena – Minas Gerais.